Calendário de março de 2022: feriados e datas comemorativas

Chegou o terceiro mês do ano! Confira o calendário de março de 2022. Assim, você pode se organizar e planejar seus posts nas redes sociais

Fonte: Annie Spratt/Unsplash (adaptada)

Estamos no terceiro mês de 2022! Já que ainda é o primeiro trimestre do ano, ainda dá tempo de se organizar para alcançar várias metas no trabalho e na vida pessoal. Por isso, trouxemos o calendário de março para te ajudar no planejamento.

Desse modo, o Fashion Bubbles reuniu aqui todos os feriados e as datas comemorativas do mês. Veja não só os motivos por trás das principais celebrações, como também ideias de conteúdo temático para postar nas redes sociais.

Ao mesmo tempo, não perca o calendário lunar e opções incríveis de planner para imprimir. Acompanhe!

Quantos dias tem o mês de março de 2022?

Fonte: Canva (adaptada)

Você sabia que a palavra “março” teve origem na Roma Antiga? Na época, tratava-se do primeiro mês do ano e era chamado de Martius, uma homenagem a Marte, o deus romano da guerra. Então, escudos sagrados eram levados pelos sacerdotes em volta da cidade para honrar a divindade.

Desse modo, no calendário gregoriano, março é o terceiro mês do ano e conta com 31 dias. Em 2022, começa em uma terça-feira e acaba em uma quinta-feira.

  • Além disso, leia também Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Quais os feriados deste mês de março?

No ano de 2022, março não tem nenhum feriado nacional. No entanto, o mês possui dois pontos facultativos. Isto é, são datas oficiais do calendário em que a decisão de dispensar ou não os empregados do expediente fica a cargo do empregador. Entenda!

1º de março – Carnaval (ponto facultativo)

Não me leve a mal, hoje é Carnaval. Fonte: Canva (adaptada)

Nesse ano, a terça-feira de Carnaval cai no 1º de março. Quer aproveitar a data a fim de engajar os seus seguidores nas redes sociais? Uma vez que os blocos de rua e grandes festas ainda estão proibidos, abra uma caixinha nos seus Stories do Instagram e pergunte aos seus seguidores como eles planejam festejar em casa.

Logo depois, é só compartilhar as melhores respostas!

  • Nesse sentido, confira ainda Frases de carnaval: 55 legendas e mensagens para curtir a folia

2 de março – Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h)

Você sabe qual é o significado da Quarta-feira de Cinzas? A data marca o início da Quaresma, período de 46 dias que antecede a Páscoa. Nesse meio tempo, os cristãos católicos costumam refletir, fazer jejuns e orações.

O que rezar na Quarta-feira de Cinzas?

Oração da Quaresma. Fonte: Canva (adaptada)

Qual é a data comemorativa do mês de março?

  • 1º de março – Carnaval, Aniversário do Rio de Janeiro, Dia do Turismo Ecológico, Dia da Discriminação Zero, Dia das Crianças Doentes e Dia Internacional da Proteção Civil;
  • 2 de março – Quarta-feira de Cinzas e Início da Quaresma;
  • 3 de março – Dia Mundial da Vida Selvagem e Dia do Corpo de Intendentes da Marinha;
  • 4 de março – Dia Mundial da Oração;
  • 5 de março – Dia Nacional da Música Clássica, Dia do Filatelista Brasileiro e Dia da Integração Cooperativista;
  • 6 de março – Dia Internacional do Optometrista;
  • 7 de março – Dia do Paleontólogo, Dia Nacional da Advocacia Pública e Dia do Fuzileiro Naval;
  • 8 de março – Dia Internacional da Mulher;
  • 9 de março – Dia Mundial do DJ;
  • 10 de março – Dia do Sogro, Dia do Telefone, Dia Mundial do Rim, Dia do Conservador, Dia da Sociedade dos Amigos do Bairro, Dia Internacional da Gaita de Foles e Dia Internacional da Peruca;
  • 11 de março – Dia Internacional do Encanamento e Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo;
  • 12 de março – Aniversário de Recife, Dia do Bibliotecário, Dia Mundial Contra a Cibercensura e Dia Internacional da Pochete;
  • 13 de março – Dia do Conservacionismo;
  • 14 de março – Dia Nacional dos Animais, Dia do Vendedor de Livros, Dia Nacional da Poesia, Dia do Pi e Dia da Incontinência Urinária;
  • 15 de março – Dia Mundial do Consumidor, Dia da Escola e Dia de São Longuinho;
  • 16 de março – Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, Dia Nacional do Ouvidor e Dia do Agente Penitenciário Federal;
  • 17 de março – Aniversário de Aracaju e Dia de São Patrício;
  • 18 de março – Dia Nacional da Imigração Judaica e Dia do DeMolay;
  • 19 de março – Dia de São José, Dia do Carpinteiro e do Marceneiro, Dia Nacional do Artesão e Dia do Consertador;
  • 20 de março – Início do Outono, Dia Internacional da Felicidade, Dia do Contador de Histórias, Dia Mundial sem Carne, Dia Mundial da Saúde Bucal, Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude, Dia Nacional da Aquicultura e Dia Nacional de Atenção à Disfagia;
  • 21 de março – Dia Universal do Teatro, Dia Mundial da Infância, Dia Mundial da Poesia, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, Dia internacional da Síndrome de Down e Dia Internacional das Florestas e da Árvore;
  • 22 de março – Dia Mundial da Água;
  • 23 de março – Aniversário de Florianópolis, Dia Mundial da Meteorologia, Dia do Optometrista e Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores;
  • 24 de março – Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre Graves Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas e Dia Mundial da Tuberculose;
  • 25 de março – Dia da Constituição, Dia de São Dimas, Dia do Especialista de Aeronáutica, Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos, Dia Nacional do Oficial de Justiça, Dia Nacional do Orgulho Gay e Dia Nacional da Comunidade Árabe;
  • 26 de março – Aniversário de Porto Alegre, Dia do Cacau, Hora do Planeta, Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia e Dia do Mercosul;
  • 27 de março – Dia do Circo e Dia Mundial do Teatro;
  • 28 de março – Dia do Diagramador e Dia do Revisor;
  • 29 de março – Aniversário de Salvador e Aniversário de Curitiba;
  • 30 de março – Dia Mundial do Transtorno Bipolar e Dia Mundial da Juventude;
  • 31 de março – Dia da Integração Nacional e Dia da Saúde e Nutrição.

4 de março – Dia Mundial da Oração

Nesse Dia Mundial da Oração, o mundo reza por paz e saúde! Fonte: Canva (adaptada)

Todos os anos, essa celebração acontece na primeira sexta-feira de março. A data é comemorada em mais de 170 países e une as mais diversas crenças e religiões para orar pela humanidade.

Uma vez que estamos em um momento complicado, vale compartilhar um pouco sobre a data em seu perfil. Afinal, o maior poder da oração é trazer conforto para os fiéis.

  • Decerto, você também vai gostar de Oração de bom dia: 30 preces para começar bem suas manhãs

8 de março – Dia Internacional da Mulher

Nesse Dia Internacional da Mulher, não presenteie com flores. A maior homenagem é o seu respeito. Fonte: Canva (adaptada)

A data foi criada em 1921 e foi escolhida porque, em 8 de março de 1917, ocorreu uma manifestação em que mais de 90 mil mulheres russas pediam melhores condições de vida e de trabalho. Hoje, trata-se de um dia para homenagear e pedir igualdade para esse sexo que, de frágil, não tem nada.

Tem uma loja on-line? Então, que tal oferecer descontos para as suas clientes mulheres? Assim, vale compartilhar a ação nas suas redes.

15 de março – Dia Mundial do Consumidor

Hoje, homenageamos aquele que sempre tem razão. Parabéns pelo seu dia, cliente! Fonte: Canva (adaptada)

Comemorada no 15º dia do calendário de março, a data é uma homenagem a um discurso do presidente americano John F. Kennedy, de 60 anos atrás. Em sua fala, ele exaltava a importância de uma relação justa entre empresas e seus consumidores.

Se acaso você for um empreendedor, não deixe o dia passar em branco! Agora, se você for cliente, aproveite os descontos e promoções!

Related Post

17 de março – Dia de São Patrício

Feliz Dia de São Patrício! Fonte: Canva (adaptada)

A celebração é uma homenagem ao santo padroeiro da Irlanda, responsável por levar o catolicismo ao país. Nesse dia, é tradição usar vestimentas e acessórios em tons de verde.

Tem uma marca de roupas? Então, que tal fazer um Reels no Instagram de composições com peças da sua loja na cor verde?

20 de março – Início do Outono

Bem-vindo, outono, estação das frutas. Fonte: Canva (adaptada)

O calendário de março conta ainda mais com o fim do verão e o início do outono. Afinal, no hemisfério sul, o Equinócio de outono de 2022 acontece às 12h32 de 20 de março.

Assim, se você gerencia um perfil de redes sociais relacionado à moda, vale compartilhar dicas de looks que serão tendência na estação!

22 de março – Dia Mundial da Água

Preservar a água é valorizar a vida. Faça a sua parte! Fonte: Canva (adaptada)

Criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o marco busca salientar a importância da água para nossa sobrevivência. Ao mesmo tempo, tem como objetivo estimular ações de preservação desse recurso natural.

Aproveite, então, para compartilhar com seus seguidores dicas simples para economizar esse líquido tão precioso!

  • Nesse sentido, veja também Rios voadores: o que é e qual é sua importância ambiental

25 de março – Dia Nacional do Orgulho Gay

Amor é amor. Fonte: Canva (adaptada)

No Brasil, a data serve para conscientizar sobre a necessidade de reconhecer os direitos civis dos homossexuais, bissexuais, pessoas travestis e transexuais. Além disso, existe o Dia Internacional do Orgulho Gay, celebrado em 28 de junho.

  • Além disso, leia Movimento Queer, o que é? Teoria, significado e características

31 de março – Dia da Saúde e Nutrição

Que a alimentação seja o seu único remédio. Fonte: Canva (adaptada)

Enfim, o último dia do calendário de março é quando se celebra o Dia da Saúde e Nutrição. A data serve para pensar em ações que visem a melhoria dos hábitos alimentares e a inclusão de atividades físicas na rotina.

Faz o gerenciamento das redes sociais de uma loja de alimentos? Então, aproveite para compartilhar dicas de lanches saudáveis que podem ser comprados no estabelecimento!

Fases da Lua do calendário de março de 2022

Fonte: Canva (adaptada)

Saiba, em seguida, quando muda a fase da Lua durante o mês de março:

  • 23 de fevereiro às 19h32 – lua minguante;
  • 2 de março às 14h34 – lua nova;
  • 10 de março às 7h45 – lua crescente;
  • 18 de março às 4h17 – lua cheia;
  • 25 de março às 2h37 – lua minguante.

Calendário de março de 2022 para imprimir

Enfim, selecionamos 3 lindas opções de calendário de março de 2022 para baixar. Dessa maneira, você pode imprimir e planejar o seu dia a dia!

Quer ter também os outros meses do ano impressos? Então, basta clicar nos links que você encontra nas legendas das fotos.

Calendário de março. Fonte: Pop Fino

Planner gratuito para download. Fonte: Ufa, tá feito!

Calendário mensal. Fonte: Foco na Produtividade

  • Logo depois, confira Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Conclusão

Em resumo, o calendário de março de 2022 conta com 2 pontos facultativos e várias datas comemorativas. Então, são muitas celebrações que podem te inspirar para a criação de conteúdo temático nas redes sociais.

Por fim, não deixe de conferir nosso canal de Datas Comemorativas. Lá você encontra as celebrações de cada dia, frases para compartilhar em datas especiais e muito mais!

Laís Rodrigues: Laís Rodrigues é jornalista e produtora de conteúdo. Já trabalhou como redatora e editora de revistas de Decoração, Beleza e Comportamento e agora é pós-graduada em marketing digital e se dedica a escrever para a Internet.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais