Chá de banana: para que serve e como fazer

O chá de banana ajuda na prevenção de doenças cardíacas e no tratamento da insônia, portanto, confira receita da bebida com ou sem casca

Fonte: Canva

Você já pensou em transformar uma banana em chá? Essa fruta tropical, tipicamente brasileira, é muito versátil e pode ser usada para diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. Porém, quando se trata de bebidas, além da famosa vitamina, também é possível fazer um delicioso chá de banana. 

Apesar de não ser muito convencional, a infusão com a fruta oferece diversos benefícios à saúde, incluindo melhorar o sono, fortalecer a saúde do coração e conter baixo teor de açúcar. 

  • Propriedades do chá de banana
  • Benefícios do chá de banana
  • Como se faz o chá de banana? 
  • Para que serve a banana cozida? 

Portanto, continue lendo e não se esqueça de salvar a receita! 

Propriedades do chá de banana 

Fonte: Canva

Para avaliar os benefícios do chá, é importante levar em consideração as propriedades da banana, visto que a infusão desta fruta ainda não foi muito estudado por cientistas. 

Porém, existem evidências das propriedades da banana quando dissolvida na água. Neste caso, pesquisadores encontraram alto teor de nutrientes importantes como potássio, manganês, magnésio, vitamina B6 e cobre. 

Vale destacar que quanto mais tempo a fruta ficar em infusão, mais nutrientes serão dissolvidos na água. 

Related Post

Portanto, agora que você já sabe quais são as principais propriedades do chá de banana, está na hora de ver como eles são convertidos em benefícios à saúde. 

Benefícios do chá de banana

Fonte: Canva

O chá de banana pode ser preparado de diversas formas, como com ou sem casca, com xarope de bordo, canela, entre outros. Como resultado, cada um desses tipos pode impactar nos benefícios garantidos da bebida. 

Portanto, separamos os mais comuns que estão presentes em todos os formatos. Dessa forma, você poderá escolher a que mais agradar seu paladar, sem perder nenhum benefício. São eles: 

  • Contém baixo teor de açúcar;
  • Ajuda a desinchar;
  • Melhora o sono;
  • Possui antioxidantes;
  • Fortalece o coração.

Contém baixo teor de açúcar 

Fonte: Canva

A banana é uma fruta naturalmente doce. Por isso, durante a fervura na água, ela acaba liberando um pouco desse açúcar. Como resultado, a bebida ficará naturalmente adocicada. 

Ademais, a ingestão excessiva de refrigerantes, sucos industrializados e os naturais com adição de açúcar está relacionada com diversos prejuízos à saúde. Por exemplo, aumento no risco de desenvolvimento de diabetes, obesidade e doença cardíaca. 

Ajuda a desinchar

Fonte: Canva

Uma das maiores dificuldades de quem quer está em processo de emagrecimento é desinchar. Mesmo com o número diminuindo na balança, a sensação de inchaço parece não sair tão facilmente. Por isso, o chá de banana se torna uma solução eficaz para este problema. 

Esse benefício é garantido graças à alta quantidade de potássio, que é essencial para regular a pressão sanguínea, o balanço de água no corpo e as contrações musculares, segundo estudos

Como resultado, o alto teor de potássio no chá de banana ajuda o rim a eliminar mais sódio na urina e, consequentemente, diminuir o inchaço. 

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Melhora o sono 

Fonte: Canva

Este é um dos benefícios do chá de banana que mais está contribuindo para a popularização da bebida. Afinal, muitos brasileiros sofrem com algum grau de insônia. 

Segundo estudos, a infusão contém um trio de nutrientes que ajudam a melhorar o sono: triptofano, potássio e magnésio. 

Por outro lado, de acordo com estudiosos, o triptofano possui a missão de estimular os indutores do sono, que são a melatonina e a serotonina. 

Entretanto, os estudos analisados demonstram a efetividade da banana na melhora do sono. Afinal, ainda não existem evidências científicas que sejam especificamente relacionadas ao chá. 

Possui antioxidantes

Fonte: Canva

A dopamina e a galocatequina são os principais antioxidantes da banana que são solúveis em água. O objetivo é prevenir doenças crônicas e auxiliar no combate aos radicais livres. 

Por outro lado, se você precisa aumentar seu nível de vitamina C, o consumo desta infusão não é recomendado. Isso porque a vitamina é destruída na água quente por ser sensível ao calor. 

Fortalece o coração 

Fonte: Canva

Estudos apontam que o consumo de chá de banana está diretamente relacionado à redução de derrames e doenças cardíacas. 

Essa manutenção na saúde do coração acontece por causa de um antioxidante chamado catequinas, que está presente no chá da fruta. 

  • Você também pode gostar Banana Verde – saiba tudo sobre o ingrediente e como consumir

Como se faz o chá de banana? 

Fonte: Canva

Existem duas formas de fazer o chá de banana: com ou sem casca. Embora os benefícios sejam os mesmos, o que de fato irá impactar é o tempo de produção e a quantidade de fibra. 

Chá de banana 

  1. Em primeiro lugar, encha uma panela com água e deixe ferver; 
  2. Na sequência, descasque a banana e coloque na água;
  3. Deixe ferver por 10 minutos em fogo médio;
  4. Por fim, remova a fruta e beba o chá. 

Chá de casca de banana

  1. Coloque água em uma panela e deixe ferver;
  2. Enquanto isso, lave a banana;
  3. Em seguida, abra a casca e adicione a banana inteira na água;
  4. Deixe ferver por 20 minutos em fogo médio;
  5. Por fim, remova a banana e beba o chá. 

Dica 1: para dar um sabor extra às receitas, adicione canela ou xarope de bordo. 

Dica 2: se sobrar chá, ele pode ser guardado na geladeira para ser consumido em até dois dias. 

Para que serve a banana cozida? 

Fonte: Canva

Agora que você já fez seu chá de banana, se deparou com uma banana cozida, aparentemente sem utilidade. 

Conclusão 

Apesar de pouco conhecido, o chá de banana oferece diversos benefícios à saúde, como prevenção de doenças cardíacas e combate à insônia. 

  • Por fim, leia também Manga: 10 benefícios da fruta para a saúde + receitas
Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados