Exercício em casa: como manter a forma durante o isolamento

Saiba qual o melhor exercício em casa para ganhar força, resistência e alongar sem precisar de academia, com vídeo e passo a passo

Fonte: Canva

Quem estava esperando o ano de 2022 para voltar a praticar atividades físicas em academias, se deparou com um grande desafio: a variante Ômicron. Por isso, com a volta de algumas restrições para circulação, foi preciso rever os planos para não ficar parado. A solução? Fazer exercício em casa!

A pandemia e o distanciamento social não devem ser empecilho para deixar o autocuidado de lado. Por isso, o WW – Programa de perda de peso e bem-estar conhecido no mundo todo por seu métodos individualizado, criou uma metodologia importante para passar por esse período mantendo a saúde e a boa forma.

Para isso, é importante fazer a combinação de 4 fatores: sono adequado, boa alimentação, mentalidade positiva e, claro, atividade física!

A importância da atividade física

Fonte: Pexels

Além de auxiliar diretamente na perda de peso, outros benefícios dessa prática são:

  • Melhora o desempenho nos estudos e trabalho
  • Melhora o humor
  • Atua na prevenção e tratamento da depressão

Isso porque quando nos exercitamos, o cérebro estimula a produção de endorfina, que é uma substância natural que reduz a ansiedade e o estresse. Como resultado, o humor fica muito melhor.

Esses são apenas alguns benefícios que são percebidos ainda nos primeiros treino. Porém, com as práticas constantes, o corpo colherá ainda mais frutos. Por exemplo:

Como fazer exercício em casa?

Pensando em oferecer todos os benefícios, mesmo sem poder sair de casa, a WW selecionou algumas dicas que exercitam o corpo todo e são fáceis de executar. Assim, você poderá fazer exercício em casa sem nenhum peso!

1. Alongamento para as costas

Fonte: IDEAL H+K STRATEGIES

Este tipo de exercício é perfeito para quem passa muitas horas sentado durante o dia. Seja em pé ou sentada, coloque as duas mãos atrás da cabeça e abra os cotovelos o máximo que conseguir. Para isso, faça força para trás e para baixo.

Related Post

Durante esse exercício em casa, certifique-se de que os dois ombros estejam nivelados o tempo todo.

2. Exercício em casa de baixo impacto

Fonte: IDEAL H+K STRATEGIES

Os exercícios de baixo impacto servem para melhorar o equilíbrio e auxiliar na construção de músculos, sem colocar pressão nas articulações. Inclusive, pode ser realizados com algum apoio, como a cadeira, por exemplo.

Para realizar a extensão de perna, basta sentar-se na ponta de uma cadeira com os dois pés inteiros no chão e colocar as mãos nas laterais da cadeira. Além disso, é importante que as costas estejam retas.

  • Você também pode gostar Treino: o que comer antes e depois para melhorar os resultados

3. Exercícios localizados

Fonte: IDEAL H+K STRATEGIES

Se você está em busca de um exercício em casa simples que ajude a fortalecer a musculatura, você precisa fazer o afundo.

Para isso, basta ficar em pé com os pés afastados um passo. Em seguida, coloque o pé direito à frente e calcanhar esquerdo levantado, com as mãos no quadril. Além disso, mantenha os ombros alinhados e dobre os joelhos até que a coxa da frente fique paralela ao chão.

4. Exercício em casa de força

Fonte: IDEAL H+K STRATEGIES

Que tal garantir a resistência corporal utilizando o próprio peso? Para essa construção de força é utilizada uma técnica chamada calistenia, sendo que um dos exercícios em casa mais conhecidos é a flexão de braço.

Portanto, comece em uma posição de prancha alta com as palmas das mãos na largura dos ombros no chão e pernas estendidas para trás. Se você for iniciante ou tiver dificuldade com o exercício, experimente apoiar os joelhos no chão.

5. HIIT e Cardio

Fonte: IDEAL H+K STRATEGIES

Os exercícios de HIIT e Cardio são responsáveis pode melhorar a resistência e fazer o coração bater mais forte. o HIIT significa “treino intervalado de alta intensidade” em inglês. Por isso, a indicação de exercício em casa desta categoria é o alpinista.

Para isso, comece em uma posição de prancha com as palmas das mãos na largura dos ombros no chão e pernas estendidas para trás. Em seguida, salte o pé direito para frente, trazendo o joelho em direção aos braços. Agora basta alternar as pernas.

Conclusão

É importante reforçar que a atividade física é essencial para o desenvolvimento do indivíduo e no caminho para a perda de peso saudável. Além disso, é essencial combiná-la com uma boa alimentação, beber bastante água e praticar seus hobbys preferidos.

Afinal, fazer exercícios em casa deve estar alinhada com as melhorias à do corpo e da mente.

Sobre a WW

Além disso, por meio do abrangente aplicativo, experiências envolventes e coaches especializados, os usuários seguem um programa comprovado, sustentável e baseado na ciência. Como resultado, é focado em atividade, alimentação, sono e mentalidade.

São quase 6 anos de experiência em ciência comportamental e nutricional que proporciona conexão humana real e constrói comunidades inspiradoras. O objetivo é democratizar a entregar bem-estar holístico para todos.

Portanto, saiba mais sobre a WW no site!

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados