orixás regentes de 2023 representandos em forma de ilustração
·

Orixás regentes de 2023: descubra quais são e suas influências

Os orixás regentes de 2023 abrirão os caminhos e trarão diferentes oportunidades energéticas para nós. Descubra como aproveitar

Compartilhe

Com o fim do ano de 2022 e a chegada de uma nova era, todos que creem no misticismo querem saber quais as perspectivas, tendências energias e até os orixás regentes de .

Sendo assim, após um ano agitado, com especialistas temendo uma nova onda de COVID-19, eleições e copa do mundo, chegou a hora de respirar e olhar para frente. E, portanto, entender o que tudo isso nos trará no futuro e o que possivelmente pode ser feito em 2023.

Com isso, agora que a correria para a preparação das festas de fim de ano acabou, e se você já superou a ressaca de ano novo, está na hora de agir. E aqui vai uma dica: os orixás regentes de 2023 serão Oxum e Exu, que trarão boas energias para você trabalhar o amor e a comunicação!

Continue lendo e confira rituais para trabalhar a energia dos dois orixás e prosperar em 2023.

O que são orixás?

De acordo com a pesquisa realizada por Maria do Carmo Gomes de Andrade e disponível no site Pesquisa Escolar, do Governo Federal, os orixás são divindades cultuadas pelos iorubas no sudoeste da atual Nigéria, Benin e Norte do Togo. Locais de onde vieram escravos, que trouxeram tais crenças para o Brasil e, mais tarde, foram incorporadas por outras manifestações religiosas.

ilustração de orixás da umbanda e candomblé
Fonte: Cadê meu santo

Em suma, os orixás são entidades sobrenaturais que servem como intermediários entre Deus e os homens. Também sendo personificações de forças e fenômenos da natureza.

Ademais, são divindades para quem acredita no candomblé e umbanda. E, por conta da fusão de diferentes doutrinas religiosas com a chegada dos escravos ao Brasil, cada corresponde a um santo do catolicismo.

Quais são os orixás regentes de 2023?

De acordo com a Sacerdotisa Iyá Tolomis, os orixás regentes de 2023 serão Oxum e Exu, que trabalham a comunicação e o amor, respectivamente. Portanto, esse será um ano em que os negócios serão prósperos e a sensibilidade de muitos pode aflorar.

ilustração de Exu, um dos orixás regentes de 2023
Fonte: UFG

O Núcleo de Estudos Umbandistas descreve Oxum como um orixá com energia feminina. É considerada a dona das águas doces, como rios e cachoeiras, e representa a fertilidade, gestação e reprodução em geral. Além de vibrar o amor próprio, amor relacionado à proteção, sensibilidade e empoderamento feminino.

Dito isso, Oxum auxilia na hora de acalmar as emoções e possui uma energia de tranquilidade quando seus filhos pedem auxílio para tomarem decisões! Nesse sentido, ela trará para 2023 a oportunidade de buscarmos equilíbrio e encontrarmos amor. E não apenas amor romântico, mas o amor altruísta, nas doações, com a família e com si próprio.

Já Exu, de acordo com o Núcleo de Umbanda Águas de Oxum, irradia a vitalidade e traz força para quem procura por ele. É o guardião das passagens que existem no nosso mundo, ou seja, ele abre caminhos e protege contra energias negativas, além de auxiliar na comunicação.

Exu, diferente do que muitos podem pensar, respeita as leis divinas e traz em si a luz e as trevas. E atenção: não confunda Exú orixá com Exú guia. O Exú orixá é esse que será um dos regentes de 2023. Já os guias são entidades pertencentes de diversas falanges (agrupamento de espíritos agindo sob um determinado objetivo) que podem ser incorporados na umbanda ou quimbanda.

Por fim, os orixás regentes de 2023 abrirão seus caminhos dando força para se comunicar com mais sensibilidade e encontrar mais amor dentro de si.

Ritual para Oxum

Essa não é necessariamente uma simpatia para o amor, mas irá irradiar a energia de Oxum, que é Nossa Senhora Aparecida no sincretismo, para o amor-próprio e equilíbrio das emoções. Você pode fazer um banho com seus elementos da natureza e acender uma vela amarela em um local alto.

três rosas amarelas
Fonte: Pixabay

Entretanto, caso seja a primeira vez, procure pesquisar mais sobre o orixá ou conhecer mais a religião antes de mexer com um divino só para pedir algo!

Confira como fazer um banho energético com flores e ervas de Oxum:

Ingredientes:

  • Pétalas de uma rosa amarela fresca
  • Duas colheres (sopa) de alfazema seca
  • Uma colher (sopa) de calêndula seca

Como fazer:

  1. Comece fervendo entre 1,5 e 2 litros de água;
  2. Desligue o fogo e adicione a calêndula e a alfazema;
  3. Tampe com um prato para abafá-la por cerca de 10 minutos.
  4. Logo após, coe tudo, adicione as pétalas da rosa amarela e coloque um prato para abafar a infusão novamente;
  5. Com isso, tome seu banho de higiene normalmente e se seque por completo;
  6. Jogue o banho energético do pescoço para baixo, com as pétalas e tudo, e peça por amor e equilíbrio;
  7. Enfim, se seque de forma suave e vá dormir.

Ritual para Exu

O outro orixá regente de 2023 é Exu, considerado Santo Antônio no sincretismo. Entretanto, não é nada comum mergulhar uma imagem sua de cabeça para baixo em um copo de água para pedir amor, como alguns fazem com o conhecido santo casamenteiro.

vela acesa
Fonte: Pixabay

Como já foi dito, Exu pode ser orixá ou guia, alguns guias, como Exu Tranca Rua, Exu Caveira ou Exu Morcego, que são espíritos de luz trabalhando como guardiões ou incorporando em médiuns, aceitam diferentes oferendas. Um pode preferir whisky e o outro cachaça, por exemplo.

Entretanto, esse tipo de oferenda ou ritual só é feito por quem frequenta ou faz parte das religiões. Assim, caso queira, para pedir abertura de caminhos para Exu, saiba que é comum acender uma vela bicolor preta e vermelha no chão, do lado de fora de casa, ao lado de um copo de cachaça.

Contudo, como já foi alertado, busque saber mais sobre o divino antes de fazer uma oferenda específica que apenas viu pela internet.

Orixás regentes de 2023: conclusão

Ademais, os orixás regentes de 2023 não possuem nada escrito em pedra para a vida de cada um. Assim, muitas oportunidades serão dadas, mas cada um passará pelo o que precisa e fará suas escolhas. Apenas tente aproveitar as energias que você descobriu que estarão mais perto de nós esse ano.

Por fim, fique de olho em nosso canal de Astrologia e Misticismo. Afinal, lá você encontra as características de cada signo, banhos energéticos para preparar em cada época do ano e muito mais!

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias