Azulejo: aprenda a transformar o revestimento em decoração

Confira 20 fotos incríveis de como o azulejo transforma a decoração de um ambiente. Além disso, veja vídeos ensinando como colocá-lo!

O que antes era apenas um revestimento, hoje, o azulejo se tornou até uma forma de expressão artística na decoração. São diversas cores, formas e texturas em que podemos encontrar esse material. Por isso, ficou ainda mais fácil decorar a cozinha, o banheiro, o lavabo ou qualquer outro cômodo sem precisar de artigos decorativos, apenas com azulejo.

E para que você encontre a melhor versão para o seu gosto e para cada cômodo, fizemos um artigo especial. Aqui, você saberá como usá-lo na decoração e combiná-lo com o outros elementos e como escolher o tamanho.

Por fim, você também irá conferir uma série de vídeos que ensinam o passo a passo de como colocar azulejo na sua casa!

 

Como escolher um azulejo

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O mesmo critério é usado na hora de escolher o azulejo do banheiro, que também acumula gordura corporal.

Por outro lado, este modelo pode dar uma cara mais sofisticada em outros cômodos, como a varanda, por exemplo.

Já quando o assunto é o tamanho, não há uma regra a ser seguida. De acordo com a arquiteta Erika Mello, ao Uol: “Cada vez mais estamos abandonando a ideia do rejunte como complemento inerente na aplicação dos revestimentos. Adotamos critérios que também são empregados para outros materiais, mas que podem garantir um resultado lindo e muito funcional”.

Related Post

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News!

 

Azulejo para cozinha

 

A cozinha é o local que merece esbanjar criatividade. Afinal, é dali que saem pratos deliciosos e super requintados. Portanto, a decoração pode ter um toque de cor. Mas, para que não fique muito poluído visualmente, aposte em uma base de cor neutra e armários discretos.

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, você também pode inspirar desenhos e formatos geométricos diferentes. Neste caso, intercalar cores foi uma solução criativa para o pequeno espaço onde o azulejo foi necessário acima do balcão da cozinha americana.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Azulejo para banheiro

 

No começo, falar de misturar diferentes cores e formatos na parede e no chão parece loucura. Porém, com ajuda de um designer de interiores, a ideia ficará muito mais bonita e criativa.

 

Fonte: Reprodução/Google

 

Se você gosta de desenhos, aposte em azulejos desenhados no banheiro! Neste cômodo com estilo rústico, o ambiente ficou ainda mais charmoso com as flores dentro do box.

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Este lavabo com um toque de modernidade e requinte possui o azulejo decorado no chão. Porém, repare que suas cores combinam tanto com a parede quanto com o vaso sanitário. Isso deixa o ambiente harmônico sem precisar de elementos decorativos.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Você sabia que colocar o mesmo azulejo na parede e no chão alonga o cômodo? Pois é, esta estratégia pode ser utilizada para ambiente menores. Além disso, outra dica de decoração é investir em um revestimento que combine com outros elementos. Neste caso, com as luminárias suspensas e o espelho com moldura redonda simples.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Você já deve ter percebido que o azul lidera as cores para revestir o banheiro, certo? Isso porque a cor traz tranquilidade e paz. Tudo que precisamos para a hora da nossa higiene pessoal.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Veja também:

 

Azulejo português

 

Fonte: Reprodução/Google

 

Por outro lado, os mais criativos optam por juntar várias peças de diferentes quebra-cabeças para formar um mosaico colorido. E foi isso que tornou esse banheiro estilo japandi muito mais aconchegante e divertido.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

E se você tem uma cozinha pequena e quer decorar o balcão, que tal revesti-lo com azulejos? Como ele será colocado em um espaço reduzido, não há problemas quanto a cor ou o formato. O importante é que os outros elementos sejam discretos. Por isso, um armário planejado de madeira é uma boa ideia!

 

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Não perca:

 

Azulejo decorativo

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Já neste hall de entrada, além dos azulejos formarem diversos desenhos na parede, a moldura redonda dá a ideia de que há um quadro com zoom. Afinal, os desenhos neste espaço são menores. Super legal e criativo, não é mesmo?

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Nós já vimos anteriormente o azulejo utilizado no chão do lavabo. Porém, este morador optou por acrescentar mais algumas peças próximas a pia. Afinal, ali a parede também entra em contato com a água.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Se você tem uma cor preferida, você pode colocá-la em quase todos os cantos que desejar. Desde que seja em tons e texturas diferentes. Para isso, o ideal é consultar um arquiteto ou um designer de interiores para fazerem um desenho de como ficará suas ideias.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O home office será um espaço muito mais criativo com referências e cores marcantes. Por isso, em uma das paredes foi feito acrescentado alguns azulejos em formatos distintos. Além disso, é importante destacar que as cores combinam com a cadeira de trabalho.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O cantinho de leitura é um espaço para fugir da realidade para se entreter e agregar conhecimento. Por isso, um ambiente criativo e divertido ajuda neste processo. E não se esqueça de apostar no conforto deste espaço que pode ser feito com almofadas e uma iluminação direcionada.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • Cloffice: a nova tendência em decoração de home office!
  • Crie sua própria parede geométrica em apenas alguns passos simples +25 inspirações!

 

Azulejo branco

 

O azulejo que possui o formato de tijolos está em alta. Não somente na cozinha, mas também no papel de parede da sala ou do quarto. Porém, com criatividade é possível fugir do óbvio com as posições tradicionais e colocá-las de diferentes formas.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim, esta imagem representa a importância do azulejo branco em uma cozinha com armários coloridos. Afinal, ele também chama atenção! Além disso, é possível usar esta cor para servir de base com o azulejo desenhado colocado no chão do ambiente.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Vídeos

 

Agora que você já sabe tudo sobre decoração com azulejo, está na hora de aprender a colocá-lo. Por isso, separamos uma série de vídeos com o passo a passo que ensinarão este processo de uma forma super simples. Já pegue o papel e a caneta e anote todas essas dicas!

 

 

 

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados