Decoração de varanda: descubra como fazer e deixar mais aconchegante em 37 fotos

Você tem vontade de dar um up na sua sacada? Então, precisa conferir essas ideias de decoração de varanda que selecionamos!

Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Eduardo Pozella

Quem nunca quis deixar a sacada mais aconchegante e acolhedora para passar o tempo e relaxar? Pesquisar os tipos de decoração de varanda pode ser a inspiração que você buscava para renovar o ambiente e deixá-lo com a “sua cara”. 

Além disso, o processo pode ser terapêutico. Segundo um levantamento da Folha de São Paulo, mais de 70% da população brasileira apresenta sintomas de estresse. 

Tirar um tempo para distrair a mente e mudar os “ares” pode ser um modo de escapar um pouco da sua realidade. Você ainda poderá desfrutar de mais um cômodo para descansar, quando tudo estiver pronto! 

Pensando nisso, a equipe Fashion Bubbles desenvolveu este artigo completo, com tudo o que você precisa saber sobre decoração de varanda, com diversas dicas e estilos para se inspirar. Vem com a gente! 

Estilos de decoração de varanda

Fonte: Instagram @lilianclebicar

Existem diversos estilos de decoração de varanda, desde os mais minimalistas e neutros, até os mais robustos, cheios de cores e detalhes. Ou seja, há opções para todos os gostos!

Você não precisa ter muito espaço sobrando, nem muito dinheiro para investir. Diferentemente do que muitos pensam, é possível criar uma decoração incrível gastando pouco, ou fazendo você mesmo. 

Fonte: Instagram @gradualmarcenaria

Para te ajudar nessa empreitada, selecionamos os 6 principais estilos de decoração de varanda. É só analisar e escolher o seu preferido. Confira abaixo! 

Varanda convertida em living

Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Eduardo Pozella

A missão desse projeto desenvolvido pela arquiteta Gigi Gorenstein era transformar a varanda em um espaço para receber amigos e familiares. Além disso, um dos requisitos dos moradores era ter um espaço confortável e elegante.

Por outro lado, o principal desafio foi inserir os atributos de acessibilidade para a moradora que faz uso constante de cadeira de rodas.

“Buscamos uma grande transformação focada em valorizar ainda mais a convivência e o lazer. Com essa proposta, convertemos a varanda em um living com diversos espaços amplos para o uso de todos. Optamos por dispor móveis maiores nos cantos,  deixando livre o lado das portas de acesso”, explica Gigi.

Decoração de varanda simples

Fonte: Instagram @agaveinteriores

Como o próprio nome sugere, a decoração de varanda simples é composta por plantas, sejam elas naturais, artificiais, permanentes ou preservadas. O importante é ter um pedaço verde no ambiente! 

Além das plantas, que podem ser no formato de jardim suspenso, é comum ver:

  • banquinhos e pufes;
  • almofadas, uma boa opção são as estampadas para trazer um toque colorido ao ambiente;
  • a boa e velha rede, que tanto traz conforto e acolhimento;
  • e uma pequena mesa de centro, geralmente acompanhada de uma banqueta. 

Fonte: Instagram @cor_e_arte

Lembre-se que o objetivo do estilo simples é ser mais minimalista, então evite muitos objetos decorativos. 

Varanda rústica

Fonte: Instagram @joyce.diehl

Aqui, a madeira é uma forte característica. Ela pode estar presente de modo “natural”, em mesas, bancos e vasos, ou em texturas em paredes, azulejos, painéis ripados, pallets e caixotes.

As plantas para varanda também não podem faltar nesse estilo! A dica é escolher espécies que demandam menos água e cuidados.

Pense também na iluminação natural do cômodo: ele recebe muita luz? Então, aposte em plantas que gostam de sol. Caso contrário, prefira variedades que crescem bem à meia-sombra. 

Fonte: Instagram @decoracao_e_jardim

Outro detalhe interessante é o piso: ele deve ser rústico também, fosco ou com pequenas texturas. Nada de escolher porcelanato para colocar na varanda! Além de sujar muito, ele pode ser facilmente danificado. 

Por isso, as cerâmicas e os acabamentos cimentícios são os favoritos. Os tijolinhos à vista também são ótimas pedidas. E o melhor: podem ser aplicados artificialmente por meio de papel de parede, sem precisar dos tijolos propriamente ditos. 

Para a decoração rústica, a palha é a queridinha. Somado à ela, que tal acrescentar tapetes e sofás de pallet com almofadas coloridas? 

Decoração de varanda gourmet

Fonte: Instagram @natashamello.3d

A varanda gourmet pode conter todos os seus utensílios, seja como uma alternativa à cozinha principal ou o seu local principal para cozinhar. 

Alguns dos itens interessantes para incluir no espaço são:

  • churrasqueira;
  • micro-ondas;
  • balcão com banquetas;
  • bancada com pia e gavetas;
  • geladeira;
  • e o que mais você quiser!  

Fonte: Instagram @amesacomgabi

Tudo depende de quanto espaço você tem disponível e quais são suas prioridades na hora de preparar alimentos ou confraternizar com amigos. 

O destaque será para os azulejos e as decorações do balcão e da bancada: quanto mais práticas e fáceis de limpar, melhor!

Decoração moderna para varanda

Fonte: Instagram @kbarquiteta

No estilo moderno, vale investir em cores mais neutras, como cinza, preto e off white, e combinar com padrões geométricos

Por outro lado, uma boa pedida é o aramado, que traz um ar mais contemporâneo e industrial, tanto pelo uso de murais para plantas pendentes, quanto pela escolha de cadeiras e mesas de centro. 

Mais uma dica é o acabamento em cimento queimado na parede, que garante um ar super moderno e futurista. 

Related Post

Varanda clean

Fonte: Instagram @isabelleiteinteriores

A decoração clean é bem fácil de compor. Afinal, ela demanda poucos objetos. O segredo está nas cores: quanto mais claro, melhor! Assim, o aspecto de tranquilidade, leveza e elegância serão predominantes. 

Uma dica é reformar os móveis e estofados, caso você já tenha algum na varanda, e utilizar cores claras. Ainda, vale pintar o local e escolher a paleta mais neutra possível.  

Decoração da varanda: como deixar mais aconchegante?

Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Eduardo Pozella

O ambiente pode ficar mais aconchegante quando decidimos otimizar 5 pontos: os móveis, as plantas, a iluminação, a decoração e o piso. Além disso, confira abaixo como fazer isso e veja dicas extras.

Móveis para varanda

Fonte: @clickdecoreof | Projeto: Liliane Oliveira Arquitetura

Neste caso, os móveis, principalmente os sofás e as poltronas, trazem aconchego e são um refúgio para descansar em dias difíceis. 

Aqueles com formato mais baixo e espaçoso são os ideais para compor o seu espaço. Complete com almofadas e mantas.

Porém, antes de comprar novos móveis, se atente ao formato da varanda: se externa, aberta, ou fechada. Assim, você escolhe materiais que não se deterioram facilmente.  

Plantas para varanda

Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Eduardo Pozella

O living adotou uma decoração contemporânea e sem modismos, trabalhando diversos tons de azul, vinho e branco para um décor leve e gostoso, além do verde no projeto paisagístico com Patrícia França.

“Em princípio, não haveria mesa de centro por causa da circulação da moradora, mas eu consegui escolher uma peça, Franccino Móveis, para completar o décor, junto com vasos grandes da Vasart que introduziram uma natureza que é sempre bem-vinda”, finalizou.

Varanda com horta vertical

Fonte: @suahorta.br

Por outro lado, se quiser deixar sua experiência ainda mais envolvente e terapêutica, plante uma horta vertical! Ela é a opção perfeita para varandas pequenas com espaço reduzido. 

Como resultado, você pode plantar temperos úteis para usar na cozinha, como salsa, hortelã, pimenta, cebolinha, manjericão e até orégano. 

Desta forma, sua horta pode ser fixada em vasos, prateleiras, pallets na parede e até mesmo garrafas pet. Portanto, use sua criatividade!

Qual a melhor Iluminação para varanda?

Fonte: @leroymerlinbrasil

Ademais, se quiser um ambiente mais acolhedor à noite, as luzes amareladas e fracas são o que você precisa. 

Durante o dia, a iluminação natural será a grande protagonista. Caso ela seja muito intensa e incida no cômodo o dia todo, você pode recorrer a toldos flexíveis. Assim, sua horta e seus móveis ficam protegidos. 

Decoração de varanda com quadros

Fonte: @seudiadecorado

Sinta-se livre para pendurar quadros com artes ou mensagens importantes para você. Desta forma, frases motivacionais podem funcionar muito bem neste espaço. 

Afinal, é um local para descansar e refletir. Deixe-o mais personalizado e direcionado para você ao compor a decoração de varanda ideal. 

Piso para varanda

Fonte: @seudiadecorado

Além disso, você não precisa, necessariamente, trocar o piso caso ela já esteja construída. Existem diversos acabamentos adesivos para sobrepor o original. 

Neste caso, os amadeirados, foscos e texturizados são os mais comuns, escolhidos por sua praticidade e beleza. 

Mais inspirações

Estilos de varanda.

Decoração de varanda simples. Fonte: Pinterest, colagem.

Decoração de varanda gourmet. Fonte: Pinterest, colagem.

Varandas rústicas. Fonte: Pinterest, colagem.

Modelos de varandas modernas. Fonte: Pinterest, colagem.

Decoração de varanda clean. Fonte: Pinterest, colagem.

Mulher usando a varanda como home office. Fonte: Pinterest, colagem.

Conclusão

Percebeu como a decoração de varanda pode ser simples, personalizável e promover aconchego? Portanto, tudo o que você precisa é escolher o estilo que mais se identifica e aplicar mudanças aos poucos, no seu tempo. 

Durante o processo, você perceberá como é relaxante e prazeroso transformar o ambiente e deixá-lo com a sua cara. Ele será cheio de significado e lembranças. 

Em conclusão, se você gosta de conteúdos como este, precisa conhecer a categoria “Decoração” do Portal Fashion Bubbles. Selecionamos os melhores conteúdos e inspirações, como:

Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais