Planta de sobrado: 8 exemplos do simples ao luxuoso

Uma casa de dois andares permite aproveitar melhor o terreno, mesmo sendo pequeno. Confira exemplos de planta de sobrado com 2 ou 3 quartos

  • 13
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Ter um sobrado é uma excelente ideia para aproveitar terrenos pequenos. Afinal, mesmo que não haja espaço suficiente em metros quadrados para fazer tudo que os moradores desejam, é possível acrescentar uma laje e fazer os cômodos na parte superior. Além disso, este tipo de construção está muito ligado ao luxo. Por isso, trouxemos hoje 8 exemplos de planta de sobrado.

Então, se você está em busca do luxo ou do aproveitamento do espaço, confira essas ideias. São desenhos que contemplam diferentes estilos. Assim, você poderá escolher o que melhor se encaixa com as duas ideias.

 

O que é uma planta de sobrado?

 

Planta baixa
Planta de sobrado com sala no andar superior. Fonte: Pinterest

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

- Continue depois da Publicidade -

Um sobrado é uma casa de dois andares. Logo, uma planta de sobrado consiste em um desenho técnico feito por um arquiteto ou engenheiro. Neste desenho, serão definidos as posições dos cômodos da casa. Este tipo de construção é famoso pela área construída, que costuma ser grande.

Quando se trata de um sobrado, geralmente, na parte superior ficam os quartos, suítes e banheiros. Por outro lado, no térreo ficam as áreas de convivência como cozinha, sala de jantar e de estar e um lavabo ou banheiro. Porém, ainda há quem prefira colocar a sala de televisão no andar superior no andar de cima por considerá-la uma área íntima.

- Continue depois da Publicidade -

No exemplo a seguir existe uma sala de estar na área térrea. Assim, é possível receber os convidados sem ter a distração da televisão. Além disso, existem mais assentos. Já no andar superior, há apenas um sofá pequeno e uma televisão. O que torna o espaço exclusivo para curtir um filme ou uma série apenas com os moradores.

 

Casa com três quartos.
Andar superior com quartos e sala de estar. Fonte: Pinterest

 

Área íntima na parte superior

 

- Continue depois da Publicidade -

Um recurso muito utilizado na planta de sobrado é o mezanino. Basicamente, trata-se de um espaço que não cubra todo o andar térreo da casa. Como resultado, há um espaço que interliga estes dois ambientes. E, para manter a segurança, possui um guarda-corpo onde é possível ver o piso inferior.

Dentre as vantagens de um sobrado com mezanino estão o aproveitamento da luz natural dos dois andares e também a sensação de amplitude.

Planta de sobrado.
Planta de sobrado com três suítes. Fonte: Pinterest

 

No próximo exemplo, a área em que se segue da escada foi utilizada para fazer uma pequena sala de estar. Além disso, repare que há dois banheiro para dois quartos. Desta forma, um foi feito para a suíte do casal e contempla um closet. Por outro lado, os dois quartos restantes que podem ser infantil, de adolescente ou até mesmo de hóspedes, dividem um banheiro.

 

Planta baixa de sobrado.
Planta de sobrado com quatro quartos. Fonte: Pinterest

 

Você também pode gostar!

 

Planta de sobrado com 3 quarto

Lembra quando mencionamos que a planta de sobrado está relacionada ao luxo? Está na hora de ver como isso funciona na prática. A extensão deste terreno era bem grande. Porém, aproveitar cada centímetro com sabedoria foi um dos critérios destes moradores.

No pavimento térreo encontra-se: sala de estar, sala de televisão, sala de jantar, dois lavabos, cozinha, lavanderia, área de churrasco, área de lazer e piscina. Já no andar superior: um quarto, um banheiro, uma varanda e duas suítes com closet.

 

Planta de sobrado com área de lazer.
Planta de sobrado grande com área de lazer e varanda. Fonte: Pinterest

 

A quantidade de quartos em uma casa costuma ser um dilema na hora de fazer a planta da residência. Isso porque dois quartos pode não ser o suficiente para um casal com um ou dois filhos. Além disso, para quem costuma receber visitas com frequência, é sempre bom ter um espaço confortável para recebê-las.

Mas, se a indecisão ainda for grande, não se preocupe! Afinal, um quarto sobrando sempre poderá ganhar uma nova utilizada. Por exemplo, um espaço para home office, um cantinho da leitura, entre outros.

 

Casa com 3 quartos.
Planta de casa com escada em “C”. Fonte: Pinterest

 

 

Planta de sobrado com 2 quartos

 

Por outro lado, quem não tem tanto espaço disponível e quer economizar no orçamento, nada melhor do que uma planta de sobrado com dois quartos. Assim, é possível investir em ambientes maiores e, consequentemente, mais confortáveis no pavimento superior.

 

Sobrado pequeno.
Andar superior com duas suítes. Fonte: Pinterest

 

Este tipo de planta é perfeito para terrenos de meio lote. Afinal, é possível aproveitar ao máximo o espaço disponível sem excluir qualquer ambiente. Além disso, para que a residência fique ainda mais harmônica e com a sensação de amplitude é importante seguir o mesmo estilo de decoração nos dois andares.

 

 

Andar térreo com ambientes integrados.
Sobrado simples e pequeno. Fonte: Pinterest
  • 13
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também