Cantinho da leitura: como fazer o seu + 20 inspirações

Cantinho da leitura: como fazer o seu + 20 inspirações

Ter um espaço aconchegante para ler um bom livro é um refúgio do mundo externo muito necessário para nossa saúde mental. Por isso, criar um cantinho da leitura é tão especial!

Em primeiro lugar, saiba que você não precisa ter uma coleção imensa de livros para criar esse espaço, com poucos móveis é possível fazer uma decoração única e cheia de personalidade. Portanto, vamos falar sobre o que você precisa para criar um cantinho da leitura perfeito e, o melhor, sem gastar muito.

São 20 inspirações de cantinho da leitura na sala, quarto, varanda e até infantil. Confira!

 

Onde colocar os livros

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

É óbvio que para começar a decoração de um cantinho da leitura é preciso planejar onde ficarão os livros. Em primeiro lugar, procure pelo ambiente mais tranquilo na casa. Assim, você ficará longe do barulho e de outras distrações.

Os livros devem ficar expostos para dar personalidade ao espaço. Isso por ser feito por meio de prateleiras e nichos. Além disso, as estantes são super válidas e podem até serem feitas sob medida. Outro detalhe importante é deixar os livros próximo do seu acento.

Por fim, não esqueça da organização! E, para te ajudar, separamos 7 formas de organizar os livros e arrasar na decoração!

Iluminação

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

Para manter o conforto e a saúde dos olhos, é extremamente importante que o cantinho da leitura seja bem iluminado. Por isso, se houver algum espaço próximo à janela, use! Além de ficar um ambiente natural, você irá economizar energia.

Por outro lado, se você reserva o período noturno para colocar a leitura em dia, invista em luminárias próximas ao local.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Conforto

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O cantinho da leitura é um espaço para relaxar. Logo, precisa ser confortável e acolhedor. O móvel para colocar neste espaço vai depender muito da personalidade do leitor. Afinal, há quem prefira ler em uma super poltrona com os pés apoiados e há quem goste de apenas uma almofada no chão.

E foi falar nelas, as almofadas dão um toque especial na decoração e no conforto do espaço. Por isso, não há problemas em ter algumas em volta.

Em épocas mais frias, como na decoração de outono, por exemplo, o tapete pode ser incluído para garantir um conforto ainda maior.

 

  • E se tudo que você mais quer é um ambiente aconchegante e minimalista, você precisa conhecer o estilo japandi!

 

Galeria

 

Agora que você já sabe todos os elementos que precisa para construir um cantinho da leitura dentro de casa, está na hora de irmos para a prática. Por isso, separamos uma galeria repleta de inspirações com fotos de cantinho de leitura na sala, na varanda, no quarto e até no quarto infantil.

Cantinho da leitura na sala

 

A sala é um dos locais preferidos para fazer um cantinho da leitura. Afinal, é o local propício para colocar uma poltrona confortável ao lado do sofá.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Neste caso, dois nichos gigantes foram utilizados: um para os livros e outro para o mini sofá. A mesinha de apoio é essencial para quem curte um café ou um chá durante a leitura.

 

  • Além disso, veja também nosso especial de cantinho do café e saiba tudo que você precisa para arrasar na decoração!

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Sabe aquela despensa ou closet que não é usado? Você pode aproveitar este espaço para criar seu cantinho da leitura. O local isolado permite que você fique imerso na história do livro com mais facilidade. Por outro lado, repare que a iluminação no cômodo precisou ser reforçada.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Quanto maior o sofá, mais pessoas podem te acompanhar no momento da leitura. Além disso, o espaço pode ser transformado até em um sofá cama para receber as visitas.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, cada centímetro quadrado da casa merece ser aproveitado. Por isso, que tal criar um lugarzinho especial embaixo da escada?

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

Não perca nosso especial sobre decoração de sala pequena. Reunimos as principais tendências!

 

Cantinho da leitura na varanda

 

Muita gente não sabe o potencial que uma varanda pequena tem. Com planejamento e ajuda de um arquiteto, o local pode ser desde uma área gourmet até um cantinho de leitura aconchegante.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

E, se você acha que vai precisar abrir mão do jardim vertical para ter uma prateleira com livros, está muito enganada! O estilo industrial destes nichos permite uma junção harmoniosa. Além disso, você sabe que as plantas são elementos decorativos que atraem boas energias?

 

  • Saiba quais objetos trazem boas energias na decoração e quais afastam!

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Tem mais de um leitor em casa? Não se preocupe! Uma mesa, duas cadeiras, uma vista linda, um bom livro e uma ótima companhia parece um ótimo programa para o final de semana, não é mesmo?

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

Cantinho da leitura no quarto

 

O quarto é o lugar mais aconchegante da casa. Por isso, muitas pessoas acabam aproveitando este espaço para criar seu cantinho da leitura.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Mas, para delimitar o espaço exclusivo de leitura, vale a pena investir em uma cor diferente. Ainda mais quando se trata de um quarto pequeno de adolescente.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Neste caso, é possível investir em uma cor extravagante. Como resultado, o espaço ficará mais inspirador. Além disso, não deixe de conferir nosso artigo sobre cores para apartamento pequeno. Tem também a cor tendência para 2021!

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Para quem teve que fazer algumas adaptações na casa para transformar um cantinho em home office, pode aproveitar também este espaço como um cantinho da leitura.

 

  • Aliás, você já sabe o que é cloffice? Então vem conferir a tendência em decoração para home office.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Depois da invenção dos móveis planejados, é quase impossível dizer que não tem onde colocar os livros. Esse recurso permite que você use todo seu espaço disponível. Além disso, vale destacar esse abajur super legal estilo industrial retrô que tem a altura e a posição ajustáveis.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Cantinho da leitura infantil

 

Com as crianças passando cada vez mais tempo em casa, é preciso criar espaços multifuncionais e dinâmicos. Principalmente, para realizar as atividades da escola.

 

  • Confira também: Quarto Infantil – aprenda a reunir funcionalidade e beleza na decoração!

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Uma alternativa para criar um ambiente confortável e que a criança tenha autonomia para escolher seu próprio livro, é utilizar uma técnica de decoração para quarto infantil chamada montessoriana.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O objetivo desta técnica é colocar os livros ao alcance dos pequenos. Assim, eles poderão consultar suas histórias preferidas sempre que quiserem. Além disso, é importante que o assento seja diferente e criativo!

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • Por fim, veja também dicas de leitura com 12 livros que vão transformar sua visão de mundo!
cantinho de leituracasa decoraçãoDecoraçãoleitorleitura