Decoração de sala pequena: confira as principais tendências

Veja 20 fotos inspiradoras e aprenda a fazer uma decoração de sala pequena de forma simples e barata. Ela parecerá maior do que é!
Decoração de sala pequena

Quer ter um ambiente bonito, organizado e moderno? Então, confira essa matéria recheada de dicas de decoração de sala pequena e também salas in. Você verá dicas para deixar o ambiente colorido, vai ver os racks que estão na moda, os sofás, tapetes e até os barzinhos ou cozinhas integradas. Portanto, continue lendo e inspire-se!

Como decorar sala pequena

Em primeiro lugar, é preciso pesquisar os móveis que se encaixam no lugar disponível e que sejam funcionais. Quer uma dica? E se o seu sofá se transformar em uma cama? E se o rack servir não só como apoio da tv, mas também um móvel para guardar a bagunça?

Salas pequenas e diversos ambientes integrados como cozinha, também podem ser charmosos e bem decorados. Destacando que o retorno aos materiais naturais vem bem forte!

Espelhos ajudam a ampliar o ambiente

Os espelhos assim como tons neutros e toques de madeira ajudam a dar impressão de ambiente maior e mais acolhedor.

  • Depois confira: Simples e barato, veja 20 fotos inspiradoras de apartamento pequeno.

Cantinhos decorados

Separar um cantinho apenas para decoração também é importante. Seja um móvel decorativo, como o exemplo, ou feito com prateleiras e até nichos.

Fonte: Reprodução/Instagram

Almofadas

Por outro lado, além dos quadros, há outro item que vem ganhando cada vez mais espaço na decoração de sala pequena. Sabe qual é? As almofadas! Como resultado, você pode misturar cores e texturas.

Fonte: Reprodução/Instagram

Destacamos ainda, quanto os trabalhos artesanais estão em alto e como podem trazer um toque todo especial ao ambiente. Veja aqui alguns trabalhos em Macramê com receitas e passo a passo para faz em casa, para você incrementar a decoração com este toque estiloso.

Tapetes estilosos

O detalhe do próximo exemplo é o tapete. O modelo listrado cria a sensação de que o ambiente é mais cumprido do que ele realmente é. Por isso, quando usado de forma responsável, o tapete é um excelente aliado na decoração da sala.

Outro detalhe que chama atenção é a parede trabalhada em cimento queimado, tendência que está super forte! Assim, confira Cimento queimado na decoração: como usar e passo a passo para fazer em casa.

Related Post
Fonte: Reprodução/Instagram

Veja no artigo de  Cestos e caixas, como usá-los na organização de ambientes, explorando toda sua versatilidade. Além diversas fotos de decoração usando cestos e outros materiais naturais.

Cores Neutras

As cores neutras são ótimas para decoração de sala pequena. Além de não serem enjoativas, são fáceis de encontrar objetos decorativos e revestimentos que combinem.

Uma decoração de sala pequena deve refletir ainda a personalidade dos moradores. As cores definem o humor que o cômodo deseja transmitir e o modelo dos móveis dizem qual sua época preferida.

Fonte: Reprodução/Instagram

Parede de Lousa

Já uma outra dica muito bacana e com toque criativo, é a Parede de Lousa. Nela você poderá fazer desenhos, colocar frases inspiradoras e também deixar recados. Clique no artigo e veja como fazer a sua, além de muitas fotos inspiradoras de diversos cômodos decorados com Parede de Lousa.

Rack

Atualmente, o rack é muito mais do que um simples apoio para a tv. Ele também reflete muito a personalidade dos moradores. Como resultado, uma decoração de sala pequena pode ser moderna, retrô, sofisticada ou minimalista. Afinal, tudo depende da sua criatividade!

Fonte: Reprodução/Instagram

Veja também nosso especial de Decoração com plantas, com dicas de como escolher, cuidar e muitas fotos de ambientes decorados com um toque de selva urbana.

Além de Jardim de Suculentas: baratas, fáceis de cuidar, descubra tipos e 47 fotos de inspiração para dar aquele toque especial na decoração.

Fonte: Reprodução/Instagram

Apesar de não servir de apoio para a tv, este rack serve tanto para expor artigos decorativos, quanto para organizar aquela baguncinha.

Fonte: Reprodução/Instagram

Por outro lado, quem vem ganhando os corações dos donos de salas pequenas são os racks suspensos. Além de ser menor, ele imprime delicadeza e modernidade.

Fonte: Reprodução/Instagram

Sofá

Existem diversos modelos de sofás pequenos, ou seja, você pode sim ter uma sala diferente de todas as que você já viu antes. Tudo vai depender do estilo de decoração que você quer adotar, da cor do móvel e até o tecido.

Fonte: Reprodução/Instagram

Além do sofá que combina com o tapete, existe outro objeto decorativo que merece atenção na próxima imagem: o espelho. Afinal, ele oferece a sensação de amplitude no cômodo.

Fonte: Reprodução/Instagram

Um sofá que funciona como baú é tudo de bom, não é mesmo? Dá para guardar as almofadas e até deixar uma cobertinha separada para os dias mais frios.

Fonte: Reprodução/Instagram

Se você mal passa o tempo na sala, não há necessidade de bancar um mega sofá, não é mesmo? Como resultado, um versão mais simples resolve e ainda ajuda na decoração.

Fonte: Reprodução/Instagram

Mas, se você quiser deixar o cantinho ainda mais charmoso, vale a pena apostar em umas almofadas coloridas e até um pano bonito.

Fonte: Reprodução/Instagram

Sala pequena com barzinho

Os barzinhos estão em alta na decoração. E, se você achava que só por ter uma sala pequena você nunca teria esse luxo, você está enganada! Por outro lado, mesmo que você não consuma bebidas alcoólicas, é possível deixar o cantinho exclusivo para um bom café.

Fonte: Reprodução/Instagram

Você não precisa, necessariamente, de um grande móvel onde dá para pendurar taças e uma adega particular. A beleza está na combinação dos detalhes, ou seja, no espelho que se destaca na parede de tijolos e móvel retrô.

Fonte: Reprodução/Instagram

Por outro lado, a modernidade é exatamente o que esse barzinho transmite. Os espelhos estão por toda parte e, com ele, a riqueza e a elegância.

Fonte: Reprodução/Instagram

Uma simples gaveta não utilizada pode se transformação em uma barzinho que compõe a decoração de sala pequena. E agora, qual a sua desculpa para não fazer o seu?

Fonte: Reprodução/Instagram

O lugar ficou ainda melhor definido pelo quadros. Afinal, essa é uma alternativa barata que oferece personalidade ao espaço.

Fonte: Reprodução/Instagram

Decoração de sala pequena colorida

A decoração de sala pequena, quando é feita com cores claras e neutras, oferece a sensação de amplitude. Mas, se você quer dar cor ao ambiente, saiba que também é possível! É preciso equilíbrio e cuidado com a combinação de cores, mas nada do que um bom design de interiores não resolva, não é mesmo?

Fonte: Reprodução/Instagram

Em um ambiente mais neutro, procure por artigos decorativos que dão vida. Por exemplo, as plantas e os quadros com fotos.

Fonte: Reprodução/Instagram

De acordo com os especialistas da No Film School, o azul é uma cor que transmite tranquilidade, calma e paz. Quer sentimentos melhores para um momento de lazer e descanso?

Fonte: Reprodução/Instagram

Por outro lado, que tal colocar nas paredes a sua cor preferida? Neste caso, é preciso tomar cuidado com os artigos decorativos para que a decoração não fique sobrecarregada.

Fonte: Reprodução/Instagram

Mas, se você é do tipo de pessoa que enjoa facilmente. Invista em almofadas coloridas. Assim, será fácil trocar as capas assim que você enjoar.

Fonte: Reprodução/Instagram

Por outro lado, ao colocar muitas cores em um único cômodo, escolha uma para ser majoritária. Como resultado, as outras cores ganharão atenção e visibilidade.

Fonte: Reprodução/Instagram

Parede verde, sofá azul e pano laranja, será mesmo que isso combina? Antes de arriscar, simule! Isso te dará mais segurança e diminuirá as chances de você se arrepender depois.

Fonte: Reprodução/Instagram
Fonte: Reprodução/Instagram

Por fim, se você quer ter uma cozinha pequena decorada, não deixe de ver esses 25 modelos! Além de Decoração de banheiro e lavabo.

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.