15 de novembro é Dia da Proclamação da República do Brasil. As datas comemorativas de hoje, quinta

Hoje é o décimo quinto dia do décimo primeiro mês do ano, Dia do Esporte Amador. Veja celebrações de 15 de novembro e frases para compartilhar

Fonte: Canva

Hoje, dia 15 de novembro, é feriado nacional de Proclamação da República. Além deste marco, também são celebradas outras datas comemorativas neste dia.

Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser. Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais e frases que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é 15 de novembro?

Cartão virtual para você compartilhar nas redes sociais. Fonte: Mugfali

Em 2023, 15 de novembro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 319º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 46 dias para 2024. Além disso, estamos na primavera e a fase da Lua é nova. Enfim, quem nasce em 15 de novembro é do signo de Escorpião.

Hoje é o décimo quinto dia do décimo primeiro mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de novembro de 2023. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

#actampads1#

Qual o signo de quem nasce em 15 de novembro?

Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 15 de novembro são de Escorpião. Sem dúvidas, os escorpianos são conhecidos por serem intensos, misteriosos e afetivos.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características seletivas e por isso, costumam selecionar bem as amizades. Além disso, também são pessoas “oito ou oitenta”, o que pode gerar decisões precipitadas. Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que exigem a capacidade de ser decidido ou até mesmo emotivo. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como médicos, comunicadores e cientistas.

O que é comemorado no dia 15 de novembro?

Está se perguntando: afinal, 15 de novembro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Proclamação da República, Dia do Esporte Amador, Dia do Joalheiro e Dia Nacional da Umbanda.

Proclamação da República do Brasil

15 de novembro é feriado nacional da Proclamação da República. A data foi instituída pela Lei nº 662, de 6 de abril de 1949. Em 15 de novembro de 1889 acontecia a Proclamação da República do Brasil. O evento foi feito por um grupo de militares liderado por Marechal Deodoro da Fonseca, no Rio de Janeiro, então capital do país.

#actampads1#
Fonte: Pinterest

Caso você seja um professor, que tal providenciar atividades interessantes para interagir, mas dessa vez nas redes sociais?

Você pode abrir uma live e nela falar da democracia, citar poemas e canções sobre o assunto. Até mesmo criar jogos no stories do Instagram, com enquete de perguntas para seus seguidores acertarem a resposta.

  • Ao mesmo tempo, veja Impeachment: O que é e como funciona?

Dia do Esporte Amador

Em 15 de novembro também celebramos o Dia do Esporte Amador. O objetivo do marco é enaltecer o atleta amador, aquele que pratica esportes por prazer. Atleta amador é aquele que tem uma atividade física inserida na rotina, seja correr, pedalar, nadar ou exercitar.

Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), um amor atleta é aquele que pratica alguma atividade física ao menos três vezes na semana, com no mínimo 30 minutos de duração.

#actampads1#
  • Que tal compartilhar frases sobre o marco nas redes sociais? Assim, confira alguns exemplos que você usar:
  • Seja qual for o esporte, o importante é praticar! Dia do Esporte Amador – 15 de novembro
  • O esporte é muito mais que saúde, bem-estar e lazer. Esporte é educação.
  • Praticar esporte é ter qualidade de vida acompanhada da felicidade.
  • Coloque seu corpo em movimento e supere seus próprios limites.
  • Que o meu coração só bata aceleradamente por fazer atividade física e nada mais…

Dia do Joalheiro

15 de novembro também o Dia do Joalheiro. Nesta dada homenageia-se o profissional responsável por fazer pedras lapidadas e metais se tornarem obras de arte. Ornando homens e mulheres. A data tem origem à fundação do Sindicato dos Trabalhadores Joalheiros, que aconteceu em São Paulo, no ano 1959.

Fonte: Facebook

Você trabalha com a venda de joias? Então que tal aproveitar o dia para enaltecer e divulgar ainda mais os seus produtos? Você pode postar fotos de uma coleção nova, ou das preferidas de seus clientes, e fazer referência ao Dia do Joalheiro.

  • Confira ainda Semijoias: Como montar sua loja on-line? Veja passo a passo

Dia Nacional da Umbanda

Mais um marco de 15 de novembro é o Dia Nacional da Umbanda. A data celebra a religião brasileira Umbanda, que foi criada por meio de características e misturas do catolicismo, espiritismo, entre outras religiões de origens indígenas e africanas. A data é oficializada pela Lei núm. 12 644, de 16 de maio de 2012, que foi sancionada por Dilma Rousseff, a então presidente do país.

Related Post
Fonte: Pinterest

Confira, em seguida, frases sobre a religião para compartilhar nas redes sociais.

#actampads1#
  • Não mexe com ela. Ela é do dendê. Ela é de saravá. De laroiê e da fé em todos os orixás.
  • Meu reino é nas águas doces, onde me faço forte como uma cachoeira. Sou do ouro, sou da beleza, do sorriso, sou da vaidade. Sou de Oxum!
  • A Umbanda não faz o mal, quem o faz são as pessoas!
  • Sou umbandista, sim, e com muito orgulho. Nada faz negas minha religião. Umbanda é caridade e amor!
    O toque do tambor é o ritmo do meu coração. Dia da Umbanda — 15 de novembro.
  • Ao mesmo tempo, veja Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

Quarta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Para agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

#actampads1#
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo de 15 de novembro?

No dia 15 de novembro a Igreja Católica celebra o Santo Alberto Magno e também o Dia de todos os fiéis defuntos da Ordem do Carmo.

Dia de Santo Alberto Magno

Hoje, dia 15 de novembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Santo Alberto Magno, também conhecido como Alberto, o Grande. Alberto é um santo europeu que nasceu na Alemanha por volta do ano 1200. Ao crescer, Alberto se tornou filósofo, escritor e teólogo, além de ser um frade dominicano e bispo. Alguns estudiosos ainda defendem que o santo foi o maior filósofo e teólogo da Idade Média.

Santo Alberto faleceu em 1280 e em 1931, ao ser canonizado por Papa Pio XI, recebeu o título de Doutor da Igreja. O santo é padroeiro dos filósofos, cientistas, estudantes e dos técnicos médicos.

Oração a Santo Alberto Magno

“Dá-me, Senhor, um espírito aberto e compreensivo como aquele que concedeste a Santo Alberto. E também, como a ele, dá-me a graça de abarcar parte de teu mistério com minha inteligência. E que tudo isso me sirva para iniciar uma vida de oração constante e agradável em tua presença. Que Assim Seja. Amém. Santo Alberto Magno, rogai por nós.”

#actampads1#
Fonte: Canva (adaptado)

Dia de todos os fiéis defuntos da Ordem do Carmo

O Dia de todos os fiéis defuntos da Ordem do Carmo celebra os religiosos e leigos da família do Carmo. Bem como os que tiveram laços de vocação e de amizade à Ordem. A data foi criada pelos monges beneditinos por volta do ano 1.000, com o objetivo de celebrar a alma dos fiéis já falecidos.

Oração pelos falecidos da Ordem do Carmo

“Senhor, glória dos fiéis, concedei o descanso eterno aos nossos irmãos e irmãs defuntos, a quem nos une o mesmo Baptismo e a mesma vocação no Carmelo, para que, tendo seguido a Cristo e sua Mãe, possam contemplar-Vos para sempre como seu Criador e Salvador Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.”  

Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de novembro

  • 16 de novembro – Dia Internacional da Tolerância, Dia do Não Fumar, Dia Nacional de Atenção à Dislexia e Dia Nacional da Amazônia Azul;
  • 17 de novembro – Dia da Criatividade, Dia Internacional do Estudante, Dia Mundial da Prematuridade e Dia Nacional de Combate à Tuberculose;
  • 18 de novembro – Dia do Conselheiro Tutelar, Dia Nacional de Combate ao Racismo, Dia Mundial da Filosofia e Dia Nacional do Notário e do Registrador;
  • 19 de novembro – Dia da BandeiraDia Internacional do Homem, Dia Mundial do Vaso Sanitário e Dia do Empreendedorismo Feminino;
  • 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, Dia do Biomédico, Dia Universal da Criança, Dia Nacional de Combate à Dengue, Dia do Auditor Interno e Dia do Técnico em Contabilidade;
  • 21 de novembro – Dia Nacional da Homeopatia, Dia Mundial da Televisão e Dia Mundial da Saudação;
  • 22 de novembro – Dia do Músico, Aniversário de Niterói e Dia da Comunidade Libanesa no Brasil;
  • 23 de novembro – Dia Internacional do Consultor de Imagem, Dia. do Engenheiro Eletricista e Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil;
  • 24 de novembro – Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais
  • Enfim, leia Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Relacionadas

15 de novembro: conclusão

15 de novembro é um feriado nacional que celebra a Proclamação da República. No entanto, há também outras datas comemorativas hoje.

Em resumo, são as celebrações deste dia: Proclamação da República, Dia do Esporte Amador, Dia do Joalheiro e Dia Nacional da Umbanda. Ao mesmo tempo, é o dia de Santo Alberto Magno e também o Dia de todos os fiéis defuntos da Ordem do Carmo.

Montagem: Fashion Bubbles
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Equipe Fashion Bubbles

Atualizado por Thamyres Barbosa

Laila Lopes: 26 anos, mineira (atualmente morando na região serrana do RJ) e amante de seus bichos: 2 cachorros e muitos peixinhos. Redatora digital há 4 anos, com mais de 2000 artigos publicados na internet
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais