Papel com folhas em cima escrito "3 de janeiro"

3 de janeiro é Dia do Juiz de Menores. Veja as datas comemorativas de hoje, terça

Também é o Dia de Santa Genoveva e dia do orixá Oxumarê. Veja celebrações de 3 de janeiro e frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é 3 de janeiro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 3 de janeiro?

Mensagem de Bom dia sobe sonhos e café
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Em 2023, 3 de janeiro cai em uma terça-feira. Trata-se do 3º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 362 dias para 2024. Além disso, estamos no verão e a fase da Lua é crescente. Enfim, quem nasce em 3 de janeiro é do signo de Capricórnio.

Hoje é o terceiro dia do décimo segundo mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de janeiro de 2023. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2023: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 3 de janeiro?

Ilustração marrom com a cabeça de cabra, símbolo do signo capricórnio, com a data "de 22 de dezembro a 19 de janeiro"
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Nascidos no dia 3 de janeiro são de Capricórnio. Sem dúvidas, os capricornianos são conhecidos por serem sinceros, responsáveis e coerentes.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ser muito independentes e por isso, costumam amadurecer muito rápido e fazer seu próprio caminho. Além disso, também são pessoas focadas no trabalho e costumam ser reconhecidas pelo perfil workaholic.

Sendo assim, os escorpianos tendem a gostar de profissões que lhe dão estabilidade. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com direito, educação ou administração.

O que se comemora no dia 3 de janeiro?

Está se perguntando: afinal, 3 de janeiro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia do Juiz de Menores.

  • Ao mesmo tempo, leia também Frases de bom dia: 100 mensagens e 80 cartões virtuais para compartilhar

Dia do Juiz de Menores

Hoje, dia 3 de janeiro, se comemora o Dia do Juiz de Menores. A data foi instituída em homenagem ao primeiro Juiz de Menores, nomeado em 1924, José Cândido de Albuquerque Mello Mattos.

Dessa forma, os Juizes de Menores são os responsáveis pela segurança de crianças e adolescentes e por combater, por exemplo, a exploração de menores, o trabalho infantil e a violação contra crianças.

Foto de mesa de Juiz com uma família de madeira e a frase "Dia do Juiz de Menores"
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Próximas datas comemorativas do mês de janeiro

  • 4 de janeiro – Dia da Abreugrafia, Dia Mundial do Braille e Dia do Hemofílico;
  • 5 de janeiro – Dia de São Nepomuceno Neumann e Dia da Criação da Primeira Tipografia no Brasil;
  • 6 de janeiro – Dia de Reis, Dia do Astrólogo e Dia da Gratidão;
  • 7 de janeiro – Dia do Leitor e Dia da Liberdade de Cultos;
  • 8  de janeiro – Dia do Fotógrafo;
  • 9 de janeiro – Dia do Astronauta e Dia do Fico;
  • 10 de janeiro – Dia de São Gonçalo de Amarante;
  • 11 de janeiro – Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos e Dia Internacional do Obrigado;
  • 12 de janeiro – Aniversário de Belém e Dia Nacional do Empresário Contábil;
  • 13 de janeiro – Dia de Santo Hilário de Poitiers e Dia Internacional do Leonismo;
  • 14 de janeiro – Dia do Treinador de Futebol e Dia do Enfermo;
  • 15 de janeiro – Dia do Compositor, Dia do Adulto, Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping nos Esportes e Dia de Santo Amaro;
  • 16 de janeiro – Dia dos Cortadores de Cana-de-açúcar e Dia de São Marcelo, Papa;
  • 17 de janeiro – Aniversário da Emancipação do Ceará, Dia dos Tribunais de Contas do Brasil e Dia de Santo Antão.

Terça-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a terça-feira é dia de 1 orixá: Oxumarê. Logo depois, veja como homenageá-lo!

Oxumarê

Oração a Oxumarê
Oração a Oxumarê. Fonte: Canva (adaptado)

Também conhecido por renovar nossa criatividade, Oxumarê, acaba com ciclos dolorosos, trazendo alegria e nos fazendo tomar as melhores decisões para a vida. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas nas cores branca, ou bicolores amarela e verde.

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Aberém, uma comida feita com milho moído, macerado em água e cozido em folhas de bananeiras secas.

Qual o santo do dia 3 de janeiro?

No dia 3 de janeiro, a Igreja Católica celebra o Santo Antero, Santa Genoveva, São José Maria Tomasi, São Telésforo e Beata Estefânia Quinzani.

Santo Antero

Nascido em Petélia, na Calábria, São Antero foi papa da Igreja Católica por apenas 45 dias. Isto é, entre 21 de novembro de 235 e 3 de janeiro de 236, quando foi martirizado.

Santa Genoveva

No dia 3 de janeiro, também celebramos o Dia de Santa Genoveva, a padroeira da cidade de Paris. Genoveva nasceu em 422, na França, foi criada por uma família cristã e faleceu em 3 de janeiro de 502, aos 89 anos.

Durante sua vida, a santa fez trabalhos políticos e sociais, os quais considerava tão importantes quanto o jejum e a oração.

Oração a Santa Genoveva

Ó Deus, nosso Pai, por intercessão de Santa Genoveva, afastai de nós as doenças, a fome, as guerras, as incompreensões e o ódio entre os irmãos. Concedei-nos uma autêntica devoção ao solo pátrio e, especialmente, um grande amor por nossos concidadãos. Jamais nos falte Senhor, a vossa proteção e auxílio nas dificuldades e provações pelas quais passamos. Nós Vos louvamos e damos graças. Amém. 

Ilustração rosa da Oração a Santa Genoveva
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

São José Maria Tomasi

Criado na Itália, São José Maria Tomasi sempre teve a vida orientada para Deus. Por isso, renunciou o principado, que era seu por direito, e se tornou um Padre Teatino e, posteriormente, Cardeal-Presbítero.

São José Maria faleceu em 1 de janeiro de 1713, foi beatificado por Papa Pio VII em 1803 e canonizado pelo Papa São João Paulo II em 1986.

Foto de São José Maria Tomasi
Fonte: Wikipedia

São Telésforo

Telésforo é contado como o oitavo Papa da Igreja Católica após São Pedro. Governou a Igreja em um período de paz e, segundo alguns historiadores, foi o responsável pela criação da missa do galo, da Páscoa aos domingos e da Quaresma como um período de 7 semanas antes da Páscoa.

Beata Estefânia Quinzani

Nascida em 1457 em Brescia, na Itália, Estefânia foi criada em por uma família humilde. Aos 15 anos, entrou para a Ordem Terceira de São Domingos, onde se dedicou, pelo resto de sua vida, à Paixão de Cristo e à formação cristã de meninas.

A Santa faleceu no dia 2 de janeiro de 1530, aos 89 anos e foi beatificada pelo Papa Bento XIV em 14 de dezembro de 1740.

3 de janeiro: conclusão

Embora 3 de janeiro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância.

Em resumo, é comemorado neste marco o Dia do Juiz de Menores

Ao mesmo tempo, é o dia de Santo Antero, Santa Genoveva, São José Maria Tomasi, São Telésforo e Beata Estefânia Quinzani. Fora que toda terça é dia do orixá Oxumarê.

  • Por fim, confira também 2022: política, mortes, desastres e principais notícias que marcaram o ano. Retrospectiva completa!

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias