Canela: uma especiaria versátil com mil benefícios e ainda ajuda na imunidade

Poucas pessoas sabem que a canela tem impacto na saúde e vale a pena consumi-la. Com muitos estudos e comprovada cientificamente, além de aumentar a imunidade, ajuda com problemas estomacais, resfriados e mais. Conheça os benefícios da canela e sua versatilidade!

- Continue depois da Publicidade -

4.018

A canela é uma especiaria de sabor e aroma muito intensos. Poucas pessoas sabem que a canela tem impacto na saúde e vale a pena consumi-la frequentemente. Conheça os benefícios da canela e suas versatilidades!

Inicialmente, a canela foi observada na antiguidade, onde era usada, entre outras coisas, para mumificação. Descobrimos a canela há pelo menos cinco mil anos. Nos tempos antigos, ela foi considerada um presente divino, que apenas imperadores e faraós mereciam usar.

Apenas no século III ao IV a canela começou a ser usada na cozinha.

Atualmente, China e Indonésia são os líderes como fornecedores, respondendo juntas por mais de 80% da produção mundial. A canela tem um efeito benéfico no sistema digestivo em muitos aspectos, reduz os níveis de açúcar no sangue e inibe o crescimento do câncer, mas em excesso pode ser um veneno.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Uma breve descrição da canela

 

A canela é nativa da Ásia. Na Índia, China e Sri Lanka, a canela é cultivada em plantações, onde também é encontrada na natureza.

Utiliza-se a casca, para a produção de especiarias. Após a secagem, enrola-se a matéria-prima em tubos, e divide-se em partes, com cerca de 10 cm cada, cuja qualidade depende da área de cultivo.

 

canela na tigela
Foto: Pixabay

 

Os especialistas no assunto afirmam que a melhor é a canela do Ceilão, com aroma delicado e baixo teor de um composto fenólico – a cumarina.

A especiaria chinesa Cássia tem cheiro e sabor picantes, mas é menos valorizada. Chama-se de Malabar a especiaria de qualidade mais baixa e tem raízes indianas. Ela não se enrola em tubos, parece uma casca de árvore, ao contrário dos dois primeiros tipos.

 

A canela era trocada por ouro

 

Esta especiaria era muito valorizada na Grécia. Por 35 quilos de canela eles davam 5 quilos de ouro. Mas em comparação com outros países, esse preço foi até baixo. Na verdade, em alguns países valorizava-se a canela 15 vezes mais!

Frequentemente, trocava-se um quilo de canela por um quilo de ouro. Na Áustria, os amantes trocavam buquês, que incluíam canela, simbolizando ternura e amor.

 

Óleo essencial de canela

 

O óleo de canela é obtido da casca e das folhas da planta por decapagem a vapor. É extremamente útil, portanto, é amplamente utilizado na medicina como um componente de remédios para resfriados, bem como em pomadas.

Óleo essencial de canela ainda  tem propriedades aromaterápicas, cosméticas e antissépticas.

De acordo com estudos, o óleo essencial de canela tem propriedades:

  • Bactericidas.
  • Fungicidas.
  • Antidiabéticas.
  • Antioxidantes.

 

Benefícios da canela

 

Conhece-se os benefícios da canela há muito tempo. Assim, em antigas obras médicas chinesas, muitas vezes aparece como um remédio universal para se livrar de várias doenças. Mas também menciona-se a canela no antigo tratado indiano sobre saúde “Ayurveda” e até mesmo no Antigo Testamento.

Certamente, o tempero contém muitos compostos valiosos, como flavonóis, flavonas, isoflavonas, catequinas e ácidos elágico, clorogênico e ferúlico. Por esse motivo, existem vários benefícios da canela.

 

  • Veja ainda: Ayurveda na prática – Como a medicina milenar pode te ajudar a ter uma rotina mais equilibrada. Pois, no Ayurveda, o objetivo é encontrar os desequilíbrios de cada pessoa e promover uma estabilidade entre o corpo, a mente e a alma.

 

1 – Canela ajuda com problemas estomacais

 

Muitas pessoas sofrem de problemas estomacais, especialmente após uma refeição pesada. Assim, nessa situação, vale a pena adicionar canela ao prato, o que reduz os gases e facilita a digestão.

 

canela e anis
Foto: Pexels

Graças a isso, você não vai precisar de comprimidos ou efervescentes para o estômago, e o tempero também vai enriquecer o sabor dos alimentos.

Esses dados são cientificamente comprovados através do estudo da Escola de Engenharia da Universidade RMIT, sediada em Melbourne, Austrália. Os resultados, que foram publicados na revista Scientific Reports.

 

  • Veja também o Chá de carqueja é diurético, digestivo e emagrece. Aprenda a preparar!

 

2 – Canela tem o benefício de ser antifúngica

 

A canela tem propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas. Combate eficazmente os fungos Cândida e até os piolhos. Basta cobrir a ferida com canela misturada com um pouco de água ou um creme suave.

No entanto, deve ser lembrado que por via oral não deve-se usar canela por mulheres grávidas ou por pessoas que sofrem de úlceras estomacais ou intestinais.

 

3 – Benefícios da canela contra resfriado

 

A canela pode ajudá-lo a se livrar de um resfriado. Portanto, durante uma infecção, vale a pena consumir uma colher de chá de mel e 1/4 colher de chá de canela. Usa-se a mistura duas vezes ao dia por 3-4 dias.

Desse modo, entre os benefícios da canela, os ingredientes aceleram significativamente a recuperação e fortalecem a imunidade do corpo.

 

chá de canela
Foto: Pexels

 

Bebida de canela e mel para gripe e resfriado

(20 g de canela em pó, 60 g de mel, 500 ml de água.)

  • Primeiramente, dissolva o mel em água fervida morna, acrescente a canela e mexa.
  • Divida a bebida preparada em 3 porções e consuma ao longo do dia.
  • Este remédio não apenas elimina a gripe, mas em 2 horas reduz os níveis de colesterol no sangue em cerca de 10%.

 

Chá com canela e casca de laranja

(2 g de chá preto, 3-4 g de canela em pau, 5 g de casca de laranja, 250 ml de água.)

  • Primeiramente, despeje água fervente sobre um pau de canela, cubra e deixe por 10 minutos.
  • Adicione as raspas de laranja à infusão de canela, leve ao fogo e aqueça, sem deixar ferver.
  • Por fim, deixe o chá esfriar por 2-3 minutos e depois coe.

 

4 – A canela fortalece o corpo

 

A canela pertence no grupo das especiarias de imunidade. Vale a pena tê-la em casa, principalmente no inverno, quando é muito mais fácil pegar uma infecção. Adicione-a às suas bebidas quentes favoritas quando notar que o seu corpo está enfraquecido, letárgico, exausto ou com frio.

 

  • Veja também os Benefícios do Alho – Dicas para desintoxicar e aumentar a imunidade. E o Alho poró que protege a saúde do coração e reduz o risco de catarata.

 

casca da canela e pó da canela
Foto: Pixabay

 

 

5 – Canela emagrece?

 

Ainda sobre os benefícios da canela, o método comum de perda de peso usando essa especiaria, infelizmente, não tem base científica, porque experimentos em humanos nunca foram realizados.

O principal argumento dos que promovem a canela como meio de emagrecimento é a presença de substâncias fenólicas em sua composição. São elas que estão envolvidas no metabolismo dos carboidratos, acelerando-o. Mas, ao mesmo tempo, as reservas de gordura não começam a se dividir, como prometem os adeptos do método.

canela enrolada em tubo
Foto: Pixabay

Mas segundo relatos, é possível usar a canela para perder peso através de:

  • Bebidas – Prepare coquetéis, chás e café com esta especiaria.
  • Incorporar a canela em seus pratos favoritos e adicionar regularmente a todas as refeições.
  • Aplicação de óleo essencial de canela.
Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Outra dica que ajuda no emagrecimentos é o Chá de gengibre – Tudo sobre o termogênico e aliado da saúde.

6 – Benefícios da canela no combate a doença de Alzheimer e Parkinson

 

A composição da canela inclui benzoato de sódio, que é comumente usado na preservação de alimentos.

É formado como resultado de processos metabólicos no fígado, desta forma entra no cérebro e inibe a destruição das proteínas Parkin e DJ-1.

A especiaria, portanto, regula o trabalho dos neurotransmissores e o desempenho psicomotor em pacientes com Parkinson.

Cada tipo se decompõe da mesma maneira, mas a canela do Ceilão é a variedade mais pura e pode ter o efeito mais potente.

 

7 – Dores reumáticas

 

A canela tem um efeito benéfico nas dores reumáticas. Assim, é um componente da maioria das pomadas analgésicas. Também adiciona-se misturas de ervas para reumatismo e doenças articulares.

 

8 – Benefícios da canela no combate à acne

 

O óleo de canela é responsável pela ação e aroma intenso da especiaria. Mas ainda sobre os benefícios da canela, ela possui propriedades desinfetantes e antioxidantes que atuam positivamente na pele.

Assim, basta preparar uma máscara de canela com uma colher de chá de canela e um pouco de água mineral. Mas a mistura deve ter uma consistência semifluida, aplique por 5-10 minutos, depois enxágue com água morna e aplique seu creme hidratante ou calmante favorito.

 

canela e anis
Foto: Pexels

 

A máscara vai funcionar no caso de pele acneica, vai reduzir manchas purulentas e clarear as manchas. Além disso, a canela ajuda no combate à celulite, sendo também utilizada na produção de cremes, perfumes e lenços umedecidos.

A canela tem propriedades antibacterianas, portanto tem um efeito benéfico na pele acneica, ajuda a eliminar cravos e espinhas purulentas. Além disso, acalma e ilumina a pele, devolvendo-lhe a cor e o brilho naturais e saudáveis.

9 – Parasitas

 

A canela tem um efeito antiparasitário e usa-se a canela há muitos anos contra a sarna, os piolhos e os parasitas do sistema digestivo.

Além disso, a especiaria também pode ser usada como repelente para prevenir picadas de mosquito e repelir carrapatos.

 

10 – O uso da canela no tratamento do diabetes

 

Sobre os benefícios da canela, estudos realizados até agora mostraram que a canela usada por pessoas com diabetes normaliza os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o nível reduzido de hemoglobina glicada reduz o risco de complicações do diabetes tipo II.

Por certo, os ingredientes do extrato de canela mostraram melhorar a sensibilidade à insulina. Assim, aumentam o transporte de glicose dentro das células. No entanto, o uso da canela no tratamento do diabetes tipo II ainda está sob investigação.

A canela não só ajuda a manter os níveis normais de açúcar no sangue, mas também reduz o colesterol ruim.

 

canela em pó
Foto: Pixabay

 

11 – Canela em cosméticos

 

Em cosmetologia, é utilizada como ingrediente em preparações anticelulite e no combate à acne. Além disso, a canela é ótima para bochechos e para combater o mau hálito.

A canela também traz enormes benefícios aos cabelos. Graças às suas propriedades podemos obter cabelos perfeitos, muito mais fortes e saudáveis, sem necessidade de recorrer a produtos químicos. Saiba mais em: Você sabia que a canela auxilia no crescimento do cabelo?

 

12 – Canela é afrodisíaco

 

Muitas especiarias orientais são afrodisíacas, mas a canela é uma das especiarias mais eficazes neste assunto.

Uma informação interessante sobre a canela é que diz a lenda que a canela era um dos segredinhos da deusa Afrodite.

A lenda, afirma que o aroma picante da canela deixava os homens aos pés de Afrodite. Claro, existem exageros fabulosos nesta história. No entanto, não é à toa que muitas das fragrâncias femininas incluem notas de canela.

 

canela e mel
Foto: pixabay

Essas fragrâncias são populares entre as mulheres e certamente atraem os homens.

Similarmente, essa especiaria também é muito útil para a saúde masculina. Pois os benefícios da canela são que ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, este ingrediente destina-se a ajudar a restaurar a força masculina e a eliminar as doenças da próstata. A canela também atua no sistema nervoso e na estabilização do sistema reprodutivo masculino.

 

  • E mais Maca peruana fornece energia extra e pode aumentar a libido.

 

A canela contém cumarina?

 

A cumarina é uma fragrância que lembra baunilha. Possui propriedades sedativas, anti-inchaço e analgésicas. Pode eliminar a insônia, cólicas, constipação, problemas ao urinar e também relaxar os músculos lisos e estriados.

 

 

canela
Foto: Pixabay

 

Infelizmente, o excesso de cumarina pode ter um efeito negativo no fígado. Estudos em ratos e cães demonstraram que a substância causa hemorragias e problemas de icterícia.

Inegavelmente, a canela-cássia chinesa contém mais cumarina e a canela do Ceilão, menos. Não se deve consumir a canela chinesa mais do que uma vez por semana e a dose não deve exceder 0,1 mg por quilograma de peso corporal.

Outras espécies da canela podem ser consumidas com segurança em maiores quantidades.

 

Benefícios da canela na cozinha

 

Além dos benefícios da canela em outras áreas, o seu uso mais comum é na culinária.

Pão com canela
Foto: Pixabay

Assim, usa-se esse tempero:

  • Na confeitaria (doces, sobremesas);
  • Assados;
  • Saladas de frutas e vegetais;
  • Bebidas e refrigerantes;
  • Molhos e marinadas;
  • Sopas.

O uso mais comum de canela é em produtos de panificação. Mas não é surpreendente encontrar chá com canela e sucos de fruta com a adição desta especiaria.

 

Canela em Velas Artesanais

 

A canela também é muito usada na decoração de velas artesanais. Dando um toque especial, a este clássico dos Presentes DIY e Lembrancinhas DIY.

Velas curativas com óleos essenciais – Tudo o que você precisa saber para fazer em casa.  Confira o passo a passo, utilizando óleos essenciais e suas incríveis propriedades medicinais.

 

 

Vela decorada com canela

 

Canela é realmente boa para todos?

 

Apesar dos inúmero benefícios da canela, a especiaria não é indicada para todos.

Existem várias contraindicações:

  • Intolerância individual ao produto;
  • Alergia alimentar;
  • Aumento da hipertensão (a canela aumenta a pressão arterial);
  • Processos inflamatórios na cavidade oral e trato gastrointestinal;
  • Gravidez (1º e 2º trimestres, no 3º – com cautela);
  • Período de amamentação;
  • Crianças menores de 4 anos de idade.

Além disso, a canela pode causar alergia alimentar e de contato. Assim, seu uso por pessoas com alergia pode causar alterações ao redor da boca, gengivas e também nas mãos.

 

Canela na gravidez

 

Infelizmente, no caso de gestantes, não recomenda-se o consumo de canela. Pois existe o risco de que, se consumido em excesso, leve ao nascimento prematuro. Isso acontece devido às intensas contrações causadas pelo seu consumo.

canela
Foto: Pixabay

Durante a gravidez, vale a pena buscar alternativas, como o gengibre, considerado seguro e recomendado.

 

Como escolher e armazenar canela?

 

Agora que você já conhece os benefícios da canela é hora de escolher.

Assim, se optar por canela em pau, dê preferência a opções com não mais de 7 mm de espessura e cerca de 10 cm de comprimento, cuja superfície deve ser rugosa.

A canela de alta qualidade tem excelente acabamento, ou seja, não deve apresentar manchas, rachaduras e outros danos.

canela na tigela
Foto: Pixabay

Certamente, a canela do Ceilão tem uma cor castanha mais clara e um aroma poderoso. Já a canela cássia tem uma cor mais escura com uma tonalidade vermelha. Seu cheiro tem uma nota amarga pronunciada. Esta especiaria tem cascas mais grossas que são muito difíceis de moer.

Por fim, lembre-se de que a canela, como outras especiarias, perde o sabor e o aroma com o tempo. Assim:

  • Coloque as cascas em um recipiente hermético
  • Em seguida em um local fresco e longe da luz solar direta.

Nesse caso, a canela permanecerá fresca por 5 anos. A canela moído permanecerá fresca por 3 anos.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes