Sala de jantar: quais móveis usar, como decorar +23 fotos

Aprenda a decorar a sala de jantar com muito estilo e escolha os móveis certos, são +23 inspirações para cômodos que vão do pequeno ao grande

  • 242
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

A sala de jantar é muito mais do que um espaço para fazer as refeições. Ao receber visitas, é o local escolhido para colocar a conversa em dia e ainda aproveitar um delicioso prato. Por isso, é muito importante que este espaço seja bem decorado. Afinal, cada cômodo da casa deve refletir a personalidade dos moradores. Especialmente um ambiente que as visitas tem maior contato. 

Neste artigo você vai saber sobre: 

  • Quais móveis colocar na sala de jantar?
  • Como fazer uma sala de jantar simples e bonita?
  • O que colocar na parede da sala de jantar?

Além disso, também tem dicas e modelos incríveis de decoração de sala de jantar de 6 lugares, pequena, com aparador, simples, colorida e com banco. 

 

Quais móveis colocar na sala de jantar?

 

- Continue depois da Publicidade -

Sala de jantar com lustre e aparador.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Essa é uma dúvida muito comum na hora de planejar a sala de jantar. Afinal, a mesa é o único móvel necessário?

- Continue depois da Publicidade -

Em primeiro lugar, tudo vai depender do seu plano e do que se encaixar melhor com o espaço disponível. Porém, existem alguns móveis chave que já podem ser inclusos na sua lista de compras. 

É claro que o primeiro passo é escolher a mesa ideal. Tudo vai depender do espaço disponível. Porém, o material da mesa e das cadeiras fazem toda diferença na hora de decorar. 

Além disso, o aparador é um dos móveis complementares mais comuns. Afinal, ele serve para deixar exposto um cantinho do café, um barzinho e ainda ter algumas gavetas que deixarão o acesso mais fácil a artigos que você utiliza com maior frequência. O jogo americano e algumas louças são exemplos disso. 

- Continue depois da Publicidade -

Por outro lado, também tem a famosa cristaleira. Se você adora apreciar taças e louças, ela é indispensável na decoração da sua sala de jantar. Afinal, as portas de vidro farão uma verdadeira vitrine.

Mas, qual a diferença entre a cristaleira e o aparador? A cristaleira costuma ser baixa, parecida com armários de cozinha. Além disso, possui portas tradicionais. Já a cristaleira é mais parecida com um guarda-roupa. Porém, tem portas de vidro para que os utensílios fiquem expostos.

Por fim, claro que não pode faltar uma boa iluminação. Por isso, lustres e luminárias suspensas são muito bem-vindas neste ambiente. 

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Como fazer uma sala de jantar simples e bonita?

 

Parede com espelho.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Você não precisa de muito dinheiro e dos móveis mais espalhafatosos para ter uma sala de jantar bonita. Com um toque de criatividade é possível transformá-la em um espaço super aconchegante

Em primeiro lugar, escolha a paleta de cores. Assim, você poderá harmonizar os revestimentos com as cores dos móveis e da parede. Em seguida, escolha itens decorativos que combinem com o restante da decoração e que te represente de alguma forma. 

Especialmente se você tiver um ambiente pequeno, cuidado com o excesso. Isso irá causar a sensação de que o espaço é ainda menor. Para te ajudar com algumas dicas, mais para frente você verá uma sessão exclusiva sobre sala de jantar pequena. 

 

  • Você também pode gostar: Relógio de Parede – como fazer, onde colocar +20 modelos super criativos!

 

O que colocar na parede da sala de jantar?

 

Parede ripada com quasros.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

A decoração da parede de uma sala de jantar é quase uma regra. Desta forma, investir no item certo pode trazer diversos benefícios ao ambiente. Por exemplo, você sabia que espelhos trazem a sensação de amplitude? Por isso, se sua sala de jantar é pequena esse é o melhor objeto para colocar na parede. 

A textura também é muito bem-vinda. Como resultado, é possível colocar placas de gesso 3D, um papel de parede aveludado, fazer uma parede geométrica e até ripas de madeira

E claro que não podemos esquecer das versões mais tradicionais que são os quadros, artesanatos e a decoração com fotos. Essa opção é perfeita para quem gosta de mudar o ambiente com frequência. Afinal, é muito mais fácil trocar as fotos de uma parede do que pintá-la, não é mesmo?

 

Sala de jantar 6 lugares

 

Dependendo do espaço disponível, a mesa de jantar por ser distribuída de duas formas. Com três cadeiras de cada lado ou duas de cada lado e uma em cada ponta. Aposte na posição que menos atrapalhar a circulação no ambiente.

 

Mesa branca com louças escuras.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O estilo japandi deste ambiente mistura o minimalismo com o aconchego. Além disso, os detalhes rústicos em tons parecidos oferecem harmonia ao espaço.

 

Mesa e cadeiras estilo japandi.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Sala de jantar pequena 

 

Para que a sala de jantar pareça ser maior, aposte em espelhos e tons claros. Porém, para fazer um contraste, invista no amadeirado.

 

Parede de gesso 3D.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Além disso, é importante uma mesa que ocupe menos espaço possível. Caso você não tenha uma mesa retration, vale a pena comprar uma com os pés estreitos. Como resultado, as cadeiras poderão ser recuadas por completo.

 

Paredes cinzas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O artigo decorativo faz muita diferença em ambiente com cores claras. Uma forma de dar cor e ao mesmo tempo frescor e naturalidade é adicionar uma planta na decoração. Por exemplo, uma pequena suculenta, um arranjo de flores ou um vaso com folhagens.

 

Bancada com cantinho do café.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Este estilo de decoração dos anos 80 dá um toque muito mais romântico ao jantar a dois, não é mesmo?

 

Você também pode gostar!
Cadeiras azuis e mesa branca.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Há harmonização deste cômodo se dá em diferentes aspectos. Por exemplo, as madeiras da mesa e das cadeiras combinam com os quadros na parede e a parede de tijolos à vista.

 

Parede de tijolos à vista.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • Veja também: Mesa de Estudos – 20 ideias de como usar na decoração do quarto!

 

Louças expostas

 

Ao invés de um aparador ou uma cristaleira, estes moradoras tiveram um ideia super criativa. Fizeram um nicho gigante embutido na parede com prateleiras.

Sala de jantar branca e amadeirada.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Sala de jantar decorada simples 

 

Com simples molduras e faixas de gesso, a parede da sala de jantar ganhou uma nova cara.

 

Cômodo cinza.
Fonte: Reprodução/Pinterest

O estilo industrial ficou garantido com as luminárias pretas combinando com as cadeiras e os pés da mesa.

 

Mesa com pés de ferro.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Uma opção para decoração de inverno é o tapete. Além de deixar o ambiente mais quente elas possuem grande valor decorativo. Por isso, aposte em um formato que seja o mesmo da mesa.

 

Tapete redondo.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Cor no detalhe 

 

A cor é capaz de transmitir e representar diversos sentimentos. Por isso, quanto mais colorido for um ambiente, mais alegre e criativo ele será. Por outro lado, tonalidades mais neutras são capazes de causar a sensação de conforto e aconchego. 

Mas, se você não consegue resistir a um toque de cor, que tal acrescentar apenas alguns móveis ou objetos coloridos? Uma boa ideia é apostar na estampa ou tecido da cadeira. Além disso, outros lugares alternativos para adicionar cor na sala de jantar são: 

  1. Parede
  2. Aparador ou cristaleira 
  3. Vasos de plantas
  4. Arranjos de flores 
  5. Quadros 

 

Cadeiras de veludo azuis.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Na hora de mesclar as cores, aposte em uma que seja mais clara e outra mais vibrante. Assim, a possibilidade de harmonização é maior.

 

Parede azul e cadeiras amarelas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Mesa com banco

 

O banco é um recurso super válido, especialmente para quem tem pouco espaço. Como resultado, em um lugar que caberia mais duas cadeiras, agora cabem quatro pessoas sentadas e super confortáveis.

 

Sala de jantar com banco em L.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Porém, se você não quer tomar a decisão definitiva de ter um banco de tijolos, pode usar um sofá!

 

Sala de jantar com sofá azul.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O mais indicado é usar o canto da sala de jantar. Como resultado, o espaço será melhor aproveitado.

 

Sala de jantar com almofadas azuis.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

E claro que não poderíamos deixar de fora os famoso banquinhos. Eles são super práticos e leves, o que facilita na hora de limpeza. Por outro lado, não são móveis muito confortáveis pela falta do encosto.

 

Sala de jantar com bancos de madeira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • Leia também: Bagunça? Saiba como acabar com ela usando a decoração!

 

Sala de jantar chique

 

Por outro lado, o que caracteriza um ambiente como chique é a qualidade dos materiais usados na decoração, as cores e o design dos móveis.

 

Sala de jantar com cadeiras modernas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, especialmente na sala de jantar, a luminária ou o lustre conta muito. Por isso, quanto mais robusto ele for, mais chique será o ambiente.

 

Sala de jantar com luminárias redondas.
Fonte: Reprodução/Pinterest
  • 242
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes