Como usar óleos essenciais no dia a dia? Veja 9 opções, dicas e cuidados

Eles podem te auxiliar a dormir melhor, ter mais disposição e trazer outros benefícios. Confira quais são os melhores óleos essenciais para o dia a dia!

Compartilhe

Muitas pessoas não dispensam os óleos essenciais para o dia a dia, como o de lavanda ou o de laranja-doce. Eles são os mais famosos e facilmente encontrados em diversas lojas, tanto on-line quanto físicas. Afinal, trazem benefícios para o corpo e para a mente, auxiliando na hora de dormir ou até mesmo melhorando dores musculares.

Entretanto, muitos ainda não compreendem como devem fazer seu uso e acreditam que óleos essenciais são apenas aromas gostosos ou que têm alguma ligação com o misticismo. Porém, a aromaterapia pode beneficiar muito a sua rotina e te fazer acessar novas sensações.

Sendo assim, continue lendo para conferir mais sobre o assunto, aprender e cuidados!

Como usar óleos essenciais no dia a dia

Óleos essenciais para o dia a dia não devem ser escolhidos de qualquer jeito. A ABIFRAP (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos, Fragrâncias, Aroma e Afins) divulga padrões internacionais de qualidade e segurança que devem ser seguidos.

Além disso, a associação financia programas científicos que estabelecem as boas práticas de fabricação desse segmento.

mulher branca com as mãos em fomra de oração e olhos fechados
Fonte: Pexels

Dessa forma, os óleos essenciais possuem base científica, benefícios comprovados e cuidados a serem levados em conta. Com isso, na hora de escolher algum, leia atentamente como deve ser feito seu uso e até mesmo consulte um aromaterapeuta para tirar suas dúvidas.

Óleos essenciais para ansiedade

bancada com vela, lavanda, plantas e diversos óleos essenciais
Fonte: Pexels

Segundo a OMS, cerca de 19 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade, uma doença que deve ser tratada de forma séria por profissionais de Medicina e Psicologia. Entretanto, esses mesmos especialistas recomendam hábitos saudáveis, boa alimentação, exercícios físicos e até mesmo alguns métodos alternativos, como reiki e aromaterapia.

Dessa forma, você pode utilizar óleos essenciais para auxiliar no combate da ansiedade e, até mesmo, melhorar sua noite de sono. Basta diluir de 10 a 25 gotas em 100 ml de óleo vegetal para realizar uma massagem ou 5 gotas no difusor, a não ser que a embalagem indique outro uso.

Confira os melhores óleos essenciais para ansiedade:

  • Lavanda:

De acordo com pesquisas científicas, a lavanda acalma o sistema límbico do cérebro. Sendo assim, é um dos óleos mais famosos e consumidos no Brasil. Entretanto, ele atinge o nosso inconsciente e pode trazer à tona emoções não resolvidas.

  • Ylang-Ylang:

Com um aroma mais floral, o ylang-ylang reduz o estresse e a pressão arterial. Diante disso, para alguns, pode ser uma ótima opção para relaxar e dormir melhor.

  • Manjerona:

Serve para aliviar a tensão e relaxa os músculos. Nesse sentido, é um dos melhores óleos essenciais para o dia a dia de quem possui insônia. Entretanto, ele pode diminuir a libido.

Por fim, além desses 3 óleos principais, há outras opções que auxiliam no tratamento da ansiedade, como camomila, bergamota, laranja-doce, olíbano, manjericão, sálvia-esclareia, patchouli, rosa, vetiver e gerânio. Porém, é sempre importante ler as contraindicações de cada um.

Óleos essenciais para disposição

bancada com cristais, flores, plantas, velas acesas e dois vidros óleos essenciais para o dia a dia
Fonte: Pexels

Além de um auxílio na hora de descansar, às vezes é necessário algo para dar disposição. Muitos optam por bebidas como café ou chás energéticos, entretanto, existem óleos essenciais para o dia a dia que podem ser grandes aliados na hora que você mais precisa estar atento.

Dessa maneira, você pode colocar cerca de 5 gotas de algum deles em um difusor elétrico ou adicionar 1 ou 2 gotas em 10 ml de álcool de cereais em um frasco roll-on para passar nas mãos e levar ao nariz durante o dia. Salvo os casos em que a embalagem ou o aromaterapeuta indiquem outra forma de uso.

Confira, em seguida, os melhores óleos essenciais para obter disposição.

  • Laranja-doce:

Facilmente encontrado por um preço bem acessível no Brasil, ele auxilia quem tem a mente agitada. Por isso, alguns profissionais, dependendo do caso, indicam o uso dele de noite também. Ademais, também auxilia no tratamento da depressão e resgata a alegria.

  • Bergamota:

Além de reduzir a ansiedade e o medo, ele também devolve o ânimo, sendo ótimo para usar de dia por quem precisa de um certo estímulo e não consegue ter disposição por estar disperso. Nesse sentido, também é bom para meditações.

  • Alecrim:

É um dos óleos mais utilizados em escritórios e no home office, por trazer foco e energia. Nesse sentido, é um dos melhores quando o assunto é disposição.

Por fim, também podem ser utilizados os seguintes óleos essenciais para o dia a dia quando é preciso ter mais energia: hortelã-pimenta, capim-limão, grapefruit e eucalipto. No entanto, é importante lembrar novamente que você deve procurar as contraindicações antes de usá-los!

Óleos essenciais afrodisíacos

bancada com duas escovas de dentes, lavanda, sais de banho e um vidro âmbar com óleo essencial
Fonte: Pexels

Ao inalamos um aroma de óleos essenciais, os receptores do nariz transmitem uma mensagem para o sistema límbico do cérebro. Logo, eles mexem com o emocional e o sistema fisiológico do corpo humano. Assim, alguns deles também podem trabalhar a libido e serem usados por um casal.

Então, uma das melhores formas é diluir 10 gotas em 100 ml de óleo vegetal de semente de uva ou de amêndoas e usar para fazer uma massagem. Seja com outra pessoa ou só, se concentrando no chakra esplênico, onde está a energia sexual.

Saiba quais os melhores óleos essenciais que servem como afrodisíacos.

  • Canela:

Aquece o corpo e estimula o sistema circulatório e glandular. Contudo, é um óleo extremamente forte e precisa ser utilizado com muita cautela.

Além de ser antisséptico e cicatrizante, é um tônico estimulante que auxilia no combate da impotência. Por consequência, é um ótimo afrodisíaco para homens.

  • Gengibre:

Também atua no sistema circulatório e trabalha como tônico e estimulante no corpo humano. Portanto, ele elimina o cansaço mental e aumenta a libido.

Por fim, junípero, rosas, ylang-ylang e patchouli também atuam como afrodisíacos. Além disso, produtos para massagem com diversos óleos essenciais bem combinados por profissionais podem ser surpreendentes.

Cuidados e precauções

mulher branca com olhos fechados sentindo o cheiro de um óleo essencial
Fonte: Pexels

Óleos essenciais possuem diversos benefícios, contudo, também possuem certos riscos. Alguns aumentam a pressão, por exemplo, e devem ser evitados por quem possui hipertensão. Sendo assim, é importante se informar antes de usar qualquer um, ainda mais em crianças, quando a quantidade sempre deve ser menor.

Ademais, eles também não podem entrar diretamente em contato com a pele, sempre devem ser diluídos em óleos vegetais. E você não deve se expor ao sol se tiver passado um deles. Por fim, nunca ingira um óleo essencial, a não ser que ele tenha sido desenvolvido por alguma marca especialmente para isso.

Conclusão

Óleos essenciais trazem muitos benefícios para o dia a dia das pessoas, mas sempre que estiver com dúvidas, consulte um aromaterapeuta e se atente aos riscos.

Por fim, fique de olho em nosso canal de Astrologia e Misticismo. Afinal, lá você encontra as características de cada signo, banhos energéticos para preparar em cada época do ano e muito mais!

Compartilhe

Stories

Matérias Similares