Chá de canela em 8 benefícios: para que serve e como fazer

A bebida é antioxidante, termogênica, anti-inflamatória e analgésica. Conheça os benefícios do chá de canela para emagrecer e tratar doenças

- Continue depois da Publicidade -

As infusões são usadas como remédios caseiros há milhares de anos. Mas foi nas últimas décadas que os cientistas passaram a comprovar que essas bebidas favorecem nossa saúde. É o caso do chá de canela, por exemplo, que ajuda a emagrecer e previne doenças.

Em seguida, você confere 8 benefícios da infusão da especiaria, como preparar em casa e quem deve evitar o consumo. Continue lendo!

 

Para que serve o chá de canela?

 

para que serve chá de canela
Fonte: Freepik @Racool_studio

 

O chá de canela não só é saboroso, como também se trata de um potente aliado de quem quer levar uma vida mais saudável. Afinal, 1 xícara da infusão, preparada com 1 colher (chá) de canela em pó, tem apenas 6 calorias. Além disso, é fonte de cálcio, ferro, manganês e potássio.

- Continue depois da Publicidade -

Ainda mais, a especiaria é rica em substâncias termogênicas, antioxidantes, anti-inflamatórias, bactericidas e analgésicas. Por isso, pode ajudar a perder peso, prevenir câncer, combater resfriados, reduzir cólicas menstruais, entre outros.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Benefícios do chá de canela

 

Você sabia que, apesar de hoje ser uma especiaria comum, a canela já foi bastante nobre? No Antigo Egito, era usada para embalsamar as múmias dos faraós. Por outro lado, nos tempos bíblicos, servia como presente para reis e rainhas.

Além disso, a Medicina Tradicional Chinesa a emprega há séculos para tratar enfermidades e fortalecer o organismo. Em seguida, você confere 8 benefícios do chá de canela que foram comprovados cientificamente.

 

- Continue depois da Publicidade -

 

  1. Chá de canela é antioxidante

 

chá de canela antioxidante
Fonte: Mishaal Zahed/Unsplash

 

Rica em flavonoides, a canela é capaz de combater os radicais livres. Aliás, um estudo de 2005 comparou 26 especiarias e descobriu que ela só perde para o cravo e o orégano quando o assunto é concentração de polifenóis.

Como resultado, sua infusão protege o corpo contra o estresse oxidativo que é responsável por inúmeras doenças crônicas.

 

 

  1. Diminui a inflamação

 

especiaria
Fonte: Freepik @azerbaijan_stockers

 

A inflamação pode afetar o organismo de diversas formas, causando dores, irritação e até condições crônicas mais graves.

Mas, segundo um estudo de 2012, a canela tem propriedades anti-inflamatórias. Então, sua infusão é uma grande aliada na prevenção de enfermidades.

 

  • Logo depois, confira Chá para gripe e resfriado: receita caseira fácil de fazer

 

  1. Protege a saúde do coração

 

bule de cerâmica
Fonte: Manki Kim/Unsplash

 

A especiaria protege contra problemas cardíacos, já que pode reduzir a pressão sanguínea, o nível de triglicérides e o LDL – conhecido como colesterol “ruim”. Além disso, é capaz de aumentar o HDL, o colesterol “bom”.

De acordo com um compilado de pesquisas, 120 mg de canela ao dia são suficientes para aproveitar esses benefícios. Isso equivale a 1/10 de de colher de chá.

 

  • Leia ainda mais Mel com canela: para que serve, benefícios e como consumir

 

  1. Chá de canela emagrece

 

chá de canela emagrece
Fonte: Mae Mu/Unsplash

 

Incluir a especiaria na sua dieta pode ajudar a queimar gordura e a reduzir a circunferência da cintura. Afinal, ela possui efeitos termogênicos e contém manganês, que ajuda seu corpo a metabolizar proteínas e carboidratos.

 

  • Nesse sentido, você pode gostar de Chá para emagrecer: 10 ervas que ajudam a secar a barriga

 

  1. Reduz os níveis de açúcar no sangue

 

chá de canela diabetes
Fonte: Freepik @KamranAydinov

 

O chá de canela pode promover efeitos antidiabéticos. Isso porque ele contém uma substância que parece agir de forma semelhante à insulina, transportando o açúcar do sangue para os tecidos.

 

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

  1. É antibacteriano e antifúngico

 

canela em pau e em pó
Fonte: Rens D/Unsplash

 

A infusão é capaz de combater bactérias e fungos, pois conta com cinamaldeído. O composto é eficaz contra causadores comuns de doenças em humanos, como Staphylococcus, Salmonella e E.coli.

Ademais, suas propriedades antibacterianas podem combater o mau hálito e prevenir cáries.

 

  • Ao mesmo tempo, confira Para que serve chá de boldo: benefícios e cuidados

 

  1. Chá de canela alivia sintomas menstruais

 

chá para cólica menstrual
Fonte: Freepik @stockking

 

Pesquisas indicam que o chá de canela pode reduzir cólicas, sangramento excessivo, dor de cabeça e náusea decorrentes da menstruação.

Em um estudo de 2018, por exemplo, mulheres receberam 3 gramas da especiaria ou um placebo nos primeiros 3 dias de seu ciclo menstrual. Quem ingeriu a canela relatou sentir bem menos dor que o grupo que consumiu o placebo.

 

  • Certamente, você irá se interessar por Chá de orégano: protege a pele, alivia a inflamação e desintoxica

 

  1. Pode promover a saúde da pele

 

canela em pau e em pó
Fonte: Freepik @Racool_studio

 

Conforme o resultado de estudos, a canela pode estimular a produção de colágeno. Assim, melhora a elasticidade e a hidratação da pele. Ao mesmo tempo, suas propriedades antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

 

 

Como fazer chá de canela?

 

como fazer chá de canela
Fonte: Freepik @azerbaijan_stockers

 

É da casca do tronco da árvore caneleira que se extrai a especiaria. Depois que seca, essa casca se enrola e forma a tão conhecida canela em pau. Em seguida, é possível utilizar esses paus para fazer uma infusão. Ou ainda transformá-los em pó e, só então, preparar o chá.

Assim sendo, há duas formas de fazer a infusão. Primeiramente, você pode levar ao fogo 1 canela em pau com 1 xícara (chá) de água. Assim que ferver, conte 5 minutos e desligue o fogo. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Beba em seguida.

Por outro lado, você pode colocar 1 colher (chá) de canela em pó em uma xícara e acrescentar 200 ml de água fervente. Então, tampe e deixe por 10 minutos antes de consumir.

 

 

Quem não pode tomar chá de canela?

 

xícara vista de cima
Fonte: Joanna Kosinska/Unsplash

 

O chá é bastante seguro para adultos saudáveis. Contudo, a dose máxima recomendada é de 1 xícara por dia, feita com 1 colher (chá) da especiaria em pó.

Isso porque a infusão contém curcumina. Quando ingerida em excesso, essa substância pode causar danos ao fígado, provocar problemas respiratórios e até mesmo aumentar os riscos de câncer.

Além disso, pessoas com hipertensão, hipoglicemia, problemas nos fígados e nos rins devem consultar um médico antes de incluir a bebida na dieta.

 

Chá de canela aborta?

 

Não existem estudos científicos que comprovem nem que descartem a possibilidade de que a infusão seja abortiva. Mas, como a especiaria pode estimular as contrações uterinas, o ideal é evitá-la durante a gravidez.

 

 

Conclusão

 

O chá de canela é utilizado como remédio caseiro há séculos. No entanto, mais recentemente, pesquisas científicas começaram a comprovar os inúmeros benefícios da infusão.

Entre eles, podemos citar suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas, assim como analgésicas. Além disso, a bebida pode ser eficaz no combate de doenças cardíacas, no controle de diabetes e até na prevenção de câncer.

Por fim, não deixe de acompanhar nosso canal de Saúde a fim de conhecer outros alimentos curativos e descobrir hábitos saudáveis!

 

  • Confira ainda mais Chá de alecrim: 10 benefícios, para que serve e como preparar

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes