Benefícios do açaí – Tudo sobre a fruta brasileira que ganhou o mundo

Rico em antioxidantes, o açaí atua no fornecimento de energia e também ajuda na prevenção do câncer e das doenças cardiovasculares.

2.008

- Continue depois da Publicidade -

Os benefícios do açaí ganharam o mundo. Hoje em dia, a fruta amazônica é comercializada em diversos países e faz o maior sucesso no feed do Instagram. Além da cor viva e do sabor marcante, os ativos presentes no alimento são excelentes para a saúde.

Depois veja também Pitaya e seu poder curativo, com 5 receitas deliciosas. Além de todo o poder da Jabuticaba que é um antioxidante natural e low carb recheado de vitaminas!

O que é açaí?

Para começar, o açaí é o fruto de uma palmeira que cresce abundantemente na região amazônica. Ele é comum tanto no Brasil quanto na Colômbia, Venezuela e Equador. Contudo, nosso país é o maior exportador mundial e os estados do Amazonas, Pará e Maranhão são os principais produtores.

 

benefícios do açaí
Imagem: Reprodução / Estadão

 

 

De fato, o consumo do açaí faz parte da alimentação tradicional do Norte. Diferentemente dos outros estados brasileiros, por lá o açaí é um prato salgado, geralmente acompanhado da brasileiríssima farofa.

Uma vez que a colheita da fruta é feita manualmente e o seu prazo de validade é curto, os produtores comercializam a polpa congelada para manter os benefícios do açaí e armazenar a fruta por mais tempo. Por isso, tanto nos estados do Sul e Sudeste quanto no exterior, é comum encontrar essa versão, muitas vezes já adoçada com xarope de guaraná.

 

quais os benefícios do açaí
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

 

Embora seja um alimento calórico, ele também é rico em antioxidantes, fornece energia e, por isso, virou o queridinho dos atletas. Ademais, quem é fã de alimentação saudável também já está de olho no açaí há muito tempo.

 

Benefícios do açaí para a saúde

Agora que você já conhece a origem e as curiosidades sobre a fruta, hora de descobrir porque ela faz tanto sucesso.

Com certeza você já viu, pelo Instagram, fotos apetitosas de bowls de açaí com frutas, granola e outros complementos, não é mesmo? Até mesmo no exterior esse superalimento virou uma febre, tudo graças ao sabor e às propriedades incríveis da fruta.

 

1. Rico em antioxidantes

Em primeiro lugar, a cor já entrega. Assim como nas demais frutas roxas, os antioxidantes se destacam entre os benefícios do açaí . Os polifenóis e antocianinas, por exemplo, são capazes de prevenir os danos causados por radicais livres.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Com isso, o consumo regular de açaí ajuda a prevenir o surgimento de doenças regenerativas e ainda retarda o processo de envelhecimento das células. Ademais, esses mesmos antioxidantes ajudam a garantir aquela pele perfeita e com glow invejável.

 

2. Fornece energia e ajuda a aumentar a disposição

De acordo com a nutricionista Raissa Lima, em entrevista ao G1, o açaí é rico em vitaminas B e C, bem como minerais e ferro. Com isso, a ingestão pode ser benéfica tanto para quem precisa de disposição imediata quanto para auxiliar no ganho saudável de peso. Ela reitera que, no caso de pessoas anêmicas, incluir o açaí na rotina também pode ser uma boa ideia.

Além disso, também vale a pena aproveitar os benefícios do açaí após a prática de esportes. Isso porque a combinação de gorduras boas, vitaminas e carboidratos presentes no açaí ajuda a aumentar a energia corporal. Por isso, a iguaria pode ser degustada no pré e no pós treino.

Uma vez que o açaí é um alimento energético, ele pode ser o companheiro perfeito de quem precisa de um gás extra na academia ou na corrida.

Outro alimento interessante para esportistas é a maca peruana, que também fornece energia para o corpo.

 

benefícios do açaí
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

 

3. Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares

Em terceiro lugar, outra propriedade incrível da fruta. De acordo com um estudo da Universidade Federal do Pará, o consumo regular de açaí ajuda a controlar o colesterol ruim. Para isso, os pesquisadores separaram dois grupos: no primeiro, as cobaias ingeriam uma bebida à base da fruta e, no segundo, um placebo.

Ao final da pesquisa, concluíram que, em 12 semanas, o grupo de controle apresentou uma queda significativa no LDL. Tudo isso graças aos fitoesteróis e antocianinas presentes na fruta. Além disso, outras substâncias presentes no açaí ajudam a evitar o endurecimento dos vasos cardíacos, o que acaba por controlar a pressão e melhorar a circulação sanguínea.

 

4. Reduz o risco de câncer – Benefícios do açaí

Por último, mais uma boa notícia. Assim como o alho,  o consumo regular atua na prevenção do câncer. De acordo com cientistas da Universidade da Flórida, o extrato de açaí é eficaz principalmente contra a leucemia. Uma vez que a fruta é rica em antioxidantes, a ingestão reduz a produção de radicais livres e promovem a morte de células cancerígenas.

 

Açaí engorda?

Antes de finalizar, uma pergunta que assombra muitos adeptos das dietas baixas em carboidratos. Isso porque, como se trata de uma fruta calórica, seu consumo exagerado pode, de fato, ajudar no aumento de peso.

Por isso, é interessante consultar sempre um nutricionista para elaborar a melhor estratégia alimentar. Desse modo, com acompanhamento profissional, você consegue aproveitar todos os benefícios do açaí com a certeza de uma dieta balanceada e saudável.

Por fim veja nossos artigos especiais de Alimentos Curativos.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também