O quarto é o espaço onde passamos grande parte do nosso tempo. Além de ser um lugar exclusivo, ele precisa ser aconchegante e representar em cada detalhe a personalidade dos moradores. Por isso, expor esse estilo através de coleções, fotos ou pequenos objetos decorativos, faz toda a diferença. Pensando nisso, fizemos um artigo exclusivo com 22 formas de usar prateleiras para quarto e decorar com muita criatividade e estilo!

Além disso, as prateleiras são excelentes itens para manter a organização do quarto. Seja ele de bebê, duplo ou do casal. Outro ponto positivo de usá-los na decoração é a facilidade na instalação. Afinal, não é preciso chamar profissionais. Com a ferramenta certa, ela pode ficar pronta em apenas alguns minutos.


Onde comprar prateleiras para o quarto?


Na sequancia, prateleira para quarto acima da mesa.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Existem diversos modelos e tamanhos de prateleiras para quarto que você pode encontrar no mercado. Porém, tudo vai depender da sua criatividade e do seu planejamento. Por exemplo, se você quer um quarto planejado, o ideal é mandar fazer as prateleiras no tamanho que você tem disponível na sua parede.

Neste caso, será necessário encontrar um bom marceneiro. Como resultado, além de um trabalho exclusivo, você terá um móvel que se encaixa perfeitamente no seu ambiente. Principalmente, se ele for pequeno.

Por outro lado, se você tem uma liberdade maior de espaço, aposte em lojas de móveis e decoração, seguem algumas:


A grande parte delas já possuem o kit completo para instalação, que inclui as prateleiras e as ferragens para prendê-la.

Destacamos ainda, que o material também conta muito. Afinal, existem prateleiras para quarto de madeira, acrílico e até vidro. Desta forma, tudo vai depender do estilo que você deseja imprimir no ambiente.

Depois, veja mais dicas em  Quarto Pequeno Decorado – 37 fotos para transformar seu cantinho! Além de  Prateleiras e Nichos – 22 formas criativas para decorar sua casa!


Como usar prateleiras no quarto


Prateleira para quarto em nicho embutido.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Aqui quem manda é a criatividade! Você pode colocá-las em cima da cabeceira, ao lado da penteadeira, em um canto, acima da mesa de estudos, entre outros lugares. O ideal é avaliar o que você irá utilizar como decoração e ver em qual parede as prateleiras ficarão mais funcionais.

Por exemplo, se o objetivo das prateleiras para quarto for expor os livros, coloque-as ao lado do cantinho da leitura ou da mesa de home office. Por outro lado, caso ela sirva para expor fotos e suculentas, invista na opção que ficar melhor para a parte de cima da cabeceira.


  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Prateleira para quarto de madeira


A madeira é  material mais comum utilizado para produção de prateleira para quarto. Isso porque além de ser muito fácil de encontrar, ela também possui um preço atrativo. Além disso, o material proporciona a sensação de aconchego ao ambiente. Como resultado, é perfeito para o quarto, que é lugar de descansar e relaxar, não é mesmo?

Mão francesa preta.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Embora o formato seja praticamente o mesmo, existem formas discretas que mudam totalmente o estilo da decoração. Por exemplo, na foto anterior, o que chama a atenção são os suportes pretos, conhecidos como mão francesa. Por outro lado, neste caso, elas são feitas de forma quase que imperceptível de cor semelhante à própria madeira.


Quarto de casal.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Além disso, quem gosta de um estilo mais rústico, deve apostar em madeiras que sejam mais grossas e naturais, não o MDF. Aqui, os canos utilizados para suportar as prateleiras para quarto proporcionaram um estilo industrial ao ambiente.


Prateleira para quarto rústica.
Fonte: Reprodução/Pinterest

  • Você também pode gostar: Quarto Duplo – 20 ideias para quarto de casal, infantil e de solteiro!


Prateleira para quarto de acrílico


As prateleiras de acrílico possuem duas grandes vantagens. A primeira é a variedade de cores. Assim, é possível criar uma decoração temática e a criançada irá adorar.


Prateleiras coloridas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Em segundo lugar, a vantagem é que ela não precisa de suporte. Ou seja, elas já vem como uma pequena curvatura já com o espaço para parafusar na parede.


Penteadeira.
Fonte: Reprodução/Google



Prateleira de vidro


Embora este modelo de prateleira para quarto seja muito usado no banheiro, nada impede que ele sirva também para decoração do quarto. Neste caso, foi projetado uma série de prateleiras para ocupar o espaço de sobra na parede ao lado do guarda-roupa.


Luminária acesa.
Fonte: Reprodução/Google

Além disso, com a ajuda de um vidraceiro é possível brincar com tamanhos e criar formatos para decorar seu quarto. Em alguns casos, este mesmo modelos é projetado, porém com o diferencial de um espaço no meio para colocar a televisão.


Decoração com vidro.
Fonte: Reprodução/Google


  • Veja também: Rack – como escolher o seu +20 exemplos de como decorar!

Prateleira para quarto de canto


Esta opção é perfeita para quem não possui muito espaço no quarto. Afinal, os cantos não são utilizados e podem se tornar o espaço perfeito para decorar.

Decoração com plantas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Por possuir medidas diferenciadas, os modelos prontos são muito mais difíceis de encontrar. Como resultado, a melhor opção é fazer uma prateleira para quarto de canto sob medida. Neste exemplo, para manter a organização de objetos pequenos foi adicionado uma pequena porta para esconder a bagunça.


Parede rosa.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Misturar cores e formatos deixarão o quarto muito mais criativo. Além disso, é possível mesclar as cores da própria madeira para dar um efeito destacado no canto do cômodo.


Prateleira para quarto com livros.
Fonte: Reprodução/Pinterest

E já que estamos falando em dar destaque as prateleiras, nada melhor do que os famosos pisca-piscas. Essa ideia também pode ser substituída por luminárias.


Pisca-pisca.
Fonte: Reprodução/Pinterest



Prateleira para quarto infantil e de bebê


As prateleiras, além de bonitas, tem um efeito funcional no quarto do bebê. Isso porque pode auxiliar os pais a deixar os objetos que são mais utilizados mais fáceis de serem alcançados. Por outro lado, elas também trazem um grande efeito decorativo quando usadas para expor os brinquedos e os ursinhos. Essa opção fica linda combinada com os nichos!

seguindo com Papel de parede.
Fonte: Reprodução/Pinterest

A criançada adora mostrar os brinquedos novos. Então, uma ótima ideia é já deixá-los expostos. E, com criatividade, por que não misturá-los com livros? Porém, é preciso ter cuidado! Deixe-as sempre em um lugar seguro para que a criança possa mexer no espaço sem perigo.





Prateleira para quarto feminino


Quanto maior as gavetas e armários para a make e os produtos de skincare, mais produtos compramos, não é mesmo? E no final, parece que nunca há espaço suficiente. Por isso, apostar em pequenas prateleiras pode ser a solução para este problema. O ideal, no entanto,  é deixar neste espaço os objetos que são usados com mais frequência. Além disso, não esqueça de manter as prateleiras para quarto sempre organizadas, ok?

Seguindo com prateleiras de quarto de mulher.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Aposto que você nunca viu uma parede geométrica que se encaixa perfeitamente com as prateleiras! Assim, com um pouco de tinta e muita criatividade é possível montar um mundo de possibilidades na decoração do quarto.


Prateleiras rosas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Prateleira para sapatos


Sapateira para que? Se você é fã de sapatos e gostaria de deixá-los expostos como parte da decoração, aqui está sua solução!


Prateleira para quarto com sapatos na decoração.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Como resultado, fica muito mais prático e fácil achar os calçados na correria. Porém, a organização é essencial. Afinal, qualquer desordem poderá deixar o quarto todo com aspecto bagunçado.


Prateleira para quarto com sapatos.
Fonte: Reprodução/Pinterest



Decoração para prateleira no quarto


Mas afinal, o que colocar nas prateleiras do quarto? Apesar de parecer uma pergunta fácil de responder, é ela quem dirá qual o melhor formato, tamanho e material das prateleiras. Uma das formas mais comuns é usar o espaço para colocar fotos, quadros e frases favoritas.


Prateleira para quarto com quadros.
Aqui, prateleira para quarto com quadros em preto e branco. Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, se você é mãe de plantas, aposto que vai preferir expor suas suculentas, não é mesmo? Além disso, a versão as prateleiras suspensas por corda é uma excelente ideia para quem não quer fazer muitos furos na parede.


Prateleira para quarto com suculentas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Logo, você também pode criar uma estrutura que combine com o restante da decoração do se quarto. Por exemplo, neste caso foi usado uma grade de ferro com apenas uma ripa de madeira apoiada. E, dependendo do tamanho desejado, esta ripa pode ser reaproveitada de pallets.


Prateleira para quarto com grade preta.
Fonte: Reprodução/Pinterest



https://www.youtube.com/watch?v=3z0DimQyARI


  • Por fim, veja também: Quarto de Casal – 40 ideias para transformar seu cantinho!