35 alimentos saudáveis para fortalecer a sua imunidade contra a Covid-19

É fundamental seguir todos os protocolos de combate prevenção contra à Covid-19. Mas, manter a nossa imunidade fortalecida também é de extrema importância para que nos tornemos menos vulneráveis ao novo coronavírus. Então, conheça os 35 alimentos saudáveis para fortalecer a sua imunidade contra a Covid-19

35 alimentos saudáveis para fortalecer a sua imunidade contra a Covid-19

De acordo com a nutricionista e doutora em engenharia de alimentos, Daniela Pane, seguir todas as recomendações de proteção ao contágio pelo coronavírus é a “chave” principal para nos protegermos da Covid-19.

Por outro lado, a especialista graduada pela USP e especialista pela Unicamp, explica que manter a imunidade fortalecida, é mais uma forma de evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Além disso, a boa imunidade nos protege de outras doenças que podem facilitar a contaminação pela doença. Por fim, Daniela Pane explica que a boa alimentação também ajuda na recuperação de quem foi vítima da Covid-19.

“Todos precisamos de um bom funcionamento do sistema imune, nosso sistema protetor. E para isso são necessários os nutrientes dos alimentos, em quantidades adequadas – pois muitas das reações que acontecem no sistema imunológico os utilizam”, especifica a especialista. 

Para multiplicarmos as células do sistema imune precisamos dos tão conhecidos “carboidratos, proteínas e gorduras”, completa a Dra. Daniela Pane.

“Por outro lado, para que essas mesmas células funcionem bem, precisamos das vitaminas e minerais. Dessa forma  todos os nutrientes têm o seu papel e uma alimentação variada”, continua a especialista.   

Assim, não deixe de conhecer os 35 alimentos saudáveis para fortalecer a sua imunidade contra a Covid-19. Além disso, saiba por que eles podem ajudar a nos proteger da contaminação!

 

Depois, veja também COVID-19: o que fazer se tiver sintomas de coronavírus? Com dicas de chás e cuidados. Além de tudo sobre a vacina contra a Covid-19. Esclareça as principais dúvidas!

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para poder acompanhar o melhor da Moda, Beleza, Decoração, Famosos, BBB 21 e muito mais  direto em seu smartphone. Para seguir É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Os 35 alimentos saudáveis para fortalecer a sua imunidade contra a Covid-19

 

1 – Água

 

Isso mesmo! Hidratar-se é essencial para deixar a nossa imunidade lá em cima. Isso por que, a falta de hidratação é uma verdadeira “porta de entrada” para doenças em geral, incluindo a contaminação pela Covid-19.

Assim, recomenda-se ingerir, pelo menos, 2 litros de água durante o dia. Outras bebidas, desde que sejam naturais e sem excesso de açúcar também entram nesta quantidade dos 2 litros diários, certo?

 

  • Veja ainda, considerada ‘O Melhor Alimento para o Futuro’, pela OMS, conheça  Spirulina e os 10 benefícios do superalimento que traz saúde, imunidade e ajuda a emagrecer.

 

2 – Iogurte natural

 

Basta 1 copo de iogurte natural ao dia para manter a sua boa saúde intestinal.

Mas, e qual a relação a Covid-19?

Bem, de acordo com a especialista Daniela Pane, este alimento preserva as bactérias boas e favorecem a absorção dos nutrientes pelo organismo. Assim, evita deficiências que podem nos colocar em risco em relação a contaminação pelo novo coronavírus.

 

3 –  Laranja, limão e acerola

 

São algumas das frutas com mais concentração de vitamina C. Além disso, entram na nossa lista dos 35 alimentos saudáveis para fortalecer a sua imunidade contra a Covid-19 por terem um preço acessível para todos. Também, porque são mais versáteis para incluir na alimentação.

Além da vitamina C – que protege e fortalece o sistema respiratório – estas frutas têm propriedades antiinflamatórias e vitamina B. Ainda, estimulam a expectoração.

O ideal é consumir, pelo menos, 2 unidades de laranja e limão ao dia. Enquanto isso, 1 colher de sopa da polpa da acerola, por dia, te deixa super fortalecido.

 

4 – Couve, brócolis, rúcula

 

Estes são alimentos ricos em nutrientes, como em vitamina C. Assim, entram na nossa lista dos 35 alimentos saudáveis para fortalecer a sua imunidade contra a Covid-19.

Com todas estas propriedades, estes alimentos participam ativamente dos sistemas de defesa do organismo contra o ataque de vírus e bactérias. Além disso, são excelentes opções para a recuperação de quem já teve a doença.

 

 

5 – Nozes e castanha em geral

 

Tanto as nozes, como outras castanhas (por exemplo, castanha do Pará, amêndoas, pecãns e outras) são ricas em zinco e vitaminas.

Dessa forma, ajudam muito a prevenir gripes e doenças do sistema imunológico e respiratório. Assim, contribuem para a prevenção contra a Covid-19.

 

6 – Peixes

 

A carne dos peixes (em especial, a sardinha e o salmão) são ricas em ômega 3.

O ômega 3 contribui para evitar processos inflamatórios. Dessa forma, o consumo deixa o nosso organismo protegido de doenças respiratórias – que são uma “porta de entrada” para o coronavírus.

100 gramas de carne de peixe, consumida 3 vezes na semana já é uma quantidade suficiente de ômega 3 para o organismo.

Vale ressaltar que o salmão tem um preço elevado. Porém, pode ser substituído pela sardinha, que é comercializada por valores mais acessíveis.

 

 

 

7 – Alho

 

Você sabia que o alho é um dos alimentos nutricionalmente mais ricos? Isso mesmo!

O alho, por exemplo, é rico em mineras e antioxidantes. Além disso, tem alta concentração de potássio, cálcio e magnésio.

Ainda, este alimento tem composto sulfurado. No caso, um composto conhecido como alicina.

A alicina tem potente ação antiviral, bactericida e antifúngica. Tal substancia cria uma espécie de bloqueio contra tais agentes externos agressores além disso, inibe a proliferação destes agentes.

Assim, protegem o nosso organismo de doenças diversas. Deixa a nossa imunidade lá em cima. Como consequência , é um excelente aliado para nos proteger da Covid-19.

E o melhor é que pouca quantidade de alho já tem efeitos incríveis para a nossa saúde. Além do fato de poder ser usado como condimento e temperos. Por exemplo, 1 colher de sopa rasa de alho ao dia já faz um bem incrível!

 

  • Saiba tudo sobre os benefícios do alho, com dicas Dicas para desintoxicar e aumentar a imunidade.

 

8 – Mel

 

Além de gostoso, o mel tem alta capacidade antiinflamatória, além de promover uma verdadeira limpeza nas vias pulmonares e áreas.

Dessa forma também é interessante incluir na dieta, a fim de aumentar a nossa imunidade.

Por exemplo, para pessoas não diabéticas, 2 colheres de sopa ao dia é uma quantidade excelente deste alimento. Já aqueles que são portadores de diabetes, devem consultar um médico – pois o mel aumenta a glicose no sangue, certo?

 

 

 

 

 

9 – Gengibre

 

Eis um alimento rico em vitamina C e vitaminas do complexo B. Dessa forma, ajuda a prevenir e tratar doenças respiratórias.

Assim, também entra na lista dos 35 alimentos saudáveis para fortalecer a sua imunidade contra a Covid-19!

A quantidade a ser consumida ao dia é baixa. Por exemplo, de acordo com a nutricionista Daniela Pane, consumir 1 cm da raiz ao dia ou, até mesmo, em dias alternados já proporciona benefícios.

A única atenção é não exagerar no consumo do gengibre. Além disso, evitar consumir após as 18 h. Isso porque esta raiz tem propriedades estimulantes e pode contribuir com a dificuldade de dormir, certo?

 

  • Veja mais sobre as vantagens de ingerir chá de gengibre e seus benefícios para a saúde.

 

10 – Frutas roxas

 

Por exemplo, uva, ameixa e jabuticaba. São frutas com alto teor de resveterol e antocinona.

A antocinona é essencial para a prevenção de doenças em geral. Assim, nos protegendo, também, de problemas respiratórios e pulmonares – principais sistemas que o coronavírus ataca.

Além disso, estas frutas têm ação antifúngica e antiinflamatória. Aumentando, assim, a nossa imunidade.

 

11 – Ovos

 

Um alimento rico em proteínas, assim, muito bom para aumentar a imunidade. Além disso, o ovo facilita a síntese e a absorção da vitamina D.

A vitamina D pode não evitar diretamente a contaminação pelo novo coronavírus. No entanto, de acordo com um estudo da Universidade de Chicago (Estados Unidos), pessoas com deficiência de vitamina D representaram um número muito maior de infectados, em relação aos pacientes que não tinham esta carência.

 

12 – Fígado

 

Seja o fígado de boi ou de galinha, este alimento oferece muita vitamina C ao organismo. Portanto, também estão na relação dos 35 alimentos saudáveis para fortalecer a sua imunidade contra a Covid-19.

E o melhor é que são produtos relativamente baratos. Dessa forma, fica mais fácil incluir na alimentação.

 

13 – Espinafre

 

Eis uma verdura riquíssima em proteína. Inclusive, substitui, até mesmo, a proteína animal.

Também é rica em antioxidante e em vitamina C. Assim, ajuda nos prevenir da contaminação pela Covid-19.

 

14 – Camomila

 

A camomila também é uma opção para nos prevenir do contágio pelo novo coronavírus. Isso porque esta erva tem efeitos antiinflamatórios.

A camomila ainda tem a vantagem de ajudar no sono. Assim, afasta o estresse que a pandemia causa em todos nós…

Recomenda-se consumir de 2 a 3 xícaras deste chá ao dia.

 

 

 

15 – Gelatina

 

É uma ótima opção que substitui sobremesas. Porém, mais do que isto, contém tutano (colágeno de origem animal) – que rico em gorduras boas e vitaminas A, D, E e K.

Assim, contribuindo para aumentar a nossa imunidade.

Vale ressaltar que as opções sem açúcar são as mais indicadas;

 

16 – Óleo de fígado de bacalhau

 

Um óleo que concentra ômega 3. Além disso, ajuda na síntese e absorção da vitamina D.

Porém, o óleo de fígado de bacalhau deve ser consumido com moderação. Por exemplo, de acordo com a especialista Daniela Pane, uma colher de sobremesa 1 vez na semana é uma quantidade suficiente para todos os benefícios.

 

17 – Leite fortificado

 

O leite fortificado é rico em vitamina D. De acordo com o que já vimos, a deficiência da vitamina D pode deixar a pessoa em maior probabilidade de ser contaminada pela Covid-19.

Related Post

Por exemplo, consumir 100 ml deste leite ao dia vai deixar sua imunidade mais fortalecida contra o novo coronavírus.

 

18 – Sementes de girassol

 

Saborosas e cheias de fibras, a sementes de girassol também estão entre os 35 alimentos saudáveis para fortalecer a sua imunidade contra a Covid-19.

Isso porque estas sementes também contêm vitamina E – que proteger as células do organismo. Além disso, são ricas em zinco – um mineral essencial para o nosso sistema imune.

 

19 – Feijão

 

O feijão é rico em ferro e, assim, não poderia ficar de fora. O seu consumo evita a anemia e deficiências nutricionais – o que é um risco para a nossa imunidade.

Portanto, invista no feijão na sua dieta.

 

20 – Cenoura

 

Um alimento rico em vitamina C e vitamina A, além de antioxidantes: o betacaroteno.

É excelente para aumentar a saúde dos pulmões. Também tem efeito expectorante.

Dessa forma, ajuda no tratamento de problemas respiratórios e pulmonares, nos mantendo mais distantes da Covid-19.

 

21 – Maçã

 

Uma fruta que não pode falta, quando o assunto é fortalecer a nossa imunidade. A maça é rica em compostos fenólicos.

Com isso, tem a capacidade de reduzir inflamações pulmonares. Assim, ficamos mais protegidos de contrair a Covid-19.

Além disso, é um alimento incrível para a recuperação de quem já teve a doença, conforme a nutricionista Daniela Pane.

 

 

 

22 – Genciana

 

Em forma de chá, a genciana é considerada uma das melhores opções para fortalecer a imunidade. Isso porque tem alta capacidade antimicrobiana – assim, evita vírus e bactérias de se proliferarem no nosso organismo.

Também, trata problemas na faringe, laringe e vias respiratórias.

 

23 – Chá de sabugueiro

 

Um chá já conhecido por combater e evitar problemas respiratórios. Portanto, também está aqui, na nossa lista dos 35 alimentos saudáveis para fortalecer a sua imunidade contra a Covid-19.

 

24 – Orégano

 

Este tempero e especiaria ajuda muito a aumentar a imunidade. Além disso, o chá de orégano contribui com a cura de problemas respiratórios – favorecendo que nossa saúde se restitua mais rapidamente.

E, é claro, contribuindo para menor risco de sermos contaminados pelo novo coronavírus.

 

25 – Chá verde

 

Chá com altas propriedades contra infecções virais, fúngicas e bacterianas. Também contém antioxidantes, que atuam na proteção das células e na imunidade.

O chá verde ainda é excelente no tratamento e na prevenção das gripes causadas pelos vírus Influenza A e B – que são “portas de entrada” para o coronavírus.

O ideal é até 2 xícaras ao dia. No entanto, por acelerar o metabolismo, evite o consumo após as 18 h, para não atrapalhar o sono.

 

26 – Linhaça

 

A linhaça é rica em ômega 3 e lignanas – o que ajuda a fortalecer a nossa imunidade.

Também, é fácil de ser consumida. Isso porque pode ser incluída na preparação de pratos diversos ou adicionada a iogurtes e frutas.

 

27 – Cúrcuma

 

Você sabia que a cúrcuma é rica em curcumina? E, neste caso, esta substancia é antioxidante – o que proteje as células e ajuda a manter a imunidade lá em cima.

Mas, também, estimula a síntese das células T – que são responsáveis pela imunidade celular e destruição de células infectadas.

Pode se consumida como chá ou adicionada em receitas.

 

  • Conheça todo o poder do açafrão-da-terra ou cúrcuma.

 

28 – Carne vermelha magra

 

A carne vermelha magra é riquíssima em proteínas. Portanto, não devem ser desprezadas quando o assunto é a nossa imunidade.

Também contém ferro e minerais.  Consumir carne vermelha magra de 2 a 3 vezes na semana é a quantidade ideal, de acordo com Daniela Pane.

 

29  – Banana

 

Eis uma fruta que não poderia, também, ficar fora dos 35 alimentos saudáveis para fortalecer a sua imunidade contra a Covid-19!

A banana é rica em potássio, vitamina C e fibras. Assim, é um super alimento, que nos mantém saudáveis!

Recomenda-se ingerir 1 unidade ao dia. Porém, cuidado com o exagero, pois a fruta é rica em carboidratos e pode favorecer o aumento de peso.

 

 

 

 

30 – Óleo de coco

 

Possui compostos antiinflamatórios. Assim, é mais uma opção saudável e fácil de ser incluída na alimentação.

Mas, o consumo deve ser moderado, certo? Por exemplo, 1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem já nos traz todos os seus benefícios.

 

31- Abacaxi

 

Uma fruta super saborosa e cheia de benefícios!

O abacaxi contém vitamina C e altas quantidades de vitamina A e B.

Assim, é uma opção refrescante e muito benéfica para aumentar a nossa imunidade. Também contém magnésio e ferro.

 

32 – Cebola

 

Mais um alimento simples de ser incluído na alimentação e que está entre os 35 alimentos para aumentar a nossa imunidade.

A cebola contém mais de 30 organossulfurados. No caso, substâncias que são ricas em enxofre.

Consequentemente, oferece antioxidantes para as células e ajuda os pulmões a funcionarem melhor e ficarem mais protegidos de vírus e bactérias!

Além disso, fortalece o sistema pulmonar e respiratório – já que é rica também em ácido fólico, vitamina B6 e vitamina C.

 

33 – Pimenta

 

Você pode apimentar as suas receitas e ainda contribui para deixar a sua imunidade “em dia”. Isso porque esta pimenta é rica capsaicina – que combate infecções pulmonares.

Também evita e trata problemas na garganta. Apenas atenção com o excesso.

 

34 –Vegetais, legumes e frutas em geral

 

Não poderias ficar fora dos 35 alimentos que aumentam a imunidade e ajudam a nos proteger da Covid-19.

Independentemente dos nutrientes, todos eles são fontes de vitaminas e outras substância que aumentam a nossa imunidade.

Consuma diariamente! De acordo com Daniela Pane, o organismo precisa se defender da melhor maneira. De uma forma geral, o consumo de frutas, verduras e legumes deve ser presente e constante, pois além das vitaminas e minerais garantem uma boa fonte de fibras para o bom funcionamento do intestino”, ressalta a especialista.

 

 

35 –Chá de lavanda

 

Uma surpresa com esse item? Nem tanto…

Isso porque a lavanda em forma de chá nos ajuda muito em tempos do alto contágio pelo novo coronavírus.

O chá de lavanda ajuda a evitar inflamações em geral. Além disso, ajuda no sono – algo que é fundamental para manter a imunidade em alta.

Aposte nele! Duas xícaras ao dia deste chá lhe darão excelentes benefícios.

 

Chá de lavanda ajuda a fortalecer a imunidade

 

  • Confira ainda Canela: uma especiaria versátil com mil benefícios e ainda ajuda na imunidade.

 

Quais alimentos são recomendados evitar na pandemia?

 

Além dos 35 alimentos que aumentam a nossa imunidade e nos ajuda a nos protegermos da Covid-19, há alguns itens que devem ser evitados. Ou, então, consumidos com muita moderação.

Veja a seguir:

  • Açúcar: contribui com a acidificação do organismo. Assim, pode prejudicar o bom funcionamento pulmonar e sobrecarregar a função respiratória.
  • Farinha branca: também costuma sobrecarregar o sistema respiratório e todo o organismo. Prefira as versões integrais.

 

Afinal, é possível contrair Covid-19 por meio dos alimentos?

 

Por fim, os alimentos podem transmitir o vírus da Covid-19? Eis uma dúvida que permanece desde o inicio da pandemia (2020).

Bem, a transmissão principal é o contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

E, embora não exista uma unanimidade dos especialistas quanto esta via de contaminação, vale tomar cuidados ao manusear os alimentos, certo? Veja a seguir:

  • Sempre lave as mãos com água e sabão ou desinfete com álcool em gel antes de levar um alimento à boca.
  • Atenção ao frequentar restaurantes! Desinfete as mãos antes e depois de comer. Caso percebe algum descuido por parte do estabelecimento, o ideal é não frequentar.
  • Assim que trazer alimentos da rua, desinfete. No caso, com água e sabão, álcool em gel ou cândida. Por exemplo, quanto a frutas, legumes e verduras, opte por deixar de molho por um tempo em água e sabão neutro.
  • As carnes devem ser muito bem cozidas neste momento de pandemia.
  • Jamais compartilhe talheres, copos ou o próprio alimento!

 

 

“Neste momento pode ser importante a orientação de um profissional especialista, como o nutricionista, para prescrever um plano alimentar adequado. Além disse: lembre-se, se puder #fiqueemcasa, use a máscara para sair e lave sempre as mãos”, relembra a especialista Daniela Pane.

Erica Franco: Erica P. Pugliese é formada em Jornalismo. Tem mais de 10 anos de atuação, acumulando experiências como repórter e redatora em veículos como Folha online, Jornal Agora São Paulo, Jovem Pan e outros. Já passou por editorias de Saúde, Moda, TV, Geral, entre outras. É Assistente Social (Formada em Serviço Social) com atuação e especialização em Saúde Coletiva.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais