Jeans 2021 – 4 Tendências das principais semanas de moda para usar já!
As principais tendências de jeans para 2022 incluem lavagens com toque vintage, tons escuros, cortes largos que presam pelo conforto e versatilidade. Além do upcycling, que promove uma moda consciente e sustentável para a próxima temporada.
Jeans 2021 – Se você é fã do índigo, o tecido queridinho do momento, provavelmente irá amar as próximas tendências em jeans para 2021. Afinal, esse material confortável e democrático, vem ganhando força, não somente nas calças, mas também jardineiras, saias, vestidos, camisas, coletes, casacos, entre outros elementos que compuseram as coleções spring summer 2021.
Ademais, o jeans também apareceu com diferentes acabamentos e lavagens, que vão desde o tradicional azul até o acid wash, garantindo versatilidade e muitas possibilidades. Com isso, se busca por referências para investir na próxima estação, não perca nossas dicas e inspirações para os jeans 2022. Confira!
- Depois, veja também looks do Verão 2022 com 5 das principais tendências! E as principais tendências em calças femininas 2021.
4 Principais tendências de jeans para 2021
O jeans nunca sai de moda e tem ganhado ainda mais força nas últimas temporadas! Por isso, dentre as principais coleções, o material tem surgido na composição de looks possíveis de desconstrução, tornando-se versátil e fácil para incluir no dia a dia.
Assim, nas passarelas das semanas internacionais de moda spring summer 2021, o jeans apareceu em diversas marcas revelando uma preocupação e atenção ao conforto e praticidade. Atributos esses muito valorizados atualmente.
Nas calças, o jeans recebeu majoritariamente recortes largos e bolsos. Contudo, o modelo skinny também estava presente, bem como as bermudas em formato mais ajustado, ajudando a criar estilos inusitados e descolados.
Igualmente, as fortes promessas do tecido jeans para 2021 estavam em saias, vestidos, casacos, camisas e até botas. O que revela uma característica essencial de adaptar-se facilmente ao cenário atual de conscientização e democratização da moda. Com isso, se deseja saber quais são os principais tipos de lavagens, cores e cortes que estarão em alta, continue lendo!
- Veja ainda Lastex, queridinho dos anos 90 é tendência + faça você mesmo.
- Confira mais fotos e tendências em Balmain SS21: Ombreiras, brilho e neon são os destaques da marca na Paris Fashion Week.
Acid wash, denim, grey jeans e dark índigo são as principais lavagens para os jeans 2021
O jeans é um dos tecidos mais democráticos e resistentes. E por isso, tornou-se essencial em praticamente todos os guarda-roupas, sendo conveniente para o dia a dia e looks casuais.
Contudo, atualmente ele superou esse patamar e assim pode ser usado em diversas ocasiões, atendendo inúmeros gostos e estilos. As colorações e lavagens também são diversas, o que permite mais possibilidades de combinações.
Assim, para a primavera/ verão, grandes marcas como Ulla Johnson, Valentino, Balmain e outras, apresentaram lavagens, colorações e acabamentos que prometem fazer sucesso na temporada.
Acid wash
O acid wash, que foi hit nos anos 80 e 90 voltou com tudo na última temporada e prevalece dentre as principais tendências de jeans para 2021. Isso porque, revela um estilo descolado, porém fácil de aderir em composições do cotidiano. Ele foi visto em calças, vestidos e jaquetas, acrescentando um toque jovial e despretensioso.
O denim que também refere-se a lavagem de jeans azul tradicional, também foi usado por grifes como Vaquera e Burberry, resultando em um estilo clássico e ideal criar inúmeras combinações.
Na SPFW a coloração também foi vista nos jeans da Amapô, compondo outras tonalidades em looks casuais, porém sofisticados.
Grey jeans
Agora, para quem procura fugir do óbvio, o grey jeans também estará em evidência. Nas passarelas da spring summer 2021, essa coloração apareceu em coleções da Victoria Beckham, Ulla Johnson e Celine provendo um estilo irreverente para complementar os looks.
Dark índigo
Por último, outra lavagem que promete várias possibilidades para os jeans de 2022 são os dark índigo. A coloração azul escuro estava em calças, vestidos e blusas que desfilaram em coleções de grandes estilistas e designers como Sunnei e Vivienne Westwood.
- Veja também Tendências Verão 2022: 10 propostas das semanas de moda internacionais. Além de macrotendências como inclusão e diversidade que foram destaque nas passarelas.
Jeans largo estilo calça baggy
As calças jeans para 2021, com a modelagem larga foram um dos principais destaques. Esse corte também pode ser considerado a famosa calça baggy dos anos 90 ou também o estilo skatista.
Geralmente, desde o quadril aos pés o caimento é solto. E os cintos são quase sempre usados para melhor ajuste e caimento nas composições.
Esse estilo oversized descolado apareceu em desfiles de marcas como Balenciaga, Vivienne Westwood e Dior revelando assim, uma forte tendência ao conforto. Os bolsos também são características presentes tanto nas laterais como na parte traseira, contribuindo para a sua funcionalidade casual.
Na SPFW esse modelo também apareceu em algumas coleções, como do estilista Tom Martins e Amapô, ratificando o estilo oversized também na moda brasileira.
Mom jeans
O mom jeans que já está entre os principais looks desta temporada, promete permanecer em 2021. Isso porque são estilos simples e básicos, mas que carregam forte essência feminina. O auge desse modelo foi nos anos 80 e 90, compondo principalmente o estilo street, sem abrir mão da sensação de bem estar ao usar.
Dessa forma, as principais marcas que investiram nesse corte foram a Celine e Valentino, que desenvolveu a coleção junto com a Levi’s. Juntos, eles apresentaram modelos que seguem as principais tendências e necessidades da mulher atual, tornando-se uma ótima opção para ser uma peça-chave no guarda-roupas.
Upcycling com jeans é forte tendência para 2021
Outra tendência para a primavera/verão 2022 é a moda upcycling. Em resumo esse termo refere-se a reutilização de materiais acabados que iriam para descarte, tornando-se uma ótima opção para a moda sustentável. O jeans foi usado diversas vezes para representar o conceito, o que resultou em peças originais e ousadas.
Algumas marcas famosas como Burberry, Victoria Beckham aderiram ao reaproveitamento dos tecidos. Garantindo uma forte promessa para a próxima temporada.
O conceito também foi percebido na apresentação do estilista Tom Martins na SPFW. Contudo, vale lembrar que várias marcas e designers de moda brasileiros como João Pimenta e Gustavo Silvestre com o Ponto Firme, também aderiram a reutilização de tecidos para criação de novas peças.
Upcyclig também ganha as passarelas nacionais na coleção de Ronaldo Silvestre
No Brasil, a moda upcyclig também é destaque nas mãos de estilistas inovadores, como Ronaldo Silvestre. Em suas peças ele sempre usa refugo de coleções antigas para criar novas roupas atemporais.
Segundo ele, seu trabalho é o re-design têxtil, onde pega tecidos encalhados dentro das fabricas e faz uma releitura e retrabalho em cima. Logo, além de contribuir para questões sustentáveis, também estimula o consumo consciente.
Jeans como principal matéria prima
Em suas coleções, Ronaldo Silvestre cria vestidos, saias, jaquetas, entre outros modelos originais usando viés de diversos tecidos, contudo, o principal é o jeans. Esse material robusto quando aderido as peças ganha uma nova textura e acabamento, contraponto outros mais leves e com transparência.
Ainda de acordo com o estilista, todo esse trabalho é inspirado em sua mãe que pegava jeans usados para reutilizar, criando novas peças para a família.
“Todo o meu trabalho é inspirado na história de vida da minha mãe durante minha infância no interior de Minas Gerais. Ela ganhava calças jeans usadas e costurava a mão as peças, bermudas e mochilas para termos o que vestir quando crianças”.
Assim, durante o processo, a inspiração pessoal é sempre usada, além da consideração com as questões ambientais e sociais. E para isso, foram chamadas para costurar mulheres participantes de projetos inclusivos e em situação de vulnerabilidade. Gerando assim, trabalho e renda que irão contribuir para o seu sustento e de toda a família. Visto que esse quesito também é de grande preocupação para o estilista.
Segundo ele, “Uma mãe que recebe pelo trabalho executado, consegue ajudar na educação dos filhos, evitando a criminalidade, principalmente nos grandes centros”. Dessa forma, a moda apresenta-se como uma grande forma de transformação positiva na sociedade como um todo.
Veja algumas peças do Rodrigo Silvestre para a coleção 2021!
Entrevista com Rodrigo Silvestre
Denise Pitta, estilista e editora-chefe do Fashion Bubbles, entrevistou o estilista Rodrigo Silvestre. Nesse bate-papo ele apresentou um pouco mais do seu trabalho, referências e impactos sociais gerados através do conceito investido.
Igualmente, ele fala sobre os materiais utilizados nos processos, como as peças são compostas e muito mais. Portanto, não perca e confira na íntegra!
Com isso, procure mais por atitudes como essas que ressaltam a moda sustentável e consciente. Visto que é uma forte tendência, além de uma ótima forma para contribuir na inclusão e democratização do mercado, bem como, gerar impactos positivos ao mundo.
Por fim, fica a dica de ao escolher o jeans adequado para 2021, procure por aqueles que tenham conforto e maciez em sua textura. Isso porque eles irão promover o bem estar que a próxima temporada pede, além da versatilidade e leveza. Assim, encontre suas opções favoritas e inclua desde agora nos seus looks de primavera/ verão.
E então, o que achou do nosso artigo sobre as principais tendências de jeans para 2021? Deixe seu comentário!
Via Style Caster, Fashion United, Vogue e Guia Jeans Wear