12 de novembro é Dia do Supermercado. As datas comemorativas de hoje, domingo

Hoje é o décimo segundo dia do décimo primeiro mês do ano, Dia do Diretor de Escola. Veja celebrações de 12 de novembro, frases para compartilhar

Hoje é dia 12 de novembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 12 de novembro?

Cartão virtual de bom dia para compartilhar nas redes sociais. Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Em 2023, 12 de novembro cai em um domingo. Trata-se do 316º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 49 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na primavera. Nascidos em 12 de outubro são do signo de Escorpião.

Assim sendo, ainda estamos na metade do décimo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de novembro de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

#actampads1#

Qual o signo de quem nasce em 12 de novembro?

Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 12 de novembro são de Escorpião. Sem dúvidas, os escorpianos são conhecidos por serem intensos, misteriosos e afetivos. Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características seletivas e por isso, costumam selecionar bem as amizades. Além disso, também são pessoas “oito ou oitenta”, o que pode gerar decisões precipitadas.

Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que exigem a capacidade de ser decidido ou até mesmo emotivo. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como médicos, comunicadores e cientistas.

O que se comemora no dia 12 de novembro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 12 de novembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Diretor de Escola, Dia do Supermercado, Dia Nacional do Inventor, Dia Mundial da Pneumonia, Dia Mundial do Hip Hop, Dia da Indústria Automobilística e Dia do Pantanal.

Dia do Diretor de Escola

No dia 12 de novembro celebra-se o Dia do Diretor de Escola. A data tem como objetivo homenagear os profissionais que são responsáveis por gerir as escolas.

#actampads1#

Além disso, o diretor escolar também tem a função de manter as normas em cumprimento e supervisionar os projetos pedagógicos. Assim, mantendo um ambiente agradável para os professores, alunos e demais docentes escolares.

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Frases para o diretor de escola

  • A nossa homenagem a quem cuida da nossa segunda casa para que ela nos receba bem todos os dias. Parabéns pelo seu empenho!
  • Parabéns, não só no seu dia, mas pelo seu empenho durante todo o ano. É graças a você que nos sentimos tão bem nesta escola.
  • O esforço, empenho e dedicação do diretor é o que faz das instituições de ensino um efetivo espaço de educação e reflexão. Feliz Dia do Diretor Escolar
  • Feliz Dia do Diretor! Que sua dedicação e empenho continuem a inspirando alunos e professores!

Dia do Supermercado

Contudo, o 12 de novembro também marca o Dia do Supermercado. A data foi instituída pelo Decreto de Lei nº 7.208 que regulamentou a profissão de supermercadistas no Brasil.

Sendo assim, o supermercado é um dos setores mais importantes para a economia brasileira. Pois é o local que reúne todos os produtos necessários para o consumo, lazer e até mesmo roupas e eletrodomésticos. Então, é onde a maioria da população faz suas compras diárias. Dessa forma, os supermercadistas celebram a data com promoções e descontos para os clientes.

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa
  • E mais Black Friday: 60% dos consumidores pretendem comprar na data

Dia Nacional do Inventor

O dia 12 de novembro celebra o Dia Nacional do Inventor. A data foi estabelecida pela lei n° 12.070 em 29 de outubro de 2009. É uma forma de homenagear, principalmente, Alberto Santos Dumont. No dia 12 de novembro de 1906, com o avião Oiseau de Proje III, ele percorreu 220 metros em 21,5 segundos. Foi, assim, o recorde de distância da época.

#actampads1#

Dessa forma, no Dia Nacional do Inventor é preciso que todas as descobertas que entraram para a história da humanidade sejam enaltecidas. Então, que tal aproveitar para agradecer pelas invenções incríveis que fazem parte das nossas vidas até hoje?

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Mensagem de Dia do Nacional do Inventor

  • Para uma invenção se tornar ideal para uso, requer muito trabalho e dedicação do inventor. Feliz Dia Nacional do Inventor!
  • Milhares de novas ideias nascem ao redor do mundo em todos os dias, algumas delas acabam dando certo e rodando o mundo. Dia 12 de novembro é dia de reconhecer todos os talentos que transformam o nosso dia a dia com as suas invenções.
  • “As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso.”  (Santos Dumont)

Dia Mundial da Pneumonia

O Dia Mundial da Pneumonia também é celebrado no dia 12 de novembro. A data tem como objetivo conscientizar a população e promover ações de combate contra a doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a pneumonia é a principal causa de morte em crianças de até 5 anos. Além disso, os sintomas da pneumonia são semelhantes aos da gripe. Ou seja, febre alta, tosse, falta de ar, entre outros. Assim, também é importante ressaltar alguns fatores de riscos para o agravamento da doença, como:

  • Fumar;
  • Consumir bebidas alcoólicas;
  • Ter resfriados mal curados;

Portanto, é importante a vacinação contra a gripe e também a vacina anti-pneumocócica. Somente dessa forma é possível diminuir as chances de que a doença evolua para um quadro mais grave.

Related Post
#actampads1#
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa
  • Enquanto isso, confira Dia do Médico: 30 mensagens e frases para compartilhar

Dia Mundial do Hip Hop

Hoje, dia 12 de novembro, é o Dia Mundial do Hip Hop. O gênero musical nasceu na década de 70, no Bronx, o gueto nova-iorquino.

Sendo assim, o movimento cultural do Hip Hop une a música, dança e ação social. Então, se espalhou pelo mundo de forma rápida e se transformou em um  símbolo de resistência cultural e social. Desse modo, o hip hop transformou-se em um símbolo de resistência cultural e social.

No Brasil, o gênero musical chegou nos anos 1980, principalmente em São Paulo, que se tornou o maior polo de hip hop da América Latina. Apesar de ser um ritmo novo, com um pouco mais de 50 anos, o hip hop tem muita influencia entre a juventude periférica, em especial a negra, das favelas por todo o mundo.

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Dia da Indústria Automobilística

Comemora-se, anualmente, Dia da Indústria Automobilística em 12 de novembro. A data tem como objetivo homenagear a indústria envolvida com os projetos, fabricação e venda de veículos automotores. Dessa maneira, a primeira indústria automobilística do mundo é a Ford Motor Company, fundada por Henry Ford em 1903.

#actampads1#

Esta indústria foi revolucionária ao introduzir o modelo de produção conhecido como Fordismo. Marcou, assim, o início do sistema de produção em massa, que foi fundamental para a racionalização do processo e na fabricação de modelos automobilísticos populares.

Além disso, é importante ressaltar que o Brasil é o 9° maior produtor de veículos no mundo. Aqui, são produzidas, em média, 2 milhões de unidades por ano. Portanto, neste dia é importante homenagearmos àqueles que ajudam a manter essa indústria cada dia mais forte. Afinal, eles transformam a mobilidade e a qualidade de vida da população.

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa
  • Logo depois, veja Carro usado: 7 dicas matadoras na hora da compra

Dia do Pantanal

No Dia 12 de novembro também se comemora o Dia do Pantanal. A data foi instituída pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e por uma lei estadual do Mato Grosso do Sul.

Sendo assim, o Dia do Pantanal foi criado como uma homenagem ao ambientalista Francisco Anselmo de Barros. O ambientalista se dedicou durante mais de 30 anos a luta de preservação ao pantanal. Ele morreu em 2005, logo após atear fogo ao próprio corpo durante um protesto a favor do bioma.

#actampads1#

Dessa forma, neste dia é importante chamarmos a atenção para a preservação deste bioma. Isso porque é fonte de vida de diversas espécies de animais e vegetais.

O pantanal está ligado diretamente ao equilíbrio ecológico do meio ambiente. Mas, nos últimos anos, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele vem sofrendo uma série de queimadas que já devastaram 29% da sua área.

Fonte: Freepik (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa
  • Leia ainda Bienal da Amazônia: Arte com consciência para ajudar a preservar a floresta brasileira

Domingo é o dia de qual orixá?

Nanã Burukú é o orixá de domingo. Ela é o orixá dos mos mangues, do pântano. É a senhora da morte, responsável pela entrada (reencarnação) e saída (desencarnação) da alma. Nanã e Oxalá tiveram quatro filhos juntos: Omol/Obaluaiê, Oxumarê, Ewá e Ossaim.

Qual o santo do dia 12 de novembro?

No dia 12 de novembro, a Igreja Católica celebra o Dia de São Josafá

#actampads1#

Dia de São Josafá

O santo do dia 12 de novembro é São Josafá. Ele nasceu no ano de 1580, na Ucrânia, com o nome de João Kuncevicz. No entanto, fazia parte de uma família ortodoxa, ligada à Igreja Bizantina. João era um comerciante quando foi tocado pelo Espírito Santo.

Então, ele se converteu para o catolicismo e se tornou monge aos 24 anos de idade. Ao mesmo tempo, mudou seu nome para Josafá. O santo do dia é lembrado porque deu seu próprio sangue em sinal de amor a Deus. Desse modo, foi o precursor do ecumenismo.

Oração de São Josafá

“Suscitai, ó Deus, na vossa Igreja o Espírito que impeliu o bispo São Josafá a dar a vida por suas ovelhas e concedei que, por sua intercessão, fortificados pelo mesmo Espírito, estejamos prontos a dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Josafa Kuncewicz, rogai por nós.”

Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de novembro

  • 13 de novembro – Dia Mundial da Gentileza;
  • 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes, Dia Nacional da Alfabetização e Dia do Bandeirante;
  • 15 de novembro – Proclamação da República, Dia do Esporte Amador, Dia do Joalheiro e Dia Nacional da Umbanda;
  • 16 de novembro – Dia Internacional da Tolerância, Dia do Não Fumar, Dia Nacional de Atenção à Dislexia e Dia Nacional da Amazônia Azul;
  • 17 de novembro – Dia da Criatividade, Dia Internacional do Estudante, Dia Mundial da Prematuridade e Dia Nacional de Combate à Tuberculose;
  • 18 de novembro – Dia do Conselheiro Tutelar, Dia Nacional de Combate ao Racismo, Dia Mundial da Filosofia e Dia Nacional do Notário e do Registrador;
  • 19 de novembro – Dia da BandeiraDia Internacional do Homem, Dia Mundial do Vaso Sanitário e Dia do Empreendedorismo Feminino;
  • 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, Dia do Biomédico, Dia Universal da Criança, Dia Nacional de Combate à Dengue, Dia do Auditor Interno e Dia do Técnico em Contabilidade;
  • 21 de novembro – Dia Nacional da Homeopatia, Dia Mundial da Televisão e Dia Mundial da Saudação;

Relacionadas

12 de novembro: conclusão

Embora 12 de novembro não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade. Em resumo, o Dia do Diretor de Escola, Dia do Supermercado, Dia Nacional do Inventor, Dia Mundial da Pneumonia, Dia Mundial do Hip Hop, Dia da Indústria Automobilística e Dia do Pantanal são as comemorações deste dia. Ao mesmo tempo, é o Dia de São Josafá.

Montagem: Paulo Costa
Fonte: Fashion Bubbles
Thamyres Barbosa: Estudante de Letras na UFRJ, apaixonada por literatura, por moda e pelo mundo.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais