Decoração de Varanda: descubra como deixar mais aconchegante

Você tem vontade de dar um up na sua sacada? Então, precisa conferir essas ideias de decoração de varanda que selecionamos!

Quem nunca quis deixar a sacada mais aconchegante e acolhedora para passar o tempo e relaxar? Pesquisar os tipos de decoração de varanda pode ser a inspiração que você buscava para renovar o ambiente e deixá-lo com a “sua cara”. 

Além disso, o processo pode ser terapêutico. Segundo um levantamento da Folha de São Paulo, mais de 70% da população brasileira apresenta sintomas de estresse. 

Tirar um tempo para distrair a mente e mudar os “ares” pode ser um modo de escapar um pouco da sua realidade. Você ainda poderá desfrutar de mais um cômodo para descansar, quando tudo estiver pronto! 

Estilos de decoração de varanda

Existem diversos estilos de decoração de varanda, desde os mais minimalistas e neutros, até os mais robustos, cheios de cores e detalhes. Ou seja, há opções para todos os gostos!

Você não precisa ter muito espaço sobrando, nem muito dinheiro para investir. Diferentemente do que muitos pensam, é possível criar uma decoração incrível gastando pouco, ou fazendo você mesmo. 

Para te ajudar nessa empreitada, selecionamos os 5 principais estilos de decoração de varanda. É só analisar e escolher o seu preferido. Confira abaixo! 

Simples

Fonte: Pinterest, colagem.

Além das plantas, que podem ser no formato de jardim suspenso, é comum ver:

  • banquinhos e pufes;
  • almofadas, uma boa opção são as estampadas para trazer um toque colorido ao ambiente;
  • a boa e velha rede, que tanto traz conforto e acolhimento;
  • e uma pequena mesa de centro, geralmente acompanhada de uma banqueta. 

Lembre-se que o objetivo do estilo simples é ser mais minimalista, então evite muitos objetos decorativos. 

Related Post

Rústico

Fonte: Pinterest, colagem.

Aqui, a madeira é uma forte característica. Ela pode estar presente de modo “natural”, em mesas, bancos e vasos, ou em texturas em paredes, azulejos, painéis ripados, pallets e caixotes.

Pense também na iluminação natural do cômodo: ele recebe muita luz? Então, aposte em plantas que gostam de sol. Caso contrário, prefira variedades que crescem bem à meia-sombra. 

Outro detalhe interessante é o piso: ele deve ser rústico também, fosco ou com pequenas texturas. Nada de escolher porcelanato para colocar na varanda! Além de sujar muito, ele pode ser facilmente danificado. 

Por isso, as cerâmicas e os acabamentos cimentícios são os favoritos. Os tijolinhos à vista também são ótimas pedidas. E o melhor: podem ser aplicados artificialmente por meio de papel de parede, sem precisar dos tijolos propriamente ditos. 

Gourmet

Fonte: Pinterest, colagem.

A varanda gourmet pode conter todos os seus utensílios, seja como uma alternativa à cozinha principal ou o seu local principal para cozinhar. 

Alguns dos itens interessantes para incluir no espaço são:

  • churrasqueira;
  • micro-ondas;
  • balcão com banquetas;
  • bancada com pia e gavetas;
  • geladeira;
  • e o que mais você quiser!  

Tudo depende de quanto espaço você tem disponível e quais são suas prioridades na hora de preparar alimentos ou confraternizar com amigos. 

Moderno

Fonte: Pinterest, colagem.

No estilo moderno, vale investir em cores mais neutras, como cinza, preto e off white, e combinar com padrões geométricos

Outra boa pedida é o aramado, que traz um ar mais contemporâneo e industrial, tanto pelo uso de murais para plantas pendentes, quanto pela escolha de cadeiras e mesas de centro. 

Mais uma dica é o acabamento em cimento queimado na parede, que garante um ar super moderno e futurista. 

Clean

Fonte: Pinterest, colagem.

Uma dica é reformar os móveis e estofados, caso você já tenha algum na varanda, e utilizar cores claras. Ainda, vale pintar o local e escolher a paleta mais neutra possível.  

Decoração da varanda: como deixar mais aconchegante?

O ambiente pode ficar mais aconchegante quando decidimos otimizar 5 pontos: os móveis, as plantas, a iluminação, a decoração e o piso. Confira abaixo como fazer isso.

Fonte: Pinterest, colagem.

Móveis

Os móveis, principalmente os sofás e as poltronas, trazem aconchego e são um refúgio para descansar em dias difíceis. 

Porém, antes de comprar novos móveis, se atente ao formato da varanda: se externa, aberta, ou fechada. Assim, você escolhe materiais que não se deterioram facilmente.  

Horta vertical

Se quiser deixar sua experiência ainda mais envolvente e terapêutica, plante uma horta vertical! Ela é a opção perfeita para varandas pequenas com espaço reduzido. 

Você pode plantar temperos úteis para usar na cozinha, como salsa, hortelã, pimenta, cebolinha, manjericão e até orégano. 

Iluminação

Se quiser um ambiente mais acolhedor à noite, as luzes amareladas e fracas são o que você precisa. 

Durante o dia, a iluminação natural será a grande protagonista. Caso ela seja muito intensa e incida no cômodo o dia todo, você pode recorrer a toldos flexíveis. Assim, sua horta e seus móveis ficam protegidos. 

Quadros

Sinta-se livre para pendurar quadros com artes ou mensagens importantes para você. Frases motivacionais podem funcionar muito bem neste espaço. 

Piso

Você não precisa, necessariamente, trocar o piso caso ela já esteja construída. Existem diversos acabamentos adesivos para sobrepor o original. 

Neste caso, os madeirados, foscos e texturizados são os mais comuns, escolhidos por sua praticidade e beleza. 

Conclusão

Percebeu como a decoração de varanda pode ser simples, personalizável e promover aconchego? Tudo o que você precisa é escolher o estilo que mais se identifica e aplicar mudanças aos poucos, no seu tempo. 

Se você gosta de conteúdos como este, precisa conhecer a categoria “Decoração” do Portal Fashion Bubbles. Selecionamos os melhores conteúdos e inspirações, como:

Posts Relacionados