Feira de móveis de Milão 2021: Sabia tudo sobre o que rolou

Feira de móveis de Milão 2021 – 6 tendências em Décor para 2022

O Fashion Bubbles foi conferir, ao vivo, a feira de móveis de Milão 2021, o principal salão de móveis na capital do design e da moda. Aqui, você confere as novidades e tendências.

Stefano Boeri, curador da feira, declarou: “Estamos empenhados em organizar este super salão porque acreditamos que é essencial encontrar-se novamente, dialogar e descobrir os produtos que as nossas empresas continuaram a criar nestes 18 meses de pandemia”.

Assim, o evento foi adiado duas vezes em função da Covid-19 e, finalmente no, aconteceu de 5 a 10 de setembro. Foram mais de 423 marcas expondo seus produtos distribuídos em quatro pavilhões.

 

Quais as principais tendências da Feira de Móveis de Milão para 2022?

 

Dentre as principais tendências e novidades apresentadas na Semana de Móveis de Milão estão:

 

  1. Compartilhamento
  2. Sustentabilidade
  3. Home office
  4. Cores, materiais e acabamentos
  5. Atmosfera intimista
  6. Brasil marca presença

 

1. Design, compartilhamento e sustentabilidade

 

Imagem do projeto do pavilhão da feira de móveis de Milão 2021 com paredes em madeira reciclada. Fonte: Andrea Caputo Salone del Mobile

 

  • Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Segundo Stefano Boeri, esta feira de móveis pode se tornar o símbolo do novo renascimento, ou seja,  do pós-pandemia. Que assim seja!

Desta forma, as empresas estão orientadas a se adequarem rapidamente às transformações da sociedade e principalmente a atenderem às necessidades individuais de cada cliente.

 

Entrada da feira de móveis de Milão 2021. Fonte: Arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Neste sentido, o evento se baseou na força do design e da criatividade. Todas as instalações da feira de móveis foram concebidas pelo arquiteto Andrea Caputo, com estruturas de madeira reciclada.

Sem dúvida, o material protagonista do salão foi a madeira, nos transportando para casas, escritórios e cidades verdes.

 

Propostas do salão de móveis de Milão 2021. Destaque para a madeira. Fonte: Arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Assim, já na entrada do evento respiramos a atmosfera verde, graças ao projeto em parceria com a Forestami, que realizou um trabalho de “arborização urbana” de Milão.

Desta forma, o corredor verde acompanhava os visitantes na feira, com centenas de árvores em cachepôs de madeira esverdeando a entrada do evento. Uma instalação belíssima!

 

2. O home office no salão de móveis de Milão

 

Proposta de home office com jardineira de plantas naturais. Fonte: Arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Antes de tudo, muito verde  e cores para o home office. Os locais de trabalho deixam de ser cinza. A ideia é que se transformem em prazerosos espaços.

Assim, o verde das plantas, as cores das flores estarão presentes, bem como espaço garantido para o headphone , o capacete da moto ou do patinete, as fotos de família… Enfim, tudo para deixar a vida mais agradável.

Como consequência, as cadeiras estão no foco para dar o máximo de conforto e funcionalidade.

 

 

Estações de trabalho para home office. Fonte: arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Proposta de home office ou estações de trabalho para empresas com espaços funcionais. Fonte: Arquivo pessoal Alessandra Janaudis

Assim, dentro do pavilhão, as árvores também enfeitam os corredores. Contudo, serão todas replantadas na cidade de Milão.

Os  tecidos em tons de terra, as pedras com veios aparentes chamam a atenção para a natureza.

 

  • Confira ainda Cloffice: a nova tendência na decoração de home office.

 

3. Cores, materiais e acabamentos

 

A cor verde aparece nas superfícies em pedra e nos estofados. As estantes com nichos geométricos foram destaque também. Assim como as pedras em mármore ou granito aparecem sempre em sua versão mais natural.

 

Estante com nichos geométricos, bem como sofá com tecido verde e mesa em pedra verde. Fonte: Arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Em seguida, o laranja esteve presente no salão de móveis de Milão 2021 em várias versões, tanto em tons mais energéticos, como também em tons de terra. Por exemplo, nesta cozinha proposta pela Veneta Cucine.

 

Cozinha proposta pela Veneta Cucine. Fonte: Arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

 

Em suma , o laranja promete invadir também os quartos e as salas. Fiquem de olho!

Alguns especialistas já pontuam que o laranja será o novo preto da decoração.

 

Propostas da feira de móveis de Milão com cor laranja em destaque. Fonte: Arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Desta maneira, o design encontra a naturalidade da madeira e a energia da cor laranja em alguns dos produtos mais icônicos da feira de móveis de Milão 2021.

 

4. O Brasil marcou presença

 

Produtos em madeira Estúdio Bola. Fonte: Arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Destaque para o estúdio Bola do Brasil, que trouxe a madeira como protagonista das peças expostas no salão de móveis de Milão. Desenho autoral e a simplicidade são as palavras-chaves que movem o trabalho dos dois arquitetos paulistas, Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, fundadores do estúdio Bola.

Assim, eles criam produtos sem se preocuparem com modismos. Desta forma, o que importa é deixar as peças agradáveis aos olhos durante anos.

Muito interessante também foi a programação de palestras que aconteceram sobre economia circular, educação e arquitetura com a participação de nomes ilustres, entre eles do brasileiro Humberto Campana.

 

  • Confira tambémEconomia circular: O que é? Mais sua interação com a sustentabilidade

 

Favela Chair de Humberto Campana. Fonte: Arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Seguimos com a Favela Chair ,  criada em 2004, um clássico do designer Humberto Campana que foi destaque na exposição dentro do salão de móveis. Criada a partir de sarrafos de madeira reutilizados, mais uma vez pontuando a sustentabilidade como palavra-chave.

Além da criação de Pedro Franco para A Lot Of Brasil , com a cadeira em construção da Coleção Renda 2020, mais uma presença brasileira no salão de móveis de Milão.  A Lot Of Brasil é uma indústria brasileira com o propósito de Glocalidade (global+local).

Sendo assim, uma referência muito importante, principalmente porque foi a primeira marca da América Latina a ser convidada em 2013 para expor no salão de móveis de Milão. Que orgulho!

 

 

Cadeira em construção de Pedro Franco para A Lot Of Brasil. Fonte: Arquivo pessoal Alessandra Janaudis

5. Atmosfera intimista nos corredores do salão de móveis

 

Desta forma, a experiência da visita é impressionante. A feira de móveis de Milão mostrou um ineditismo no trajeto do visitante, os corredores com iluminação indireta e foco de luzes sobre os produtos criaram um ar de passarela.

Desta maneira, evidenciaram-se as tendências, bem como os organizadores levantaram a bandeira da sustentabilidade com menor uso de energia durante o evento.

Assim, a atmosfera intimista , convidava as pessoas a se reencontrarem, com conversas que pareciam ser entre velhos amigos. Por outro lado, os produtos foram expostos como se fossem peças de arte em uma galeria.

 

6. Marcas de moda brilham no salão de móveis

 

Cadeiras Missoni home expostas no salão de móveis de Milão 2021. Fonte: Arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Em primeiro lugar, a Missoni Home apostou na inspiração Tie Dye e apresentou essa coleção de cadeiras da foto acima com a proposta de uma composição colorida para a área externa.

Além de tecidos estampados para estofados com motivos que lembram pedras e superfícies rochosas do deserto do Atacama. Sobretudo em paleta de cores em tons naturais como, por exemplo, esta proposta abaixo para casa de praia ou campo.

 

Poltronas Missoni Home inspiradas no deserto do Atacama. Fonte: Arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

Por outro lado, a Diesel, apresentou uma decoração de banheiro com a pegada industrial em parceria com a prestigiada Scavolini.

 

Ambiente de banheiro em estilo industrial proposta da Diesel com a Scavolini. Fonte: Arquivo pessoal Alessandra Janaudis

 

  • Confira também: Spa caseiro: 11 truques para transformar seu banheiro em um spa em casa!

 

Finalmente, podemos afirmar que o design de móveis e decoração de interiores trilham o caminho do encontro dos nossos desejos como consumidores.

Desta maneira, o objetivo dos criadores é viver em um mundo mais sustentável, mais confortável em todos os sentidos, para a mente e para o corpo.

Portanto, fiquem ligados nas próximas novidades aqui no Fashion Bubbles e vejam mais conteúdos de Milão:

 

 

Sobre a colunista

Alessandra Janaudis, formada em publicidade pela FAAP, pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM bem como em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting na Domus Academy de Milão.

Hoje mora na Itália e tem também um projeto de correspondência de moda para empresas brasileiras com fotos de vitrines, produtos e tendências diretamente de Milão .

Instagram: @conexaomilano_

E-mail de contato calvi.janaudis@gmail.com

Como decorar home officedecoração de casadecoração home officedesign de interioresdicas de decoraçãofeira de móveisMilãosalão de móveissalone del mobile milano 2021Sustentabilidade