Planta de chalé: 9 modelos de casas no campo para relaxar

Planta de chalé: 9 modelos de casas no campo para relaxar

Os chalés são muito conhecidos por serem comuns no campo e na praia. Por isso, com a chegada da pandemia, passamos a procurar mais por locais próximos a natureza. Como resultado, a busca por esses imóveis aumentou consideravelmente. E, se você já tem um terreno e quer construir seu novo lar, não pode deixar de ver essas 9 inspirações de planta de chalé.

Seja de madeira ou alvenaria, todas as plantas trazidas podem ser adaptadas. Além disso, para criar uma visualização ainda mais realista, elas possuem medida e algumas, inclusive, a versão finalizada ou em 3D. Desta forma, não haverão dúvidas sobre qual o seu modelo preferido.

As plantas de chalé selecionadas serão divididas da seguinte forma:

  • Chalé térreo;
  • Planta de chalé com dois andares;
  • Planta de chalé com dois quartos;
  • Chalé com deck;

Portanto, leia até o final para decidir qual planta se encaixa melhor no seu terreno e no seu bolso. Boa leitura!

 

Chalé térreo

 

Fonte: Pinterest

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Em primeiro lugar, trouxemos a proposta de uma planta de chalé simples feito de madeira. A planta baixa da construção apresenta um ideia de ambientes integrados. Esse recurso é uma ótima ferramenta para ganhar amplitude em pouco espaço.

Por isso, é perfeita para casais que buscam uma alternativa para passar os finais de semana longe da cidade grande. Além disso, o projeto conta ainda com uma varanda. Ele pode ser usado como uma área de lazer para adicionar uma churrasqueira ou uma banheira pequena.

 

Fonte: Pinterest

 

Esta é mais uma opção de planta de chalé térreo. Porém, desta vez, temos dois quartos: um de casal e outro de solteiro. Assim como no modelo anterior, esta casa pequena possui todos os ambientes integrados. Desta forma, a solução foi usar os próprios móveis como divisória dos ambientes.

Além disso, uma vantagem de ter espaço para uma cama de solteiro na sala é que o lar estará sempre preparado para receber os amigos ou para abrigar o filho. Mas, mesmo que seja só o casal, o móvel sobrando poderá ser utilizado como sofá na sala de estar.

 

 

Planta de chalé com dois andares

 

Fonte: Pinterest

 

Se sua ideia é ter um lugar amplo para receber amigos e familiares ou até mesmo alugar para finais semana, sem dúvida vai precisar de vários quartos. Nesta planta de chalé, temos imagens tanto da parte interna quanto externa do projeto.

O térreo conta com os seguintes cômodos: sala de estar integrada com sala de jantar e cozinha, um banheiro e dois quartos. Já no andar superior encontram-se mais dois quartos: um de casal e outro com duas camas de solteiro.

Como resultado, não faltará espaço para quem quiser curtir a natureza!

 

Fonte: Pinterest

 

Uma dúvida muito recorrente ao ver plantas de chalé é sobre o porquê da diferença tão grande entre a área do pavimento térreo para o superior. E a resposta é simples! Como o telhado é caído e possui o formato de um V invertido, parte do segundo andar será usado para a construção da cobertura.

Por isso, embora o quarto de cima desta planta de chalé pareça enorme, ele possui metade da medida do andar inferior.

 

Fonte: Pinterest

 

 

Chalé com extensão

 

Um dos requisitos mais solicitados durante o esboço da planta de chalé são as varandas. Afinal, o que vale uma casa no meio do campo se não é possível contemplá-lo? Por isso, uma das vantagens de um chalé sobrado é poder contemplar a vista de diferentes perspectivas.

 

Fonte: Pinterest

 

Por outro lado, quando se trata de um chalé de dois andares, é preciso dar atenção ao projeto de ventilação e iluminação. Isso porque o andar superior tende a não ter um espaço muito grande para janelas.

Dessa forma, uma alternativa é criar sacadas em forma de “extensão” da casa. Em alguns projetos, para dar um toque decorativo à obra, esta parte pode ser feita de material diferente ao restante da casa. Por exemplo, se o chalé é de madeira, a varanda será de alvenaria.

 

 

Planta de chalé com dois quartos

 

Fonte: Pinterest

 

Nos projetos anteriores, vimos poucas propostas de chalés com banheiro no piso superior. Isso porque fazer passar o encanamento de um andar para o outro não é uma tarefa simples. Principalmente quando de trata de uma casa de madeira.

Porém, para quem é do tipo que vai ao banheiro frequentemente durante a noite, um banheiro ou lavabo é um cômodo indispensável. Desta forma, quanto mais próximo do quarto ele for, melhor.

 

 

Chalé com deck

 

Fonte: Pinterest

 

Por fim, não podemos esquecer do deck. Geralmente, um chalé é construído em áreas irregulares. Desse modo, é de extrema importância criar uma base reta para construí-lo. E é por isso que toda planta de chalé nasce a partir de um deck.

Ao final da construção, é possível deixar um espaço de sobra com a funcionalidade de uma varanda.

Arquiteturacasa de campochaléDecoraçãoplanta baixaplanta de chalé