Alho poró – Protege a saúde do coração e reduz o risco de catarata

Baixo em calorias e rico em nutrientes, ele vai muito além de um simples tempero e vira protagonista no seu bem-estar.

- Continue depois da Publicidade -

768

O alho poró é aromático, leve,  saboroso e contém poucas calorias. Ainda assim, é rico em nutrientes, principalmente magnésio e vitaminas A, C e K.

E não para por aí: o ingrediente também contém compostos vitais para a saúde. Descubra tudo sobre as propriedades e aprenda a preparar uma receita deliciosa com a chef Rita Lobo.

 

  • Depois, confira também Canela: uma especiaria versátil com mil benefícios e ainda ajuda na imunidade. Além do açafrão-da-terra ou cúrcuma, que ajuda na capacidade antioxidante do corpo. É anticancerígeno, entre muitos outros benefícios.

 

Benefícios do alho poró

receitas com alho poró
Que tal uma salada morna de alho poró e nozes? Imagem: Reprodução / Bon Appetit

 

- Continue depois da Publicidade -

Para começar, os benefícios de comer alho-poró incluem proteger a saúde do seu coração, aumentar a imunidade e melhorar a saúde do sistema nervoso; melhorar a visão, reduzindo  o risco de catarata e, por fim, auxiliar na redução da pressão arterial.

Incrível, não é mesmo? Então vamos falar um pouco mais sobre essas propriedades para quem adora a alimentação saudável:

1. Baixo em calorias e rico em nutrientes

Em primeiro lugar, o alho poró é um bom amigo até mesmo das dietas mais restritivas. Isso porque esse superalimento, na verdade, contém altos níveis de flavonóides, vitaminas A, E e K e fibras.

Ademais, o alho-poró também é rico em compostos como potássio, cálcio, magnésio, cobre e ferro. Ele é livre de gordura e uma única porção cozida tem apenas 31 calorias.

 

beneficios do alho poro para a saúde
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

2. Protege a saúde do coração

Em segundo lugar, a alta concentração de folato ajuda a proteger o revestimento dos vasos sanguíneos contra danos. De acordo com pesquisas, a ingestão regular desse alimento ajuda a reduzir o risco de ataques cardíacos e doenças. Tudo isso graças ao kaempferol, um flavonol natural, presente em altas concentrações no ingrediente.

Além disso, o alho poró é rico em potássio. O consumo regular deste composto é comprovadamente eficaz na redução da pressão arterial elevada.

 

3. Melhora a visão

Se você ainda não estava convencido com os benefícios, saiba que o ingrediente é um super aliado da saúde ocular. Isso porque eles são particularmente ricos em carotenóides pró-vitamina A, incluindo o betacaroteno.

Durante a digestão, seu corpo converte esses carotenóides em vitamina A, que é importante para a visão, função imunológica, reprodução e comunicação celular. Aliás, de acordo com a nutricionista Vanessa Farias, do Rio de Janeiro, alguns compostos presentes no alimento, tais como a zeaxantina e a luteína, criam uma barreira protetora contra a catarata e a degeneração ocular.

Essa, por sua vez, é uma condição ocular que pode levar ao embaçamento do cristalino, deixando a visão turva.  Com isso, ela eventualmente causa cegueira e é especialmente comum em idosos.

 

  • Veja ainda Alimentos anti-idade: pele jovem, cérebro afiado e prevenção de doenças. E também a Ora-pro-nobis: a planta rica em proteínas que você precisa conhece.

 

Como preparar alho poró?

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

como preparar alho poró
Imagem: Reprodução / The Land Connection

 

Por fim, agora que você já sabe todos os benefícios, é hora de incluir o ingrediente na dieta. O que é muito fácil, já que ele é primo da cebola, da cebolinha e do alho. Contudo, seu sabor é muito mais suave.

Por esse motivo, o alho poró pode ser consumido tanto cru quanto refogado, assado, cozido ou como a imaginação permitir. Sendo assim, pense em incluir fatias finas em saladas ou, ainda, para substituir o alho em receitas que pedem um sabor mais leve.

Ademais, com certeza a receita mais famosa com o ingrediente é o quiche, onde ele vira protagonista. Portanto, confira agora um dos preparos mais buscados no Google nas últimas semanas:

 

 

Quiche de alho poró da Rita Lobo

receita de quiche de alho poro rita lobo
Imagem: Reprodução / Youtube

 

Por último, uma receita clássica, fácil e cheia de sabor. O quiche de alho poró da Rita Lobo é um prato perfeito para servir no almoço ou no jantar, acompanhado de uma salada leve. Uma vez que o prato é bem marcante, a dica é deixar que ele seja a estrela da vez.

 

Ingredientes para a massa:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 5 colheres (sopa) de água gelada
  • 150 g de manteiga gelada em cubos
  • 1 colher (chá) de sal
  • Farinha de trigo para polvilhar a bancada

 

Modo de preparo da massa

  1. Para começar, prepare a massa, de preferência com 1 dia de antecedência para garantir uma crocância extra.
  2. Para isso, você deve misturar a farinha com o sal e juntar os cubos de manteiga. Na sequência, vá misturando até formar uma farofinha.
  3. Depois é hora de ir acrescentando, aos poucos, a água gelada, até formar uma bola. Modele a massa nesse formato e vá achatando até formar um disco.
  4. Enfim, embrulhe em plástico e leve para a geladeira por, no mínimo, uma hora. Contudo, o ideal é preparar no dia anterior.
  5. Agora é hora de assar e, em primeiro lugar, voce3 deve preaquecer o forno forno a 200 °C (temperatura média) enquanto separa uma fôrma com fundo removível de 24 cm de diâmetro. Após retirar a massa da geladeira, disponha em uma bancada polvilhada com farinha de trigo e vá sovando com um rolo até formar um círculo que cubra o fundo e laterais da forma. Com as mãos, transfira a massa para a forma e modele em formato de quiche. Leve ao forno por 30 minutos para pré-assar.

 

Recheio e montagem

 

Ingredientes para o recheio e montagem da quiche de alho poró

  • 2 alhos-porós
  • 400 ml de creme de leite, preferencialmente fresco
  • 4 ovos
  • 2 colheres (sopa) de alecrim
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Sal e noz-moscada ralada na hora a gosto

 

Modo de preparo da quiche

  1. Primeiramente, corte o alho poró em rodelas finas e doure no azeite em fogo médio. Tempere com sal e regogue até murchar.
  2. Na sequência, adicione as folhas de alecrim, mecha e reserve.
  3. Em uma tigela grande, quebre os ovos com cuidado. Junte o creme de leite fresco, tempere com ½ colher (chá) de sal e noz-moscada a gosto. Misture com um batedor de arame até ficar liso.
  4. Retire a massa pré-assada do forno e diminua a tenperatura para 180 ºC.
  5. Por último, Cubra o fundo da massa com o refogado de alho-poró e regue com a mistura de creme de leite e ovos.
  6. Volte ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até inflar e dourar. Retire do forno e sirva a seguir

 

Gostou? Então aproveite para acompanhar o passo a passo na sequência:

 

Já uma outra sugestão de alimento saudável e gostoso é o Peixinho da Horta. Uma planta alimentícia não convencional, que recentemente se popularizou na forma de um delicioso petisco. Porém, ela também chama atenção por seus nutrientes e propriedades terapêuticas. Descubra como preparar!

Por fim, confira nossos artigos especiais sobre Alimentos Curativos. E todo o potencial da babosa, também conhecida como Aloe Vera, possui inúmeros benefícios, inclusive, comprovados cientificamente, como cicatrizante, anestésico e anti-inflamatório, além de ser ótima para hidratar cabelos e pele. Saiba como usar, colher, veja estudos, receitas caseiras e muito mais!

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes