Quem é Gloria Groove? Tudo sobre a vida e trajetória da estrela pop

Saiba quem é Gloria Groove, ou Daniel Garcia, cantora nascida em São Paulo e atualmente uma das drag queens mais famosas do Brasil

Fonte: Instagram @gloriagroove

Daniel Garcia Felicione Napoleão, mais conhecido como Gloria Groove, nasceu em São Paulo, no dia 18 de janeiro de 1995.

O artista ficou conhecido logo após iniciar sua carreira na dublagem, onde se tornou um dos principais nomes do mercado brasileiro. Ele ganhou ainda mais fama quando se lançou na música como drag queen, emplacando muitas faixas de sucesso.

Daniel também é rapper, compositor e ator. Confira, em seguida, mais sobre a trajetória, carreira e vida pessoal do ídolo LGBTQIA+.

 

  • Enquanto isso, leia também Movimento Queer, o que é? Teoria, significado e características

 

Quem é Gloria Groove?

 

Fonte: Instagram @gloriagroove

 

De origem paulista, nascido em Vila Formosa, Daniel é filho de Gina Garcia, backing vocal do grupo Raça Negra. Foi criado pela mãe com a ajuda de sua avó e de sua tia.

A conexão de Gloria Groove com a música vem da família. Afinal, tanto sua mãe quanto sua tia costumavam fazer apresentações em bares, para complementar a renda no fim do mês.

 

Fonte: Instagram @gloriagroove

 

Daniel deu início aos trabalhos artísticos em 2002. Na época, ele participou do programa infantil “Galera do Balão”, nova versão da “Turma do Balão Mágico.”. Ainda criança, cantou no coral da igreja, onde, aliás, teve contato com as maiores referências de soul e da black music. Sem dúvida, esse fato contribuiu para a descoberta do seu estilo musical.

 

 

Quantos anos tem a Gloria Groove?

 

Daniel Garcia, de nome artístico Gloria Groove, nasceu no dia 18 de janeiro de 1995. Portanto, completou, em 2022, 27 anos.

 

  • Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

 

Gloria Groove: início da carreira

 

Assim era Daniel Garcia quando criança. Fonte: Portalt5/ Vix/ Instagram @gloriagroove. Montagem: Laila Lopes

 

Daniel tinha 6 anos quando apareceu pela primeira vez na TV. Foi quando fez parte de um comercial de salgadinhos Elma Chips. Um ano depois, ele estava participando do grupo “Galera do Balão”, nova formação do “Turma do Balão Mágico”. Com o qual, inclusive, gravou dois álbuns.

Em 2006, foi um dos finalistas do quadro de calouros “Jovens Talentos”, no “Programa Raul Gil”, na Band. No mesmo ano, por indicação do próprio Raul Gil, fez um teste para a novela “Bicho do Mato”, na Record TV. Daniel conseguiu integrar o elenco e fez o papel de Rui de Sá Freitas, irmão da protagonista Cecília.

Assista, em seguida, Daniel Garcia cantando “If Aint Got You”, de Alicia Keys, no Programa Raul Gil:

 

 

  • Em seguida, veja também Ícones LGBTQ+ mais influentes da história são retratados

 

Já em 2005, passou a se dedicar à dublagem. Sua voz está presente em seriados como “Hannah Montana”, “Digimon Xros Wars”, “Power Rangers: Megaforce” e na franquia de filmes “Descendentes” . Mais recentemente, dublou o protagonista do filme live-action de “Aladdin”.

 

Fonte: Disney Fandom/ Power Ranger Fandom/ Deviantart/ Instagram @gloriagroove. Montagem: Laila Lopes

Como Gloria Groove se descobriu drag queen?

 

Desde 2014, se identifica com a cultura drag queen. Descobriu-se no gênero após assistir “RuPaul’s Drag Race”. No show de talentos, artistas montados competem a permanência no programa por meio de números de música e dança. Foi assim que Daniel adotou o nome Gloria Groove.

Em entrevista para o UOL, Gloria revelou sobre a descoberta:

 

“Nunca me encaixei e me enxerguei dentro do que as pessoas esperavam para mim. Quando se olha, não se sabe se é homem, mulher, meio do caminho, se chama de ele ou de ela. Ser drag me permitiu me ver pela primeira vez como artista. Ali dentro, posso explorar o que quiser”, disse.

 

Logo após, confira Gloria Groove em entrevista com o Pânico Jovem Pan. Ela fala um pouco sobre sua vida, vale a pena conferir:

 

 

A música

 

Fonte: Instagram @gloriagroove

 

Gloria Groove iniciou a carreira musical em 2016. Seu primeiro lançamento, “Dona”, explodiu na mídia. Então, ela embarcou na turnê “Dona Tour”, passando por vários estados do Brasil.

O cantor abriu shows de drag queens renomadas do exterior, tais como Sharon Needles e Adores Delano. Enquanto isso, assista à “Dona”, de Gloria Groove, abaixo:

 

 

 

O lançamento do álbum de estreia de Gloria, intitulado “O Proceder”, ocorreu em 3 de fevereiro de 2017. A maioria das letras retrata a vida do artista como gay e drag queen de periferia.

Com o álbum de estreia lançado, Glória embarcou imediatamente na turnê “O Proceder Tour”. Em junho, lançou o clipe de “Gloriosa”. A letra da canção fala sobre empoderamento e autoestima. O clipe cor-de-rosa acumula mais de 8,5 milhões de visualizações.

 

 

No mesmo ano, Glória Groove participou do single “Necomancia”, de Linn da Quebrada. Veja, em seguida, o clipe da música:

 

 

Em 2018, Gloria Groove lançou o clipe que mudaria a história de sua carreira musical. “Bumbum de Ouro” é o grande sucesso da drag queen, pois clipe ultrapassa os 135 milhões de visualizações no YouTube. Aliás, chegou a estar na trilha sonora de “Malhação: Vidas Brasileiras”.

Logo depois, ouça “Bumbum de Ouro”:

 

 

 

Feats de Gloria Groove

 

Um dos últimos feats lançado pela drag queen foi com Mateus Carrilho, o hit “Noite de Caça”. Fonte: Instagram @gloriagroove

 

Gloria participou do primeiro álbum de Iza, “Dona de Mim”, no feat “Rebola”. Em seguida, também do feat “Arrasta”, de Leo Santana. E também da canção “Provocar”, de Lexa.

Em 2019, Gloria explodia mais uma vez com o hit “Coisa Boa”. O clipe tem mais de 85 milhões de visualizações no YouTube. Oouça abaixo o hit da drag queen:

 

 

No mesmo ano, Gloria e Iza lançaram o segundo feat, “YoYo”. Logo depois, ela lançou feat com Preta Gil, “Só o Amor”.

Em 2019, teve outro feat que marcou a carreira de Gloria, o single “Alavancô”, de Karol Conká, também com Linn da Quebrada. Aliás, ela e Linn foram convidadas da Karol para participar do seu show no Palco Sunset do Rock in Rio.

Inclusive, neste ano, Gloria Groove irá se apresentar no mesmo local. No dia 8 de setembro de 2022, ela divide o palco com Joss Stone, Corinne Bailey Rae e Duda Beats.

Em seguida, relembre a participação da drag queen no Rock in Rio no show de Karol Conká:

Related Post

 

 

Em 2019, Glória lançou o EP “Alegoria”. O disco conta com um feat com a rapper Monna Brutal, o “Magenta Ca$h”. Já em 2020, ela cantou com a mãe, Gina Garcia, o hit “Incondicional”.

No clipe, há fotos da infância de Gloria Groove, que foi um bebê muito fofinho! Veja abaixo:

 

 

Mais uma vez, Gloria superou as expectativas com um feat. Em agosto de 2020, participou de “Deve ser horrível dormir sem mim”, de Manu Gavassi. Ela, em seguida, lançou seu 2º EP visual, “Affair”. Veja abaixo o feat dela com Manu Gavassi, participante do BBB 20:

 

 

Últimos lançamentos de Gloria Groove

 

“A Queda” de Gloria Groove ultrapassa o marco de 107 milhões de visualizações no YouTube. Fonte: Instagram @gloriagroove

 

Já em 2021, a drag queen lançou seu álbum “Lady Leste”, com o grande sucesso “A Queda”. A canção ultrapassa os 107 milhões de visualizações no YouTube. Sem contar que foi um hit no TikTok com quase 500 mil vídeos na plataforma. Ouça abaixo:

 

 

Em seguida, Gloria participou do Lud Session, projeto da Ludmilla em que ela convida um artista para fazer um medley de sucesso. Você pode assistir em seguida:

 

 

“Leilão”, o 3º clipe de “Lady Leste”, foi lançado em novembro de 2021. Depois de todo esse sucesso com os singles, em fevereiro de 2022, Gloria lançou o álbum completo em uma live. Assista:

 

 

Ao mesmo tempo, ela lançou o clipe de “Vermelho”. A música contém um sample da faixa “Quem é”, de MC Daleste, funkeiro assassinado em cima do palco em 2013. O clipe está imperdível! Assista, em seguida:

 

 

Gloria Groove no Show dos Famosos do “Domingão”

 

Em 2021, Gloria participou do quadro “Show dos Famosos” do “Domingão”. Ela homenageou Xandi, Fergie, Ana Carolina, Justin Timberlake, Luiz Miguel, Marília Mendonça e J-Lo.

Logo após, assista a homenagem dela à Marília Mendonça, que morreu após acidente aéreo no interior de Minas Gerais:

 

 

Quem é o marido da Gloria Groove?

 

Fonte: Instagram @gloriagroove

 

Gloria Groove é casada com Pedro Luís há 6 anos. A artista afirma que o companheiro é seu melhor amigo, porto seguro, e que ouvir sua opinião faz diferença em sua vida.

 

  • Enquanto isso, veja Alan Turing: o gênio da computação condenado por ser homossexual

 

Por que Lady Leste?

 

Fonte: Instagram @gloriagroove

 

Em entrevista para o Estadão, Gloria Groove relevou que passou a pensar no conceito Lady Leste após ir em busca da brincadeira “que lady sou eu“. Segundo ela, o nome significa lembrar as suas origens, sobretudo com o “leste”. Além do mais, ela conta que o álbum retrata as mulheres importantes de sua vida.

 

 

Imagem do ídolo LGBT

 

Assim é Daniel Garcia não vestido de Gloria Groove. Fonte: Instagram @gloriagroove/ Canva. Montagem: Laila Lopes

 

  • Logo após, confira Identidade e Gênero – As diferenças entre corpo biológico, gênero, orientação sexual e expressão de gênero

 

Daniel, de nome artístico Gloria Groove, se define “meio arrasto, meio rapper”. Suas composições passam por R&B, soul, trap e funk brasileiro. Ele também é conhecido por interpretar e cantar como “rapper masculino” e “queer feminino”.

O cantor representa a comunidade LGBT:

 

“Minha música espera significar a existência de milhares de pessoas LGBTQIA +. Nossa música se torna uma plataforma de amor e auto-aceitação”, revelou em entrevista para o The Establishment.

 

A música de Gloria, então, é popular com o público em geral. Ela se identifica como pessoa não-binária, isto é, identidade de gênero de pessoas que não são estritamente masculinas ou femininas, estando portanto fora do binário de gênero e da cisnormatividade.

Contudo, a artista diz que não se identifica com pronomes neutros:

 

“Não consigo me enxergar muito no ile nem no ilu. Meu ouvido já está tão sacando ela e ele, é quase como se a minha fluidez morasse aqui”, afirmou em entrevista à Marie Claire.

 

 

Gloria Groove: discografia e filmografia

 

Dessa forma são as capas das discografias “O Proceder” e “Lady Leste” de Gloria Groove. Fonte: Instagram @gloriagroove

 

Gloria Groove lançou as discografias “O Proceder”, em 2017, e “Lady Leste”, em 2022. Participou do documentário “TupiniQueens”, em 2015. Participou do Programa Raul Gil e da novela “Bicho do Mato”, ambos em 2006. Foi jurada na atração “Amor & Sexo” (2016 – 17). Apresentou o “Nasce uma Rainha” (2020) e integrou do quadro Show dos Famosos do “Domingão”, em 2021, no qual venceu, inclusive.

A drag queen deu voz ao Rei Benjamin na franquia de filmes “Descendentes” (2015, 2016 e 2017). E também ao Aladdin no filme “Aladdin” (2019). Para a televisão, dublou os personagens na lista em seguida, confira:

  • Doki, de “As Aventuras de Doki”, de 2005 a 2009;
  • Rico Suave, de “Hannah Montana”, de 2007 a 2011;
  • Mikey Kudo, de “Digimon Xros Wars”, de 2010 a 2011;
  • Jade Holling, de “Power Rangers: Megaforce”, de 2013 a 2015;
  • Ainsley Melham, de “Casa do Hi-5”, de 2014 a 2016;
  • Justin Towers, de “Star vs. the Forces of Evil, de 2015 a 2017;
  • Chase, de “Paw Patrol”, desde 2017 (presente);
  • Kai, de “The Hollow”, de 2018 a 2020;
  • Marci Wise, de When They See Us”, em 2019;
  • Malick, de “Elite”, em 2020.

 

  • Logo após, leia DueLibras: conheça a 1ª dupla musical de Libras do Brasil

 

 

  • Enfim, veja LIBRAS: o que significa e como aprender a linguagem de sinais

 

Conclusão

 

Em resumo, Daniel Garcia, mais conhecido por seu no artístico Gloria Groove, é um dos artistas musicais mais importantes do país. Seu trabalho, sua voz e suas superproduções costumam ser de excelentíssima qualidade e sempre uma boa surpresa para os fãs.

Gosta de conhecer os famosos brasileiros? Então, confira mais sobre outras celebridades na nossa categoria Famosos. Por lá, você acompanha de pertinho as novidades do mundo da fama.

 

Laila Lopes: 26 anos, mineira (atualmente morando na região serrana do RJ) e amante de seus bichos: 2 cachorros e muitos peixinhos. Redatora digital há 4 anos, com mais de 2000 artigos publicados na internet
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais