Como aplicar glitter: tamanhos, colas e truques para fixar!

Confira todos os truques e segredos de como aplicar glitter e abuse da criatividade ao criar seus próximos looks!

Fonte: Pinterest

Isso porque a maioria das pessoas encara o glitter como um produto único. Porém, a verdade é que existem diferentes tamanhos e composições que exigem um tipo específico de cola ou fixador. Logo, nem sempre todos podem ser colados da mesma forma.

Além disso, existem alguns segredos de que vão ajudar você a aplicar o glitter com mais facilidade, sem que ele se espalhe por todos os lugares. Vamos conferir?

 

Como aplicar glitter?

 

Fonte: Pinterest

 

 

O produto é feito com algum material reluzente, que pode ser plástico, gelatinas de algas em pó, sal, pó de rocha, enfim. Cada produto tem o seu próprio material.

Sendo assim, uma das coisas mais importantes a ter em mente é que você nunca deve aplicar um glitter que não tenha sido fabricado com o objetivo de servir como maquiagem no rosto.

Isso porque o tamanho das partículas pode influenciar na da sua pele e dos olhos. O glitter tradicional de escola, por exemplo, costuma ser mais rígido e ter partículas maiores. Logo, caso ele caia no olho, pode causar microlesões que trazem consequências sérias.

A segunda coisa que você precisa saber é que existem alguns tipos diferentes de glitter e cada um deles vai exigir um produto para melhor fixação.

Related Post

 

 

Quais são os diferentes tipos de glitter?

 

Para saber como aplicar glitter, você deve analisar, em primeiro lugar, o tipo de produto que quer aplicar.

 

Pigmentos e glitter ultrafino

 

Indicação de produtos: Glitter Ultrafino, da O Boticário; Glitter em Pó Solto, da quem disse, Berenice? Fonte: O Boticário e qdb?

 

Os pigmentos e o glitter ultrafino são conhecidos por terem partículas muito pequenas de brilho. Eles costumam ser como um pó solto, sendo bastante finos e perfeitos para um toque mais sutil na maquiagem.

Esse tipo de produto fica perfeito no canto interno dos olhos, logo abaixo do arco da sobrancelha e até mesmo como um iluminador no topo da maçã do rosto!

 

 

Glitter tradicional

 

Indicação de produto: Glitter da Vult e MAC. Fonte: Vult e MAC

 

Já o glitter tradicional tem partículas maiores de brilho, mas ainda podem existir tamanhos diferentes. Ele pode ser usado tanto nos olhos, como nos lábios para produções com uma pegada mais artística.

 

 

Glitter flocado

 

Indicação de produto: Glitter flocado da ColorMake, vários formatos e tamanhos. Fonte: Colormake

 

Por último, temos também o glitter flocado. Nesse caso, a função do produto não é tanto o brilho, e mais o efeito proporcionado – já que os flocos podem ter formatos diferentes, como círculos, borboletas, coração e mais.

Como o glitter flocado é geralmente feito com um plástico fino, é preciso ter cuidado especial ao aplicá-lo nos olhos. Evite o risco de que ele caia no olho e cause lesões!

 

 

Como aplicar glitter: qual é o melhor produto?

 

Agora que você já sabe mais sobre os diferentes tipos de glitter, vamos ao que interessa: afinal, como eu posso aplicar o glitter e garantir que ele vai ficar no lugar o dia ou a noite toda?

Existem, basicamente, quatro produtos que funcionam muito bem para a fixação: a bruma, a cola de glitter, a cola de cílios e o fixador de sombras.

 

Bruma

 

Indicações de produtos: BT Fix, de Bruna Tavares; Fix Plus, da MAC e; Bruma Niina Secrets. Fonte: Maquiadoro

 

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a bruma. Esse tipo de produto consiste em uma água com algumas propriedades que vão melhorar o resultado da maquiagem, ajudando na fixação, hidratanto e acalmando a pele ou até mesmo criando um efeito matte (tudo depende da bruma escolhida).

Aliás, vale ressaltar que a bruma também potencializa o brilho do glitter e pode ser aplicada a qualquer momento da maquiagem, sem prejudicar a sombra que vai por baixo do brilho!

 

 

Fixador de sombras

 

Indicação de produtos: Fixador de sombras, da Max Love, e fixador de sombras, da Dalla Makeup. Fonte: Maquiadoro

 

Em contrapartida, o fixador de sombras também tem a função de potencializar a pigmentação e, por isso, é perfeito também para aplicar pigmentos e glitter ultrafino.

Nesse caso, você deve aplicar o fixador com os dedos mesmo, dando leves batidinhas e criando uma camada fina de produto nas pálpebras.

 

 

Cola de glitter

 

Indicação de produto: BT Glue, de Bruna Tavares. Fonte: Maquiadoro

 

Enquanto isso, a cola de glitter é um dos melhores produtos quando falamos sobre como aplicar glitter. Afinal, essa é justamente a sua função!

As colas disponíveis no mercado são testadas oftalmologicamente para não prejudicar sua saúde ocular. Portanto, elas podem ser aplicadas com segurança na região dos olhos.

Existem duas formas de aplicar o glitter com a cola. A primeira delas é aplicando o produto diretamente na pálpebra, com um pincel de esfumar ou os dedos. Em seguida, aplique o glitter do mesmo método, dando batidinhas para criar o efeito esfumado e evitar que o glitter fique muito marcado.

 

 

 

 

 

 

Cola de cílios

 

Indicação de produto: Cola de cílios Super Hold, da Kiss . Fonte: Drogaria São Paulo

 

Por último, você também pode usar a cola de cílios para fixar o glitter. Porém, esse produto é melhor para o glitter flocado e para strass e pedrarias. Evite aplicar uma quantidade grande de produto, já que tirar a cola da pele nem sempre é tão fácil com os demaquilantes comuns.

E, falando nisso…

 

 

Qual é o melhor método para remover glitter?

 

Além de descobrir como aplicar glitter, também é muito importante conhecer a forma mais segura de demaquilar maquiagens com glitter. Afinal, as partículas do produto podem machucar os olhos caso você esfregue muito.

A melhor forma de retirar o excesso de glitter é usando uma fita crepe. Com cuidado, cole a fita na pálpebra, sobre a região com glitter, e remova a fita instantaneamente. Repita o processo até que a maior parte do glitter já tenha saído.

 

 

No caso dos pigmentos e glitter ultrafino, não é preciso usar a fita crepe, já que as partículas são semelhantes às sombras tradicionais.

 

 

Como aplicar glitter sem espalhar o produto

 

Fonte: Área de Mulher

 

Quem ama usar maquiagem com glitter já deve ter percebido que ele pode fazer uma bela bagunça na make, não é? A boa notícia é que existem alguns truques que podem ajudar você a aplicar o produto somente onde ele deve ficar, mantendo o resto da maquiagem intacta.

A primeira dica é fazer uma espécie de “cama” de pó na região abaixo dos olhos. Use o pó translúcido para não ficar com uma aparência carregada na região, mas não economize na quantidade. Além de selar a sua make e prolongar a durabilidade, isso vai evitar que o glitter cole na base que está por baixo.

 

Fonte: Pinterest

 

 

Além disso, faça movimentos muito curtinhos enquanto estiver aplicando o glitter. Ou seja, evite dar batidinhas afastando muito o pincel dos olhos. Ao pegar o glitter no dedo ou no pincel, o ideal é que o produto seja aplicado rapidamente, sem afastar muito as mãos para que ele não tenha a chance de cair.

 

Conclusão: qual a melhor forma de aplicar o glitter?

 

Fonte: Pinterest

 

Por isso, não tenha medo de testar os diferentes produtos que apresentamos aqui e descobrir qual é o mais fácil de utilizar no seu caso. Quanto mais você praticar, mais fácil será criar makes incríveis e que fazem você se sentir bela. Boa sorte!

Se você quiser saber mais sobre truques de make e as principais do setor, fique de olho nos artigos de beleza do Fashion Bubbles. Além disso, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!

 

Beatriz Garcea: Beatriz Garcea é jornalista de beleza desde 2013 e maquiadora desde 2019. Além de atuar como redatora de diferentes nichos - de empreendedorismo a moda -, trabalha também com o segmento de beauty advertising e atendimento em domicílio. Quando não está escrevendo ou embelezando, está sempre com um livro em mãos. É também apaixonada por música e por conhecer o mundo.
Posts Relacionados