Com menos de um mês de estreia, o BBB 22 já levantou uma série de comentários e discussões. Não só sobre questões sociais, mas também de saúde, como é o caso do transtorno alimentar.

Isso porque Bárbara Heck, uma das confinadas, possui uma alimentação bastante restritiva e, por isso, internautas chegaram a questionar esse possível diagnóstico.

O transtorno alimentar é uma condição comum principalmente em adolescentes, que buscam formas rápidas e nada saudáveis para perder peso ou comem compulsivamente.

Portanto, neste artigo, trouxemos as seguintes informações sobre a doença:

  • O que é problema alimentar?
  • O que é transtorno alimentar seletivo?
  • Distúrbio do apetite: o que é?
  • Famosos que já sofreram de transtorno alimentar

Continue lendo a fim de saber mais.


O que é problema alimentar?


Um problema alimentar pode ser diagnosticado de várias formas e possui diversos sintomas. No geral, existem comportamentos mais comuns em quem pode estar sofrendo um transtorno alimentar, são eles:

  • Jejum;
  • Vômito;
  • Uso de laxantes;
  • Pular refeições;
  • Comer demais.

Porém, é importante destacar que nenhum desses comportamentos podem ser utilizados de forma única e isolada para fazer o diagnóstico. Aliás, em grande parte é necessário o acompanhamento psicológico para chegar até ele.

Além disso, o transtorno alimentar é bem diferente de uma dieta. Portanto, se você conhece alguém que tenha os hábitos mencionados acima, o primeiro passo é observar os padrões.


Fita e remédio.
Fonte: Unsplash


Qual a causa de transtornos alimentares?


Ainda não existem estudos científicos que comprovem uma causa real dos transtornos alimentares. Porém, profissionais da área afirmam que pode ser uma combinação entre vários fatores, como: físicos, psicológicos, sociais e genéticos.

Um estudo internacional apontou que a serotonina pode estar ligada a esse tipo de transtorno por ser ligada aos comportamentos alimentares. Afinal, a serotonina é uma substância química que nasce naturalmente no cérebro e tem como função regular o aprendizado, o sono, humor, entre outros.

Além disso, é indispensável mencionar a pressão social diante deste quadro. Desta forma, ter uma beleza e um físico dentro do “padrão” pode ser um desejo que ultrapasse as condições saudáveis da alimentação.


Tipos de transtorno alimentar


Como vimos anteriormente, um transtorno alimentar pode ser identificado por diferentes sintomas. Por isso, também são chamados de diferentes nomes como: anorexia, transtorno de compulsão alimentar, bulimia.

  1. Anorexia: pessoa com peso extremamente baixo se enxerga como acima do peso. E a fim de evitar o ganho na balança, pode chegar à desnutrição;
  2. Transtorno de compulsão alimentar: indivíduo que come além do que o corpo precisa ou aguenta, podendo causar náusea ou desconforto.
  3. Bulimia: pessoa que possui compulsão alimentar e logo em seguida tenta vomitá-la. Esse tipo de transtorno também pode fazer com que o indivíduo use laxantes para que o alimento passe rapidamente pelo sistema digestivo e, assim, não gere ganho de peso.

Mulher com transtorno alimentar.
Fonte: Unsplash


Sintomas de transtorno alimentar


Devido aos diferentes tipos de transtorno alimentar, os sintomas podem ser diferentes. Portanto, os mais comuns deles são:

  • Ir ao banheiro rapidamente após comer
  • Dieta irregular
  • Estresse anormal
  • Sentimento de vergonha ou culpa dos hábitos alimentares
  • Peso muito acima ou abaixo do normal
  • Obsessão com o próprio corpo ou dos outros
  • Desejo de comer isolado
  • Perder ou ganhar peso rápido demais

Além disso, grande parte desses hábitos está interligado com questões psicológicas como depressão, ansiedade, impulsividade, relacionamentos problemáticos e baixa autoestima.


Como ajudar?


Se você acredita que alguém do seu círculo social está passando por algum transtorno alimentar, o primeiro passo é conversar sobre isso.

Apesar de parecer difícil, é importante ouvir o que a pessoa tem a dizer e se mostrar solícito para ajudar e auxiliar na busca por um tratamento.


Tratamentos


Os tratamentos podem variar de acordo com o transtorno alimentar, sendo que todos devem passar por um médico, nutricionista e psicólogo, visto que afeta cada uma dessas partes.

No geral, não existem medicamentos próprios para essa doença. Por outro lado, caso ela esteja relacionada à depressão ou ansiedade, o médico poderá incluir no tratamento algum tipo de remédio antidepressivo.


  • Você também pode gostar Vitiligo: causas, como evitar e famosos que têm

Famosos que já sofreram de transtorno alimentar


Apesar de o transtorno alimentar atingir qualquer pessoa, muitas vezes temos a sensação de que famosos são invencíveis. Porém, muitos deles também tem algum tipo de distúrbio alimentar. Veja quem:


Demi Lovato.
Em 2010, Demi Lovato foi diagnosticada com anorexia e bulimia e, desde então, faz tratamento. Fonte: Instagram

Anahí teve transtorno alimentar.
A atriz mexicana que foi referência para o público infantil e adolescente, também já passou pela anorexia. Inclusive, Anahí fala abertamente sobre o tema no documentário “Obsessões”. Fonte: Instagram

Lady Di.
Mesmo sendo parte da realeza britânica, princesa Diana também foi vítima da padronização da beleza. Em 1994, lady Di falou abertamente sobre sua luta contra a bulimia e automutilação. Fonte: Instagram

Lily Allen após transtorno alimentar.
Em um programa inglês da Channel 3, Lily Allen revelou ter passado pela bulimia na adolescência. Fonte: Instagram

Brasileira


Atriz brasileira com transtorno alimentar.
Além disso, a atriz brasileira, Cássia Kiss, é prova de que a bulimia não atinge só adolescentes. Aos 59 anos, ela contou que durante o casamento sofria com transtornos alimentares e foi somente durante a gravidez que a atriz conseguiu se tratar. Fonte: Instagram

Russel Brand é ator.
Por outro lado, embora os distúrbios alimentares sejam mais frequentes em mulheres, homens também pode sofrer dessas condições. O ator Russel Brand, por exemplo, conta que já passou pela bulimia e dependência química na juventude. Fonte: Instagram

Hillary Duff sofria com transtorno alimentar.
Uma das atrizes mais bem pagas dos Estados Unidos, Hillary Duff, também já passou por transtornos alimentares. Quando tinha 17 anos, atriz chegou a pesar apenas 44kg.

Lady Gaga tem transtorno alimentar.
Lady Gaga é uma das famosas que mais ajuda a causa na luta contra os transtornos alimentares. Após a luta que durou anos contra a anorexia e bulimia, ela criou o Born This Way Foundation que não possui fins lucrativos e oferece ajuda a jovens com problemas de imagem corporal, bulling e problemas com álcool e drogas. Fonte: Instagram

Elton John.
Por fim, Elton John também já abriu o jogo sobre a época em que enfrentou a bulimia. Apesar da dificuldade em reconhecer a doença, o cantor conta sobre a ajuda que recebeu da amiga, princesa Diana, que também enfrentava a bulimia na época. Fonte: Instagram


A Bárbara do BBB 22 tem transtorno alimentar?


De acordo com a equipe da sister, não. Segundo eles, a saúde de Bárbara é sempre avaliada e, caso houvesse algum tipo de problemas, eles iriam interferir.

Portanto, ao que tudo indica, essa alimentação restritiva dentro do reality é apenas um estilo de vida que ela já vem adotando a um tempo, mesmo antes de entrar no confinamento.


https://www.instagram.com/p/CZaHEI9pipO/?utm_source=ig_embed&ig_rid=c4266ab4-1b73-4513-aa4f-48c8707b4b3d


Conclusão


O transtorno alimentar é uma doença série e que precisa ser tratada. Portanto, se você conhece alguém com sintomas avalie o comportamento e veja se é hora de pedir ajuda a um profissional.

Todos os tipos são tratáveis. Sendo assim, não hesite ao pedir ajuda, existem outras pessoas que podem estar passando pelo mesmo que você.