Hambúrguer Vegano – Aprenda receitas deliciosas e como incluir esse prato no cardápio!

O hambúrguer vegano é uma versão vegetal do hambúrguer tradicional à base de carne. Em diversos sabores, é uma opção prática para quem quer abandonar o consumo de carne ou apenas variar o cardápio.

Imagem: Reprodução / Pinterest

O hambúrguer vegano vem ganhando cada vez mais espaço nos cardápios e restaurantes de lares pelo mundo afora. De fato, essa versão do original à base de carne pode colaborar para uma dieta mais variada e completa.

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Além disso, a crescente preocupação com o meio ambiente e o clima fez com que muitas pessoas procurassem versões vegetarianas de receitas originalmente à base de ingredientes de origem animal. Afinal, o impacto ambiental de uma alimentação a base de plantas é menor.

Entenda o que é um hambúrguer vegano e aprenda receitas deliciosas para começar a se aventurar no mundo da alimentação vegetal.

 

  • Depois, veja também Ceia Vegana: dicas e receitas para um feriado sem crueldade. Além do Seitan: uma carne vegetal de baixa caloria e rica em proteínas! Ideal para quem quer largar a carne sem descuidar da dieta!

 

O que é hambúrguer vegano?

 

Primeiramente, o hambúrguer vegano nada mais é do que uma versão do famoso prato sem utilização de ingredientes animais. Assim, a carne é substituída por alguma base vegetal combinada com temperos variados.

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Na verdade, o termo hambúrguer vegano é equivocado. A palavra mais adequada para nos referirmos a escolhas alimentares sem ingredientes animais é “vegetariano”. Por outro lado, o veganismo é um termo que se refere a uma filosofia de vida mais abrangente.

No entanto, hoje em dia muitas pessoas entendem como “vegetariano” pratos que também podem levar ovos e laticínios em sua composição. Sendo assim, o termo “vegano” passou a ser usado para descrever as receitas em que nenhum ingrediente de origem animal tem vez.

Já uma alternativa para os petiscos, é o Peixinho da horta, uma hortaliça que recentemente se popularizou na forma de uma deliciosa entradinha. Porém, ela também chama atenção por seus nutrientes e propriedades terapêuticas. Clique no link pra saber como preparar!

 

 

Receitas de hambúrguer vegano

 

Como já foi dito, os hambúrgueres veganos utilizam uma base vegetal e são incrementados com outros temperos e ingredientes. Assim, a base pode ser composta de um ou mais legumes, leguminosas, cereais ou verduras.

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

A grande graça dos hambúrgueres vegetais é essa possibilidade de misturar sabores e se aventurar em novas combinações. Porém, se você é inexperiente com a alimentação à base de plantas, o Fashion Bubbles selecionou algumas receitas para te ajudar a dar os primeiros passos.

 

Hambúrguer de batata

 

A base vegetal de batatas torna esse hambúrguer vegano bastante acessível e super fácil de combinar com outros ingredientes. Além, é claro, de ser uma delícia!

Essa receita foi desenvolvida por Nathalia Soares do blog Chubby Vegan, um dos pioneiros em receitas veganas no Brasil.

 

Ingredientes:

 

  • 1 cenoura pequena ralada (com casca, ralo grosso)
  • 3 batatas médias cozidas no vapor
  • 1 abobrinha pequena ralada (sem casca, ralo grosso)
  • 1 tomate médio cortado em cubos
  • Salsinha ou outras ervas picadas grosseiramente à gosto
  • Sal marinho à gosto
  • Pimenta moída na hora à gosto
  • Noz moscada ralada na hora à gosto
  • Azeite de oliva para untar

Modo de preparo:

 

  1. Pré-aqueça o forno em 200ºC.
  2. Em seguida, aperte bem com as mãos a abobrinha e a cenoura já raladas para retirar o excesso de líquido.
  3. Em um bowl médio, coloque a abobrinha, a cenoura, o tomate e a salsinha. Tempere com o sal, pimenta e noz moscada e um pouco de azeite de oliva. Mexa muito bem.
  4. Amasse as batatas assim, obtendo um purê.
  5. Adicione o purê de batatas nos legumes, mexendo bem. O purê deve incorporar todos os legumes.
  6. Após, Unte uma fôrma anti-aderente e modele os hambúrgueres com as mãos (cerca de 2 colheres de sopa) assim, formando 8 hambúrgueres.
  7. Espalhe um pouco de azeite de oliva sobre cada hambúrguer e leve ao forno.
  8. Demora 1h ou mais para ficar pronto, vai depender muito do seu forno. Além disso, o resultado será melhor se você virá-lo, com cuidado, depois de 30 minutos cozinhando.

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Hambúrguer de soja

 

A soja é um dos primeiros ingredientes que as pessoas costumam buscar ao aderir à uma dieta vegetariana. De fato, o alto nível de proteínas torna esse grão uma opção interessante para quem quer abandonar a carne.

Related Post

No entanto, é preciso saber prepará-la para que o sabor fique agradável. Sendo assim, siga essa receita da Paula Lumi, do excelente blog Presunto Vegetariano, para obter um hambúrguer vegano de soja absolutamente delicioso.

 

Ingredientes:

 

  • 1 xícara (de chá) de proteína texturizada de soja média
  • 1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos
  • 2 colheres (de sopa) de shoyu
  • 1 colher (de sopa) de azeite
  • 3 colheres (de sopa) de farinha de trigo integral
  • 3 colheres (de sopa) de farinha de rosca
  • 2 colheres (de sopa) de cheiro verde picado – salsinha e cebolinha
  • 1/2 colher (de sopa) de hortelã desidratada (ou natural)
  • 1/2 cebola ralada
  • 2 dentes de alho amassados
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino moída a gosto

 

Modo de preparo:

 

  1. Em uma vasilha, hidrate a proteína de soja em duas xícaras de água. Coloque o shoyu e deixe descansar 15 minutos.
  2. Em uma vasilha maior, suficientemente grande para caber todos os ingredientes, coloque a aveia, 1/2 xícara de água e o azeite. Mexa e deixe descansar por 15 minutos também.
  3. Enquanto descansam, pique, rale e amasse os outros ingredientes.
  4. Após, escorra a proteína de soja, esprema e coloque na vasilha maior, misturando com a aveia. Faça o mesmo com o cheiro verde, a cebola e o alho. Acrescente a farinha de trigo e a farinha de rosca. Misture e tempere com sal e pimenta a gosto.
  5. Deixe a massa descansar por 15 minutos. Em seguida, faça bolinhas e achate-as no formato de hambúrguer.
  6. Para evitar que se despedacem enquanto fritam, deixe os hambúrgueres descansarem por 20 minutos no freezer.
  7. Frite-os em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo, ou asse em assadeira untada por 20 minutos, em forno médio.

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Hambúrguer de grão de bico

 

O grão de bico também é um dos grãos queridos pelos vegetarianos por suas qualidades nutricionais! A chef Bruna Neute ensina essa receita de hambúrguer vegano em seu blog Comida com Afeto.

 

Ingredientes:

 

  • 240 gramas de grão de bico cozido [1 lata, considerando o grão escorrido]
  • 1/2 cebola [prefiro a roxa] picada
  • 1 dente de alho picado
  • Cheiro verde e coentro frescos
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • 1/2 colher de chá de cominho em pó [muita gente não gosta, mas amo usar nas receitas com grãos]
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Suco de meio limão
  • 1  colher de chá rasa de sal
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1/4 de xícara de farinha (pode ser de grão de bico, arroz, aveia ou trigo)

 

Modo de Preparo:

 

  1. Coloque todos os ingredientes no processador, exceto a farinha, e pulse algumas vezes. No entanto, não pulse demais, a ideia é preparar uma espécie de massa e não um creme.
  2. Transfira a massa para uma tigela e acrescente a farinha aos poucos. Vá amassando e verificando o ponto da massa – pode ser que nem precise usar toda a farinha mas também pode ser que precise de um pouquinho mais, use seu bom senso e vai dar tudo certo.
  3. Após, divida a massa em 2 porções e molde os hambúrgueres. Você pode começar fazendo uma esfera e ir achatando a superfície e os lados com os dedos, formando assim o hambúrguer.
  4. Se não for consumir imediatamente, transfira os hambúrgueres para um recipiente forrado com papel manteiga (para não grudar). Pode deixar por até 2 dias na geladeira. ou até congelar.
  5. Grelhe os hambúrgueres em uma frigideira antiaderente com um pouquinho de óleo ou azeite. Em média, 6 minutos de cada lado. No entanto, não fique mexendo, a massa é delicada. Se preferir, asse em forno preaquecido, a 200 graus, por 15 a 20 minutos.

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

O que usar para dar liga no hambúrguer vegano

 

Muitas pessoas têm dificuldade em dar liga nos hambúrgueres veganos. Afinal, nas receitas tradicionais, a liga é facilmente obtida com ovos. Sendo assim, é necessário utilizar algum substituto vegetal para esse ingrediente.

Felizmente, já sabemos que existem muitas opções para isso. Por exemplo, os chamados ovos de chia ou linhaça. Essas duas sementes produzem uma espécie de gel quando hidratadas cuja consistência é ideal para a substituição de ovos.

Na verdade, você pode usar os ovos de chia ou linhaça para substituir ovos de galinha em diversas receitas, como bolos, pães e afins. Assim , você pode partir de uma receita tradicional que você já gosta e torná-la vegetariana.

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Além disso, a farinha de trigo pode ser usada para regular a umidade da massa, acertando a textura e a liga também. Logo, se seu hambúrguer vegetal estiver mole demais, adicione farinha aos poucos, até ter uma textura mais firme.

Por último, o óleo vegetal é muito importante. Acontece que boa parte do sabor e consistência dos hambúrgueres animais vem da gordura presente na carne. Dessa forma, se seu foco não for emagrecimento, usar um pouco mais de óleo na receita do seu hambúrguer vegano faz todo o sentido.

 

Com o que combinar o hambúrguer vegano

 

O hambúrguer vegano é muito versátil e pode ser consumido de diferentes formas. Por exemplo, você pode preparar um sanduíche digno de uma hamburgueria ou um prato mais refinado. Veja algumas sugestões:

  • Prepare um sanduíche com pão de hambúrguer, folhas frescas e vegetais assados em azeite, pimenta e sal.
  • Para substituir a maionese, você pode bater no liquidificador uma xícara de qualquer tipo de castanhas hidratadas ou feijões cozidos com um terço de xícara de azeite ou óleo vegetal. Além disso, para dar sabor, use alho, limão, sal, pimenta e temperos de sua preferência.
  • Acrescente folhas variadas e vale até inovar na receita. Que tal incluir um probiótico natural como, por exemplo, o kimchi? Fica bem diferentão.

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

  • Outra combinação que fica ótima em sanduíches é cebola caramelada e molho à base de amendoim. Esse molho é muito fácil de fazer: você só precisa diluir pasta de amendoim em um pouco de água, até obter a textura de sua preferência. Após, adicione molho de soja a gosto e está pronto. Para equilibrar o sabor adocicado dos ingredientes, use folhas levemente amargas, como a rúcula.
  • Monte um prato com o seu hambúrguer vegano combinando-o com acompanhamentos de sua preferência. Por exemplo, o arroz e feijão de todos os dias ou uma massa com seu molho favorito. Para quem deseja perder peso, uma salada incrementada com castanhas e sementes se torna uma refeição completa com um hambúrguer ao lado.

Por fim, veja também Ora-pro-nobis, a planta rica em proteínas que você precisa conhecer! Além de outros artigos sobre alimentos curativos e saudáveis.

Débora Cunha: Débora Cunha é professora, tradutora e produtora de conteúdo com foco em SEO. Curiosa de nascença e nômade por opção, se interessa por absolutamente todas as coisas que ainda não sabe e todos os lugares em que ainda não viveu.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais