Rosa na decoração: como adicionar um toque romântico ao lar

Usar rosa na decoração pode transmitir sentimentos de romantismo e afeto. Por isso, confira como usá-la no quarto, sala, cozinha e banheiro

- Continue depois da Publicidade -

A cor rosa está muito ligada ao feminino e ao infantil. Por isso, é comum encontrarmos esta coloração na decoração de quartos de meninas. Porém, pouca gente sabe é do real significado desta cor. Afinal, dependendo no tom pode ter diferentes interpretações. E, para que você saiba qual deles usar na sua casa, fizemos uma matéria dedicada ao rosa na decoração.

Em primeiro lugar, tente definir esta cor em duas palavras. Provavelmente, você pensou em delicadeza e romance. De fato, as duas definições estão corretas. Mas, elas estão muito mais ligadas ao rosa claro ou rosa bebê.

Além disso, os tons mais claros estão ligados ao sentimento de ternura. Por isso, são usados em quartos de bebê.

Por outro lado, o rosa mais escuro transmite sensualidade e sedução. Desta forma, já associamos este tom mais fechado a quartos de adolescente e adultos.

 

Psicologia do rosa

 

- Continue depois da Publicidade -

Sala rosa e azul.
Sala de estar com detalhes rosa. Fonte: Pinterest
  • Aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

- Continue depois da Publicidade -

Toda cor é capaz de transmitir sentimentos. Como resultado, usar o rosa na decoração causará efeitos tanto psicológicos quanto físicos em quem frequentar o ambiente.

O rosa possui associação ao amor fraternal. Por isso, transmite sensações de afeto, tranquilizante e calmante. Além disso, a cor alivia sintomas de abandono, raiva e negligência.

Desta forma, fica muito mais fácil se sentir relaxada e calma em um ambiente desta cor. Para se ter uma ideia do efeito positivo desta cor na decoração, algumas instituições as tem adotado. Por exemplo, maternidades, asilos e até mesmo em alguns sistemas penitenciários no exterior.

 

- Continue depois da Publicidade -

Rosa na decoração

 

Mas, afinal, como usar o rosa na decoração de dentro de casa? Por ser uma cor bastante enjoativa, é preciso criar um cenário perfeito para que ela fique bem. Por exemplo, usando tons mais claros, combinando-a com alguma outra cor vibrante ou até mesmo apostar em um móvel coloridos.

Então, pare te ajudar a incluir este tom que esbanja sentimentos bons, separamos esta matéria nos seguintes tópicos:

Aproveite e salve suas fotos preferidas para usar de inspiração!

 

Rosa na decoração da sala

Se você não abre mão do rosa para ter uma decoração super romântica, aposte em tons claros. Para ajudar a dar vida ao espaço, brinque com texturas. Além disso, um papel de parede poderá oferecer profundidade e outra cor discreta para quebrar a monotonia.

 

Sala rosa.
Rosa na decoração da sala de estar e jantar. Fonte: Pinterest

 

Por outro lado, poucas pessoas pensam em usar o rosa na decoração da porta. Sendo assim, ficará ainda mais fácil combiná-la com outras cores. Além disso, você mesma poderá fazer este diferencial na sala de estar!

 

Porta rosa.
Sala de estar com porta rosa. Fonte: Pinterest

 

A procura por sofás coloridos está cada vez mais em alta. Como resultado, os moradores deste apartamento apostaram no rosê gold. Desta forma, a decoração continuaria séria. Mas, agora, com um toque de sensualidade e requinte.

 

Sofá rosa.
Sofá rosê gold. Fonte: Pinterest

 

Repare agora como tonalidades diferentes ajudam a criar climas diferentes. Ao contrário do exemplo anterior, esta sala de estar com sofá rosa transmite delicadeza, descontração e jovialidade.

 

Rosa na decoração da sala.
Sofá rosa. Fonte: Pinterest

 

 

Sala de jantar

Hoje em dia, não é mais necessário ter paredes para delimitar um cômodo. Neste caso, por exemplo, a sala de jantar foi delimitada na parede e no teto com uma tinta rosa mais escura. Como resultado, tem-se um ambiente diferente e super charmoso!

 

Parede e teto rosa.
Rosa na decoração da parede e do teto. Fonte: Pinterest

 

Por outro lado, se você é do tipo que enjoa fácil das coisas, é melhor apostar em outra alternativa para adicionar o rosa na decoração. Sendo assim, uma ótima ideia é usar cadeiras coloridas!

 

Cadeiras rosa.
Sala de jantar preta e branca com detalhes rosa. Fonte: Pinterest

 

Elas são super fáceis de achar em lojas físicas e virtuais. Além disso, ficam perfeitas em uma decoração de mesa de jantar com arranjos floridos.

 

Rosa na decoração das cadeiras.
Decoração romântica. Fonte: Pinterest

 

Para quem tem um canto alemão na sala de jantar, a melhor escolha é investir em almofadas cor de rosa. Assim, será possível brincar com estampas, tons e texturas de uma forma leve e pouco enjoativa.

 

Canto alemão.
Canto alemão com almofadas. Fonte: Pinterest

 

Além disso, que tal ter cadeiras de vários tons de rosa? Esta é uma opção diferenciada e que dará personalidade ao ambiente. Porém, para que a ideia fique harmônica, é importante que todas elas sejam do mesmo modelo.

 

Cadeiras de veludo.
Cadeiras com tons de rosa diferentes. Fonte: Pinterest

 

Você também pode gostar!

Quarto

Finalmente chegamos ao local preferido do brasileiro para adicionar o rosa na decoração: o quarto. Embora esteja muito associado a decorações infantis, cada vez mais adultos estão usando a cor para dar um toque romântico no espaço do casal.

 

Rosa na decoração do quarto.
Quarto de casal com lustre e papel de parede. Fonte: Pinterest

 

A parede geométrica também é uma ótima opção de decoração. Afinal, os moradores poderão mesclar várias cores e criar um espaço com profundidade.

 

Parede geométrica.
Quarto de casal com parede geométrica. Fonte: Pinterest

 

Além disso, você já pensou em pintar o teto do quarto? Esta é uma ótima ideia para dar personalidade sem criar um ambiente enjoativo. Se puder, adicione alguns elementos discretos na mesma cor como as mesinhas de cabeceira ou a própria cabeceira da cama.

 

Rosa na decoração do teto.
Teto rosa. Fonte: Pinterest

 

É claro que não poderíamos deixar de fora a opção mais tradicional: a parede rosa. Quanto se trata de um quarto pequeno, o melhor é investir em um tom mais claro para não sobrecarregar. Além disso, este efeito pode ser quebrado também através de elementos claros como a mesa de estudo e as prateleiras.

 

Quarto de adolescente.
Quarto rosa e branco. Fonte: Pinterest

 

A primeira coisa que olhamos ao entrar em um quarto é a roupa de cama, não é mesmo? Por isso, apostar em adicionar o rosa na decoração através dela é uma excelente ideia. Além disso, sempre que enjoar, basta trocá-la por um tom diferente.

 

Almofadas rosa.
Roupa de cama rosa. Fonte: Pinterest

 

 

Rosa na decoração da cozinha

A cozinha é um espaço que precisa esbanjar criatividade e amor. Afinal, as avós sempre dizem que para uma comida ficar gostosa é preciso cozinhar com amor, não é verdade? Então, use o toque romântico do rosa para te inspirar!

 

Rosa na decoração da cozinha.
Cozinha com papel de parede. Fonte: Pinterest

 

Existem várias formas de adicionar o rosa na decoração da cozinha. Por exemplo, no armário, na louça, prateleiras, parede, bancada, etc. Além disso, vale a pena destacar a linda horta na bancada da cozinha!

 

Rosa na decoração do armário.
Armário planejado e horta na cozinha. Fonte: Pinterest

 

A marcenaria planejada é capaz de oferecer diversos benefícios a um ambiente. Dentre eles, está a adição de cor. Ao contratar este serviço, os moradores podem escolher a que melhor combinará com a sua cozinha.

 

Decoração cor bebê.
Armário rosa bebê. Fonte: Pinterest

 

Por outro lado, também é possível escolher uma parede de destaque. Desta forma, todos os itens decorativos estarão reunidos em um só lugar.

 

Rosa na decoração da parede da cozinha.
Exposição de copos e canecas. Fonte: Pinterest

 

Combinar o rosa com cores escuras é uma ótima ideia para quebrar a seriedade sem perder a elegância. Porém, é preciso ter um bom equilíbrio entre as cores e investir em uma ótima iluminação.

 

Rosa na decoração com preto.
Cozinha preta e rosa. Fonte: Pinterest

 

 

Banheiro

 

Se você já tem um banheiro colorido mas não aguenta mais. Experimente adicionar um toque de rosa na decoração. Com certeza a áurea do ambiente irá se transformar.

 

Banco no banheiro.
Banco rosa em banheiro azul. Fonte: Pinterest

 

Em ambientes pequenos, usar o rosa com delicadeza e cautela é a melhor opção. Neste caso, por exemplo, foi feita uma faixa atrás do vaso sanitário, atrás do espelho e na cuba.

 

Rosa na decoração do lavabo.
Lavabo rosa e branco. Fonte: Pinterest

 

Por outro lado, neste banheiro o local escolhido foi o nicho dentro do box e a parede do espelho.

 

Nicho embutido.
Banheiro com box até o teto. Fonte: Pinterest

 

O gabinete também é um ótimo lugar para receber um pouco de cor. Para isso, você poderá usar papéis de envelopamento ou uma tinta spray que seja compatível com o material do móvel.

 

Gabinete metálico.
Gabinete em rosa metálico. Fonte: Pinterest

 

Por fim, não se esqueça que as toalhas também fazem parte da decoração do banheiro. Portanto, use-as a seu favor!

 

Cubas rosa.
Banheiro duplo. Fonte: Pinterest

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes