Mandioca: 10 benefícios do alimento para saúde + como consumir

A mandioca é capaz de fortalecer o sistema imunológico, melhorar o humor e muito mais! Saiba tudo sobre o alimento do século 21!

- Continue depois da Publicidade -

Conhecida também como macaxeira ou aipim, a mandioca é um alimento muito consumido no Brasil. Seja cozida, frita ou assada, ela não pode faltar no prato do brasileiro. Afinal, não é à toa que ela é a substituta oficial da batata!

Então, se você quer saber tudo sobre esse alimento, que além de super saboroso, traz diversos benefícios para saúde, continue lendo!

 

Quais os benefícios da mandioca?

 

foto de raiz branca cortada
Fonte: Flickr

 

Primeiramente, a mandioca cozida possui um alto valor nutricional e diversos nutrientes, como cálcio, magnésio e vitamina C. Além disso, ela é rica em carboidratos e fonte de calorias.

- Continue depois da Publicidade -

Portanto, dentre seus benefícios, estão:

  • Auxilia no funcionamento do intestino e colabora com a digestão;
  • Ajuda no fortalecimento dos cabelos;
  • Previne a anemia;
  • Melhora o humor;
  • Faz bem para a pele;
  • Combate o cansaço;
  • Equilibra o colesterol;
  • Promove a saúde cardiovascular;
  • É aliada no combate a artrite;
  • Fortalece o sistema imunológico.

- Continue depois da Publicidade -

Veja, em seguida, como cada benefício funciona!

 

 

1- Auxilia no funcionamento do intestino e colabora com a digestão

 

- Continue depois da Publicidade -

A mandioca é rica em amido resistente. E, segundo estudos, este tipo de amido está diretamente ligado a uma digestão saudável. Isso porque alimenta as bactérias benéficas da flora intestinal. Assim, seu consumo favorece tanto o funcionamento do intestino, quanto o sistema imune.

Além disso, a mandioca também é fonte de potássio, que, de acordo com pesquisas, auxilia na contração muscular. Dessa forma, para não correr o risco de ficar com o intestino preso, é bom apostar em uma dieta que contenha a mandioca no prato.

 

2- Ajuda no fortalecimento dos cabelos

 

Para muitas pessoas, manter os cabelos fortes e saudáveis é uma prioridade. Uma vez que é um alimento rico em vitaminas, a mandioca é uma grande aliada das madeixas.

Afinal, segundo estudo, as vitaminas A e C, presentes no aipim, são essenciais para a saúde dos fios.

Mas, além de consumir a mandioca, você também pode comprar produtos, como shampoos e cremes, feitos à base da raiz. Assim, você potencializa os benefícios, deixando que ajam exatamente onde é necessário.

 

3- Previne a anemia

 

Outro benefício da mandioca, e que muitos não sabem, é que ela previne anemia. Afinal, por ser um alimento rico em nutrientes como o ferro e o folato, ela auxilia na prevenção e no combate à doença.

 

4- Melhora o humor

 

chips de mandioca
Fonte: Freepik

 

A mandioca ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, que é o local onde a serotonina é produzida. Conforme constatou um estudo, ela eleva os níveis do neurotransmissor responsável pelo prazer, pelo bem-estar e pela melhora do humor.

Portanto, com os níveis de serotonina altos, as pessoas também ficam mais resistentes aos efeitos do estresse.

 

5- Faz bem para a pele

 

Outro benefício é a melhora do aspecto da pele. Isto é, o alimento é rico de polifenóis, principalmente o resveratrol. Desse modo, possui ação antioxidante que combate os radicais livres, o que barra o envelhecimento.

Além disso, o resveratrol também é capaz de combater e retardar os efeitos da radiação ultravioleta em nossa pele.

 

6- Combate o cansaço

 

Se você está sofrendo de cansaço ou fadiga, saiba que a raiz pode te ajudar! Isso porque o alimento é rico em fósforo e a presença desse nutriente ajuda a melhorar a disposição.

 

7- Equilibra o colesterol

 

A mandioca possui grandes quantidades de fibras alimentares. Sendo assim, ela age de forma benéfica no intestino, ajudando a diminuir o colesterol e a glicemia no sangue.

 

8- Promove a saúde cardiovascular

 

raízes de mandioca
Fonte: Pixabay

 

Com a combinação das fibras e do potássio, o alimento se torna um aliado da saúde cardíaca. Afinal, as fibras agem diminuindo ocolesterol. Como resultado, reduz os níveis de ácidos graxos e promove um coração saudável.

Já o potássio, segundo pesquisa, age aliviando a tensão dos vasos sanguíneos e artérias. Assim, regulariza a pressão arterial.

 

9- Auxilia no combate à artrite

 

O alimento é rico em polifenóis e saponinos, que são uma substâncias anti-inflamatórias e analgésicas. Dessa forma, seu consumo ajuda a aliviar e a combater os sintomas da artrite.

De acordo com uma pesquisa, os saponinos são importantes no combate da osteoartrose e da artrite reumatoide.

 

10- Fortalece o sistema imunológico

 

A mandioca também é fonte de vitamina C, que é responsável por aumentar os níveis de glóbulos brancos nas células. Assim, o alimento ajuda a fortalecer o sistema imunológico, contribuindo também para o combate de diversas doenças e até alguns tipos de câncer.

Isso porque, segundo estudos, a vitamina C contribui para bom funcionamento do sistema de defesa. Dessa maneira, é possível neutralizar a proliferação de células cancerosas.

 

 

Vídeos com os benefícios da mandioca

 

 

 

 

A mandioca faz bem para gestante?

 

O consumo de mandioca na gestação é indicado, desde que seja sem exageros. Isto é, por possuir folatos, o alimento auxilia na formação do tubo neural do feto.

Além disso, a mandioca previne a diabetes gestacional. Afinal, é uma boa fonte de energia para a mãe e o bebê, sem causar picos de glicemia.

 

 

Diabético pode comer mandioca?

 

Pode até parecer que não, mas diabéticos podem e devem comer mandioca! Isso porque é um alimento rico em amido resistente que, segundo um estudo, contribui para a prevenção da doença. Este amido auxilia no aumento da sensação de saciedade, além de também ajudar no controle do apetite e do peso.

Além disso, a digestão do amido resistente ocorre de forma gradativa, o que impede o aumento súbito de glicose no sangue.

 

 

A mandioca é indicada para quem faz exercícios físicos?

 

Sim! A mandioca é super indicada para quem faz atividades físicas. Já que, por ser um alimento rico em carboidrato de baixo índice glicêmico, ela é uma ótima fonte de energia para o pré e pós-treino

Aliás, durante as olimpíadas de Pequim, em 2008, o pai de Usain Bolt revelou que a mandioca era a principal fonte energética do ex-atleta. Então, não há como negar que o alimento faz bem para quem pratica exercícios, não é mesmo?

 

 

Qual é o nome da planta que dá a mandioca?

 

mandioca
Fonte: Freepik

 

A planta que se dá a mandioca pertence à família Euphorbiaceae, a mesma das seringueiras, e possui o gênero Manihot. Entretanto, existem dois tipos de mandioca: a mandioca-mansa e mandioca-brava.

A mandioca-mansa (Manihot utilissima) é a que encontramos nos supermercados. Ela é menos fibrosa e tem níveis mais baixos de ácido cianídrico, o que a torna perfeita para consumo.

Por outro lado, existe a mandioca-brava (Manihot esculenta), que é utilizada para produção de farinhas e polvilhos. Já que é colhida tardiamente, possui um grau mais alto de ácido cianídrico. Assim, se torna necessário o processo de secagem e um longo cozimento antes da ingestão.

 

 

Quais as características da mandioca?

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

A mandioca é uma raiz tuberosa com formato cilíndrico e casca de cor marrom. Além disso, por dentro, possui cor amarelada ou branca.

As raízes da mandioca costumam pesar entre um a quatro quilos, porém podem chegar até a 40 kg. Além disso, as safras da raiz ocorrem entre janeiro e julho.

 

 

Nomes regionais da mandioca

 

A mandioca é conhecida em outras regiões do Brasil por muitos nomes, confira alguns:

  • macaxeira;
  • aipim;
  • maniva;
  • castelinha;
  • uaipi;
  • maniveira;
  • pão-de-pobre.

 

  • Leia também Caju: 13 benefícios da fruta e da castanha para a saúde

 

Que tipo de alimento é a mandioca?

 

Mandioca descascada
Fonte: Freepik

 

A mandioca é um alimento rico em amido e carboidratos. É considerada um dos alimentos básicos no mundo, pois contribui para a saciedade.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a mandioca é o alimento do século 21. Por aqui, ela já foi considerada “a rainha do Brasil”.

Ademais, a raiz é muito versátil e pode ser ingrediente de pratos salgados, doces e até mesmo de bebidas.

Portanto, o Fashion Bubbles separou algumas receitas para você fazer, confira!

 

  • Confira também Mel com canela: para que serve, benefícios e como consumir

 

Receitas com mandioca

 

Purê de mandioca com salsa e cebolinha verde

 

Ingredientes

 

  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • 1 cebola pequena ralada;
  • Uma xícara (chá) de leite;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 500g de mandioca cozida e amassada;
  • 1 colher (chá) de salsa;
  • 1 olher (chá) de cebolinha verde.

 

Modo de preparo

 

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Em seguida, junte o leite, a mandioca e o sal, mexendo até obter uma mistura pastosa. Por último,  acrescente a salsa e a cebolinha verde e mexa.

 

 

Bolinho de mandioca recheado

 

 

Ingredientes

 

  • 1 kg de mandioca cozida;
  • 3/4 de xícara de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara de manteiga ou margarina;
  • 1/2 cebola picada;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 colheres de chá de sal;
  • 250ml de água queijo mussarela;
  • salsinha e cebolinha a gosto;

 

Modo de preparo

 

Primeiramente, amasse a mandioca. Em seguida, refogue a cebola e o alho. Logo após, coloque a farinha e a água e misture. Depois, coloque a mandioca e misture, até formar uma massa homogenea. Logo após, coloque a cebolinha e a salsinha para dar um sabor a massa.

Então, quando a massa estiver pronta, rechea com queijo em cubinhos e empane. Por fim, frite e está pronto para servir!

 

Doce de mandioca

 

 

Ingredientes

 

  • 800g de mandioca cozida e amassada;
  • 1 e 1/2 lata de leite condensado;
  • Uma lata de creme de leite;
  • 1 e 1/2 lata de leite;
  • Coco ralado.

 

Modo de preparo

 

  • Cozinhe a mandioca na panela de pressão por aproximadamente 45 minutos e amasse;
  • No Liquidificador vá colocando a mandioca com os líquidos e batendo aos poucos até transformar em um creme grosso e homogêneo;
  • Despeje em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela;
  • Em um refratário coloque aquele creme, polvilhe com côco ralado, deixe esfriar um pouco e leve para a geladeira;
  • Sirva gelado.

 

Bolinhos de mandioca com calda de açúcar

 

 

Ingredientes para calda

 

  • 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo;
  • 1/2 copo de água;
  • 6 cravos-da-índia;
  • 2 paus de canela.

 

Modo de preparo

 

Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena em fogo médio-alto e cozinhe 8-10 minutos, até que a calda tenha uma cor dourada escura e comece cair da colher em fio. Logo depois, peneire e reserve.

 

Ingredientes para os bolinhos

 

  • 750g de mandioca;
  • 110g queijo branco ralado;
  • 1 ovo;
  • Açúcar a gosto;
  • 1 colher de sopa farinha de trigo;
  • 1/2 litro de óleo para fritar;

 

Modo de preparo

 

Primeiramente, retire a casca da mandioca. Em seguida, leve-a ao fogo em uma panela com água. Cozinhe por, aproximadamente 30 minutos e a reserve.

Para fazer os bolinhos, coloque em um recipiente a mandioca amassada, o queijo, o açúcar, a farinha e o ovo, e misture até formar uma massa homogênea.

Logo depois, frite, coloque em um prato raso e jogue a calda quente por cima. Assim, está pronto para servir!

 

Leite de mandioca

 

Veja como fazer leite com o alimento! E os ingredientes são apenas a mandioca e água!

 

 

Suco de mandioca

 

Ingredientes

 

  • 2 xícaras de mandioca;
  • 1/2 xícara de chá de leite em pó;
  • 4 xícaras de chá de água;
  • 1 xícara de chá de açúcar.

 

Modo de preparo

 

Primeiramente, após a mandioca estar cozida, junte todos os ingredientes e os bata no liquidificador. Em seguida, coe e sirva, de preferência, geladinho!

 

Contraindicações da mandioca

 

Com o alimento cozido, não há contraindicações. Entretanto, é importante nunca comer a mandioca crua, já que ela possui ácido cianeto, que pode causar intoxicação.

Além disso, não é recomendado o consumo em excesso para pessoas que estão em dieta para perder peso. Afinal, é um alimento com bastante calorias.

 

 

Conclusão

 

Em resumo, o mandioca é rica em carboidratos, trata-se de uma fonte de energia e possui diversos benefícios para a saúde.

Entretanto, é importante ficar atento para não comê-la crua a fim de evitar intoxicação. Além disso, evite excessos.

Por fim, que tal acompanhar nosso canal de Saúde? Lá você encontra outros alimentos poderosos e remédios caseiros para tratar doenças e promover bem-estar.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes