Chá de cúrcuma.

Chá de cúrcuma ajuda a dormir e melhora o humor. Veja como fazer!

Ajuda no tratamento contra depressão, melhora o sono e fortalece a saúde do coração, esses são alguns dos benefícios do chá de cúrcuma

Compartilhe

A cúrcuma é uma planta muito versátil na culinária brasileira. Isso porque, além de ser usada como um tempero marcante, também é utilizada para produção de chá. Porém, pouca gente sabe sobre os diversos benefícios que o de cúrcuma oferece à .

Essa planta medicinal é da mesma família do gengibre. Por isso, muitas vezes, a aparência pode até confundir. Apesar de ser chamada no meio científico de Curcuma longa, essa planta é também conhecida como manjal ou haldi, segundo a cultura indiana.

Antigamente, o sistema de saúde indiano, chamado Ayurveda, utilizava o chá de cúrcuma como um método de tratamento para diversos problemas de saúde.

Portanto, fizemos um texto para tirar as principais dúvidas acerca da bebida, dentre elas:

  • Para que serve o chá de cúrcuma?
  • Pode tomar chá de cúrcuma todos os dias?
  • Quem não pode tomar chá de cúrcuma?
  • Como fazer chá de cúrcuma em pó?

Não se esqueça de salvar a receita e compartilhar os benefícios com seus conhecidos. Boa leitura!

Para que serve o chá de cúrcuma?

Cúrcuma.
Fonte: Freepik

Embora a cúrcuma seja usada desde a medicina tradicional, foi só recentemente que pesquisadores descobriram o real motivo de ela ser tão benéfica à saúde. Afinal, foi encontrado na planta um grupo chamado curcuminóides, que que atuam como antioxidantes poderosos.

Além de ser antioxidante, pesquisadores apontaram que a curcumina, componente da cúrcuma, também é antidiabética e anti-inflamatória. Porém, é importante destacar que essa condição foi comprovada a partir de altos consumos da planta, não com o chá de cúrcuma.

Por outro lado, esse chá foi considerado, além e marcante pelo sabor, bastante nutritivo. Portanto, separamos alguns dos principais benefícios dessa bebida.

  • Veja também Folha de louro: benefícios, receita do chá e quem pode tomar

1. Possui poucas calorias

Uma xícara de chá de cúrcuma (237ml) possui em média de 10 a 30 calorias. Porém, esse valor é válido para a bebida sem leite, nem adoçada com mel ou açúcar. Além disso, a quantidade de calorias da bebida pode variar de acordo com a quantidade de cúrcuma utilizada.

Portanto, esse chá é uma ótima opção para integrar cardápios de pessoas que querem perder peso.

2. Melhora o humor

Em meio à pandemia e à correria diária, o estresse e a ansiedade dispararam. Por isso, encontrar formas de amenizar esses sentimentos negativos é muito importante no dia a dia.

Alguns estudiosos apontaram resultados preliminares que comprovam a eficácia da curcumina no tratamento da depressão e nos transtornos de humor.

Embora a pesquisa tenha sido realizada com uma alta dosagem do ingrediente, o chá quente por si só já possui um efeito relaxante. Dessa forma, a bebida pode ser incluída no início, meio ou fim do dia para melhorar o humor.

Bule despejando chá de cúrcuma.
Fonte: Unsplash

  • Você também pode gostar de Granola: os benefícios do queridinho das nutricionistas

3. Ajuda a dormir

Se você sofre de insônia e sempre toma chá de camomila, saiba que o chá de cúrcuma é uma excelente alternativa. Afinal, a bebida não possui cafeína e, portanto, não atrapalha o sono.

Porém, se você costuma comprar o sachê de chá pronto, é preciso ficar atento quanto ao teor de cúrcuma. Isso porque grande parte deles é misturado com outras variedades, como o chá de verde e o preto, e ambos possuem cafeína.

Como resultado, a bebida perderia esse benefício. Dessa maneira, a melhor opção é comprar o ingrediente original ou em pó.

4. É rico em nutrientes

Embora a curcumina seja um dos ingredientes mais poderosos do chá de cúrcuma, a bebida também possui outras propriedades que merecem atenção. Por exemplo, em uma única colher de cúrcuma, de aproximadamente 3g, você encontrará:

  • 26% do manganês necessário para o consumo diário;
  • 9% do ferro necessário para o consumo diário;
  • 4% do cobre necessário para o consumo diário.

Essa informação foi constatada a partir de uma importante pesquisa internacional.

5. Fortalece a saúde do coração

Grande parte das doenças cardíacas são causadas por outros problemas de saúde que podem ser evitados. Por exemplo, o chá de cúrcuma é capaz de reduzir a gordura no sangue e a pressão arterial. E esses dois fatores podem causar problemas cardíacos graves.

Portanto, pesquisadores indicam que o consumo diário de chá de cúrcuma pode ajudar significativamente para manter o coração saudável.

Bebida com desenho de cisne.
Fonte: Pexels

  • Não perca Pipoca: benefícios e como fazer sem usar óleo

6. Possui bioativos

Basicamente, os bioativos possuem vários nutrientes que são responsáveis por manter a saúde do indivíduo. Alguns deles são:

Entretanto, no chá de cúrcuma, a maior quantidade de bioativos são os curcuminóides.

7. É um corante natural

Se você já conhece a cúrcuma, sabe que um dos pontos que mais chama atenção é sua cor laranja amarelada extremamente forte. Porém, apesar de ser linda, é preciso ter cuidado para não manchar a bancada, a roupa e até mesmo os dentes.

Por outro lado, quem quer pintar alguma coisa sem precisar de produtos químicos pode contar com a ajuda dessa iguaria. Aliás, para quem gosta de customizar ou pintar tecidos, o chá de cúrcuma é uma excelente opção.

Chá de cúrcuma com leite.
Fonte: Pexels

Pode tomar chá de cúrcuma todos os dias?

Embora seja um produto que ofereça benefícios à saúde, a cúrcuma é levemente tóxica. Portanto, tome cuidado com a quantidade ingerida.

Estudos apontam que a quantidade ideal de consumo diário não deve passar de 10 gramas por dia. Sendo assim, pode tomar chá de cúrcuma todos os dias, porém, de forma maneirada.

Quem não pode tomar chá de cúrcuma?

Xícara e bule com a infusão de açafrão.
Fonte: Canva

Apesar de ser uma bebida natural, alguns grupos de pessoas precisam ficar atentas durante o consumo. Por exemplo, não existem estudos suficientes que comprovam que o chá de cúrcuma é seguro para grávidas e lactantes.

Além disso, pessoas alérgicas à curcumina também devem evitar a ingestão da planta. Se acaso houver qualquer tipo de irritação ou reação, é necessário consultar um médico imediatamente.

Portanto, esses grupos devem evitar o chá de cúrcuma ou conversar com um profissional da saúde antes de incluir a infusão na dieta. O mesmo vale para quem faz uso de algum medicamento. Afinal, a curcumina pode reagir com remédios como antibióticos, anticoagulante e antidepressivo, segundo estudos.

Como fazer chá de cúrcuma?

Existem duas formas de fazer o chá de cúrcuma: uma utiliza ela fresca e inteira, enquanto a outra utiliza o pó. Portanto, fizemos dois tutoriais para que você possa acompanhar usando o que tem em casa.

Chá de cúrcuma fresca e inteira

  1. Em primeiro lugar, corte um pedaço de 2,5 cm da cúrcuma em fatias finas;
  2. Em seguida, coloque as fatias em uma xícara (237 ml) de água;
  3. Coloque a mistura para ferver;
  4. Agora, desligue o fogo e aguarde cerca de 5 minutos;
  5. Por fim, basta coar a bebida e tomar.

Chá de cúrcuma em pó

  1. Coloque uma xícara de chá (237 ml) de água para ferver;
  2. Desligue o fogo e acrescente uma colher de chá de cúrcuma;
  3. Deixe descansar por 5 minutos;
  4. Consuma sem coar.

Mulher colocando pó de cúrcuma na água.
Fonte: Pexels

Conclusão

O chá de cúrcuma é excelente para a saúde e oferece benefícios para o coração, melhora o humor e colabora com a perda de peso. Porém, é preciso tomar cuidado para não exagerar nas quantidades e garantir esses benefícios para a saúde.

Por fim, é importante destacar que o consumo de chá de cúrcuma não substitui qualquer tipo de medicamento ou tratamento indicado por um médico. Continue acompanhando nosso canal de Saúde a fim de conhecer o poder dos alimentos!

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias