Fundação Prada: visitamos o local onde a arte encontra a moda

O Fashion Bubbles foi visitar a Fundação Prada. Conheça a história deste importante projeto que une arte e moda e foi criado por Miuccia Prada e Pratrizio Bertelli, seu marido, em um local onde funcionava uma antiga destilaria construída originalmente em 1910

A cultura é profundamente útil e necessária, além de enriquecer o nosso dia a dia. Assim sendo, a Fundação Prada tem como missão nos ajudar a compreender as mudanças que ocorrem nos seres humanos e no mundo. Local perfeito para o encontro entre arte e moda!

Dessa forma, o projeto idealizado há mais de 20 anos por Miuccia Prada e seu marido Patrizio Bertelli tem como interesse principal as formas como e as ideias que levam a humanidade a transformar e produzir arte.

As instalações, construídas originalmente em 1910 para abrigar uma destilaria, passaram por diversas reformas. Hoje, o prédio onde funciona a Fundação Prada oferece ao público uma experiência inesquecível. Saiba mais!


Espaço de uma beleza estonteante de arte e moda


Miuccia Prada e Patrizio Bertelli, seu marido, nas instalações da Fundação Prada. Fonte: Pinterest news artnet

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Assim, o escritório de arquitetura OMA, liderado por Rem Koolhaas, foi responsável pela transformação da antiga destilaria em um espaço moderno. Para isso, foram combinados três novos edifícios. Então, como já é comum na Europa, o prédio antigo foi mantido.


Fundação Prada em Milão projeto do escritório OMA. Fonte: website escritório OMA


Dessa maneira, 19.000 metros quadrados se integram e nasce uma nova arquitetura, onde o antigo e o novo se encontram de forma harmoniosa.


Fachada da Fundação Prada em Milão. Fonte: arquivo pessoal Alessandra Janaudis

Vale ressaltar que Miuccia Prada é apaixonada por arte, além de ser colecionadora. Assim, em 1993, o seu desejo de mostrá-las ao público se tornou realidade. Foi quando nasceu a Fondazione Prada, isto é, nome em italiano para Fundação Prada.



Exposição de Domenico Gnoli: arte e moda na Fundação Prada


Contudo, além da arquitetura, o viés da moda está sempre presente na Fundação Prada. Aliás, o Fashion Bubbles conferiu a retrospectiva que reúne mais de 100 obras criadas por Domenico Gnoli. O artista nasceu em Roma em 1933 e faleceu em Nova Iorque em 1970. Confira as fotos em seguida:


Camisa Verde e Gola Vermelha do artista Domenico Gnoli em exposição na Fundação Prada. Fonte: arquivo pessoal Alessandra Janaudis

Além das influências da arte pop


Com uma pegada de Pop Art, Domenico Gnoli é um artista interessado em como representar tecidos, acabamentos, couros, etc. Isso porque Domenico atuou também como cenógrafo e figurinista.

Em outras palavras, arte e moda se encontram nos padrões e nos detalhes dos acabamentos que nos saltam aos olhos em uma experiência hiper-realista.

Gnoli é reconhecido pelo seu imaginário poético e linguagem expressiva. Por isso, suas obras criam um diálogo com o observador.


  • Além disso, leia Seis ensinamentos nada convencionais sobre as tendências

Obras de Domenico Gnoli: close de sapato, assim como visão geral de 3 obras do mesmo artista. Fonte: website Fundação Prada

Por exemplo, sapatos de salto alto, fendas que mostram os dedos, imagens ampliadas para que o espectador possa ver os mínimos detalhes de suas obras e dos objetos retratados.

Related Post

Bela inspiração para um catálogo de venda de sapatos!


“Sempre utilizo dados e elementos simples, não quero somar ou subtrair nada. Nunca quis deformar: isolo e represento.”  Domenico Gnoli



De acordo com Mariuccia Casadio, em matéria para a Vogue, nos anos 60 Domenico previu pontos de vista ampliados, closes e recortes. Ou seja, isso deixa sua obra mais atual do que nunca, sublimes detalhes que encantam o espectador, segundo a jornalista.

Nesse sentido, a paixão por detalhes de Gnoli enaltece tecidos, costuras e acessórios.


Ombro e Relógio de Pulso, ambas obras de Domenico Gnoli. Fonte: arquivo pessoal Alessandra Janaudis

Por exemplo, reparem na perfeição da representação da risca de giz e do padrão espinha de peixe. É assim que arte e moda se unem nas obras de Domenico. Com recortes quase fotográficos, o artista convida o espectador a complementar a imagem que ele mostra em recortes.

Por outro lado, além desta belíssima exposição, o café da Fundação Prada, o Bar Luce, também tem história para contar. Saiba mais!


  • Enquanto isso, vejaHouse of Gucci’, amor, assassinato e moda. Veja o trailer do filme

O Bar Luce é um convite a uma viagem aos anos 50 e 60


Bar Luce na Fundação Prada: foto do interior do balcão e foto geral do interior. Fonte: website da Fundação Prada foto de Attilio Maranzano

Assim, o bar-café idealizado pelo cineasta norte-americano Wes Anderson tem um clima retrô muito aconchegante, com candy colors e mesinhas que lembram antigas carteiras escolares. Além disso, o clima é muito charmoso, jovem e descontraído.

Wes Anderson, prestigiado diretor de filmes como “A Crônica Francesa” – que conta com um elenco de estrelas premiadas pelo Oscar como Tilda Swinton, Benicio Del Toro, Frances McDormand, Christoph Waltz e Anjelica Huston, além de Bill Murray -, aplica toda sua criatividade para projetar o Bar Luce.


Wes Anderson, idealizador do projeto do Bar Luce. Fonte: Foto Anderson moviepay.it e arquivo pessoal Alessandra Janaudis

Tem também um pouco do Brasil na Fundação Prada


Então, o  cineasta trouxe para a decoração do Bar Luce a estética quase mágica, que nos faz sentir voltar no tempo, sair da realidade e entrar em um lugar encantado.

Incrível foi descobrir que na combinação de grãos de café servida no Bar Luce tem grão brasileiro! A plaquinha informativa sobre a especialidade da mistura indica a procedência como Brasile, ou seja, Brasil em italiano.


  • Confira ainda mais Pantone 2022, saiba como usar a cor do ano na decoração

Visão do Bar Luce na Fundação Prada, assim como visitantes pedindo café. Fonte: arquivo pessoal Alessandra Janaudis


O Bar Luce está localizado logo na entrada da Fundação Prada. O teto e as  paredes reproduzem em miniatura o telhado de vidro e as decorações da Galleria Vittorio Emanuele, um dos lugares mais icônicos de Milão.

Desse modo, até o bar-café é palco de inspiração para a moda. Reparem na cartela de cores que vai desde as tonalidades neutras até os tons pastel, paleta muito ligada à estética italiana das décadas de 1950 e 1960.

O Bar Luce tem uma atmosfera nostálgica. Por isso, passar um tempo por lá observando as pessoas é uma experiência incrível.


Assim, que tal essa cartela de cores que montamos para vocês?


Bar Luce na Fundação Prada. Montagem de Alessandra Janaudis. Fonte: arquivo pessoal Alessandra Janaudis

“Quando projetei este bar, minha abordagem era o oposto do que faço para os sets de meus filmes. Tentei criar um lugar para ir cinco vezes por semana. Quando menino, eu queria ser arquiteto, então esta foi a oportunidade perfeita para eu fingir ser um arquiteto!”, contou Wes Anderson.


Sem dúvida, Wes Anderson fingiu muito bem e foi genial. É assim mesmo que nos sentimos: dá vontade de voltar todo dia!

Enfim, moda é isso, observações, conexões, cultura e vida real. Esperamos que tenham gostado deste post sobre arte e moda. Portanto, fiquem ligados aqui no Fashion Bubbles e nos próximos posts com novidades direto de Milão.



Sobre a colunista


Alessandra Janaudis é formada em publicidade pela FAAP, pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM e em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting na Domus Academy de Milão. Hoje mora na Itália e tem um projeto de correspondência de moda para empresas brasileiras, com fotos de vitrines, produtos e tendências diretamente de Milão.

Instagram: @conexaomilano

E-mail de contato calvi.janaudis@gmail.com

Alessandra Janaudis: Alessandra Janaudis, formada em publicidade pela FAAP, pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM e em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting na Domus Academy de Milão. Hoje mora na Itália e tem um projeto de correspondência de moda para empresas brasileiras com fotos de vitrines, produtos e tendências diretamente de Milão . Além da moda, se especializou em vinhos possui certificação WSET 3 e WSG em vinhos Italianos.
Posts Relacionados