Chá de erva-cidreira: benefícios, receitas e contraindicações

Confira os mitos e verdades sobre os benefícios do chá de erva-cidreira para a saúde, o cabelo, a pele e o emagrecimento

- Continue depois da Publicidade -

Conhecida também como Melissa officinalis, a erva-cidreira é uma das plantas medicinais mais conhecidas no Brasil. Além disso, é famosa pelo poder curativo do chá de erva-cidreira.

Seja para controlar a ansiedade ou aliviar os sintomas de problemas digestivos, e bebida oferece uma série de benefícios tanto para a saúde quanto para o cabelo e o emagrecimento.

Então, se você quer saber tudo sobre o chá de erva-cidreira, continue lendo. Afinal, aqui você verá:

  • Quais os benefícios do chá de erva-cidreira?
  • Para que serve chá de erva-cidreira?
  • Como fazer chá de erva-cidreira?
  • Chá de erva-cidreira emagrece mesmo?
  • Quem não pode tomar chá de erva-cidreira?

Aproveite todas as dicas e inclua hoje mesmo essa bebida no cardápio!

 

- Continue depois da Publicidade -

Quais os benefícios do chá de erva-cidreira?

- Continue depois da Publicidade -

Xícara de chá.
Fonte: Unsplash

 

Em primeiro lugar, fizemos uma lista com os benefícios da bebida para a saúde. Para isso, utilizamos uma série de estudos científicos que fizeram tais comprovações.

 

1. Alivia o estresse

 

- Continue depois da Publicidade -

Se a correria do dia a dia está te deixando estressada, o melhor a se fazer é buscar soluções para se acalmar e melhorar o humor. Ou seja, um chá de erva-cidreira cairá muito bem.

Em 2004, pesquisadores utilizaram o chá para avaliar seus efeitos contra o estresse psicológico. Para isso, utilizaram 18 voluntários no qual parte tomou a bebida e a outra recebeu placebo.

Ao final, foi constatado uma sensação de calma nos pacientes que tomaram a erva-cidreira. Além disso, a redução de alerta foi reduzida.

 

2. Auxilia na digestão

 

Pessoas que sofrem com dores abdominais relacionadas a digestão podem e devem incluir o chá de erva-cidreira no cardápio.

Segundo um estudo realizado em 2010, os participantes comeram um doce contendo a erva logo após o almoço. O grupo que recebeu o sorvete com erva-cidreira relatou a diminuição dos sintomas de dispepsia funcional.

 

3. Alivia dores de cabeça

 

Se suas dores de cabeça estão relacionadas ao estresse, o chá de erva-cidreira pode ajudar!

Isso porque em suas propriedade existem relaxantes naturais. Como resultado, os músculos ficam mais relaxados e há uma liberação da tensão.

Por isso, conforme os vasos sanguíneos relaxam, a dor de cabeça vai sumindo aos poucos.

 

4. Diminui a insônia

 

A insônia é um problema comum e afeta muitos brasileiros não só os adultos, mas as crianças também.

Em 2006, pesquisadores apontaram que crianças que faziam consumo de erva-cidreira combinada com a valeriana tiveram a diminuição de até 80% nos sintomas de distúrbio do sono e insônia.

 

6. Minimiza as cólicas menstruais

 

Um estudo feito com 100 meninas do ensino médio provou que o consumo de chá de erva-cidreira diminui consideravelmente as cólicas menstruais e os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

Para isso, as meninas foram acompanhadas durante três meses.

Para este fim, o ideal é consumir cerca de 1200mg de erva-cidreira por dia. Assim, quando a TPM chegar, os sintomas serão muito mais leves.

 

7. Diminui a dor de dente

 

Pode parecer loucura, mas o chá de erva-cidreira pode ajudar a aliviar a dor de dente. Isso é resultado das propriedades analgésicas presentes da planta.

 

8. Ajuda no tratamento das náuseas

 

Além de atuar no sistema digestivo, a bebida também pode aliviar a sensação de náusea.

Isso foi comprovado por meio de uma revisão científica que reuniu uma série de pesquisas sobre sintomas gastrointestinais.

Embora grande parte deles instruísse o consumo da erva-cidreira junto a outra erva, é possível observar a enorme participação da erva-cidreira no tratamento deste sintoma.

 

 

 

Para que serve chá de erva-cidreira?

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Mulher com toalha na cabeça e roupão.
Fonte: Unsplash

 

Até agora vimos os benefícios do chá de erva-cidreira para a saúde. Porém, existem outros benefícios associados a esta bebida.

 

 

Chá de erva-cidreira para o cabelo

 

O primeiro deles é para o cabelo. Esta cada vez mais comum encontrarmos produtos naturais nas prateleiras de cosméticos. Afinal, não há nada melhor para a pele e o cabelo do que os meios que a própria natureza oferece.

Por isso, você provavelmente já deve ter visto um produto para cabelo com chá de erva-cidreira. Dentre seus benefícios, segundo a Farma Junior, estão:

 

Chá de erva-cidreira para a pele

 

Por outro lado, essa poderosa bebida também pode ser benéfica para a pele. Afinal, os fitoquímicos presentes na planta oferecem antioxidantes e vitamina E. Por isso, atua contra:

Assim, a erva-cidreira se torna uma planta muito versátil.

 

 

 

Como fazer chá de erva-cidreira?

Chá de erva-cidreira.
Fonte: Unsplash

 

Para aproveitar todos os benefícios da planta, fizemos um passo a passo simples e rápido de como fazer chá de erva-cidreira:

  1. Lave cerca de 4 folhas de erva-cidreira para remover a poeira ou outros resíduos;
  2. Pique as folhas e as amassem em um pilão;
  3. Em seguida, coloque uma xícara de água para aquecer;
  4. Por fim, basta acrescentar as folhas picadas e deixá-las em infusão por 10 minutos;
  5. Pronto, agora é só beber!

A quantidade de folhas da receita corresponde a uma xícara de chá. Se quiser adoçar, prefira formas naturais como o mel, por exemplo.

 

 

Chá de erva-cidreira emagrece mesmo?

Mulher em cima da balança.
Fonte: Unsplash

 

A resposta para essa pergunta é simples: depende. Muito casos de aumento de peso estão relacionado a ansiedade e o estresse.

Portanto, como vimos anteriormente, a bebida atua contra estes sintomas. Por isso, caso haja uma relação entre essa fatores pode ser que o chá auxilie na perda de peso.

Por outro lado, segundo a Dra. Patricia Leite, um dos efeitos colaterais da bebida é o aumento do apetite. Embora seja uma reação leve, isso pode prejudicar a dieta.

Ou seja, apenas o chá de erva-cidreira não fará com que você perca alguns quilos. Assim, a melhor opção é combiná-lo com uma alimentação saudável e equilibrada junto com a prática de exercícios físicos regulares.

 

 

 

Quem não pode tomar chá de erva-cidreira?

Embora seja feito com uma erva natural, não é todo mundo que pode tomar chá de erva-cidreira.

Gestantes, lactantes e pessoas com hipotireoidismo e hipotensão não devem fazer o consumo. Além disso, quem faz uso de calmantes e sedativos deve consultar o médico antes de tomar o chá.

 

 

Conclusão

 

A erva-cidreira é uma planta medicinal muito fácil de ser encontrada e possui vários benefícios. Portanto, a compra de algumas folhas poderão servir para tomar um chá, tratar o cabelo e a pele.

Quem saber benefícios de outros chás? Então acesse nossos conteúdos sobre saúde e confira!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes