5 flores que gostam de frio para decorar a casa no inverno

Saiba quais são as espécies de flores que gostam do frio. Além disso, veja como cuidar de cada uma e dicas de como usá-las na decoração!

- Continue depois da Publicidade -

O inverno está chegando e prova disso já são os dias mais frios e secos na maior parte do Brasil. Porém, se você é fã de plantas para dentro de casa e achava que flores eram exclusivas da primavera, está muito enganada! Para provar, hoje fizemos um artigo exclusivo com 5 flores que gostam de frio para decorar a casa na época mais gelada do ano.

Então, se você é mãe ou pai de planta, já vai anotando cada dia para fazer esses cultivos. Além disso, nada melhor do que um toque de cor, vivacidade e fragrância natural no nosso lar, não é mesmo?

Por isso, neste artigo você saberá como cuidar de cada uma dessas flores, como usá-las na decoração e dicas de como cultivá-las no frio. Por fim, claro que não pode faltar uma galeria com diversas inspirações para você copiar!

 

Qual as melhores flores para plantar no inverno?

 

As flores que gostam de frio são mais resistentes pois possuem uma camada protetora contra o vento e as baixas temperaturas. Por isso, passam bem sem calor ou muito tempo expostas ao sol. Porém, isso não quer dizer que elas não exigem cuidado. Afinal, se na sua cidade costuma ter geadas, suas flores não poderão ficar expostas para não estragar as pétalas.

- Continue depois da Publicidade -

Como resultado, separamos alguns modelos de flores que florescem no inverno:

  • Amor perfeito
  • Azaléia
  • Camélia
  • Cerejeira
  • Lavanda

- Continue depois da Publicidade -

Continue lendo e você saberá quais são os cuidados que cada uma exige e ainda dicas de como usá-las na decoração de dentro da casa e de vários cômodos como sala, quarto e até banheiro!

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Amor perfeito

 

- Continue depois da Publicidade -

Flores coloridas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

A Amor Perfeito é uma das flores que gostam de frio mais amadas no Brasil. Isso porque a variedade de cores e a delicadeza das pétalas combinam com basicamente qualquer tipo de decoração. Além disso, são facilmente encontradas em floriculturas e supermercados.

O que faz desta espécie uma amante de frio é justamente a temperatura mais baixa. Quanto mais quente, mais difícil é a germinação da Amor Perfeito. Como resultado, se você mora no sul do país praticamente pode tê-la linda e bela em qualquer época do ano.

Além disso, a manutenção é muito simples e este tipo de flor que gosta de frio pode durar até dois anos em um canteiro ou no vaso.

Outro ponto positivo de tê-la em casa é a possibilidade de fazer diversas combinações para arranjos que podem ser colocados em vasos. Por gostar de meia sombra, é possível colocá-la no balcão da cozinha, na mesa de centro da sala ou até em alguma janela que bata sol em apenas um período do dia.

 

  • Veja também: Plantas para Apartamento – 6 espécies para cultivar e decorar! Além disso,  você conhece a maravilhosa Rosa do Deserto, que tem flores belíssimas? Então, veja Rosa do deserto: veja tipos e cores, saiba como cuidar e veja 40 fotos de inspiração.

 

Azaléia

 

Flores que gostam de frio
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Conhecida pelas suas cores vivas como rosa, vermelho ou uma mistura de tons, saiba que a Azaléia é uma das espécies mais lindas que florescem no inverno. Porém, antes de já comprar sua semente ou muda, consulte um jardineiro. Afinal, existem algumas que costumam florescer apenas na primavera.

Além de linda, a Azaléia é uma das flores que gostam de frio que não precisa de muitos cuidados. Como resultado, basta regá-la apenas quando o substrato estiver completamente seco para mantê-lo úmido. Além disso, caso alguma flor seque durante o inverno, basta cortá-la com uma tesoura de poda.

Esta espécie não precisa de luz direta, por isso, vale a mesma regra de decoração da Amor Perfeito. Você pode colocá-la, por exemplo, em vasos à meia sombra.

 

 

Camélia

 

Flores que gostam de frio rosa.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Com certeza você já viu uma Camélia florida em outra época do ano. Porém, o que poucos sabem é que é no inverno que ela floresce bicolor. Ou seja, com uma mistura de mais de uma cor. Por isso, é uma das flores que gostam de inverno.

Além disso, a Camélia é super versátil e pode ser cultivada tanto dentro de casa em vasos espalhados quanto em jardins pequenos ou de inverno. Desta forma, aumenta as possibilidades de composição de decoração que você pode usá-la.

Apesar de linda, ela não é tão simples de cuidar. Esta espécie gosta muito de água. Como resultado, as regas devem ser feitas ao menos duas vezes na semana.

Porém, não se esqueça: com a Camélia sua casa permanecerá florida o ano todo!

 

  • Depois, veja também: Jardim Vertical – 30 modelos para dentro e fora de casa! Além de Zamioculca: uma das plantas mais resistentes que existem (cuidados).

 

Cerejeira

 

Cerejeira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Apesar de ser uma das flores que gostam de frio mais admiráveis, tê-la em casa é um privilégio apenas de quem tem espaço em um jardim ou quintal. Porém, é preciso cuidado na hora de escolher o lugar de plantio. Evite plantá-la próxima ao muro, ok?

A árvore originária da Ásia possui algumas espécies frutíferas e outras não. Porém, todas elas dão flores lindas! Outro ponto positivo para tê-las em casa é o tapete que se forma no chão quando as flores começam a cair.

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Você também pode gostar:

 

Lavanda

 

Flores que gostam de frio roxa.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

A Lavanda é muito conhecida pelo seu cheiro delicioso que, inclusive, é utilizado para produção de produtos de limpeza para deixar uma fragrância floral pela casa. Porém, poucas pessoas sabem como esta flor de fato é.

Com pequenas pétalas, esta flor que gosta de frio dá em pequenos e curtos ramos. Por ser originária do mediterrâneo, esta planta prefere sol direto. Porém, em temperatura amena, o que a torna perfeita para o inverno brasileiro.

Em média, ela costuma durar dois anos. Neste tempo, aposte em colocá-las em pequenas quantidades em vasos de vidro espalhados pela casa. Afinal, além de linda ela oferece diversos benefícios à saúde. Por exemplo, a Lavanda tem propriedade calmante, anti-inflamatória, descongestionante, relaxante e muitas outras.

 

Veja também:

 

Como cuidar de flores que gostam de frio?

 

Folha congelada.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Existem alguns cuidados especiais para cuidar das flores que gostam de frio. Por isso, confira quais são eles para que você possa manter elas sempre lindas, perfumadas e radiantes!

 

1. Frio direto machuca

 

As flores gostam de frio, não de vento ou geada. Este tipo de evento pode acabar danificando as pétalas e destruindo sua camada protetora. Por isso, deixe-as em local protegido!

 

2. Regas controladas

 

Ao contrário do verão, onde as flores gritam por água, no inverno acontece o contrário. Afinal, a época não permite que a água evapore com tanta facilidade. Além disso, nunca regue diretamente pelas pétalas, molhe apenas o solo, combinado?

 

3. Afaste os fungos

 

Por ser uma época onde há uma retenção maior de água, é mais fácil e proliferação de fungos nas flores que gostam de frio. Por isso, é preciso estar sempre atento. Mas, caso isso aconteça, uma solução natural é molhar a pétala com fungo com leite. Além disso, outra solução é misturar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio com água e passar direto na pétala prejudicada.

 

Veja ainda:

 

Galeria de flores que gostam de frio

 

Por fim, separamos várias fotos lindas de decoração com as plantas que citamos aqui no artigo. São diversas espécies e formas de decorar com estilo para garantir um toque de vivacidade e natureza dentro de casa!

 

1. A primeira ideia é reaproveitar um bule que você não usa mais para servir de vaso para sua flor. Além disso, que tal decorá-lo com um desenho?

 

Vaso de louça branco.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

2. A decoração de uma casa ou de um evento diz muito sobre os moradores. Por isso, aposte em algo te representa. Por exemplo, esta flor que gosta de frio remete a uma pessoa delicada e romântica.

 

Arranjo de flor.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

3. As rosas definitivamente não são as únicas vermelhas que você pode presentear alguém. Além disso, a cor viva ganha ainda mais destaque em ambientes de cores neutras.

 

Flores que gostam de frio vermelhas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

4. Já pensou em ter uma entrada de uma casa de campo ou chácara com um caminho desse?

 

Caminho com cerejeiras.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

5. Para transformar uma vela simples em aromática, basta amarrar algumas flores de lavanda ao seu redor.

 

Vela com lavanda.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Por fim, veja  Ora-pro-nobis: A planta rica em proteínas que você precisa conhecer!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes