Dia de Oxumaré: quem é, banho de ervas e oração do orixá

Saiba mais sobre a história do orixá Oxumaré, quem ele é no sincretismo, sua oração e um banho energético com seus elementos

fundo rosa com ilustração do orixá oxumaré com uma cobra e o arco-íris
Compartilhe

Dia 24 de agosto é quando se comemora o Dia de Oxumaré na umbanda, religião brasileira que surgiu no início do século XX, no estado do Rio de Janeiro, e tem base no sincretismo religioso.

Sendo assim, os orixá (suas divindades) possuem santos equivalentes no catolicismo. No caso de Oxumaré, ele é São Bartolomeu e, por isso, os dois são celebrados na mesma data.

Dessa forma, entenda um pouco mais sobre a história do orixá Oxumaré e o que ele representa em sua religião, além de compreender um pouco sobre seu representante no sincretismo. E, dito isso, ainda confira como fazer um banho energético utilizando seus elementos, quais são suas oferendas e a sua oração completa. Continue lendo!

Onde Oxumaré atua?

Do mesmo modo que o orixá Oxum (Nossa Senhora Aparecida no sincretismo), Oxumaré faz parte do trono do amor. Além disso, auxilia na busca por renovação, garantindo equilíbrio e muita harmonia no meio das mudanças.

ilustração de Oxumaré com faixas de arco-íris
Legenda: Iquilibrio

Ele irradia as sete cores do arco-íris, que dão origem às Sete Linhas de Umbanda, ou seja, as sete vibrações e os sete sentidos da vida de acordo com a umbanda: fé, amor, conhecimento, justiça, lei, evolução e geração. Por isso, ele é representado por uma cobra e 7 cores.

Nesse sentido, Oxumaré renova tais irradiações e até mesmo a espiritualidade e a fé no plano terreno, auxiliando no desenvolvimento das religiões e evoluções dos seres vivos. Ademais, além de auxiliar nas mudanças, ele leva a tristeza embora nas suas águas, auxiliando os quem tem fé e pedem por isso.

  • Após essa leitura, confira também Sol em Leão: características do signo e como essa fase te influencia

Curiosidades sobre Oxumaré

  • Representante no sincretismo: São Bartolomeu;
  • Cor da vela: azul escura;
  • No que auxilia: renovação, concepção e, principalmente, amor;
  • Oferendas: frutas como melão e maracujá, além de batata doce, champanhe rosé, água de cachoeira, fitas nas 7 cores presentes no arco-íris e amendoim;
  • Flores: flor de laranjeira, flor do campo e palma amarela;
  • Local de oferenda: cachoeira;
  • Dia de Oxumaré: 24 de agosto.

Quem é São Bartolomeu?

Como você já sabe, Oxumaré, no sincretismo, é São Bartolomeu, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo segundo a Bíblia. Entretanto, na época, era conhecido como Natanael, sendo citado nos evangelhos de João, Mateus, Marcos e Lucas.

De acordo com os Franciscanos, São Bartolomeu nasceu na Galileia e era extremamente cético na época que encontrou Jesus. Contudo, virou um de seus seguidores mais fiéis, presenciou a maioria de seus milagres e ouviu boa parte de seus ensinamentos.

ilustração de São Bartolomeu com rosas em volta
Legenda: Iquilibrio

Foi pregar na região da Armênia, a fim de evangelizar a população após a crucificação de Jesus, tendo sucesso e sendo ouvido por alguns reis. No entanto, por conta de sacerdotes pagãos que influenciaram os irmãos do rei dizendo que Natanael estava atrás do poder, ele foi esfolado vivo. Contudo, ele sobreviveu e foi decapitado no dia 24 de agosto do ano 51 d.C.

Como são os filhos de Oxumaré?

Assim como explicamos no Dia de Nanã e no Dia de Omolu, quem é da umbanda e honra os orixás descobre quais deles são seu pai e sua mãe.

Nesse sentido, um filho da religião possui dois orixás que são seus pais, o que pode influenciar em suas características pessoais. Da mesma forma, há filhos de Oxumaré com algum outro orixá. E mesmo que eles não possuam tantas características marcantes como filhos de outros orixás, algumas podem ser citadas.

Mulher loira na frente de um notebook e um caderno estudando ou trabalhando
Legenda: Pexels

Com isso, quem é filho de Oxumaré, além das características do outro orixá que lhe acompanha, costuma ser focado no trabalho, sempre paciente e perseverante em seus empreendimentos, sem medir esforços para ficar perto da riqueza ou crescer pessoalmente.

Portanto, como o orixá rege a evolução, seus filhos constantemente trocam de casa ou emprego, rompendo rapidamente com o passado quando há uma oportunidade melhor no futuro e que possa trazer mais equilíbrio para sua vida.

Além disso, são um pouco inquietos, podem ser um tanto quanto solitários e arquitetam seus planos de forma silenciosa, esperando o momento em que a vitória é certa para agirem.

  • Decerto, você gostará de ler sobre Iemanjá: quem é, história e banho para prosperidade

Banho com a energia de Oxumaré

frutos de maracujá acomodados em uma cesta de palha. Alguns deles estão fechados e outros, cortados ao meio
Legenda: Pexels

As principais ervas de Oxumaré são: artemísia, espinheira-santa, bálsamo, graviola, picão-preto, folha de maracujá, folha de palmeira, folha de laranjeira, e folhas de louro. Por conta disso, é fácil encontrar, em lojas específicas, banhos prontos com esses ingredientes secos.

Entretanto, caso prefira, pode preparar a mistura em casa, incluindo frutas e flores com a forte energia de Oxumaré. Confira a receita!

Ingredientes:

  • Casca de 1 maracujá;
  • 7 folhas de laranjeira;
  • Pétalas de 1 flor de palma amarela.

Como fazer:

  1. Comece fervendo cerca de 2 litros de água;
  2. Adicione as 7 folhas de laranjeira;
  3. Desligue o fogo, coloque a casca de maracujá dentro da infusão e tampe com um prato para abafá-la por cerca de 10 minutos.
  4. Logo após, coe tudo, adicione as pétalas da palma amarela e coloque um prato para abafar a infusão novamente;
  5. Com isso, tome seu banho de higiene normalmente e se seque por completo;
  6. Jogue o banho energético do pescoço para baixo, com as pétalas e tudo, e peça por mudança e equilíbrio;
  7. Por fim, se seque de forma leve e vá descansar.

Assim sendo, caso esteja se sentindo mal ou com uma energia muito densa, pode tomar um banho de ervas para proteção antes desse banho com energia de Oxumaré.

Oração de Oxumaré

foto em preto e branco de homem com mãos para cima em forma de prece
Legenda: Pexels

Confira uma oração para Oxumaré e lembre-se que as casas de umbanda ou candomblé podem ter versões diferentes dela, mas com o mesmo intuito.

“Pai Oxumaré,

Derrame sobre mim suas bênçãos com as sete cores do divino Arco-Íris.

Purifique nosso espírito com Vosso poder de restauração e transformação.

Descarregue de meu espírito aquilo que me prejudica e vibre o que me faz bem.

Afaste tudo o que sufoca, assim como a inveja e o olho gordo.

Transforme meus caminhos para que eu encontre a fortuna e o bem-estar.

E assim, guiado por suas 7 cores e energias da Vida,

Que eu possa evoluir e ajudar a mim mesmo e àqueles que necessitam.

Arroboboi Oxumaré!”

Conclusão

Em suma, os orixás são sagrados para algumas religiões e precisam ser tratados com respeito por qualquer pessoa. Se você ainda não compreende completamente essa energia, não faça o banho agora, busque entender e pesquisar um pouco mais.

Por fim, fique de olho em nosso canal de Astrologia e Misticismo. Afinal, lá você encontra as características de cada signo, banhos energéticos para preparar em cada época do ano e muito mais!

Compartilhe

Stories

Matérias Similares