Planta baixa de cozinha: 15 modelos com metragem inclusa

Confira modelos de planta baixa de cozinha pequena, grande, em L e americana. São +15 distribuições diferentes de móveis e eletrodomésticos

  • 56
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Você sabia que para ter uma cozinha planejada é necessário fazer um desenho prévio? Basicamente, é nesta etapa que o arquiteto e o engenheiro irão decidir onde vai cada móvel. Como resultado, é através da planta baixa de cozinha que você terá uma noção melhor do espaço e da distribuição das coisas.

O engenheiro ficará responsável por identificar as necessidades estruturais do espaço. Por exemplo, onde as tomadas deverão ficar, os canos de água para abertura de torneira e também o cano do gás. Por outro lado, o arquiteto avaliará qual a melhor forma de aproveitar o espaço sem desperdício. Ou seja, é muito importante que haja esse trabalho em conjunto.

Além disso, a planta baixa de cozinha facilita também na hora de fazer os próprios móveis planejados. Afinal, você já saberá a metragem que será utilizada em cada parte.

E se você está procurando a inspiração certa e que melhor se encaixa no seu projeto, continue lendo. Aqui, falaremos sobre como fazer uma planta baixa de uma cozinha, qual a melhor planta e como projetar uma cozinha pequena. Quer mais? Ainda trouxemos diversas inspirações de planta baixa para cozinha pequena, grande, americana e em L.

 

Como fazer uma planta baixa de uma cozinha?

 

- Continue depois da Publicidade -

Planta baixa de cozinha com mesa.
Planta baixa de cozinha de 9 m². Fonte: Reprodução/Pinterest

- Continue depois da Publicidade -

Embora pareça um simples desenho, não é tão fácil fazer uma planta baixa de cozinha. Em primeiro lugar, é muito importante que haja as medidas exatas do espaço. Em seguida, o profissional fará uma escala para que a planta permaneça fiel ao que irá ficar no futuro.

Durante o desenho, não pode esquecer o espaço para abertura de portas e janelas. Afinal, você não quer fazer um armário que cubra a janela ou que a abertura da porta fique batendo no fogão, não é mesmo?

Existem sete pilares no desenho de uma planta baixa de cozinha, que são:

- Continue depois da Publicidade -

  1. Definição dos espaços
  2. Cotagem
  3. Paredes
  4. Nível da construção
  5. Componentes elétricos e hidráulicos
  6. Aberturas de portas e janelas
  7. Mobília

 

Por outro lado, se você já quer ter uma ideia prévia de como ficará este cômodo e apresentar ao profissional uma coisa mais concreta, aposte na ajuda tecnológica. Atualmente, existem diversas ferramentas que auxiliam esse desenho. Alguns deles são: Autocad, Archicad e Revit.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Qual melhor planta para cozinha?

 

Cozinha com balcão.
Cozinha com balcão que serve de mesa para quatro pessoas. Fonte: Reprodução/Pinterest

Em primeiro lugar, não existe um modelo ideial. Afinal, cada casa possui uma metragem e uma distribuição diferente dos cômodos. Ou seja, não é porque você viu uma casa incrível com uma cozinha pequena que ela será o melhor formato para você.

Por isso é importante consultar um profissional. Ele possui diversas possibilidades que você talvez não tinha pensado. Além disso, você já havia imaginado que existiam cerca de 15 modelos diferentes de cozinhas?

Como resultado, o intuito é apresentar um leque de opções para que você possa avaliar com mais clareza o que pode funcionar na sua casa.

 

 

Como projetar minha cozinha pequena?

 

 

Planta baixa de cozinha de apartamento.
Planta baixa de cozinha integrada com lavanderia. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Se você tem uma cozinha pequena, precisa pensar em diversos detalhes durante o planejamento para não dê errado. O primeiro passo é identificar quais serão os eletrodomésticos que você quer ter. Afinal, eles serão móveis mais difíceis de serem transferidos por conta do tamanho e das mudanças estruturais de elétrica e hidráulica que exigem.

Em seguida, aposte no planejado para aproveitar melhor o espaço. Em um espaço pequeno, tudo precisa ser funcional. Como resultado, até os objetos decorativos merecem uma função no cômodo.

 

 

Planta de cozinha grande

Quanto maior o espaço, mais coisas poderão ser feitas no cômodo. Por isso, grande parte das cozinhas grandes já possuem a mesa de jantar. Afinal, não há necessidade de um cômodo separado para isso.

Mesa flutuante.
Cozinha com mesa de jantar para quatro pessoas. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, outra vantagem de ter uma cozinha grande é o armário planejado maior.  Afinal, uma reclamação recorrente é nunca ter espaço suficiente para guardar os utensílios.

 

Você também pode gostar!
Projeto colorido.
Cozinha grande com espaço delimitado de abertura das portas. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Alguns projetos são coloridos, o que traz uma perspectiva mais realista para o trabalho final. Neste projeto, apesar na cozinha ser grande, os moradores optaram por uma pequena mesa para duas pessoas. Assim, há uma valorização do espaço de circulação.

 

Medida de cozinha.
Planta baixa de cozinha em formato C. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • Que tal aprender truques para manter a organização da casa? Confira nosso artigo sobre como acabar com a bagunça usando  decoração!

 

Planta de cozinha pequena

 

Em um cômodo pequeno, cada centímetro é crucial na hora de organizar e mobiliar. Por isso, uma planta de cozinha pequena precisa ser perfeita. Embora não haja espaço para uma grande mesa de jantar, é importante que haja na casa um espaço para fazer as refeições. Então, nada de comer no sofá ou na cama, ok?

 

Cozinha de apartamento.
Cozinha já projetada com eletrodomésticos e metragem. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, se você tem uma sala de jantar, não se preocupe com a cozinha. Afinal, na planta baixa da cozinha você vai precisar apenas otimizar o espaço de circulação. Por isso, as áreas pontilhadas no projeto, mostram a área que as portas ocuparão quando estiverem abertas.

 

Planta baixa de cozinha com espaço de circulação.
Projeção de fogão e geladeira abertos para calcular espaço de circulação. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Veja ainda:

 

Planta de cozinha americana

 

Uma cozinha americana é aquela que tem uma ilha no meio. Ela pode ser utilizada tanto como uma divisória entre a cozinha e a sala de jantar como simplesmente como uma área de apoio. Como resultado, tudo vai depender do que for mais prático e funcional para os moradores.

Cozinha americana.
Cozinha grande americana com sala de jantar. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Uma forma de harmonizar o ambiente é unificando a ilha da mesa de jantar. Afinal, artigos do mesmo material transmitem a sensação de um espaço maior.

 

Ilha com mesa.
Ilha integrada com mesa de jantar. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

A planta baixa de cozinha americana é muito comum em apartamentos. Onde nem sempre há espaço para a mesa de jantar e o balcão acaba ganhando essa utilidade.

Sala de jantar com cozinha.
Cozinha americana com aberturas de portas e janelas. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

É na planta baixa de cozinha que os moradores irão decidir de a sala de jantar irá ser integrada ou não com a cozinha. Neste caso, foi optado por construir uma parede de divisório para que houvesse mais espaço para armários e bancada.

 

 

Pia na diagonal.
Planta baixa de cozinha com pia na diagonal. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Este projeto parece bastante confuso, não é mesmo? Isso porque engenheiros e arquitetos possuem uma série de siglas com diversos significados. Por exemplo, a composição elétrica e hidráulica do ambiente.

 

Planta baixa de cozinha com silglas.
Cozinha americana com medidas detalhadas. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • Você também pode gostar: Planta Baixa – casa com dois quartos, 16 modelos do pequeno ao espaçoso!

 

Planta de cozinha em L

 

Grande parte das cozinhas em L possuem duas portas: uma que dá acesso à sala e outra para a lavanderia ou quintal. E é por isso que é construída em L, para que haja um espaço de ligação e circulação entre a entrada e a saída.

 

Cozinha em L.
Planta baixa de cozinha em L com medidas de distanciamento. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Você sabia que é muito importante o desenho da abertura da porta em uma planta baixa de cozinha? Repare que neste caso, como ela abre para fora, é possível colocar uma mobília que ocupe espaço dos dois lados da porta sem que um atrapalhe o outro.

 

 

Planta baixa de cozinha com móveis de madeira.
Largura das paredes já inclusas assim como os eletrodomésticos. Fonte: Reprodução/Pinterest
  • 56
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes