Jeans: 5 tendências Eco para o verão 2023

A importância da sustentabilidade é um assunto muito em pauta. Mas como a sustentabilidade pode influenciar diretamente nas tendências em jeans 2023? Apresentamos as 5 tendências de jeans Eco para o verão 2023 para apostar já!

- Continue depois da Publicidade -

A importância da sustentabilidade e principalmente a preocupação das empresas de moda com essa causa é um assunto muito em pauta hoje em dia. Assim, o mercado de jeans também busca soluções mais responsáveis em toda a sua cadeia. Desta forma estas ações, vão impactar diretamente as tendências de jeans 2023.

Explico, o esforço das empresas para se tornarem sustentáveis resulta em desenvolvimentos de novas tecnologias que não prejudicam o meio ambiente. Por exemplo, as técnicas a laser e uso de ozônio que evitam utilização de produtos nocivos, além dos processos de produção de jeans que economizam água e tingimentos naturais.

 

 

Mas como a sustentabilidade pode influenciar diretamente nas tendências em jeans 2023?

 

 

Modelo negra usando Look Greg Lauren com calça jeans modelagem ampla e blazer cor de rosa e foto da direita Look Diesel com casaco estilo destruído e fios aparentes inspirados no matelassê na cor azul
Look Greg Lauren com calça jeans modelagem ampla bem como Look Diesel com casaco estilo destruído e fios aparentes inspirados no matelassê. Fonte: Website das marcas

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

 

Estas são as 5 tendências de jeans Eco para o verão 2023 para apostar já!

- Continue depois da Publicidade -

  1. Estética Água;
  2. Fibras Naturais;
  3. Reciclados;
  4. Cores naturais;
  5. Toque macio.

 

1. A estética relacionada a água

 

modelo negra vestidindo camisa em jeans da Diesel, modelo japonês usando calça jeans e jaqueta caqui
Camisa Diesel com lavagem inspirada na estética água bem como calça marca Doublet. Fonte: Website das marcas

 

- Continue depois da Publicidade -

Assim, uma das tendências jeans eco que a Première Vision  Denim apontou foi a estética água, vejam como as marcas DieselDoublet interpretaram essa preocupação nos looks da camisa Diesel e na calça jeans Doublet.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Ou seja, esta é a estética das lavagens com inspiração no visual de manchas de água.

A Doublet,  é uma marca japonesa que faz uma linha de roupas para o dia a dia com um toque de desordem, além de também ter uma parte da coleção com tingimentos naturais. Desta forma, inspirada na cultura pop e baseada na sustentabilidade, vale a pena ficar de olho nela!

  • Vejam também Jeans 2023: 6 tendências para o verão que você pode usar já

 

Jaqueta jeans a esquerda e detalhe de calça jeans com bolso em lavagem bleached contrastante
Jaqueta em Denim estética inspirada na água assim como detalhe de calça jeans com lavagem manchada contrastante. Fonte: Première Vision Denim

 

2. Em segundo lugar as Fibras naturais

 

O algodão é uma fibra natural mas o elastano que dá o stretch no tecido não é. Portanto os esforços se concentraram em desenvolver uma fibra elástica sustentável, como por exemplo a base de fibra vegetal.  A tendência jeans eco vai por esse caminho.

 

Foto esquerda shorts lavagem clara com acabamento rasgado mostrando as fibras, bem como calça da direita com acabamento rasgado e sapato preto
Foto esquerda shorts com acabamento rasgado mostrando as fibras, bem como calça da direita no mesmo estilo ambas 7 For All Manking. Fonte: Website da marca

 

Outro exemplo, a 7 For All Mankind  lançou uma coleção de jeanswear com a tecnologia FIBRETRACE™ que entre outros benefícios, assegura que o tingimento não utilize produtos tóxicos, além de permitir que o consumidor através de um código, possa rastrear a vida daquele jeans e ter acesso à todas informações das suas etapas de produção.

Portanto, aposte nos looks com efeitos destruídos, rústicos e rasgados onde as fibras estão à vista  ou seja, trata-se de sentir o tecido em todos os seus aspectos!

 

3. Reciclados

 

Além dos tecidos reciclados, um alerta de tendência para esta e para as próximas estações é dar uma segunda vida ao seu jeans, ou seja customizar e reinventar.

Confiram a coleção da Rejean marca de jeans escocesa, na primeira foto uma jaqueta com estética patchwork e na foto da direita uma jaqueta com desenhos feitos a mão. Esta marca tem despontado no cenário da moda pela sua preocupação com sustentabilidade além de propor uma moda sem gênero.

Portanto, a palavra-chave aqui é reinventar. Dê nova vida ao seu jeans que está no seu guarda-roupa e use sua criatividade.

 

Foto da esquerda jaqueta patchwork gola laranja, jeans recortado em tons de azul claro e escuro bem como foto da direta jaqueta com grafismos feitos a mão, marca ReJean
Foto da esquerda jaqueta patchwork bem como foto da direta jaqueta com grafismos feitos a mão, marca ReJean. Fonte: Website da marca

 

Outro nome que vale a pena seguir é  Greg Lauren, como o nome já diz ele é membro da família Ralph Lauren, porém com uma visão bem diferente. Greg é um artista e já foi ator, começou sua marca em 2011, com foco na estética de construir roupas a partir de tecidos já usados.

 

Greg Lauren disse: “Eu possuía todas as jaquetas de motociclista que uma pessoa poderia ter e até hoje não andei de motocicleta.”

Assim, Greg na tentativa de fazer uma jaqueta para ele começou a sua marca, muito criativa fora dos padrões mas que está totalmente dentro dos alertas de tendências jeans eco que estamos apresentando.  Veja as fotos abaixo, não são um arraso?

 

Modelo negra vestindo total look Greg Lauren em tom de rosa e modelo da direita usando jaqueta em jeans colorido na cor cru da mesma marca
Modelo vestindo total look Greg Lauren assim como modelo da direita usando jaqueta em denim da mesma marca. Fonte: Website da marca

 

Inspiração brasileira

 

No Brasil, o estilista Ronaldo Silvestre tem um belíssimo trabalho envolvendo reciclagem e sustentabilidade no Jeans.

As criações de Ronaldo Silvestre (@ronaldosilvestre.iti ) são extremamente ricas em detalhes e elaboradas com um  trabalho de construção artesanal de “retecidos”,  feitos de retalhos e tiras de viés de jeans.

Desfile de Ronaldo Silvestre no Brasília Trends
Desfile de Ronaldo Silvestre no Brasília Trends

O processo é feito a partir do reaproveitamento de resíduos têxteis, transformados em texturas e formas nas criações de Ronaldo, que resultam em peças de modelagem e acabamento impecáveis, produzidas pelas mãos das mulheres do Instituto Tecendo Itabira (@institutoiti).

A ONG foi criada pelo próprio estilista, para o desenvolvimento social e cultural da cidade mineira, através  do resgate de mulheres em estado de vulnerabilidade.

 

Modelo posando em fundo branco com uma jaqueta jeans de Ronaldo Silvestre
Modelo de Ronaldo Silvestre. Fonte: Facebook Ronaldo Silvestre

 

4. Cores Naturais

 

Modelo usando jeans colorido são tom inspirado na  natureza em cor beterraba marca G-Star RAW, foto da direita deatlhe do jenas cor beterraba marca G Star
Jeans colorido em tom inspirado na natureza, bem como detalhe da calça, look da G-Star RAW. Fonte: Website da marca

 

Assim, outro look que é tendência em jeans eco colorido são tons inspirados na  natureza, confiram o look da G-Star RAW em colaboração com a EarthColors® , a marca apresenta uma coleção jeans coloridos tingidos com resíduos de plantas , por exemplo neste look da foto a cor é proveniente de resíduos alimentares de beterraba.

Vejam como a Diesel também traz para coleção atual esse tom. Este é um exemplo de como a sustentabilidade influencia diretamente as  tendências jeans eco para o verão 2023.

modelo vestindo Look marca Diesel em jeans colorido tom de beterraba bem como t-shirt rosa bolsa e sapatos pretos
Look marca Diesel em jeans colorido tom de beterraba bem como t-shirt rosa. Fonte: Website da marca Diesel

 

Fiquem de olho em tons  de violeta, lilás, lavanda e orquídea, essa cartela de cores tende a pontuar essa e as próximas estações nas coleções de jeans coloridos.

 

5. Por fim Jeans com toque macio

 

Foto da esquerda detalhe do tecido Tencel Matt foto da direta casal de mãos dadas ela veste saia jeans com regata preta ele veste calça preta camisa jeans e camiseta marrom e tenis branco
Tecido jeans com fibra de Tencel bem como look em jeans com mistura de Tencel. Fonte: Cortesia website Lenzing

 

Misturas de tencel  que é marca registrada da fibra lyocell da empresa Lenzing , por exemplo traz para a estação o toque macio e fluido nos tecidos em jeans. A novidade fica por conta do look não tão brilhante quanto ao que estamos acostumados quando se mistura tencel ao algodão.

Além disso o toque na pele é muito agradável, aquele toque de seda que adoramos para uma roupa, seja com uma inspiração mais sensual ou confortável.

 

Finalmente, estas foram algumas das tendências de jeans eco 2023, as fibras naturais, reciclados e toque macio. Portanto, fiquem ligados nas próximas tendências e novidades aqui no Fashion Bubbles e vejam mais conteúdos diretamente de Milão:

 

 

Sobre a colunista

 

Alessandra Janaudis é formada em publicidade pela FAAP, pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM, assim como em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting na Domus Academy de Milão.

Hoje, mora na Itália e tem também um projeto de correspondência de moda para empresas brasileiras com fotos de vitrines, produtos e tendências diretamente de Milão.

E-mail de contato: [email protected]

Instagram: @conexaomilano_

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes