Você sabia que a canela auxilia no crescimento do cabelo?

Você sabia que a canela auxilia no crescimento do cabelo?

A canela é conhecida por conferir um sabor inesquecível a alguns pratos culinários. Mas muitos não sabem que esta especiaria também é eficaz em cosmetologia. Seus ingredientes naturais únicos têm um efeito benéfico na condição do couro cabeludo, estrutura do cabelo, fortalecendo-os, acelerando o crescimento e restaurando o brilho saudável. Descubra como usar canela para cabelos!

 

1 – Usos da canela para os cabelos

 

Os tratamentos à base de canela oferecem aos nossos cabelos:

  • Resistência;
  • Crescimento rápido;
  • Um excelente iluminador natural;
  • Uma chance de regenerar cabelos opacos e danificados.

 

Previne a queda de cabelo

 

Primeiramente, para pessoas com cabelos quebradiços ou danificados, o óleo de canela é ótimo para prevenir e reduzir a queda de cabelo. A aplicação em áreas como o pescoço estimula a circulação sanguínea.

Não há evidências científicas ligando o uso de canela ao crescimento de pelos em humanos. No entanto, um estudo mostrou que ela aumenta alguma a espessura e o crescimento de pelos em ratos.

Alguns usos tradicionais indicam que uma máscara feita de canela e azeite pode ser eficaz para promover o crescimento e o espessamento dos cabelos.

 

  • Depois veja também: Biotina – Como usar essa vitamina para o cabelo crescer mais rápido?
  • E Óleo essencial de melaleuca que é também, um grande aliado da beleza da pele e cabelos. Além de ser uma opção natural de cosmético para as peles oleosas e acneicas.

Clareamento

 

Esse truque é mais eficaz em pessoas com cabelos claros ou loiros.

 

 

Antes de tudo, deixar canela no cabelo durante a noite pode ajudar a clarear o cabelo em um tom ou dois. Assim, repetindo o uso constantemente, você obterá um efeito maior.

Estimula o couro cabeludo

 

Como um ótimo agente de limpeza, a canela é ideal para manter o couro cabeludo saudável. Além disso, limpa completamente os folículos capilares, fazendo o cabelo crescer forte e saudável.

Para pessoas com excesso de óleo, é útil para manter os cabelos limpos e hidratados.

 

  • Conheça também os benefícios da canela e toda sua versatilidade. Com muitos estudos e comprovada cientificamente, além de aumentar a imunidade, ajuda com problemas estomacais, resfriados e mais.

Hidratante e fortificante

 

A canela é uma especiaria que contém muitas vitaminas e minerais:

  • Vitamina C
  • Vitamina B1
  • Ferro
  • Potássio
  • Fósforo

Sendo assim, isso a torna um ótimo multivitamínico que pode suprir algumas deficiências de que seu cabelo precisa para se manter saudável e hidratado.

2 – Óleo essencial de canela

 

O óleo de canela é obtido da casca e das folhas da planta por decapagem a vapor. É extremamente útil, portanto, é amplamente utilizado na medicina como um componente de remédios para resfriados, bem como em pomadas.

 

Foto: Pixabay

Em cosmetologia, o óleo essencial de canela é utilizado como componente de máscaras cicatrizantes para pele e cabelos, pois possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas, além de possuir um rico conjunto de vitaminas e microelementos.

O óleo de canela no cabelo tem os seguintes benefícios:

  1. Interrompe a queda de cabelo, ajuda a restaurar a estrutura danificada, ativa o crescimento.
  2. Desperta os folículos capilares adormecidos, fortalece e nutre-os por dentro.
  3. Elimina os problemas de caspa, pele seca, regula as glândulas sebáceas.
  4. Torna o cabelo bonito, brilhante e saudável.
  5. Evita cabelos grisalhos.
  6. Restaura pontas duplas.
  7. Tem um efeito benéfico no couro cabeludo.

 

3 – Dicas de aplicação da canela no cabelo

 

Foto: Freepik

 

Como a canela e seu óleo de cabelo são usados? Primeiramente, podem ser usados em máscaras caseiras, para automassagem da cabeça, como compressas noturnas, aditivos para xampu ou condicionador.

Usa-se a canela no cabelo não apenas como ingrediente em máscaras caseiras, mas também para massagens e compressas.

Mas, independentemente do método de aplicação, as vitaminas que compõem esta especiaria terão um efeito benéfico no cabelo, conferindo-lhe um aspecto saudável.

 

  • Descubra também os muitos benefícios da babosa, visto que essa é considerada uma planta medicinal e, também é usada em produtos de beleza para a pele e os cabelos.

Massagem no cabelo com canela

 

Primeiramente, aplicando uma mistura com óleo essencial de canela durante uma massagem na cabeça, você terá um efeito anti-inflamatório sobre a pele e o couro cabeludo.

Assim, para preparar a composição, você deve misturar duas colheres de sopa de azeite com cinco gotas de canela.

Em seguida, massageie a mistura resultante no couro cabeludo com os dedos. Massageie por por quinze minutos. Repita o procedimento 2 vezes por semana durante dois meses.

 

  • Veja também Óleo de jojoba – Para que serve o melhor óleo vegetal para pele e cabelos.
  • Você sabia que Óleo essencial de Gerânio – Tudo sobre o melhor amigo da saúde feminina e que também pode ajudar com ansiedade e angústia. Além de estimular o crescimento natural dos cabelos e ter propriedades antienvelhecimento.

 

Adicionando canela no shampoo

 

A maneira mais fácil de usar canela no cabelo é adicionar o óleo ao shampoo. Algumas gotas em um shampoo limparão perfeitamente a pele, ao mesmo tempo que irão nutrir os cabelos.

Assim, deve-se adicionar o óleo de canela ao shampoo duas vezes por semana.

 

Dicas

 

Mas existem várias nuances de aplicação que precisam ser mantidas em mente ao lidar com esse componente.

  • Pessoas de cabelos escuros devem ter cuidado ao usar canela no cabelo pois pode clarear o cabelo. Assim, a aplicação incorreta ou a manutenção do produto na cabeça por mais de trinta minutos resultará em fios destacados de maneira irregular.
  • Pessoas de cabelos claros podem usar canela no cabelo regularmente como um produto adicional para o cabelo sem medo.
  • Para pessoas com queda severa no cabelo, o ideal é usar compressas regulares à noite, duas vezes por semana.
  • Quando os problemas no cabelo estão apenas no estágio inicial, pode-se recorrer a máscaras caseiras, que os cosmetologistas também recomendam fazer duas vezes por semana. E não, busque a ajuda de um profissional.

 

6 – Máscaras de canela no cabelo

 

Canela em pó e óleo essencial podem ser adicionados às máscaras caseiras. O uso dessa especiaria para cabelos envolve misturá-lo com outros produtos naturais como óleo vegetal, ovos, mel e outros.

Alerta: lembramos que o uso de substâncias de grau alimentício no couro cabeludo, pode alimentar bactérias e desencadear doenças e problemas capilares.

 

 

Como a canela é um componente bastante agressivo e pode causar reações indesejáveis, as máscaras na composição com ela são feitas de acordo com algumas regras.

  1. Primeiramente, não use o tempero em sua forma pura, sempre misture com outros ingredientes, caso contrário causará irritação severa, ou até mesmo queimar o couro cabeludo.
  2. Em seguida, massageie o produto na raiz do cabelo antes de espalhar por todo o comprimento.
  3. Para aumentar o efeito da máscara, enrole o cabelo em um saco plástico e, em seguida, cubra a cabeça com uma toalha.
  4. Por fim, para obter um bom resultado, você precisa fazer máscaras pelo menos 2 vezes por semana.

 

7 – Contraindicações

 

  1. Deve-se ter em mente que o óleo, se consumido em excesso, pode causar irritação na pele, pois as substâncias essenciais nele contidas podem causar uma reação alérgica. Portanto, antes de aplicar a máscara, é necessário realizar um teste de sensibilidade, testando a composição em uma pequena área da pele.
  2. Pessoas que sofrem de hipertensão devem ser cautelosas ao usar esse tempero, pois pode aumentar a pressão arterial.
  3. Não recomenda-se a canela para uso durante a gravidez.

Fonte: Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia.

Por fim, veja nosso especial de Cabelos oleosos e Óleo de argan.

autocuidadoBeleza NaturalCabeloscanelacombate à quedaComo fazer o cabelo crescerCrescer cabeloMáscara capilarmáscara de canelaMáscarasóleo essencialóleo essencial de canelaÓleos Essenciaisqueda de cabeloQueda de cabelosReceitas CaseirasReceitinhas caseirasRotina de Beleza