2 de dezembro é Dia Nacional do Samba e Aniversário de Minas Gerais. Veja as datas comemorativas de hoje, sexta

Também é o Dia Nacional das Relações Públicas e do orixá Oxalá. Veja celebrações de 2 de dezembro para compartilhar nas redes sociais!

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Fashion Bubbles

Hoje é 2 de dezembro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 2 de dezembro?

Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 2 de dezembro cai em uma sexta-feira. Trata-se do 336º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 29 dias para 2023. Além disso, estamos na primavera e a fase da Lua é minguante. Enfim, quem nasce em 2 de dezembro é do signo de Sagitário.

Hoje é o segundo dia do décimo segundo mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de dezembro de 2022. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de conteúdo para as redes sociais

Quais os jogos da Copa do Mundo 2022 hoje, 02/12, sexta?

Hoje tem 4 jogos da fase de grupos da Copa do Mundo:

  • Coreia do Sul x Portugal – 12h no horário de Brasília (Grupo H);
  • Gana x Uruguai – 12h no horário de Brasília (Grupo H);
  • Sérvia x Suíça – 16h no horário de Brasília (Grupo G);
  • Camarões x Brasil – 16h no horário de Brasília (Grupo G).

Qual o horóscopo de hoje?

Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 2 de dezembro?

Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 2 de dezembro são de Sagitário. Sem dúvidas, os sagitarianos são conhecidos por serem sinceros, animados e aventureiros.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características extrovertidas e por isso, costumam ser comunicativas e não gostar da solidão. Além disso, também são pessoas de alma livre e por isso amam viajar e conhecer o mundo.

Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que não exigem rotinas rígidas. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com turismo, jornalismo ou educação.

O que se comemora no dia 2 de dezembro?

Está se perguntando: afinal, 2 de dezembro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia Nacional das Relações Públicas, Dia Nacional do Samba, Dia da Astronomia, Dia Pan-americano da Saúde, Dia Internacional para a Abolição da Escravatura e Aniversário de Minas Gerais.

Dia Nacional das Relações Públicas

Em 2 de dezembro celebramos o Dia Nacional das Relações Públicas. O marco faz homenagem aos profissionais responsáveis pela gestão da comunicação de uma organização.

A data surgiu no Brasil por meio da Lei nº 7.197, de 14 de junho de 1982. O dia escolhido para a celebração faz referência ao dia de nascimento do engenheiro alagoano Eduardo Pinheiro Lobo, que foi patrono das Relações Públicas no país.

Fonte: Pinterest

Em seguida, que tal postar algumas frases sobre o dia comemorativo em suas redes sociais? Então, confira algumas abaixo:

  • Relações Públicas, o elo fundamental entre as organizações e seus públicos passa pelas suas mãos. Parabéns!
  • Harmonia socioprofissional e crescimento mercadológico por meio da comunicação.
  • Multi negócios e serviços por meio da comunicação.

Dia Nacional do Samba

Outra data comemorativa de 2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba. O estilo de música muito popular no Brasil é uma festividade, principalmente no Carnaval onde se tem desfiles das escolas de samba.

Embora muito apreciado pelos brasileiros, o Dia Nacional do Samba não é uma data comemorativa oficial. Assim, apenas uma lei estadual do Estado da Guanabara (atual município do RJ), através da Lei nº 554, de 27 de julho de 1964.

  • Enquanto isso, confira EP da Juliette: tudo sobre o primeiro trabalho musical da cantora

Fonte: Pinterest

Que tal compartilhar alguma citações memoráveis sobre a data em suas redes sociais? Então confira abaixo algumas:

  • “Quem samba na beira do mar é sereia.” (Clara Nunes)
  • “Eu faço samba e amor até mais tarde.” (Chico Buarque)
  • “Eu gosto de fritada e jogar uma pelada, domingo de Sol e fazer churrasquinho com a linha esticada.” (Arlindo Cruz)
  • “Não deixa o samba morrer, não deixe o samba acabar. O morro foi feito de samba, de Samba, pra gente sambar.” (Alcione)

Dia da Astronomia

Em 2 de dezembro também celebramos o Dia da Astronomia. O marco faz homenagem à ciência que estuda, explora e observa tudo o que existe no universo: planetas, estrelas, galáxias, etc.

A data escolhida faz referência ao nascimento do imperador Pedro de Alcântara, Dom Pedro II, que viveu como um astrônomo amador e passou a ser considerado o patrono da astronomia brasileira.

Fonte: Pinterest

Que tal comemorar o importante dia criando conteúdo para as redes sociais? Se você é astrônomo pode fazer uma transmissão ao vivo mostrando o céu através de um telescópio, por exemplo.

Palestras, cursos ou atividades cientificas de qualidade podem alcançar muitas pessoas. Afinal, os astros sempre nos fazem ter dúvidas.

Dia Pan-americano da Saúde

Mais uma celebração de 2 de dezembro, o Dia Pan-americano da Saúde. O marco é uma forma de fazer as pessoas se conscientizarem quanto os principais cuidados para a prevenção de doenças típicas das nações da América.

São importantes entre as prevenções: controle regular das vacinações, boa alimentação e prática de esportes.

Outra meta deste dia, exigir do governo serviços públicos de saneamento com qualidade.

  • Logo após, veja Pequi: 9 benefícios da fruta do cerrado brasileiro

Fonte: Pinterest

Pensando nisso, então que tal promover mais a vacinação contra a Covid-19 neste dia importante nas redes sociais? Dê seu exemplo, se é da área de saúde fale da importância de ser administrado com o imunizante.

Related Post

Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

O Dia Internacional para a Abolição da Escravatura é comemorado anualmente em 2 de dezembro. O dia então serve para refletirmos sobre a luta contra esta realidade.

Sim, a escravatura ainda existe de várias formas: servidão obrigatória, trabalho forçado, tráfico de crianças e mulheres, trabalho infantil, prostituição, casamentos combinados, entre outros.

Fonte: Amatra

Veja, em seguida, algumas frases sobre a data para postar nas redes sociais hoje:

  • Por um país mais justo, sem preconceito e discriminação.
  • Por um mundo que defenda plenamente a dignifica de todo o ser humano.
  • Quem procura trabalho, não pode encontrar escravidão.
  • Liberdade, liberdade! Abra as asas sobre nós. E que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz!

  • Ao mesmo tempo, veja Compliance, a indústria da Moda e a utilização do trabalho escravo – Direito da Moda

Aniversário de Minas Gerais

Minas Gerais completa em 2 de dezembro de 2022, 302 anos! Então, que tal compartilhar em suas redes sociais algumas frases comemorativas sobre o aniversário?

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

  • Hoje, visito a minha cidade natal em Minas Gerais. O estado completa mais um ano de história, mais doze meses de serviço a toda população.
  • O meu estado é a minha identidade, onde guardo as melhores recordações da minha vida. Hoje, o dia é dele. Parabéns!
  • Por acolher a diversidade de braços abertos, encontrei em você o meu lar. Parabéns, meu estado lindo!
  • Hoje é o aniversário do meu estado, meu lar. Então, eu deixo aqui minha homenagem a este lugar que carrega tanta história, tradição e encantos. Parabéns!
  • Neste dia que se celebra mais um aniversário da nossa querida Minas Gerais, quero homenagear o povo mineiro e lembrar que quem faz o estado são as pessoas. Parabéns!

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

  • 3 de dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Dia de São Francisco Xavier, Dia do Delegado de Polícia e Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria;
  • 4 de dezembro – Dia Mundial da Propaganda, Dia do Pedicuro, Dia do Orientador Profissional, Dia do Perito Criminal Oficial e Dia do Trabalhador nas Minas de Carvão;
  • 5 de dezembro – Aniversário de Maceió, Dia Mundial do Solo, Dia Internacional do Voluntário, Dia Nacional da Pastoral da Criança e Dia do Médico de Família e Comunidade;
  • 6 de dezembro – Dia do Neuropsicopedagogo, Dia da Extensão Rural no Brasil, Dia de São Nicolau e Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres;
  • 7 de dezembro – Dia do Médico Cirurgião Plástico, Dia Internacional da Aviação Civil, Dia Nacional da Assistência Social e Dia Nacional da Silvicultura;
  • 8 de dezembro – Dia da Família, Dia da Justiça, Dia Mundial da Imaculada Conceição e Dia do Colunista Social;
  • 9 de dezembro – Dia do Fonoaudiólogo, Dia Internacional contra a Corrupção, Dia Internacional da Comemoração e Dignidade das Vítimas de Genocídio, Dia Internacional da Medicina Veterinária, Dia da Criança Especial e Dia do Alcoólico Recuperado;

Sexta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a sexta-feira é dia de 1 orixá: Oxalá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é o Oxalá?

Oração para Oxalá. Fonte: Canva (adaptado)

Considerado o orixá mais poderoso de todos, Oxalá foi o primeiro a ser criado. Assim, é ele quem rege toda vida na terra. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas na cor branca

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Ebô, uma comida feita com milho branco bem lavado e cozido sem tempero ou sal.

Qual o santo do dia 2 de dezembro?

No dia 2 de dezembro a Igreja Católica celebra os santos: São Silvério, Santa Bibiana e São Pimênio.

Dia de São Silvério

Em 2 de dezembro a Igreja Católica celebra o São Silvério. Segundo registros, Silvério nasceu em Frosinone e viveu no século VI.

Fonte: Wikipédia

Foi papa por 9 meses, forçado a abdicar do trono em favor de Vigílio, seu sucessor.

São Silvério morreu de fome após alguns meses de renuncio do trono. Os fiéis o visitavam e o invocavam como santo.

Dessa forma, hoje ele é padroeiro de Ponza, uma ilha do mar Tirreno.

Dia de Santa Bibiana

Santa Bibiana nasceu em Roma no século IV e viveu durante os últimos anos da perseguição dos cristãos pelo Imperador Juliano, o “apóstata”.

Bibiana foi martirizada, junto com sua família, por não negar sua fé e após sua morte os cães, que rodeavam o local e devoravam todos os cadáveres, não a tocaram.

Dessa maneira, a santa é considerada a padroeira das dores de cabeça, das mulheres solteiras e das doenças mentais.

Oração a Santa Bibiana

“Ó Deus, Pai de misericórdia, que deste força para a tua jovem serva Bibiana testemunhar, com a suprema prova do martírio, a fé que recebeu de seus pais, Flaviano e Dafrosa, dá-me, também, a coragem de ser capaz de dizer sim à Tua vontade, para que eu seja sempre guiado por ti. E tu, gloriosa Santa Bibiana, intercede por mim, junto ao Pai Celeste, para que, com a ajuda do Espírito Santo, possa ser fiel a Cristo e seu Evangelho. Que a tua coragem, de jovem cristã, incentive os nossos jovens a se esforçarem a construir um mundo novo, onde reina a civilização do amor, da fraternidade e da alegria. Envia, Senhor, a paz e a serenidade às nossas famílias, aos enfermos, aos idosos e a todos os que recorrem a ti. Intercede por nós, hoje e sempre. Amém.”

Fonte: Canva (adaptado)

Dia de São Pimênio

Hoje, dia 2 de dezembro, é considerado o Dia de São Pimênio. São Pimênio viveu entre os séculos III e IV e era sacerdote. São Pimênio sofreu martírio por não negar sua fé e enterrar outros mártires. Assim, ele está enterrado no cemitério de Ponciano, em Roma.

2 de dezembro: conclusão

Embora 2 de dezembro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje o São Silvério.

Em resumo, é comemorado neste marco o Dia Nacional das Relações Públicas, Dia Nacional do Samba, Dia da Astronomia, Dia Pan-americano da Saúde, Dia Internacional para a Abolição da Escravatura e Aniversário de Minas Gerais.

Ao mesmo tempo, é o Dia São Silvério, Santa Bibiana e São Pimênio. Fora que toda sexta-feira é dia do orixá Oxalá.

  • Por fim, confira também Feriados em 2022: Veja datas e dia da semana de todos!

Montagem: Equipe Fashion Bubbles

Laila Lopes: 26 anos, mineira (atualmente morando na região serrana do RJ) e amante de seus bichos: 2 cachorros e muitos peixinhos. Redatora digital há 4 anos, com mais de 2000 artigos publicados na internet
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais