Rituais de Ano Novo: mais de 15 banhos de ervas para começar bem 2024

Você conhece os banhos energéticos? Confira indicações de rituais de Ano Novo para praticar e começar 2024 com o pé direito!

Fonte: Pexels

Você já sabe quais são os rituais de Ano Novo que vai praticar para começar 2024 com o pé direito? Após as incertezas dos últimos anos, não há dúvidas de que queremos começar este novo ciclo da melhor forma possível, não é mesmo?

É aqui que entram os rituais e simpatias. No Brasil, temos diversas tradições que nos ajudam a mentalizar os desejos para o próximo ano: beber espumante, pular sete ondinhas, comer romãs e lentilhas, enfim…

Mas, além disso, os banhos energéticos também são uma excelente solução para fazer uma limpeza e trazer boas vibrações. Vamos aprender mais sobre isso?

O que se deve fazer no Ano Novo?

Os banhos energéticos consistem em escolher um mix de ervas para ajudar você a limpar, renovar e recarregar as suas energias durante a passagem do ano. Eles não só servem para aumentar sua proteção espiritual, mas também ajudam a manifestar os seus desejos e objetivos para a próxima era.

Fonte: Pexels

Existem diversos propósitos que você pode definir com o banho. Por exemplo, eliminar as energias negativas acumuladas nos últimos 12 meses, abrir caminho para um Ano Novo mais próspero ou se conectar com a sua essência para buscar a harmonia.

#actampads1#

Tudo vai depender do que você quer conquistar! Então, é muito importante conhecer as ervas mais comuns para os banhos energéticos e as suas propriedades.

Como fazer um banho de ervas?

Em primeiro lugar, adicione cerca de três litros de água em uma panela. Então, leve ao fogo alto e espere ferver. Assim que a água estiver fervendo, acrescente um punhado de cada uma das ervas escolhidas, podendo ser a planta fresca ou desidratada.

Desligue o fogo e espere a infusão agir na água por pelo menos 10 minutos. Coe e reserve. Em seguida, tome um banho normalmente, como você faz todos os dias. Logo depois, utilize a água ainda morna com as ervas, jogando a infusão do pescoço para baixo.

Fonte: Freepik

Enquanto toma o banho de ervas, mentalize tudo o que você quer deixar para trás e o que quer atrair em 2024. Use esse momento como algo só seu, concentrando-se ao máximo no seu futuro a fim de renovar as energias.

#actampads1#

Como esse é um dos rituais de Ano Novo, o ideal é que você tome o banho no último dia de 2024. Além disso, não se enxague depois que usar a mistura de ervas. De preferência, deixe o corpo secar naturalmente.

Que tal conferir o passo a passo de como tomar um banho energético? Confira agora mesmo o vídeo da especialista Amanda Schultz:

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre os banhos, que tal conferir algumas sugestões de mix nos quais você pode investir?

Qual banho tomar para 2024?

Existem diversos banhos de ervas que você pode tomar para começar 2024 da melhor forma possível. Então, confira aqui algumas dicas que o Fashion Bubbles separou!

#actampads1#

Banho de ervas para tirar energias negativas

Por que não tirar as energias negativas para começar o Ano Novo? Com esse banho de ervas, você se sentirá renovada para começar 2024 bem! Veja passo a passo em seguida:

Fonte: Canva

Passo a passo banho de ervas para tirar energia negativa

  1. Ferva 1 litro de água

    Adicione 1 litro de água em uma panela e leve ao fogo para ferver.

  2. Adicione as ervas

    Desligue o fogo após a água pegar fervura e adicione as ervas:
    Cravo da Índia: remove energias estagnadas e abre espaço para o novo;
    Arruda: limpa e protege contra inveja e mau olhado;
    Alecrim: ativa nossos centros vitais e age como um escudo contra energias negativas;
    Hortelã: renova e melhora o nosso fluxo energético;
    Eucalipto: limpa e organiza nossos pensamentos, curando o campo mental.

  3. Misture

    Mexa no sentido horário, já mentalizando o que deseja com esse banho.

  4. Pronto!

    Tampe e deixa esfriar, depois do seu banho higiênico, jogue em seu corpo do pescoço para baixo.

Passo a passo banho de ervas para tirar energias negativas

Você pode fazer esse banho de ervas no 1º dia do ano, assim como quando sentir a necessidade de tirar as energias negativas. Veja, portanto, o tutorial em 4 passos:

Fonte: TikTok @boldinhodaterra. Montagem: Fashion Bubbles

Vídeo como fazer banho de ervas para tirar energias negativas

Ficou com alguma dúvida? Então, veja o passo a passo em vídeo da Boldinho no TikTok.

Banho de ervas para abrir caminho

São boas ervas para abrir caminho no ano de 2024: canela, louro e erva abre-caminho, conhecida também como quebra-demanda, vence-tudo e vence-demanda.

Fonte: Canva

Passo a passo banho de ervas para abrir caminho

Veja passo a passo de banho de ervas para abrir caminho em 2024!

Vídeo como preparar um banho de ervas para abrir caminho

Assista o tutorial dessa receita de banho de ervas no TikTok de Rob Ferreira:

Banho de ervas para proteção

Que tal começar o Ano Novo com a proteção de um banho de ervas? O banho de ervas para proteção serve para te proteger de todos os males. Veja receita em seguida!

Fonte: Canva

Passo a passo banho de ervas para proteção

Como fazer banho de ervas para proteção? Receita simples abaixo utilizando apenas folhas de samambaia, de arruda e de hortelã!

Fonte: Tiktok @puro_axee
  • Decerto, você gostará de ler sobre Banho de alecrim: 3 receitas para melhorar sua energia, pedir proteção e atrair prosperidade

Banho para descarregar as energias

O primeiro passo de qualquer ritual ou simpatia é se desfazer de todas as energias negativas. Desse modo, uma excelente dica é começar o seu ritual com esse banho. Livre-se de todas as coisas ruins que aconteceram nos últimos 12 meses e abra caminho para novas vibrações.

Fonte: Pexels

O banho de descarrego deve ser tomado três dias antes do dia 31. Faça um mix com arruda, guiné e São Gonçalo para livrar o corpo de toda a negatividade.

Related Post

Banhos defumadores

Além das ervas, você pode também fazer um banho energético com incenso, purificando o corpo e também a sua casa para a chegada do Ano Novo.

Fonte: Pexels

Assim, basta acender um incenso em um defumador ou acrescentar as ervas desejadas no mesmo. Enfim, os incensos de palo santo são ótimas opções para quem quer purificar o ambiente.

  • Enquanto isso, aproveite Óleo de cravo: 13 razões incríveis para usar esse super óleo terapêutico

Banho para prosperidade e equilíbrio

Outro pedido que muitos fazem durante a virada do ano é relacionado ao equilíbrio. Sendo assim, você pode misturar samambaia, manjericão e boldo frescos para obter um banho poderoso que traz calma e prosperidade.

Fonte: Pexels

Vídeo como preparar um banho de ervas para obter equilíbrio

Assista o tutorial dessa receita de banho de ervas no TikTok de Léo de Oxóssi:

  • Após essa leitura, confira Ano pessoal: calcule o seu e descubra o que 2024 te reserva

Banho para atrair amor

Quem deseja atrair o amor pode preparar um banho com pétalas vermelhas, 7 paus de canela e 21 cravos-da-índia. A mistura é sinônimo de sensualidade e atração e é simples de ser feita. Basta ferver água com a canela e os cravos -da-índia e coar tudo em cima das rosas. Depois, jogue o banho, com as rosas mesmo, do pescoço para baixo.

Fonte: Pexels

Banho poderoso para amor e atração

E se você preferir, pode adicionar mais 2 ingredientes ao banho acima. O modo de preparo é o mesmo, mas você vai colocar um punhado de hibisco junto com a canela e o cravo-da-índia e, após tudo estar pronto, pingar 21 gotas de essência de ylang-ylang, que desperta a sexualidade.

Como atrair dinheiro na virada do ano?

Em suma, a mistura de cravo, canela e folha de louro é uma das mais eficientes para atrair a prosperidade. Em complemento, você pode também evitar comer aves na ceia, já que elas ciscam para trás e não costumam atrair a fartura.

Fonte: Pexels

Para saber mais sobre as melhores ervas de banhos de prosperidade, aproveite o conteúdo publicado pelo canal Eu Sou O Que Sou no YouTube:

Quais são os melhores ingredientes para rituais de Ano Novo?

Fonte: Pexels
  • Alecrim: atrai prosperidade e alegria;
  • Arruda: a erva tem alto poder de limpeza em banhos e defumações, perfeita para se libertar das energias negativas;
  • Alho: afasta o mal e promove libertação energética;
  • Hortelã: é um estimulante poderoso que anima e eleva a confiança e astral;
  • Lavanda: traz mais harmonia, tranquilidade e calma;
  • Manjericão: confere união ao lar e funciona como um equilibrador energético;
  • Mel: traz mais simplicidade e doçura;
  • Sal grosso: fornece mais proteção e limpa as energias negativas;
  • Sálvia: conectada à sabedoria e à ancestralidade, é elevadora da energia espiritual;
  • Camomila: promove concentração e tranquilidade.

Esses são apenas alguns dos principais ingredientes utilizados no mix de ervas para os banhos energéticos.

Em seguida, o especialista Daniel Atalla aborda 11 ervas poderosas e suas propriedades. Confira para saber mais:

Como montar o mix de ervas?

Todos os rituais de Ano Novo podem receber um toque de personalização. Afinal, somos pessoas diferentes. Portanto, nossos objetivos também são diversos.

Fonte: Pexels

Dito isso, o ideal é que você monte o seu banho energético de acordo com o que você precisa. Avalie bem as propriedades de cada uma das ervas e escolha a combinação que mais lhe favorece.

Aliás, vale lembrar que os banhos de ervas não precisam ser uma exclusividade do Ano Novo! Sendo assim, vale a pena até mesmo definir, como uma de suas resoluções, a prática dos banhos ao menos uma vez por semana. Isso vai ajudar você a se manter conectado com os seus objetivos e desejos.

  • Logo depois, leia também Ano de Saturno: o planeta regente de 2024 vai transformar sua vida; descubra no que cada signo deve investir sua energia

Banhos para o Ano Novo com sal grosso

O sal grosso é um poderoso ingrediente para limpar o que você não quer levar em 2024 com você. Mas para que o banho seja eficaz é preciso adicionar algumas ervas. Enfim, aprenda 3 banhos para começar o Ano Novo com boas vibrações.

Fonte: Pexels

Se o ano de 2023 foi muito pesado para você, coloque arruda, guiné e sal grosso em uma panela com água já fervida. deixe amornar um pouco, coe e jogue do pescoço pra baixo alguns dias antes do ano novo.

Entretanto, você pode colocar uma erva morna nesta mistura e trocar o guiné pelo manjericão. Assim, adicioná-lo ao sal grosso e a arruda traz um pouco mais de leveza e proteção.

E se seu objetivo é obter uma limpeza bem sutil, use sal grosso, alecrim e manjericão. Assim, tem 3 opções de rituais para o Ano Novo de acordo com a sua necessidade.

  • Confira também Banho de louro: aprenda receitas e rituais para atrair prosperidade e riqueza

O que a Umbanda faz na virada do ano?

A Umbanda realiza diversos rituais de Ano Novo que chamam atenção até de quem não é da religião. Como pular 7 ondas, jogar rosas brancas no mar para Iemanjá e usar amarelo Oxum para trazer prosperidade.

Fonte: Pexels

Contudo, a Umbanda tem fundamento e existe um motivo para tudo isso. Iemanjá, um dos orixás cultuados na religião, é a Rainha do Mar e rege a geração. Por isso, ela é lembrada no fim do ano e as rosas brancas são jogadas ao mar como presentes.

Banho de Ano Novo com rosa branca

E as rosas brancas também servem para você preparar um banho na virada de 2023 para 2024. Afinal, ela trazem prosperidade e equilíbrio também. E você pode fazer o preparo de 2 formas simples:

Primeiramente, ferva água, deixe amornar e depois coloque as pétalas de 7 rosas brancas. Depois, jogue do pescoço pra baixo, sem coar!

Entretanto, também há outra forma de realizar o banho, adicionando um pouco de alfazema e champanhe branco, que também estão ligados à Iemanjá. Por fim, nesta receita, as pétalas de rosa branca também não são coadas.

  • Leia ainda mais Folhas de amora: descubra os benefícios para a saúde e veja receitas para banhos energéticos

Banho de Ano Novo com rosa amarela

E com falamos de Oxum, você também pode realizar um banho com sua flor: a rosa amarela. Para essa receita, você vai colocar um pouco de calêndula e almíscar na água recém-fervida. Após isso, só precisa coar tudo em cima de pétalas de rosa amarela e jogar tudo do pescoço para baixo, igual o banho com rosas brancas.

Fonte: Pexels

Por fim, caso precise pedir mais calma, tanto no amor como nos seus outros caminhos, troque a calêndula por um pouco de camomila!

Rituais de Ano Novo: conclusão

Os banhos energéticos são uma das melhores formas de começar o ano com pé direito! E não importa qual é a sua crença ou religião. Afinal, essas simpatias e rituais ajudam você a se conectar consigo mesmo e a manifestar o que espera deste novo ciclo.

Então, que tal separar as suas ervas favoritas e começar a preparar o seu banho? Enquanto isso, fique de olho em nosso canal de Astrologia e Misticismo. Você vai encontrar as características de cada signo e muitas dicas de banhos energéticos por lá

Editado e atualizado por Tati Caruso

Beatriz Garcea: Beatriz Garcea é jornalista de beleza desde 2013 e maquiadora desde 2019. Além de atuar como redatora de diferentes nichos - de empreendedorismo a moda -, trabalha também com o segmento de beauty advertising e atendimento em domicílio. Quando não está escrevendo ou embelezando, está sempre com um livro em mãos. É também apaixonada por música e por conhecer o mundo.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais