5 formas de renovar a decoração do lar gastando pouco

Envelopar móveis e mudar os acessórios são alguns truques para renovar a decoração de forma econômica e sem mão de obra especializada

A decoração de uma casa diz muito mais do que uma beleza visual. Ela é capaz de transmitir sensações, dar vida aos ambientes e renovar os espaços. Pensando nisso, reunimos 5 dicas para renovar a decoração do lar e o melhor, sem gastar muito. 

Para isso, tivemos a ajuda da arquiteta Giselle Macedo e da designer de interiores Patrícia Covolo, do escritório Macedo e Covolo arquitetura, que irão mostrar também as melhores opções para cada cômodo da casa. 

Portanto, aprenda a renovar a aura de um espaço por meio da arquitetura de interiores, seja ele novo ou não. Afinal, a decoração impõe personalidade ao ambiente e tem poder de renovar o clima, sem que haja necessidade de construção ou de remover paredes. 

Dicas para renovar a decoração

Você já se sentiu cansado de olhar todos os dias para a mesma decoração? Seja por ter enjoado ou por não se sentir representado por um espaço, mudar um cômodo é sempre bom. Porém, nem sempre há dinheiro sobrando para fazer uma grande reforma. Além disso, também há o desgaste físico e mental. 

Sendo assim, a melhor opção é adaptar ou substituir o que já existe. Para isso, mudar a aparência dos móveis e elementos decorativos e incluir novas peças são algumas ideias que podem facilitar essa transformação. 

1. Envelopamento 

Basicamente, você precisará colar um adesivo sobre a superfície da área que você deseja mudar. 

Related Post

Além de o adesivo ser muito mais barato do que comprar um móvel novo, essa atividade pode ser realizada ao estilo Faça Você Mesmo (DIY). Como resultado, haverá um cuidado especial com a peça. 

Seja uma mesa, geladeira ou guarda-roupa, todos eles podem ganhar uma nova aparência sem precisar ter uma boa reserva financeira. 

2. Papel de parede

Dentre as vantagens desse adereço está a praticidade da instalação e a capacidade de agregar textura e um novo visual ao ambiente. Além disso, oferece uma nova chance para fazer diferentes combinações com elementos decorativos. 

“Diferente da pintura, o papel de parede não faz sujeira e, dependendo do tamanho do ambiente, a instalação pode ser feita em poucas horas. Sem contar a enorme variedade de cores, texturas e a sua própria durabilidade”, explica Giselle. 

3. Mudar os acessórios 

Fonte: @macedoecovolo Foto: @edupozella

Se você quer reconfigurar a decoração de uma forma simples e fácil, a melhor opção é incluir novos itens decorativos ou mudar os que já existem. As profissionais da área oferecem as seguintes sugestões de transformação: 

O tipo de mudança pode variar de acordo com o cômodo. 

São infinitas as possibilidades que podemos explorar para impor personalidade e causar sensações por meio de uma nova decoração”, ressalta a designer de interiores. 

  • Em seguida, nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News!

4. Substituir itens 

Por outro lado, se o desejo for de trocar os elementos decorativos, comece pelo que é essencial e pequeno ao mesmo tempo. Por exemplo, substituir a mesa de cabeceira, torneiras ou bancadas é uma excelente forma para renovar a decoração.

Desta forma, não haverá necessidade de gastar muito dinheiro e muito menos de ter que fazer uma reforma. 

5. Criação de novas estruturas 

Criar novos ambientes exige grandes reformas, certo? Errado! Hoje em dia, existem estruturas práticas que facilitam a incorporação de novos ambientes como o drywall e a madeira, por exemplo. 

“Ainda por cima, conseguimos embutir a iluminação e os projetos de acordo com nossa imaginação”, destaca Patrícia. 

Entretanto, é importante destacar que a instalação exige obra especializada, mas o processo é bastante rápido. Por exemplo, dois profissionais conseguem montar até 30m² em um único dia. 

“Considero o drywall um aliado quando precisamos reduzir os custos da reforma e resolver questões ligadas ao isolamento termoacústico”, acrescenta Giselle. 

  • Além disso, veja também Casa quentinha: 10 dicas para aquecer o lar usando a decoração

Sobre as profissionais 

Giselle e Patrícia. Fonte: @macedoecovolo

Em 2009, elas se juntaram e, desde então, desenvolvem projetos residenciais e comerciais. Além disso, ambas possuem vasta experiência, onde atuaram em escritórios renomados em 1998 e 2004. 

O objetivo do escritório é fazer um atendimento personalizado com um projeto único. Para isso, levam em consideração o desejo dos moradores em relação aos espaços. 

Ademais, as profissionais visam a estética e qualidade funcional para que seus clientes sejam impactados pela satisfação de ter um ambiente que reflita sua personalidade. 

www.macedoecovolo.com.br  

@macedoecovolo  

  • Em conclusão, leia também Pastilhas: tipos e fotos do revestimento que nunca sai de moda
Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados