Chá de alface: benefícios e como fazer a bebida poderosa no combate à insônia

Chá de alface: benefícios e como fazer a bebida poderosa no combate à insônia

Se você passeou pela página “For you” do TikTok nos últimos tempos, pode ter se deparado com a “lettuce water” ou “água de alface”, em tradução literal. O desafio da vez consiste em preparar um chá de alface, beber e testar se você fica sonolento ou não.

Mas o que a ciência tem a dizer sobre esses vídeos virais? Será que a bebida realmente é eficaz para combater a insônia? Confira, em seguida, os principais benefícios do chá de alface, como fazer e quais são as suas contraindicações.

 

Quais são os benefícios do chá de alface?

 

Sem dúvida, o chá de alface pode ser um grande aliado da saúde. Isso porque a verdura é rica em fibras, vitaminas A, C e K. Além disso, é uma boa fonte de minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Saiba, então, como a bebida pode regular o sono, ajudar na perda de peso, melhorar a digestão e aliviar a ansiedade.

 

 

 

Chá de alface para insônia

 

O sono é essencial para manter uma rotina saudável e produtiva. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade para dormir. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia.

Em 2017, cientistas coreanos realizaram um estudo que constatou a presença de compostos com efeito relaxante na alface. É o caso da lactucina e dos polifenóis. Só que a análise foi feita em ratos de laboratório. E, já que ainda não existem pesquisas realizadas em humanos, não há como garantir a eficácia da verdura em regular o sono.

Ao mesmo tempo, o estudo utilizou extratos concentrados das folhas e das sementes do vegetal. Enquanto isso, a quantidade de lactucina presente no chá é pequena. A fim de potencializar seus efeitos, você pode fazer a infusão com a alface-romana. Ou ainda com os talos de outras variedades, pois há maior concentração das substâncias calmantes.

Por consequência, o ideal é combinar a ingestão do chá de alface com uma série de outros hábitos saudáveis. Afinal, alimentar-se bem, reduzir o consumo de cafeína, deitar-se sempre no mesmo horário e limitar o tempo de uso do celular à noite ajuda a combater a insônia.

 

 

Foto: jcomp/Freepik

 

Chá de alface para emagrecer

 

As folhas da verdura contêm lactucaxantina, substância que tem o potencial de inibir a ação da amilase e da glucosidase. Essas duas enzimas, por sua vez, são responsáveis por quebrar açúcares durante a digestão. Como resultado, consumir chá de alface pode liberar o açúcar no sangue aos poucos, provocando maior sensação de saciedade.

 

 

Foto: Phuc Long/Unsplash

 

Chá de alface para estômago

 

A verdura é conhecida por combater indigestão, visto que ajuda o estômago a processar diferentes tipos de alimento. Assim, pode aliviar inchaço e dores de barriga. Ao mesmo tempo, seu alto teor de fibras é capaz de ajudar o bom funcionamento do intestino.

 

 

Foto: Rawpixel

 

Chá de alface para ansiedade

 

Por causa de uma substância chamada lactucarium, a infusão tem efeito sedativo e analgésico.  Então, pode acalmar e aliviar os sintomas da ansiedade.

 

 

Foto: cookie_studio/Freepik

 

Como fazer chá de alface?

 

Em seguida, você encontra 5 receitas de chá de alface para aproveitar os benefícios da verdura. Antes de mais nada, lembre-se de higienizar as folhas. O ideal é colocá-las em uma mistura de 1 colher (sopa) de hipoclorito ou água sanitária para 1 litro de água. Deixe de molho por 20 minutos. Logo após, enxágue bem em água corrente.

 

 

 

 

Chá de alface

 

Ingredientes:

  • 5 folhas de alface-romana
  • 250ml de água fervente

Modo de preparo

Coloque as folhas de alface em uma caneca ou bule. Cubra com a água, tampe e deixe por 10 minutos. Coe e beba, em seguida.

 

Foto: Oriento/Unsplash

 

Chá de talos de alface

 

Ingredientes:

  • Talos de 1 maço de alface
  • 500ml de água

Modo de preparo

Leve os talos com a água ao fogo médio. Depois que ferver, deixe por 5 minutos. Desligue, tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos. Coa e beba logo após.

 

Foto: Maria Tyutina/Pexels

 

Infusão para dormir melhor

 

Ingredientes:

  • 3 folhas de alface-romana
  • 1/2 colher (sopa) de flores de lavanda secas
  • 1/2 colher (sopa) de flores de camomila secas
  • 250ml de água fervente

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um bule. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e sirva logo depois.

 

Chá de alface com lavanda. Foto: Debby Hudson/Unsplash

 

Chá digestivo

 

Ingredientes:

  • 10 folhas de hortelã fresca
  • 2 fatias de limão
  • 3 folhas de alface
  • 250ml de água fervente

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um bule ou caneca. Tampe e reserve durante 10 minutos. Em seguida, coe e beba.

 

Chá de alface com hortelã. Foto: jcomp/Freepik

 

Infusão para acelerar o metabolismo

 

Ingredientes:

  • 250ml de água
  • 1 pedaço de gengibre com 3cm em fatias
  • 3 fatias de limão
  • 5 folhas de alface-romana

Modo de preparo

Leve a água e o gengibre ao fogo médio até ferver. Deixe por 5 minutos e desligue. Em seguida, junte o restante dos ingredientes e tampe. Depois que passarem 10 minutos, coe e sirva.

 

Chá de alface com gengibre. Foto: jcomp/Freepik

 

 

Quais são os efeitos colaterais?

 

Consumir a bebida é bastante seguro. No entanto, o ideal é não tomar grandes quantidades de chá de alface. Principalmente antes de dormir, pois a infusão é diurética. Afinal, pode ser que você acorde durante a noite para ir ao banheiro. Quem tem problemas de tireoide também deve evitar o consumo em excesso, por causa de seu alto teor de manganês.

 

Quem tem pressão alta pode tomar chá de alface?

 

Sim! Uma vez que é uma boa fonte de potássio, a alface pode ajudar os rins a liberar mais sódio pela urina. Por consequência, a pressão sanguínea diminui.

 

Foto: Terry Jaskiw/Unsplash

 

 

 

alfacealimento saudávelAlimentos CurativosAlimentos saudáveisbenefícios da alfaceBenefícios dos alimentosBenefícios dos cháscháchá de alfaceChásCura naturaldicas para pegar no sono