Mulheres de Areia;

Mulheres de Areia- Por que vale a pena ver de novo a melhor história de “gêmeas” das novelas brasileiras?

No auge da trama, Mulheres de Areia alcançou 50 pontos de audiência, no último capítulo teve 70 de pico e consolidou Gloria Pires como uma das estrelas da TV

Compartilhe

Mulheres de Areia volta hoje (26) na tela da Globo. A partir das 14h10 a trama de Ruth e Raquel terá a missão de manter os índices de audiência de Chocolate com Pimenta e o Cravo e a Rosa.

A faixa de “Edição Especial” de novelas da Globo estreou em dezembro de 2021. E com dois sucessos de Walcyr Carrasco, o canal conseguiu barrar o crescimento da Hora da Venenosa, da Record TV em SP.

Agora o humor rasgado de Carrasco sai e no lugar entra a trama praiana da saudosa autora Ivani Ribeiro.

Em 1993, Mulheres de Areia chegou a alcançar 70 pontos de audiência. Uma das melhores tramas da seis já exibida pela Globo. Vem saber algumas das curiosidades da novela.

Mulheres de Areia fez sucesso pela insistência

Mulheres de Areia;
Gloria Pires atendeu ao pedido de Paulo Ubiratan e Ivani Ribeiro e interrompeu a licença a maternidade para fazer Mulheres de Areia. Fonte: Globo

Ivani Ribeiro foi uma das grandes autoras da Globo, além de Mulheres de Areia, em 1993, ela também reescreveu A Viagem (1994). Ambas as histórias foram produzidas pela TV Tupi entre 1973 e 1975 e de maneira idêntica fizeram sucessos.

Acontece que em 1990, Ivani Ribeiro não estava satisfeita com suas últimas novelas Hipertensão e Sexo dos Anjos. E a Globo também não estava emplacando nenhuma novela da faixa das seis.

Assim sendo, o canal apostou em mais um remake: Mulheres de Areia, mas Ivani Ribeiro impôs algumas exigências. Entre elas a autora fez questão de que Gloria Pires desse vida as protagonistas Ruth e Raquel.

A Globo disse que tudo bem e Gloria Pires também aceitou. Quando os cenários, figurinos e elenco já estavam todos prontos, Gloria engravidou de Antônia.

Dessa forma, a atriz não teria condições de fazer 2 papéis grávida gravando e viajando o dia inteiro. A Globo então sugeriu as atrizes Maria Padilha, Malu Mader e Lúcia Veríssimo. Todavia, Ivani Ribeiro disse que não seguiria a produção sem Gloria Pires.

A obra foi interrompida e Walter Negrão foi chamado às pressas para escrever uma novela que aproveitasse a cidade cenográfica (que estava pronta) e parte do elenco. O autor então levou ao ar Despedida de Solteiro, que substituiu a novela Felicidade.

A novela de Negrão não fez tanto sucesso mas também não derrubou a audiência. E como resultado, 5 meses após dar a luz, Gloria Pires estreou em Mulheres de Areia.

Dose dupla de Gloria Pires em Mulheres de Areia

Mulheres de Areia;
Cenas de Ruth e Raquel demoravam mais de 11 horas para ficarem prontas. Fonte: Globo

Gloria seguiu trabalhando enquanto amamentava Antonia entre uma gravação e outra. A atriz contava com uma dublê. Todavia, todas as cenas em que Ruth e Raquel estavam juntas demorava horas para serem finalizadas.

Um cena em questão, em que Ruth dá um tapa na cara de Raquel, foi repetida mais de dez vezes.

Ficou genial. Nós refizemos 11 vezes aquele tapa para que a mão coincidisse com o momento que já estava gravado em que eu virava o rosto, e a mão da Ruth esbofeteasse o rosto da Raquel na determinada altura certinha, que não ficasse nem muito para a frente nem muito para trás”- disse a atriz ao Memória Globo.

E não foi só esse o trabalho, em certa altura da trama, Gloria Pires teve que interpretar Ruth (que é a boazinha) fingindo ser Raquel e vice-e-versa. Ou seja, a atriz teve trabalho multiplicado por 4.

Enquanto isso, outros personagens também foram disputados na trama. Para viver Tonho da Lua, Eduardo Moscovis e Irving São Paulo fizeram testes. Contudo, Marcos Frota chamou mais a atenção da direção.

Ainda assim, Du Moscovis e Irving São Paulo ganharam outros papeis na novela. Irving São Paulo faleceu em 2006 em decorrência de uma pancreatite. Ele também era figura carimbada nas novelas de Ivani Ribeiro.

Outras Curiosidades

Mulheres de Areia.
Susana Vieira aceitou o papel que foi oferecido à Eva Wilma, a princípio. Fonte: Globo

  • O ator Serafim Gonzalez (1934-2007) que fez várias novelas no SBT e na Globo participou das duas versões de Mulheres de Areia. Além de atuar, o ator também foi responsável pelas esculturas de areia de Tonho da Lua;
  • De maneira idêntica, Carlos Zara (1930-2002) também esteve na versão da Tupi e da Globo. Enquanto na primeira produção Zara deu vida à Marcos (protagonista), na segunda ele viveu Zé Pedro comerciante da cidade e pai de Tonha (Andrea Beltrão);
  • O personagem Virgílio, chegou a ser cogitado para ser interpretado por Cecil Thiré e José Wilker. Contudo, Raul Cortez conseguiu o papel e deu vida a um de seus maiores vilões da teledramaturgia;
  • Evandro Mesquita se desentendeu com a autora e direção de Mulheres de Areia. Dessa forma, seu personagem sumiu da novela e outro pessoa entrou para ter a mesma função na trama, no caso o ator, Oscar Magrini;
  • Em certa entrevista, Isadora Ribeiro também afirmou que não gostou do desenrolar de sua personagem em Mulheres de Areia. A atriz viveu a primeira dama da cidade que tinha um marido ciumento;
  • No capítulo em que Raquel reaparece na mansão (após o acidente) e encontra com Virgílio a audiência da novela superou o Jornal Nacional e a novela Renascer. O último capítulo teve picos de 70 pontos. Assim sendo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, chegou a emitir um memorando felicitando a equipe de “Mulheres de Areia” pelo sucesso.

Por fim, veja a chamada da Globo para a reprise de Mulheres de Areia:

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias