Vinagre de maçã: os 5 principais benefícios e como usar

O vinagre de maçã é um dos produtos naturais para a saúde mais populares. Descubra quais benefícios você pode ter com esse superalimento

Fonte: Pexels

Utilizado há séculos na culinária e na medicina, o vinagre de maçã é um remédio caseiro bastante popular. Sua longa história inclui tratar doenças como dor de garganta e varizes, por exemplo.

O suco da fruta é a base principal do vinagre de maçã. Primeiramente, o líquido extraído é fermentado. Ou seja, passa por um processo químico que faz o açúcar se transformar em álcool. E, enfim, o trabalho fica por conta das bactérias, que fazem o álcool se transformar em ácido acético.

Aliás, é isso que faz o alimento ter um sabor azedo e um cheiro tão característico. Em seguida, descubra os benefícios do vinagre de maçã, como tomar, para que serve e muito mais sobre este poderoso alimento!


Quais os benefícios do vinagre de maçã?


O alimento rico em substâncias saudáveis controla o açúcar no sangue, ainda mais, ajuda quem quer emagrecer. Fonte: BBC Good Food

O vinagre de maçã é rico em substâncias saudáveis. Por isso, pode ser um aliado no combate de bactérias nocivas. Também é um possível contribuinte na redução de açúcar no sangue, bem como controlador de diabetes.

Ao mesmo tempo, possui a capacidade de auxiliar na redução de peso. Além de ter potencial para melhorar a saúde da pele.

Confira com mais detalhes tudo sobre os benefícios do vinagre de maçã comprovados pela ciência.



1. É rico em substâncias saudáveis


Uma pesquisa mostrou que o principal composto ativo do vinagre de maçã — o ácido acético — pode ser o maior responsável pela gama de benefícios que o alimento traz para a saúde.

O vinagre de maçã não contém muitas vitaminas e minerais. No entanto, oferece uma pequena quantia de potássio. Um produto de boa qualidade pode conter ainda aminoácidos e antioxidantes.


2. Pode ajudar a eliminar bactérias nocivas


Pesquisadores da Escola de Ciência e Tecnologia descobriram que o vinagre de maçã possui a capacidade de eliminar patógenos, incluindo bactérias.

Assim sendo, muitos utilizam o vinagre como um produto desinfetante: no tratamento de fungos nas unhas, piolhos e verrugas, por exemplo.

O vinagre é um ótimo conservante de comidas. Alguns estudos descobriram que ele impede bactérias como a e.coli de crescer e estragar os alimentos.

Related Post

  • Ao mesmo tempo, veja Cogumelos: benefícios e tipos do poderoso alimento

3. Pode reduzir açúcar no sangue e controlar o diabetes


Embora uma dieta que evite carboidratos e açúcar refinado seja a melhor maneira de regular os níveis de açúcar no sangue, o vinagre de maçã também pode ter efeito benéfico.

Confira, em seguida, o que algumas pesquisas descobriram:

  • O vinagre de maçã pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir significativamente o açúcar no sangue;
  • Este alimento poderoso já reduziu em 31,4% o açúcar no sangue de 5 pessoas que haviam acabado de comer 50 g de pão branco;
  • Uma pequena pesquisa mostrou que consumir duas colheres de vinagre de maçã antes de dormir reduz o açúcar no sangue em jejum em 4%;
  • Mais pesquisas mostraram que o alimento possui a capacidade de melhorar a função da insulina, assim como reduzir o nível de açúcar no sangue após as refeições.

4. Tem a capacidade de auxiliar na perda de peso


Alguns estudos descobriram que o vinagre de maçã pode ajudar as pessoas que têm como objetivo o emagrecimento. Isso porque o alimento aumenta a sensação de saciedade. Como resultado, pode levar à ingestão de menos calorias e, consequentemente, à perda de peso.

Outra pesquisa mostrou que um grupo de pessoas emagreceu de 1,2 kg a 1,7 kg consumindo diariamente uma ou duas colheres de sopa de vinagre de maçã. O estudo foi realizado no período de 3 meses.

Além disso, o vinagre de maçã possui apenas 3 calorias por colher de sopa. No geral, contribui com o emagrecimento promovendo a saciedade e diminuindo o açúcar no sangue.


  • Logo depois, leia Mel com canela: para que serve, benefícios e como consumir

5. Consegue melhorar a saúde da pele


O vinagre de maçã, naturalmente, é um ácido com propriedades antimicrobianas. Isso significa que ele pode ser um ótimo produto no auxílio da melhora da barreira da pele e prevenção de infecções.

Um estudo diz que usar o alimento como cosmético pode ajudar no reequilíbrio do pH natural cutâneo.

Contudo, não se deve aplicar novos remédios na pele, especialmente em áreas sensíveis, antes de consultar um profissional da saúde. Além disso, evite aplicar o vinagre não diluído na pele, pois pode causar queimaduras.



Para que serve o vinagre de maçã?


Além dos benefícios comprovados pela ciência, tradicionalmente o alimento é usado como fonte de saúde e aliado da beleza.

A esteticista Patrícia Elias possui uma ampla gama de conhecimento e revela, no vídeo abaixo, quais os benefícios do alimento para a saúde, pele e cabelos.



Como fazer vinagre de maçã?



Como tomar o vinagre de maçã?


Dosagem de vinagre de maçã: 1 ou 2 colheres de sopa com água. Fonte: Times of India

Você pode misturar cerca de 1 ou 2 colheres de sopa (15 – 30 ml) com água e tomar antes ou depois do almoço ou do jantar.

Embora seja um suplemento relativamente seguro para o consumo moderado, o vinagre de maçã não foi extensamente pesquisado. Portanto, somente estudos futuros poderão revelar um potencial preciso com dosagens mais eficazes.



Elixir contra gordura


O “elixir contra gordura” ajuda a baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Fonte: Drug Genius

Segundo o Cientista Alimentar Tiago Rocha, um estudo realizado com 300 mulheres que tinham triglicerídeos e colesterol altos mostrou a grande eficácia do “elixir contra gordura”. A mistura é feita com vinagre de maçã, água e mel.

Diariamente, metade dessas mulheres doentes consumiram o “elixir contra gordura”, e as outras 150 consumiram uma fruta, a ameixa.

Um mês depois, as voluntárias do teste que haviam ingerido ameixa não mostraram nenhum resultado positivo diferente. Isto é, continuaram doentes.

Por outro lado, as que tomaram o “elixir contra gordura” tiveram redução do nível de colesterol, bem como de triglicerídeos. Ainda mais, todas elas emagreceram.

Em entrevista com Amaury Jr, na RedeTV!, o biólogo e cientista ensinou como fazer a receita do “elixir contra gordura”.

Confira os ingredientes e o passo a passo em seguida:

  • 500 ml de vinagre de maçã;
  • 1,5 l de água;
  • 3 colheres (sopa) de mel.

Misture todos os ingredientes em uma garrafa e deixe curtir na geladeira por 5 dias. Tome 50 ml pela manhã e 50 ml pela tarde.

De acordo com Tiago Rocha, essa é a concentração correta de  vinagre de maçã com água e mel para banir triglicerídeos, colesterol e ainda reduzir gordura do fígado.

Confira o momento em que o cientista fala sobre o “elixir contra gordura” no programa de Amaury Jr:



  • Enquanto isso, confira Colesterol alto: médico aponta único sinal externo da doença

Pode tomar vinagre de maçã puro?


Consumir o alimento puro pode trazer problemas digestivos e desconforto estomacal. Fonte: Medical News Today

O vinagre de maçã contém muito ácido, portanto, não se recomenda ingeri-lo puro. Poderiam acontecer não só desconforto estomacal e problemas digestivos, como também o desgaste do esmalte dos dentes.



Para que serve vinagre de maçã em jejum?


Com dieta equilibrada, uma dose do alimento pode auxiliar na redução de peso. Fonte: CookingLight

Segundo especialistas de bem-estar, a prática de ingerir uma dose de vinagre de maçã pela manhã com o estômago vazio pode ajudar quem tem a intenção de perder peso. Isso porque o alimento tem o potencial de reduzir a fome e remover as toxinas do corpo.



Quem não pode tomar vinagre de maçã?


O ideal é consumir o vinagre de maçã de forma moderada. Fonte: Freepik

O vinagre de maçã não foi muito pesquisado cientificamente. Isto é, não há relatos oficiais sobre os efeitos colaterais que podem acontecer a longo prazo. Por isso, a melhor abordagem é tomá-lo com moderação.

Quem possui baixo nível de potássio, diabetes ou problemas digestivos deve consultar um médico antes de incluir o vinagre de maçã na rotina alimentar.


Conclusão


O vinagre de maçã é feito com o suco da fruta fermentado. Nessa fermentação, adicionam-se bactérias que transformam o álcool em ácido acético, seu principal composto ativo.

Em resumo, o alimento é rico em substâncias saudáveis. É um possível aliado no combate de bactérias nocivas e pode ser um contribuinte na redução de açúcar no sangue. Por isso, ajuda a controlar diabetes.

Também tem a capacidade de auxiliar na redução de peso e o potencial de melhorar a saúde da pele.

O ideal é consumir de 1 a 2 colheres de sopa do vinagre, sempre diluindo com água. Afinal, recomenda-se ingerir o alimento de forma moderada. Contudo, pessoas com baixo nível de potássio, diabetes ou problemas digestivos devem consultar um profissional da saúde antes de inclui-lo na rotina alimentar.


Laila Lopes: Laila Lopes é mineira com apenas 22 anos. Há dois mora no Rio de Janeiro, para desbravar novos caminhos. No vai e vem de cidades, resolveu crescer como redatora, função que administra com amor e carinho de onde estiver, com técnicas de SEO e artigos otimizados. Contato: laila-lopes@live.com
Posts Relacionados