Entender como cuidar de bonsai pode ser um grande desafio. Especialmente quando você está tendo contato com a planta pela primeira vez, em casa, e não tem tanta experiência.

Mesmo assim, é totalmente possível aprender a cultivar, manusear e manter esse adorno natural impecável — do jeito que você sempre sonhou.

Basta definir uma boa rotina de cuidados e buscar as informações mais assertivas durante o processo.

Para te ajudar nessa nova jornada, a equipe Fashion Bubbles desenvolveu este artigo completo, com tudo o que você precisa saber sobre como cuidar de bonsai. Vem com a gente!

O que é um Bonsai?

Bonsai, em sua tradução literal do japonês, significa “plantado em vaso”. Essa informação, por si só, já diz muito sobre a técnica, que costuma ser a representação de árvores miniaturizadas.

Diferentemente do que muitos pensam, o bonsai não é uma árvore geneticamente modificada, muito menos uma planta anã. Outra confusão muito comum é pensar que essa é uma espécie de árvore.

A verdade é que praticamente qualquer espécie de planta pode ser cultivada como bonsai por meio de técnicas adequadas. Para isso, o  desenvolvimento e crescimento da árvore precisam ser controlados.

Como cuidar de bonsai é algo minucioso, o cultivo é feito por meio de um vaso ou recipiente raso, que não dá espaço para as raízes se alastrarem.

A estilização da árvore é feita cautelosamente, com muito cuidado e respeito pela vegetação — seguindo a ética e os princípios japoneses.

O objetivo central da prática  é trazer uma representação bem realista das árvores presentes na natureza para dentro da sua casa.

Nesse sentido, quanto menor a árvore formada, mais abstrata e subjetiva é a mensagem passada. Nela, é importante que nenhum traço ou característica do artista esteja presente.

Quais são os melhores tipos de Bonsais para cultivar em casa?

Os melhores tipos de árvores para transformar são aqueles com folhas pequenas, miúdas, e troncos lenhosos.

Essas características tornarão o processo de estilização mais simples e natural, facilitando sua jornada ao aprender como cuidar de bonsai.

Sob essas condições, você pode escolher as espécies que preferir, sejam elas frutíferas, de flores, ou apenas compostas por folhagens.

Algumas sugestões de espécies mais usadas são: junípero, pinheiro ou cipreste. Feita a escolha, selecione uma muda para plantar.

É possível iniciar com a semente, mas o processo seria um pouco mais demorado e complexo, tendo em vista o tempo de preparo e cultivo.

Como plantar um Bonsai?

O método é tão delicado e minucioso que é considerado uma arte.  Essa técnica japonesa já existe há milênios, mas pode ser adaptada para a sua realidade.

Para isso, existe um passo a passo completo que envolve desde a escolha do vaso adequado até ao controle de podas e irrigação.

O mais importante é que você desenvolva paciência e resiliência para iniciar sua jornada e continuar apegado a ela até o final.

Como cuidar de um bonsai?

como cuidar de um bonsai passo a passo
Foto: Pinterest | Como cuidar de bonsai passo a passo.

Aprender como cuidar de bonsai exige conhecimento das técnicas mais utilizadas no ramo. Para isso, selecionamos 6 passos essenciais para o desenvolvimento e estruturação. Confira!

1. Escolha um vaso adequado

Tudo começa com a escolha do vaso, que precisa ser raso e espaçoso, proporcional ao tamanho da planta que deseja cultivar. Se você quer um bonsai super pequeno, aposte em um vaso menor.

É essencial que, nos primeiros meses de vida da sua planta, ela seja alocada em um vaso mais largo para possibilitar o crescimento das raízes.

Preste atenção também às aberturas do vaso — se possui furos no fundo para escoar a água e se acompanha um “pratinho” embaixo, para evitar sujeiras.

Logo após a compra, é possível criar um bom sistema de drenagem da água e configuração dos furos, para que não vazem terra. Compre um pedaço de manta de Bidim, corte, e instale no fundo do recipiente.

2. Prepare o solo e escolha a espécie

Com o vaso em mãos, prepare o solo e selecione as proporções ideais de terra, nutrientes e componentes.

O essencial é que você misture folhelho pirobetuminoso, popularmente conhecido como Xisto, Akadama, que é uma argila japonesa, pedra-pomes e um pouco de adubo orgânico.

Feita a mistura, basta selecionar a espécie que você deseja cultivar, se junípero, cipreste ou qualquer outra árvore.

3. Mantenha a poda em dia

como cuidar de bonsai podas
Foto: Pinterest | Como podar bonsai.

Antes mesmo de plantar, é importante fazer uma breve poda nas raízes mais grossas e sobressalentes, para que não atrapalhe o desenvolvimento geral.

Ao entender como cuidar de bonsai, você perceberá que, conforme a planta cresce, é preciso manter a poda dos galhos, das folhagens e das raízes em dia. A sua poda dependerá do estilo e estética da planta que deseja cultivar.

4. Cuide da adubação e rega

Invista em adubação mensal, ou mesmo quinzenal, em baixas quantidades. Mantenha-o saudável e livre de doenças com os adubos corretos.

A rega deve ser feita com cautela, no máximo 3 vezes por semana em baixas quantidades, para que o solo não encharque e acabe sendo prejudicado.

5. Deixe tomar sol

O sol é indispensável para o desenvolvimento da sua plantinha. Apenas se atente à exposição excessiva, que não deve ocorrer.

Evite expor o seu bonsai aos horários mais fortes de sol, no período entre as 10 horas da manhã e 2 horas da tarde.

6. Cuidado com pragas e doenças

Manter o seu cultivo saudável pode ser um desafio, especialmente se pulgões e ácaros são comuns em sua região.

Para evitar doenças e quedas de resistência da planta, evite a rega em excesso e deixe-a tomar o sol mais brando. Além disso, evite cultivá-la em um local úmido ou pouco ventilado.

Como usar o Bonsai na decoração?

como cuidar de bonsai decoração
Foto: Pinterest | Bonsai na decoração.

Na decoração, o bonsai é um excelente aliado. Sua beleza é indescritível e pode combinar com qualquer cômodo e estética.

Desde a decoração mais clean até as mais robustas podem aproveitá-lo como item decorativo.

O vaso, neste caso, fará grande diferença — se ele é de porcelana, decorado, ou com detalhes em alto relevo, o adorno ficará ainda mais bonito.

É interessante que essa modalidade pode ser usada até mesmo no banheiro e no escritório, tanto na estética residencial, quanto empresarial ou corporativa.

como cuidar de bonsai decoração casa
Foto: Pinterest | Decoração de casa com bonsai.

Aprenda mais sobre os cuidados básicos com bonsai neste vídeo:

Conclusão

Percebeu como cuidar de bonsai é simples? Ele é um excelente aliado na decoração da casa e no próprio bem-estar de quem cultiva.

Afinal, essa prática pode ser terapêutica e extremamente prazerosa, ainda mais quando o item é exposto nos cômodos da residência.

Se você gosta de decoração, o que acha de descobrir outros assuntos interessantes sobre esse universo aqui mesmo, no Portal Fashion Bubbles? 

Aprenda sobre jardins suspensos, hortas orgânicas, como fazer mesa de centro sozinho e muito mais. Vale a pena conferir!