10 joias da Princesa Diana e quem herdou cada peça

Confira tudo sobre 10 joias da Princesa Diana: a história por trás das peças e quem herdou cada uma delas após a sua morte em 1997

Foto de Lady Di usando joias: tiara, brincos e colar. Ela está sorridente e usando roupa pink, Atrás dela, o fundo é marrom.
Compartilhe

Quer descobrir mais sobre as joias da e quem herdou cada uma delas? Por exemplo, um dos acessórios mais conhecidos da Princesa de Gales é o seu anel de noivado. Mas há outras peças tão apreciadas e realmente tão lindas quanto essa.

Ao longo desta matéria, você vai conhecer a história por trás de 10 belas joias de Lady Di, bem como quem as possui hoje, 25 anos após sua morte. Role já para conferir!

Quais são as joias da Princesa Diana?

Veja, portanto, tudo sobre 10 joias da Princesa Diana: anel de noivado, Tiara Spencer, Lover’s Knot Tiara, gargantilha de pérolas com fecho de diamantes, gargantilha de esmeraldas Art Déco, gargantilha de pérolas e safira, gargantilha de diamantes e safira da Arábia Saudita, brincos de borboleta, bracelete de ouro e anel e pulseira água-marinha.

1. Anel de noivado

Foto de rosto da princesa de Gales em um lugar público. Ela está com a mão no rosto e usa anel de noivado e brinco.
Fonte: The Court Jeweller

Diana Spencer e o Príncipe de Gales, Charles, se casaram oficialmente em fevereiro de 1981. Na ocasião, Lady Di recebeu do esposo um anel de ouro branco 18 quilates, com 14 diamantes ao redor de uma safira de Ceilão, cortada em formato oval.

Garrard, o criador da joia, se inspirou no famoso broche da Rainha Vitória, do século XIX. Vitória ganhou a peça do seu marido, o Príncipe Albert, quando se casaram.

Você sabia que o desenho do anel de casamento de Diana não foi exclusivo para ela? Na verdade, qualquer um com o dinheiro necessário podia adquirir a peça. Isso porque o anel estava disponível para compra na coleção de joias de Garrard.

Diana teria notado uma semelhança na peça com o anel de noivado de sua mãe, Frances, por isso o teria escolhido. Após o divórcio com Charles, a joia ficou em sua posse, e ela a usou até morrer, em 1997.

Quem herdou o anel de noivado da Lady Di?

O anel de noivado de Lady Di ficou guardado pelo seu filho mais novo, Harry, como lembrança. Ele logo depois o trocou com seu irmão por um relógio Cartier, que também pertencia à Princesa. Em 2010, William selou o casamento com Kate Middleton dando-a o mesmo anel.

2. Tiara Spencer

Foto  da princesa de Gales sorridente. Ela está de frente e usa Tiara Spencer, brincos e roupa branca com pedras.
Fonte: The Court Jeweller

Lady Di usou diversas vezes a Tiara Spencer ao aparecer publicamente como esposa do Príncipe Charles. A peça foi criada no século XVIII e sua família a teve como posse por várias gerações.

Ao longo dos anos, o acessório ganhou algumas modificações de diversos joalheiros. Entre eles, Garrards, o criador de muitas das joias da Coroa no início do século XX.

Feita em ouro branco, a armação possui padrão floral e diversos diamantes incrustados. Ladies e condessas da família Spencer costumavam usar a peça, principalmente nos casamentos, como no das irmãs de Diana, Lady Jane e Lady Sarah.

Dando continuidade à tradição, Lady Di, ao se casar com Charles, solicitou a peça. Ela chegou a usá-la em outras ocasiões, por considerá-la mais leve que as outras tiaras disponíveis. Por exemplo, a Lover’s Knot da Rainha Mary.

Quem herdou a Tiara Spencer da Princesa Diana?

Na década de 1990, Diana acabou perdendo a posse da joia. Ela se desentendeu com o irmão Charles, IX conde Spencer. Ele alegava que a joia havia sido apenas “emprestada” a Lady Di, e que lhe pertencia por herança. Diana, por sua vez, ficou magoada com o irmão até pouco antes de sua morte, em 1997.

3. Joias da Princesa DIana: Lover’s Knot Tiara da Rainha Mary

Foto do rosto da princesa Diana em um fundo preto. Ela está de perfil e usa Lover's Knot Tiara e brincos. Atrás dela, é possível ver a silhueta de um homem.
Fonte: The Court Jeweller

Diana adorava a Lover’s Knot Tiara. Ela tinha sua posse exclusiva desde que se casou com Charles, em 1981.

A Rainha Mary encomendou a joia à joalheria Garrard, no ano 1913. Em ouro branco, a armação possui arcos de diamantes com pérolas naturais pendentes em formato de gota. Sua primeira versão contava com pérolas no topo dos arcos, mas, por decisão da Rainha Mary, uma reforma as substituiu por diamantes redondos.

A Rainha Elizabeth II teve a peça em sua posse até presentar Diana com ela. Desse modo, a Lover’s Knot Tiara se tornou marca registrada da Princesa de Gales falecida.

Quem herdou a Lover’s Knot Tiara da Lady Di?

O divórcio com Príncipe Charles deixou a joia à disposição de outros membros da família real. Hoje, a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, detém o usufruto da peça.

  • Ao mesmo tempo, leia Joias de proteção: amuletos que trazem sorte e boas energias são tendência

4. Gargantilha de pérolas com fecho de diamantes

Foto da princesa Diana sorridente possivelmente no palácio de Buckingham, no Reino Unido. Ela está de frente, usando gargantilha de pérolas, Lover's Knot Tiara, brincos, roupa branca e uma faixa amarela nos ombros com broche de joia.
Fonte: The Court Jeweller

Original da coleção da Rainha Elizabeth II, a gargantilha com 4 fios de pérolas possui um fecho frontal de diamantes. Diana, a Princesa de Gales, ganhou a posse da joia da soberana, com outras peças da Coroa, no ano 1981.

No entanto, devido à separação com Charles, as joias foram restituídas à monarca. Afinal, a coleção recebida era um empréstimo por causa de seu casamento.

Quem herdou a gargantilha de pérolas com fecho de diamantes da Lady Di?

Hoje, a posse da gargantilha de pérolas com fecho de diamantes da Lady Di está na posse de Kate Middleton. Assim como a Lover’s Knot Tiara, por exemplo. A duquesa de Cambrige, esposa do Príncipe William, foi vista usando a peça pela última vez no funeral do Príncipe Philip, em abril de 2021.

  • Logo depois, leia Quem foi Lady Di? História e influência da Princesa Diana na moda global

5. Gargantilha de esmeraldas Art Déco da Rainha Mary

Foto da  da princesa de Galesa em um local com pessoas e decoração de flores. Ela está de frente e usa Tiara Spencer, gargantilha e brincos de esmeraldas, roupa verde-água e broche com imagem de santo.
Fonte: The Court Jeweller

Em 1921, a pedido da consorte do Rei George V, Rainha Mary de Teck, o joalheiro da coroa, Garrard, criou a gargantilha de esmeraldas Art Déco. Um conjunto de esmeraldas ganhado das Damas da Índia por ela, 10 anos antes, foi o ponto de partida para a criação da peça.

O destino da joia, assim que a Rainha Mary morreu, em 1953, foi ir para o acervo de sua neta, Elizabeth II. Então, 28 anos mais tarde, a gargantilha, entre outras joias da Coroa, seriam legadas pela monarca à posse de Diana Spencer.

Quem herdou a gargantilha de esmeraldas Art Decó da Lady Di?

Em 1982, Lady Di apareceu pela 1ª vez com a gargantilha. Desde então, usou-a muitas vezes, inclusive depois do divórcio do marido. Ela usou-a pela última vez, aliás, em seu aniversário de 36 anos, em 1º de julho de 1997. Sua morte 2 meses mais tarde fez a joia retornar à Coroa.

6. Joias da Princesa Diana: gargantilha de pérolas e safira

Foto de lady Di em um local com pessoas. Ela está de frente e usa gargantilha de pérolas e safira e brincos de pérola e diamantes. Atrás dela, é possível ver a silhueta de outras pessoas.
Fonte: The Court Jeweller

Uma das mais bonitas gargantilhas de pérolas do cofre da Princesa Diana, sem dúvida! Ela ganhou de presente de casamento da Rainha mãe, Elizabeth Bowes-Lyon, que deu para a esposa de seu 1º neto.

A gargantilha possui 7 fios de pérolas que ligam a um broche de safira em formato oval. A pedra ainda possui duas fileiras em diamantes ao seu redor. Usadas juntas ou separadas, as peças foram desenhadas para combinar com o anel de noivado de Lady Di e seu par de brincos, que possuem as mesmas pedras preciosas.

A Princesa de Gales usou as joias mesmo após seu divórcio do Príncipe Charles. Assim, elas se tornaram também uma marcada registrada sua. Todavia, desde sua morte, a joia não apareceu sendo usada por alguém em público.

Quem herdou a gargantilha de pérolas e safira da Lady Di?

Os filhos de Diana ficaram com a gargantilha de pérolas e safira. Kate Middleton, duquesa de Cambridge, pode ser a próxima a usar a joia. Afinal, ela já tem em sua posse o anel de noivado e os brincos que faziam uma espécie de conjunto com a joia remanescente.

  • Enquanto isso, leia Joias coloridas que despertam leveza e alegria na tendência dopamina

7. Gargantilha de diamantes e safira da Arábia Saudita

Foto  da princesa de Gales em um restaurante com mesa, copos, flores e guardanapos. Ela está de frente e usa gargantilha de diamantes na cabeça, brincos e roupa azul escuro.
Fonte: Ra2ej

Essa peça faz parte de um conjunto que Lady Di recebeu do Príncipe da Arábia Saudita. A gargantilha de diamantes e safiras foi confeccionada para combinar com o anel de noivado e par de brincos da Princesa de Gales (hoje na posse de Kate Middleton).

Diana deu uma nova função ao acessório, usando-o em sua testa, denotando a diversidade com que usava seus itens de valor. Desde sua morte, no entanto, a joia de diamantes e safiras não apareceu mais em público.

Quem herdou a gargantilha de diamantes e safira da Arábia Saudita da Princesa Diana?

A joia deve estar na posse de um dos seus filhos, William ou Harry. Possivelmente, à espera de um bom momento para brilhar diante dos holofotes outra vez.

  • Ao mesmo tempo, leia Semijoias: Como montar sua loja on-line? Veja passo a passo

8. Brincos de borboleta

Montagem com duas fotos. Na 1ª, lady Di sentada usando roupa azul e brincos e colar de borboleta. Na 2ª imagem, Meghan Markle de frente usando brinco de borboleta herdado pela princesa de Gales. Ela está sorridente em um local público.
Fonte: Daily Mail/The Court Jeweller

Lady Di também deixou para a esposa de seu 2º filho algumas joias. Uma delas, um par de brincos de ouro e brilhantes em formato de borboleta que Meghan Markle já usou em público. Kate Middleton pode ter herdado boa parte das joias de Diane por meio de William, mas o Príncipe Harry também legou algumas para a sua esposa.

Os brincos incrustrados com brilhantes e pedras azuis (que faziam conjunto com um colar) foram usados por Lady Di em 1986, durante uma visita ao Canadá.

Quem herdou os brincos de borboleta da Lady Di?

Após a morte de Lady Di, os brincos de borboletas foram destinados ao seu 2º filho. A esposa do Príncipe William, Meghan Markle, usou as peças em outubro de 2018, em uma turnê real pelo Canadá, quando o casal ainda trabalhava com a realeza.

9. Joias da Princesa DIana: bracelete de ouro

Montagem de 3 fotos. Na 1ª imagem, lady Di está em um local público com duas mulheres, uma idosa e outra um pouco mais nova. Ela está de perfil e usa bracelete de ouro e roupa preta. Está fazendo carinho no rosto da mulher idosa. Na 2ª imagem, Meghan Markle está andando em local público e usando o mesmo bracelete da lady Di. Ela está sorridente, com camisa branca e calça preta. A 3ª imagem foca no bracelete da 2ª imagem que está no braço de Meghan Markle.
Fonte: The Court Jeweller

A falecida Princesa de Gales usou o bracelete de ouro engastado com duas pedras preciosas em diversas ocasiões. Uma das mais especiais, um evento que aconteceu em 1994.

Quem herdou o bracelete de ouro da Princesa Diana?

A joia foi herdada pelo Príncipe Harry após a morte de Diana. A peça, então, foi passada pelo duque de Sussex a sua esposa, que a usou pela 1ª vez pouco após se casar com ele. O ano era 2018, durante a turnê do casal pela Austrália, Ilhas Fiji, Nova Zelândia e reino de Tonga.

10. Anel e pulseira água-marinha de Lady Di

Foto de lady Di em local público com dois carros. Ela está de frente, em pé e usa anel e pulseira água-marinha. Lady Di usa vestido azul e segura bolsa de mesma tonalidade em uma das mãos.
Fonte: The Court Jeweller

Diana ganhou a pulseira de cinco fios de pérolas com uma pedra água-marinha no centro durante seus primeiros dias de Princesa. Desde então, a usou diversas vezes e até depois de seu divórcio.

O anel, por sua vez, lapidado em água-marinha, combinava com a pulseira, mas chegara posteriormente. Ele foi encomendado pela Lady Di em Asprey no ano 1997.

Quem herdou o anel água-marinha de Lady Di?

Seu 2º filho, o Príncipe Harry, que presentou sua esposa, Meghan Markle, com a joia. A duquesa de Sussex usou o anel durante seu casamento real com Harry, no segundo look da cerimônia.

As joias da Princesa Diana: conclusão

E aí, você já conhecia a história de uma dessas 10 joias da Princesa Diana? Agora que você sabe até quem herdou cada uma delas, que tal conferir mais curiosidades sobre a família real?

Nesse sentido, acesse nossa página família real. Enfim, leia também sobre joias na nossa categoria joias.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares