Milano Unica: tendências para o Verão 2023 do Salão Têxtil de Milão

O prestigiado salão Têxtil de Milão divulga as tendências para o Verão 2023. São 3 macrotendências da Milano Unica para você se inspirar e nós apresentamos para vocês agora!

Compartilhe

Milano Unica, prestigiado salão têxtil de Milão que visitamos esta semana, divulgou as 3 macrotendências para o 2023. Com o tema MU HOTEL, criado como um lugar imaginário, a ideia principal deste conceito é o desejo de voltar a viajar e o renascimento das férias sem preocupações.

Assim sendo, as principais tendências para o Verão 2023 estão focadas na leveza, na liberdade e, sobretudo, na positividade.

As macrotendências são:

  1. Ecoresort
  2. Ecoyacht
  3. Ecopalace

Continue lendo a fim de entender cada uma!

 

O que é Milano Unica?

 

Milano Unica
Fonte: Divulgação

 

 

O time da Milano Unica, a cada estação, forma um comitê que analisa e interpreta a evolução do comportamento e da cultura contemporânea, Como resultado, propõe linhas temáticas como fontes de inspiração. Os profissionais se baseiam nas artes, no cinema, na música e nas tradições.

Por isso, criadores de moda de todo o mundo se inspiram nos seus reports. Ou seja, o coração da Milano Unica são as tendências, e nós do Fashion Bubbles trazemos neste post nossa análise para você saber de antemão o que vai bombar no Verão 2023.

 

 

Quais são as tendências Verão 2023?

 

As tendências previstas pela Milano Unica estão alinhadas ao contato com a natureza. Desse modo, o conceito do MU HOTEL propõe um Verão 2023 perto do mar.

Mas o clima também está em cidades com espírito artístico. Então, a moda, o design e as artes caminham juntos para deixarem nossa vida mais alegre e com a deliciosa sensação de bem-estar.

 

 

1. Ecoresort

 

Em primeiro lugar, esta macrotendência do Verão 2023 traz elementos da natureza, além de suavidade ao toque. Desse modo, a Milano Unica apresenta tecidos com bases naturais, como linho e algodão com caimentos fluidos.

Assim, o clima é relaxado, sem preocupações e com um toque de simplicidade. Esta é uma tendência que já permeia as estações anteriores. Notem, por exemplo, as fotos dos desfiles da Chloé do Verão 2022.

 

modelo negra desfilando caftã laranja as margens do rio Sena em Paris, segunda foto modelo negra desfilando vestido em tom marrom e detalhes em concha, modelo branca desfilando vestido branco com concha as margens do rio Sena marca Chloé
Desfile Chloé Verão 2022. Fonte: Divulgação

 

 

Gabriela Hearst, diretora criativa da marca Chloé disse sobre esta coleção: “É realmente sobre o amor por tantas coisas: o amor pela arte, o amor pela amizade, o amor pelos outros humanos. Eu literalmente tenho que memorizar as muitas ONGs diferentes, porque estou trabalhando com muitas nesta temporada.”

 

  • Veja também Jeans, 5 tendências eco para o Verão 2023

 

Moda consciente

 

Assim, a Chloé apresentou caftãs para as férias de verão, ponchos e vestidos rendados. Toda a produção da marca tem grande preocupação com cadeia produtiva, trazendo a rastreabilidade, responsabilidade ambiental e social para uma grande marca de moda de Paris.

Só para exemplificar, os colares grossos de concha e macramê vêm etiquetados com o nome da pessoa que os teceu. Dessa forma, é possível rastrear, identificando o artesão que produziu aquela peça. Muitas ONGs se envolveram no trabalho manual de criação desta coleção.

Sem dúvida, a grife está muito alinhada com a macrotendência verão 2023 do Ecoresort.

Isto é, a tendência Verão 2023 também aponta este caminho. Entre as propostas de tecidos da Milano Unica, estão jacquard de algodão, aplicações com inspiração manual além de um crochê de rafia.

 

 

imagem de 3 tecidos , jacquard, aplicações manuais e crochê
Indicações de tecidos da Milano Unica Verão 2023 ECORESORT: jacquard, aplicações manuais e crochê. Fonte: Divulgação

 

2. Ecoyacht na Milano Unica

 

Desfile Alexander McQueen, Milano Unica
Vestido com aplicação de strass e vestido aplicações em pedras delicadas em desfile Alexander McQueen. Fonte: Divulgação

 

Em segundo lugar, essa macrotendência chamada de Ecoyacht traz as cidades de Saint Tropez, Saint Barth, Portofino e Monte Carlo, para citar algumas delas, como fontes de inspiração.

Dessa maneira, o clima é de rituais de mergulho no mar, aperitivos ao pôr do sol e festas sob o céu estrelado.

Este é o mundo do algodão stretch, das malhas, da lycra brilhante, dos paetês e aplicações em strass, ou seja, brilho e otimismo.

Contudo, não se trata do estilo navy, e sim da elegância dos grandes cruzeiros dos anos 50 e 60.

 

  • Confira ainda Verão 2023, 6 tendências que foram destaque na Semana de Moda de Milão

 

A vibração é desinibida

 

tecidos bordados com paetês, e pedras coloridas Milano Unica
Indicações de tecidos da Milano Unica para o Verão 2023: tule bordado com motivos de corais, assim como paetês furta-cor e aplicações de brilhos. Fonte: Divulgação

 

Sim, a atmosfera é desinibida nesta macrotendência. Por isso, ela é jovem e promete permear as coleções das marcas que estão de olho nas gerações Y e Z. Tão importantes para o mundo da moda, essas pessoas impulsionam hoje o mercado de moda.

Assim sendo, pensem em festa, nos paetês, nos tules bordados e nas aplicações com pedrarias.

 

 

Modelo desfile marca Louis Vuitton Resort 2022 com top em visual grid prateado, saia preta e botas azuis
Desfile Louis Vuitton Resort 2022 ao lado de indicação da Milano Unica de tecido grid com aplicações prateadas. Fonte: Divulgação

 

 

Que tal esse look da Louis Vuitton? A foto acima é da coleção resort 2022, totalmente alinhado com o tecido grid prateado que a Milano Unica apresentou.

Com toda a certeza, é interessante notar que as tendências permeiam as estações. E o mais incrível é acompanhar para que tenhamos o feeling de qual mood continua passando de uma temporada para a outra.

 

3. Ecopalace terceira macrotendência

 

Só pra ilustrar, o clima aqui é aristocrático e internacional. Ou seja, a macrotendência Verão 2023  Ecopalace tem um olhar europeu voltado para o interior das vilas históricas e hotéis boutiques como fontes de  inspiração.

Os jardins banhados pelo sol, a beleza dos estofados, os painéis de madeira e os desenhos dos tapetes ressoam nos tecidos. Explico: pense em cetim adamascado e brocados, nas franjas, voil com texturas e aplicações românticas.

Assim, a marca Valentino apresentou uma peça no desfile verão 2022 que ilustra bem a ideia. Trata-se de uma capa com mangas bordadas em fio de lurex brilhantes e multi coloridos,  bem como a camisa em voil com aplicações de flores um look muito romântico da foto abaixo.

 

Modelo desfile peça marca Valentino com manga bordada, foto da direita tecido bordado com folhagens e flores em fios brilhantes
Foto da esquerda: Desfile Valentino Verão 2022. Foto da direita: indicação Milano Unica macrotendência em tecido verão 2023. Fonte: Divulgação

 

 

 

Desfile Valentino Milano Unica, camisa branca com aplicação de flores brancas
Desfile Valentino Verão 2022 voil com aplicação de flores, romantismo.

 

Contudo, apesar de o olhar ser aristocrático, o tom é mágico. Isto é, resgata a história e os recantos mágicos suspensos no tempo dos jardins das vilas europeias.

Finalmente, as tendências para o Verão 2023 nos convidam a viajar, seja para a praia com os amigos, seja para um hotel boutique ou um cruzeiro romântico. Fiquem ligados aqui no Fashion Bubbles, que nos próximos posts vamos contar mais para vocês!

 

 

Sobre a colunista

 

Alessandra Janaudis é formada em publicidade pela FAAP, pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM e em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting na Domus Academy de Milão.

Hoje mora na Itália e tem um projeto de correspondência de moda para empresas brasileiras, com fotos de vitrines, produtos e tendências diretamente de Milão .

Instagram: @escritoriomilano

E-mail de contato [email protected]

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias