Xícara de vidro com chá de folha de amora.

Chá de folha de amora: benefícios, contraindicações e receita

Chá de folha de amora emagrece? Posso tomar a infusão todos os dias? Saiba a resposta dessas e outras perguntas, receita e vídeo explicativo

Compartilhe

Quem sabe onde tem um pé de amora, com toda a certeza costuma ir ao local colher as frutas pequenas e doces que ele oferece. Porém, poucos sabem que as folhas da árvore também podem ser aproveitadas para fazer o chá de folha de amora.

Além de ser feita de um ingrediente fácil de encontrar, a infusão oferece uma série de benefícios à saúde, como ajudar no tratamento de sintomas da menopausa, colaborar com emagrecimento, entre outros.

Portanto, leia até o final e confira todos os benefícios, contraindicações e receitas do chá de folha de amora!

Para que serve o chá de folha de amora?

Em primeiro lugar, é importante destacar que existem dez espécies de amora no Brasil. Entretanto, as mais conhecidas são a preta e a branca.

Na China, a população usufrui das propriedades medicinais do chá de folha de amora há mais de 3 mil anos. Isso porque a fruta é rica em substâncias benéficas, como a antocianina.

Amoreira com fruta e folhas.
Fonte: Canva

Além dela, existem também substâncias com efeito anti-inflamatório e antioxidantes, que ajudam no bom funcionamento do organismo.

1. Chá de folha de amora para menopausa

Quem está passando ou já enfrentou a menopausa sabe o quão desconfortável é sentir dores de cabeça, ondas de calor e mudanças de humor repentinas.

Sendo assim, um método natural de passar por isso de forma mais tranquila é incluir o chá de folha de amora na dieta. As frutas vermelhas, no geral, são ricas em isoflavonas, um tipo de flavonoide capaz de aliviar os sintomas da menopausa e da menstruação.

Inclusive, a comprovação dos benefícios da folha de amora como tratamento alternativo dos sintomas da menopausa foi feito por meio de um estudo brasileiro.

2. Chá de folha de amora diminui o colesterol

O acúmulo de gordura nas artérias é bastante prejudicial ao organismo. Essa condição é causada pela alta produção de colesterol ruim e, muitas vezes, está associada a uma má alimentação.

Um estudo desenvolvido com ratos e humanos descobriu que duas substâncias do chá de amora (astragalina e isoquercitrina) conseguem diminuir o colesterol ruim do corpo.

Bule e xícara com chá de folha de amora em mesa de madeira.
Fonte: Canva

Entretanto, os benefícios são condicionados a uma rotina com hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática regular de atividade física.

3. Chá de folha de amora emagrece

Uma das principais funções da infusão é diminuir a absorção de carboidratos no corpo. Isso acontece porque a planta possui a 1-desoxinojirimicina, que dificulta que a enzima localizada no trato intestinal faça a digestão de carboidratos.

Como resultado, alimentos com alto índice de carboidratos – como pão, macarrão, batata e arroz – não são transformados em glicose no sangue.

Por isso, segundo pesquisadores, o chá de folha de amora auxilia na perda de peso.

4. Chá de folha de amora previne a diabetes

Muitos médicos e homeopatas aconselham o consumo de chá de folha de amora para prevenir e tratar a diabetes.

O motivo para isso está diretamente relacionado com o benefício acima. Afinal, o carboidrato se transforma em açúcar no sangue e, como a infusão diminui essa absorção, é importante incluí-la na dieta de pré-diabéticos ou diabéticos.

Chá de folha de amora com rodelas de limão.
Fonte: Canva

Cientistas chineses administraram chá de folha de amora em camundongos, antes das refeições com carboidratos. Assim, eles chegaram à conclusão de que o composto DNJ presente na bebida gerou diminuição da glicose no sangue dos animais.

  • Você também pode gostar Pipoca: benefícios e como fazer sem usar óleo

5. Chá de folha de amora é rico em minerais e vitaminas

Outra vantagem de incluir a infusão no cardápio é a chance de, em uma única bebida, incluir uma série de vitaminas e minerais de uma vez, como cálcio, magnésio, ferro e proteínas.

É importante destacar que o consumo desses itens é essencial para:

  • Prevenir AVC;
  • Reduzir o risco de obesidade;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Fortalecer os ossos;
  • Diminuir o estresse e a ansiedade;
  • Prevenir doenças renais;
  • Prevenir doenças cardíacas;
  • Auxiliar o funcionamento nervoso e muscular.

Além disso, segundo estudos, o chá de folha de amora possui até 25 vezes mais cálcio do que um copo de leite de vaca.

6. Chá de folha de amora previne o aparecimento de rugas

Em seguida, outro benefício da infusão é manter a pele saudável e jovem. Existem dois responsáveis por esse fator: os antioxidantes e as vitaminas presente na folha da fruta.

Como resultado, segundo estudo, o chá estimula a produção de colágeno da pele, ajudando na prevenção e até diminuição das rugas.

Como fazer chá de folha de amora?

Ingredientes:

  • 250ml de água;
  • 2 colheres (sopa) de folha de amora picada.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, lave bem as folhas de amora;
  2. Em seguida, coloque a água para ferver;
  3. Após levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas de amora;
  4. Por fim, deixe descansar por 5 minutos e beba!

Caso seu objetivo seja emagrecer ou se quiser prevenir a diabetes, cuidado na hora de adoçar! Precisa sempre adoçantes naturais como o mel ou a stevia e evite o açúcar.

Pode tomar o chá de folha de amora todos os dias?

Depende. Pessoas saudáveis podem tomar pequenas quantidades da bebida diariamente.

Por outro lado, a infusão não é recomendada para quem tem hipoglicemia, ou seja, baixo nível de açúcar no sangue. Isso porque a folha de amora reduz ainda mais esse índice.

Além disso, diabéticos que tomam insulina também devem evitar o consumo, pois a combinação do chá com o medicamento pode acarretar em hipoglicemia.

Xícara de chá em cima de folhas de amoreira.
Fonte: Canva

Ademais, existem casos de pessoas que tem alergia ao pólen presente na folha da amora. Portanto, ao sentir um ou mais dos sintomas abaixo, interrompa o consumo e procure um médico imediatamente:

  • Irritação na pele;
  • Pulsação acelerada;
  • Dificuldade para respirar;
  • Inchaço.

Conclusão

Apesar de ser uma bebida que oferece diversos benefícios à saúde, é importante destacar que o chá de folha de amora não substitui nenhum tratamento médico.

Assim sendo, antes de iniciar o consumo frequente da bebida, consulte um profissional da saúde.

  • Em seguida, leia também Folha de louro: benefícios, receita do chá e quem pode tomar

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias