Studio de 25m².

Studio de 25m²: 15 ideias para decorar com estilo

Confira dicas de como deixar um studio de 25m² com sensação de amplitude usando apenas a decoração e como dividir os cômodos com ou sem parede

Os studios estão cada vez mais populares no Brasil. Caracterizados por ambientes pequenos e com todos os ambientes integrados, o modelo de casa é perfeito para quem mora sozinho ou acompanhado. Pensando nisso, trouxemos inspirações de como decorar um studio de 25m².

São diversos exemplos que mostram que mesmo um espaço pequeno pode ser decorado de diferentes formas e, o melhor, com muita personalidade.

1. Televisão integrada

Veja também…

Em um studio de 25m² não é necessário ter muitos móveis, tampouco eletrodomésticos. Portanto, para aproveitar uma única televisão que atendesse todos os cômodos, os moradores apostaram em um guarda-roupas feito sob medida com um vão no meio que serve como suporte para ela.

Como resultado, basta virá-la para desfrutar de um filme ou série na sala de jantar, sala de estar ou no quarto.

A decoração com cores neutras ajuda a causar a sensação de amplitude na casa. Portanto, os tons vibrantes foram utilizados apenas como detalhes decorativos.

  • Veja também Rack: como escolher o seu +20 exemplos de como decorar

2. Sem divisórias

Além das cores neutras na decoração, outra dica para dar a sensação de amplitude em um studio de 25m² é se livrar das paredes. Afinal, não haverá quebras visuais e o espaço será otimizado.

Neste exemplo, atrás da cabeceira da cama há uma parede espelhada, que também contribui para que o ambiente pareça ser maior do que realmente é.

Ademais, o sofá e o banco da mesa de jantar possuem um baú logo abaixo do assento, o que oferece lugares extras para guardar utensílios como coberta, travesseiro, almofadas, entre outros.

Studio verde e amadeirado.
Fonte: @inov.sp

3. Divisórias visuais

Por outro lado, há quem prefira as divisórias pois ajudam a segmentar as regiões da cada. Sendo assim, uma alternativa é apostar em elementos visuais.

Por exemplo, a separação entre o quarto e a sala é feita de duas maneiras: o tapete e a fita de LED que percorre o teto, a parede e o chão. Desta forma, não há necessidade de uma parede para saber onde acaba um cômodo e começa o outro.

Além disso, perceba que cores marcantes também podem ser utilizadas na decoração de um studio de 25m². Basta ter cuidado para não exagerar e carregar visualmente o espaço.

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

4. Cozinha colorida

Em um studio de 25m² é essencial aproveitar cada centímetro. Por isso, a marcenaria planejada é uma aliada importante na decoração deste tipo de lar. Sendo assim, o exemplo apresenta uma cozinha pequena integrada com a sala de jantar.

A leveza da decoração foi por meio do contraste entre o revestimento claro e os armários na cor verde.

“Mesmo com a medida enxuta de 1,30m de largura, cabe bastante coisa ali: além da pia com torneira preta, há um cooktop em cima do microondas embaixo (sim, optamos por não ter forno). A profundidade é mais generosa: usamos 65cm para que a geladeira fique encaixada no nicho e protegida pela pedra”, explicam os arquitetos da Todos Arquitetura.

5. Dê personalidade

Os studios são considerados casas modernas. Portanto, apostar em itens que fazem referência a esse estilo de decoração são essenciais para criar um lar marcante.

Sendo assim, os moradores apostaram em formas geométricas, planta suspensa e uma mesa com apoio de nicho. A junção desses elementos criou um ambiente aconchegante e fino.

Studio de 25m² com parede em formato geométrico.
Fonte: Instagram

6. Marcenaria planejada

A madeira é a melhor amiga da decoração de ambientes pequenos. Afinal, o material pode ser adaptado em qualquer tamanho ou formato para se encaixar no espaço disponível.

Neste caso, a divisória entre a sala de estar e a cozinha foi feita por meio de uma pequena parede ripada. Além disso, a madeira está presente no armário da cozinha, mesa, prateleira da sala e até mesmo no chão através do piso de tacos.

7. Espaços multifuncionais

Engana-se quem acha que um studio de 25m² não sabe mais do que duas pessoas. A sala apresentada a seguir, além da suíte, possui um sofá cama para dois convidados.

Ademais, outro ponto que chama atenção no projeto são as portas de correr entre a sala e o quarto. O recurso otimiza o espaço e oferece uma estética clean a ambos os cômodos.

Parede com portas de correr.
Fonte: @barronkress

8. Conforto e tranquilidade

A decoração de uma casa reflete a personalidade dos moradores. Por isso, espaços claros, com uma decoração japandi e/ou minimalista é perfeita para pessoas calmas que não veem a hora de relaxar após um longo dia de trabalho.

Além disso, os toques de azul e verde ajudam a reconectar com a natureza. Como resultado, o espaço oferece conforto e tranquilidade.

Decoração branca e azul.
Fonte: @sikla_oy

9. Studio de 25m² estilo industrial

Os studios, antigamente, eram feitos em locais de fábricas falidas. Por isso, tem um conceito aberto. Sendo assim, nenhum outro estilo combina tanto com o espaço quanto o industrial.

“O estilo ficou com uma pegada industrial, seguindo as paletas de cores mais escuras, como o preto e o cinza, e com um toque de madeira para aquecer o ambiente”, explica o arquiteto da Loadd Mac Construtora.

10. Decoração coerente

Antes de decorar um studio 25m² é preciso ter em mente qual será o intuito da decoração e os elementos que irão compor cada espaço.

Isso porque em um ambiente pequeno é essencial que a decoração de todos os cômodos seja integrada para criar uma harmonia entre eles. Para isso, aposte em uma cor básica e neutra como base e implemente com detalhes.

Decoração com plantas e papel de parede.
Fonte: Instagram

11. Divisória de drywall

O drywall é um recurso moderno muito utilizado atualmente. Basicamente, é uma parede pré-moldada feita para construções rápidas. Por isso, é uma ótima solução para criar uma divisória dentro de um studio de 25m².

Para dar um charme e seriedade na decoração, os moradores apostaram na cor preta. para contrastar com o teto e móveis brancos.

12. Móveis encaixados

Que tal aproveitar um aparador para apoiar a mesa de jantar?

“seguimos com a TV aplicada em painel de madeira que segue desde a cozinha, mantendo assim a unicidade de linguagem. Apoiada em um aparador sob a TV temos a mesa de jantar para quatro lugares, onde mesclamos duas cadeiras de um lado e puff retangular do outro”, explica a arquiteta Claudia Albertani.

13. Um studio para dividir

Ao falamos de um studio de 25m² é quase automático pensarmos em uma pessoa morando sozinha ou um casal. Porém, o local também pode ser compartilhado entre duas amigas, por exemplo.

Afinal, dividir o aluguel é uma alternativa viável para sair da casa dos pais. Sendo assim, os arquitetos apostaram em uma beliche.

14. Organize com nichos

Nichos e prateleiras são recursos que ajudam a organizar e a deixar expostos itens decorativos na casa. Portanto, em um studio de 25m², onde o espaço é limitado, eles garantem funcionalidade ao local.

Além disso, a parede que serve de divisória entre a sala de estar e o quarto possui um vão que permite que a televisão gire e atenda aos dois cômodos.

15. Decore com plantas

Escolher os itens para decorar um studio de 25m² não é fácil. Isso porque é muito comum enjoar com certa rapidez.

Por isso, as plantas são indicadas. Afinal, são atemporais e mudam conforme a estação. Como resultado, basta alguns cuidados semanais para garantir uma decoração viva e que oferece conexão com a natureza.

Studio de 25m² com decoração com plantas.
Fonte: @acasatemcharme | Autoria: @arquitetura.mw

Conclusão – Studio de 25m²

Existem inúmeras formas de decorar um apartamento de 25m². Por isso, é preciso planejamento e avaliação das prioridades e rotina dos moradores a fim de criar um espaço funcional e aconchegante.

Por fim, escolha um estilo que reflita a personalidade e o local será sempre lembrado por todos que o visitarem.

Matérias Similares