Fotos de Pelé: primeira foto comemorando gol do Brasil e segunda foto já mais velho sorrindo para câmera

Pelé: relembre a carreira do Rei do Futebol com gols que fizeram história

Considerado o Rei do Futebol, Pelé faleceu aos 82 anos. Relembre momentos importantes de sua carreira e veja vídeo do seu milésimo gol

Compartilhe

Nesta quinta-feira, 29/12, o Brasil perdeu o maior jogador de futebol nacional. Aos 82anos, faleceu Pelé. Com uma carreira irretocável, seu legado está eternizado com seus 1000 gols e atitudes impressionantes dentro de campo.

Com décadas de carreira, Pelé não só conquistou diversos títulos, mas também marcou gerações de apaixonados por futebol. Confira tudo sobre a história do Rei e celebre a carreira lendária do jogador:

A vida de Pelé antes de se tornar Rei

Foto de Pelé ainda criança
Fonte: Instagram @pele

Antes de falarmos sobre sua carreira extraordinária, precisamos contar onde tudo começou. Pois bem, Edson Arantes do Nascimento nasceu em 23 de outubro de 1940, em uma cidade chamada Três Corações, em Minas Gerais.

Filho de Celeste Arantes do Nascimento e João Ramos do Nascimento, também jogador de futebol, conhecido como Dondinho, Edson se mudou para Bauru, em São Paulo, quando tinha apenas 4 anos e na época, ele já demonstrava seu amor pelo futebol.

Mas Pelé gostava de atuar no gol, por inspiração de um de seus ídolos, Bilé, colega de time de seu pai. Inclusive, foi através dessa relação entre Bilé e Pelé, que surgiu seu famoso apelido. Como ele não conseguia pronunciar o nome do goleiro corretamente, falava “Segura Pilé”, quando via suas partidas.

Então, seus amigos passaram a chamá-lo de “Pelé”. Ele não gostou muito na época, o que fez o apelido pegar ainda mais.

Confira o vídeo do Esport Record com mais curiosidades de sua infância:

O início de sua carreira no futebol

Seguindo os passos do pai, aos 10 anos, Pelé começou a se destacar no futebol. Então, quando completou 11, passou a jogar no time infanto-juvenil do Bauru Atlético Clube. Pelo clube, Pelé ainda conquistou o bicampeonato em 1954 e 1955.

Pelé vestindo a camisa do Santos em um jogo de futebol
Pelé quando chegou ao Santos. Fonte: Instagram @pele

Logo depois, em 1956, o craque foi levado por seu treinador, o ex-jogador Waldemar de Brito, para treinar pelo Santos.

A história de Pelé no Santos

Pelé ainda criança no Santos
Fonte: Instagram @pele

Com apenas um mês vestindo a camisa Alvinegra, Pelé foi chamado para fazer sua estreia na equipe principal do Santos. No jogo, um amistoso contra o Corinthians, ele entrou no segundo tempo e marcou o sexto gol do clube, que venceu de 7 a 1.

Pelé dando cabeçada em bola enquanto jogava pelo Santos
Fonte: Instagram @pele

A partir de então, começou a se destacar e a ser reconhecido nacionalmente. Durante o Campeonato Paulista de 1957, Pelé já era titular e foi artilheiro da competição, marcando 36 gols. Curiosamente, isso o torna o mais novo artilheiro do Campeonato Paulista até os dias de hoje.

Confira vídeo do Pelé jogando no Campeonato Paulista de 1957:

Dessa forma, Pelé passou a maior parte de sua carreira jogando pelo Santos, entre os anos de 1956 e 1974, tendo recusado, inclusive, muitas propostas de times nacionais e internacionais.

Pelé jogando pelo Santos
Fonte: Instagram @pele

No período, ele levou o clube a conquistar muitos títulos: sendo 10 campeonatos paulistas, duas libertadores, dois Mundiais de Clube e seis nacionais (cinto Taças Brasil e um Torneio Roberto Gomes Pedrosa)

Veja o vídeo do gol de Pelé no Mundial de Clubes de 1963:

Além disso, também no Santos, Pelé completou a sua marca de 1.000 gols. O feito histórico aconteceu em 19 de novembro de 1969, no Maracanã, em uma partida contra o Vasco. Em seguida, veja o milésimo gol de Pelé:

Em 1974, após sua 19ª temporada, o ídolo se despediu do Santos.

Em sua despedida, Pelé ajoelhou-se no chão e pediu perdão por estar saindo.

Pelé sendo homenageado pelo Santos após vitória do clube em Libertadores
Fonte: Instagram @pele

Pelé no New York Cosmos

Pelé jogando no New York Cosmos
Pelé com a camisa do New York Cosmos. Fonte: Instagram @pele

Em 1975, Pelé aceitou a proposta do New York Cosmos e jogou pelo time até 1977. Em sua passagem pelo clube, o craque foi considerado essencial para que os norte-americanos começassem a gostar do futebol.

Pelé nos Estado Unidos enquanto jogava pelo Cosmos
Fonte: Instagram @pele

Assim, no ano em que saiu, ele conquistou o Campeonato da Liga Americana (NASL) e foi eleito presidente honorário do time.

Em 108 jogos pelo clube, Pelé conseguiu marcar 64 gols.

Pelé pela Seleção Brasileira

Pelé com a camisa do Brasil segurando uma bola branca
Fonte: Instagram @pele

Aos 17 anos, Pelé foi convocado, pela primeira vez, pela Seleção Brasileira, para disputar a Copa Rocca. Na competição, contra a Argentina, Pelé, trouxe seu primeiro título internacional para casa.

Pelé ainda novo jogando pelo Brasil
Fonte: Instagram @pele

No entanto, ainda esse ano, o craque foi convocado para a Copa do Mundo na Suécia, utilizando a camisa 10. Durante os primeiros jogos, ele ficou de reserva e só começou a jogar na terceira partida, contra a União Soviética.

Nessa Copa, o Brasil trouxe o título de campeão para casa e Pelé foi considerado o artilheiro brasileiro, com 6 gols em sua primeira Copa do Mundo.

Pelé comemorando Gol pela Seleção Brasileira
Fonte: Instagram @pele

Dessa forma, foi nessa edição que Pelé começou a ser chamado de Rei do Futebol pelos franceses.

Pela camisa da Seleção Brasileira, Pelé participou de quatro Copas do Mundo, vencendo três (1958, 1962 e 1970) e se tornando o único jogador tricampeão mundial da história.

Além disso, Pelé chegou a jogar 114 gols pelo Brasil, marcando 95 gols. O que o faz o maior artilheiro da seleção masculina até os dias de hoje. Seu último jogo foi em 1971, em um amistoso contra a Iugoslávia.

Então, confira os gols de Pelé pela Seleção Brasileira:

Curiosidades de Pelé

Foto de Pelé mais novo sorrindo e olhando para o lado
Fonte: Instagram @pele

Agora que você já sabe sobre a carreira do ídolo mundial, vamos conhecer algumas curiosidades dele.

  • Sendo assim, confira – Morre Gal Costa, uma das maiores vozes da MPB, aos 77 anos

Quantos gols Pelé tem na carreira?

Foto de Pelé enquanto jogava pelo Santos correndo atrás da bola
Fonte: Instagram @pele

No Santos, Pelé atuou marcou 1091 gols em 1116 partidas. Já no Cosmos, de 1975 até 1977, foram 106 partidas para 64 gols. Além disso, em jogos da seleção brasileira em que participou, ele fez 95.

Portanto, no total, são 1250 gols na carreira oficiais e 1283, se contarmos com suas participações por seleções estaduais e pelo Exército Brasileiro.

Quantos títulos o Pelé tem na carreira?

Pelé e beijando uma bola de futebol com camisa azul
Fonte: Instagram @pele

Ao todo, o Rei Pelé possui 37 títulos na carreira, sendo 34 por clubes e 3 pela Seleção Brasileira.

Além disso, ele também tem 60 prêmios individuais, como o de “Melhor Jogador do Século”, dado pela FIFA, em 2000 e suas 7 Bolas de Ouro (em 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970).

Quantos anos Pelé se aposentou?

Pelé já mais velho dando autógrafo para fãs
Fonte: Instagram @pele

O craque se aposentou em 1977, aos 37 anos, enquanto jogava pelo New York Cosmos.

Em seguida, confira vídeo do último jogo de Pelé:

Porque Pelé é o melhor do mundo?

Pelé é considerado o Rei do Futebol: Foto do craque com um troféu na cabeça
Fonte: Instagram @pele

Pelé é considerado o melhor jogador do mundo, não apenas por sua quantidade de gols ou títulos, mas, principalmente, por suas incríveis habilidades dentro de campo, que eram consideradas muito avançadas para a época em que atuou.  

Vida Pessoal de Pelé

Pelé e sua esposa ao lado de um ramo de flores
Pelé e sua esposa, Márcia Cibele Aoki. Fonte: Instagram @pele

Em sua vida pessoal, Pelé foi casado três vezes. Sua primeira mulher foi Rosemeri dos Reis Cholbi e os dois ficaram juntos entre 1966 e 1980 e tiveram três filhos: Kelly Cristina, Jennifer e Edinho, que se tornou jogador de futebol.

Em 1994, Pelé casou com Assíria Nascimento, com quem ficou até 2008 e teve filhos gêmeos: Joshua e Celeste.

Então, em 2016, Pelé casou com Márcia Cibele Aoki, empresária com quem o Rei do Futebol vive até hoje.

Além disso, também manteve um relacionamento com Xuxa Meneghel entre os anos de 1981 e 1986 e teve duas filhas fora do casamento, Sandra Regina e Flávia Kutz, que só conseguiram o reconhecimento da paternidade através dos tribunais.

Carreira de Pelé: conclusão

Foto atual de Pelé sorrindo para a câmera com o fundo roxo.
Fonte: Instagram @pele

Aos 82 anos, Pelé continua sendo reconhecido como o Rei do Futebol. Sua carreira foi marcante não apenas para os santistas, mas também por toda a nação brasileira e mundial.

O craque estava em uma batalha árdua contra um câncer e outros problemas de saúde. O Rei nunca deixou de lutar, no dia 30 de novembro de 2022 foi internado no Hospital Albert Einstein para decidir os próximos passos do tratamento. No entanto, no dia 29 de dezembro de 2012, o Rei do Futebol faleceu.

Por fim, se você que não quer perder nada do que acontece no mundo dos Famosos, continue acompanhando o canal de Famosos do Fashion Bubbles. Além disso, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias