Balcão de cozinha: 15 inspirações para decorar gastando pouco

Confira 15 formas de decoração para balcão de cozinha incluindo nichos, iluminação, revestimento, armário superior e até modelos com rodas

  • 351
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

A cozinha americana se tornou muito comum no Brasil de alguns anos para cá. Basicamente, este conceito é proposto a partir da ideia de uma cozinha com um balcão de apoio. Principalmente em ambientes pequenos, o balcão de cozinha é um espaço multifuncional. Afinal, pode ser utilizado como espaço extra para preparar os alimentos ou ser usado como uma mesa alta.

Em apartamentos, essas duas ideias são aplicadas. Como resultado, é importante trazer detalhes na marcenaria, no revestimento e nos acessórios que otimizem ainda mais o espaço. Por exemplo, ali podem ser integrados nichos e prateleiras.

Além disso, para quem é amante de decoração, o balcão de cozinha torna-se o espaço perfeito para expor coleções. E claro que não poderíamos deixar de falar sobre a iluminação. Afinal, ela é capaz de transformar um espaço.

Portanto, se você quer saber truques incríveis para decorar e otimizar seu balcão de cozinha, leia esta matéria até o fim!

 

 

Nichos

- Continue depois da Publicidade -

 

Além de decorativos, os nichos são essenciais para manter a organização de um ambiente. De quebra, ainda facilitam o acesso a coisas que mais usamos na cozinha. Por isso, tê-lo neste cômodo é muito importante. E se você está se perguntando onde colocá-lo, a próxima imagem te mostrará!

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Cozinha americana.
Balcão de cozinha com nichos para vinhos. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Por outro lado, caso o balcão seja fechado com armário, como uma espécie de ilha, não se preocupe. Afinal, a marcenaria planejada estará sempre a seu favor. Como resultado, fica muito mais fácil planejar um cantinho para expor os vinhos, os livros de receita e artigos decorativos.

 

 

Cozinha com armários azuis.
Cozinha grande com ilha e nichos nas laterais. Fonte: Reprodução/Pinterest

- Continue depois da Publicidade -

 

Se você gosta de cultivar plantas e prioriza uma alimentação mais natural e menos industrializada, aposto que vai amar a próxima ideia. O objetivo aqui é ter um nicho que se tornasse uma horta na cozinha. Assim, ao cozinhar, seu tempero será 100% orgânico e com um cuidado que só você conhece.

 

 

Painel ripado na cozinha.
Balcão de cozinha com mini horta. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Veja também:

 

 

Iluminação

 

A iluminação é um dos componentes mais importantes na cozinha. Afinal, não dá para cozinha no escuro, não é mesmo? Por isso, investir em luminárias nunca é demais. Neste caso, o nicho embutido na parede ganhou pequenas luzes de LED que dão destaque ao espaço decorativo e criam um ambiente mais aconchegante para quem está nas banquetas.

 

 

Balcão de cozinha com nichos embutidos.
Iluminação de LED nos nichos e no teto do balcão. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Por outro lado, para quem gosta de esbanjar personalidade, o ideal é apostar nas luminárias. Seja no estilo industrial, rústico ou artesanal, com certeza este item fará toda a diferença no balcão de cozinha. Mesclar as alturas oferece a sensação de profundidade ao ambiente. Por isso, é perfeita para quem tem uma cozinha pequena.

 

 

Madeira rústica.
Cozinha rústica com luminárias suspensas. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Já passou o tempo em que a iluminação era exclusivamente feita no teto. Ambientes com um estilo moderno e elegante possuem referências de luzes baixas. Neste caso, os moradores apostaram em LEDs embaixo do balcão. Como resultado, o revestimento foi destacado.

 

 

Cozinha em preto e branco.
Cozinha com balcão iluminado. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Você também pode gostar:

 

 

Revestimentos para balcão de cozinha

 

Não basta escolher o revestimento mais bonito da loja para fazer o balcão de cozinha. Em primeiro lugar, é preciso definir qual a sua utilidade. Por exemplo, se o objetivo for servir de apoio é importante que o material seja resistente. Afinal, a cozinha também é considerada uma área molhada.

 

 

Cozinha moderna.
Balcão de cozinha feito de pedra com banquetas baixas. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Porém, se você é amante da madeira e não abre mão disso na sua cozinha, a sugestão é fazer um balcão dois em um. Ou seja, uma parte feita de pedra que pode ser molhada e é mais resistente e a outra parte feita de madeira que serve como mesa.

 

 

LED embutido na madeira.
Balcão de cozinha em dois níveis. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Para incrementar na decoração, você pode inserir uma fita de LED na madeira que vai do chão ao teto, como no exemplo anterior. Ou apostar nas luminárias que sejam o seu estilo. O que vale é a criatividade e que a sua casa tenha vestígios da sua personalidade espalhadas pela decoração.

 

 

Balcão de cozinha com cooktop.
Cozinha pequena com espaço para quatro pessoas. Fonte: Reprodução/Pinterest
Você também pode gostar!

Além disso, confira:

 

 

Parte superior

 

Até agora, vimos que a parte superior do balcão de cozinha era utilizado como um espaço para a iluminação. Porém, existem outras alternativas. Especialmente para quem reclama de que não há mais espaço para guardar os potes e as panelas. Neste caso, um pequeno armário foi o suficiente para atender as necessidades dos moradores.

 

 

Cozinha estilo americana.
Cozinha americana com bancos retráteis. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Por outro lado, se você gosta de sofisticação, que tal ter um bar suspenso? Mas, cuidado na hora de solicitar um orçamento para este tipo de marcenaria. Não basta apenas dar as medidas, é preciso informar os profissionais sobre a finalidade do móvel. Como resultado, eles saberão de um tipo de madeira que seja mais resistente para aguentar o peso das garrafas.

 

 

Adega em cima do balcão de cozinha.
Adega na parte superior do balcão da cozinha. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, não perca:

  • Bar em casa: onde colocar, como decorar + 25 ideias criativas!
  • Bagunça? Saiba como acabar com ela usando a decoração!
  • 6 itens que dificultam a organização da casa e que você precisa se livrar!

 

 

Balcão de cozinha com rodinhas

 

Já pensou de um pedaço do seu balcão de cozinha simplesmente se soltasse? Não é pelo lado negativo, mas o tipo de marcenaria inteligente veio para camuflar e economizar espaço em muitos lares. Neste caso, embaixo do balcão está armazenado uma espécie de sofá para que os moradores almocem neste espaço mas que os assentos não ocupem espaço no dia a dia.

 

 

Sofá escondido.
Sofá embutido na marcenaria do balcão de cozinha. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Por outro lado, se você é do tipo que faz uma bagunça na hora de cozinhar, então você precisa de mais espaço do que o normal. Como resultado, a melhor opção é investir em um balcão de cozinha com rodinhas. Assim será possível levá-lo para todos os cantos do cômodo e até para outros da casa. Porém, não se esqueça de fazê-lo com o mesmo revestimentos dos outros móveis para que o ambiente fique harmônico, combinado?

 

 

Cozinha com bar.
Balcão de cozinha com rodinha e duas banquetas altas. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, você também pode gostar:

 

 

Estilo minimalista

 

 

Além disso, se na sua casa falta espaço para um balcão de cozinha, não se preocupe. É possível ter uma bancada super funcional mesmo que ela tenha a largura de uma parede. Além disso, para dar a sensação de amplitude, ela precisa ser vazada embaixo. Como resultado, os bancos ficarão guardados embaixo e ocuparão menos espaço visualmente.

 

 

Bancos modernos.
Balcão de cozinha simples. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Vídeos inspiradores

 

 

Por fim, claro que não deixaríamos de fora os vídeos queridinhos. Como resultado, seguem alguns vídeos estilo DIY para você se inspirar. Além disso, tem conteúdos que vão do passo a passo à apresentações de vários modelos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por fim, leia também:

  • 351
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes